segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Que darei ao Senhor?

TEXTO: Salmo 116.12


INTRODUÇÃO:


- Quanto Deus já nos tem dado!

- A vida, a saúde, a famí¬lia, o sustento e, em Cristo Jesus, ele nos deu a salvação.

- Diante de tudo o que Deus nos tem dado, o salmista pergunta: "Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?"

Creio que nossa resposta pode ser:

I. ENTREGAR A NOSSA PRÓPRIA VIDA

l} "Dá-me, filho meu, o teu coração" (Pv 23.26);

2} "Que apresenteis os vossos corpos..." (Rm 12.1);

3} "Eis-me, ó Salvador, aqui, corpo e alma oferto a ti...";

4} Entregar a vida é: negar-se a si mesmo, tomar a cruz cada dia, render-se inteiramente, comprometer-se com o Senhor. É reconhecer o senhorio de Cristo. É dizer: "Não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim";

5} Entregar a vida àquele que é o Senhor da vida.

II. AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS

l} "Amá-lo de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimen¬to" (Mt 22.37);

2} Deus nos amou primeiro e nos deu o seu Filho unigênito (Jo 3.16);

3} Amar a Deus em primeiro lugar é honrá-lo, temê-lo e reverenciá-lo, é reconhecê-lo como único Deus, Criador, sustentador de todas as coisas. Nele nos movemos, vivemos e existimos;

4} Deus não está à procura de pessoas que o conheçam mais, que o expliquem mais, mas que clamem mais;

5} A mesma pergunta que Jesus fez a Pedro, hoje ele faz também a nós: "Tu me amas?"

III. SERVIR AO SENHOR

l} Servir a Deus é estar disponível (Is 6.8);

2} Servir a Deus é estar pronto (Dn 1.15);

3} Servir a Deus é pagar o preço (Lc 14.33);

4} Servir a Deus é ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13-14);

5} Servir a Deus é ser um vaso escolhido (At 9.15);

6} Servir a Deus é não ter a vida por preciosa, contando que complete¬mos a carreira (At 20.24);

7} A beleza da vida consiste em não procurar ser servido mas em se dispor a servir;

8} Dentro da nossa vocação, hoje, somos todos chamados para o serviço do Senhor.

CONCLUSÃO:

Diante do que Deus fez por nós, só podemos dar nossa vida, amá-lo e servi-lo.


Fonte:
http://www.combetel.com/sistema/estudo/arquivos/4/que_darei_ao_senhor.doc





============

==============

================

==================



Quando o Altar
Está Quebrado

I Rs 18.27-30


Introdução:

- Satanás, vai fazer de tudo para destruir seu altar, ele vai tentar de tudo para derrubar você espiritualmente pois sabe que quando estamos com um altar diante do Senhor, acontece grandes vitórias e Deus faz maravilhas.

Homens que tinham um altar diante do Senhor:

1.Nóé tinha um altar (Gn 8.20)

- A resposta que Noé precisava de Deus veio logo quando ele colocou um animal limpo diante do altar (temos que nos colocar em sinceridade e limpeza diante de Deus)

- Noé ofereceu o melhor, vamos oferecer também em nosso altar a nossa sinceridade. (forma de concertar - ser sincero quando chegamos ao altar)

2. Abraão tinha um altar (Gn 22.9)

- Colocou em ordem a lenha no altar para o Senhor responder

- Temos colocado e dados motivos para que o Senhor responda?

(lenha = combustível, na vida do crente oração é o combustível) - (forma de concertar - manter a lenha sempre no fogo, ou seja ter uma vida de oração e comunhão em espirito)

3. Gideão também preparou seu altar (Jz 6.18)

- Ele foi aprovado em sua chamada (Deus o escolheu)

- Pois Deus preparou tudo de acordo com os propósitos e vontade de Deus (quando preparamos nosso altar Deus coloca em prática seus projetos).

- Ele livrou Israel dos Midianitas. (forma de concerto - Deixar tudo na vontade de Deus e ser submisso)

4. Davi também tinha um altar (I Cr 21.26)

- ele sabia do peso que era estar com o altar em ordem.

5. (Hoje nós seus servos)

- a igreja deve estar com o altar em ordem para que venha a resposta de Deus e alcançar vitórias (Hb 13.10-15), oferecendo o melhor para o Senhor Jesus

- O que podes oferecer??? o que tens oferecido? onde tem sido tuas falhas?

- O frutos dos lábios para Deus e não para o mundo (crente deformado) de segunda a sexta fala palavrões, xinga sua mulher, canta música do mundo, ai vai no domingo para a igreja e depois quer que o fogo caia??? (até quando coaxareis entre dois senhores Baal (mundo) ou o Senhor Jesus (igreja) seus lábios devem glorificar Jesus quando a igreja tem altar da vida colocada nas mãos do Senhor, Deus responde suas orações e é só vitória (At 12)

Conclusão:

- Como vai teu altar irmão? não está na hora de você deixar o Espírito Santo concertar e reparar essas trincas? é hora de se quebrantar deixe agora o Oleiro te visitar e te fazer um vaso novo.


AUTOR: Pastor Luis Dicara
FONTE:
http://www.estudosgospel.com.br/esbocos/geral/quando-o-altar-esta-quebrado.html





+++++++++++++

+++++++++++++++

+++++++++++++++++

++++++++++++++++++


domingo, 27 de fevereiro de 2011




A SUPREMA GRANDEZA
DO PODER DE DEUS

(Efésios 1:19-23).




19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,
21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja,
23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância. (NVI)

- A mensagem que devemos passar aos nossos filhos, como pais, é a mensagem da suprema grandeza de Deus (Mat 22:29).

- Paulo continua a sua oração. Nesta oração, ele não pede por mais poder, mas sim, que os cristãos conheçam a suprema grandeza do poder de Deus que já está atuando neles.

- Este mundo sem o poder é um caos. O poder de Deus abrange o tempo todo de vida neste mundo. Este mundo é sustentado pelas mãos poderosas do nosso Deus. Deus tem o mundo inteiro em suas mãos.

Olhe para o poder de Deus:

1. Olhe para o poder de Deus no dilúvio, quando as janelas dos céus foram abertas, veio uma grande chuva que inundou o mundo, e as montanhas foram cobertas pelas águas.

2. Olhe para o poder de Deus na travessia do povo de Israel pelo Mar Vermelho e a maneira como que, nesta mesma água, o povo de Israel passou, mas morreu todo o exército de Faraó.

3. Olhe para o poder Deus na divisão das águas do rio Jordão.

4. Olhe para a sua vida e pense na sua salvação. A sua salvação é resultado desta suprema grandeza do poder de Deus. A vida cristã mostra a grandeza do poder Deus. O fato de uma pessoa crer no evangelho é um grande milagre que só Deus pode explicar na Sua suprema grandeza e poder.

5. O nosso texto nos leva a olhar para o poder de Deus e pensar na ressurreição do Senhor Jesus Cristo dentre os mortos (v. 20). Quando todas as forças do mal e do inferno, quando a morte e o sepulcro estavam tentando retê-lO, Ele ressuscitou. Ele se levantou vitoriosamente da tumba.

Aplicação:

- Devemos reconhecer e passar esta mensagem aos nossos filhos. A mensagem do grande poder de Deus.

- Não há nada mais fortalecedor na fé, nada que tanto nos anime a viver a vida cristã e suas lutas, do que a segurança de que estamos protegidos pela suprema grandeza do poder de Deus.

- Por que este poder é essencial? Qual é a importância da suprema grandeza do poder de Deus que está operando em nós? Por que devemos falar aos nossos filhos deste grande poder de Deus?

Para responder estas perguntas gostaria de apresentar três razões porque devemos conhecer e falar aos nossos filhos acerca da suprema grandeza do poder de Deus em nós.

I. Por causa do poder das forças que lutam contra nós (vs. 20, 21).

- O cristão neste mundo deve viver a vida cristã da mesma maneira que o Seu Senhor Jesus Cristo viveu antes de sua morte e ressurreição. Ele foi perseguido, ele passou por lutas, ele sentiu sede, sentiu fome, ele chorou.

- O cristão também, da mesma forma, neste mundo, terá que enfrentar certas coisas. Olhe para os seguintes textos: Filpenses 1:29, II Timóteo 3:12. Olhe a igreja primitiva.

Ilustração:

Esta semana que passou, fazendo visitas, ou fazendo aconselhamento, tenho descoberto que em nosso meio temos muitas pessoas sofrendo. Alguns sofrendo com doenças, outros padecendo necessidades, e outros sofrendo porque a família não está bem. Manuel, aluno do Seminário, sua mãe está com câncer.

Aplicação:

Nesta hora temos que recorrer à suprema grandeza do poder de Deus. Nós temos uma grande luta a travar. Nós temos que travar uma batalha contra o poder da forças que lutam contra nós. Quais?

1. O poder do mundanismo.

- Receio que muitos de nós não estejamos cientes do sutil poder do mundanismo.

- Há um pensamento que diz: "Deus colocou a igreja no mundo, mas Satanás tenta colocar o mundo na igreja" .

- A linha entre a Igreja e o mundo é quase invisível e o povo cristão já não sobressai mais em sua conduta como antigamente. Antigamente era difícil duvidar da palavra de um crente.

2. O poder da nossa carne.

- A Bíblia diz em 1 João 2:15, 16: "Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele."

- Que mundo é este? A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida .

- Temos a necessidade de travar uma constante batalha contra a preguiça espiritual e o cansaço físico, depois de um dia de trabalho agitado.

- A preguiça espiritual é um instrumento que o diabo usa para estorvar a nossa vida espiritual.

3. O poder na luta contra as condições físicas.

- Aqui nós queremos retratar as situações de enfermidade, quando você mesmo ou alguém na família cai doente, e perseguições.

- Quando lemos a vida de muitos santos, descobrimos que os homens que mais realizaram neste mundo eram, muitas vezes, homens que foram obrigados a lutar muito contra alguma fraqueza ou doença física.

Ilustração:

João Calvino, por exemplo, foi mártir a vida inteira. Ele sofria de asma e aos 55 anos de idade descansou com Jesus. Apesar de sua morte prematura, mesmo no meio do sofrimento, ele trabalhava bastante. Deixou os maiores comentários que sustentam as doutrinas de muitas e muitas igrejas nos nossos dias. Nosso filho Matheus passou mal ontem, e nós ficamos desanimados.

Diga comigo: O meu Deus é tremendo.

4. O poder do diabo e seus demônios (v.21).

- Às vezes penso que a nossa falha está no fato de que ignoramos o poder do diabo e seus demônios.

- Se tão somente compreendêssemos algo do poder do diabo, as nossas orações mudariam. Quem sabe oraríamos da parte de Deus, pedindo a abertura dos olhos do nosso entendimento para que vejamos as grandezas do poder de Deus .

- A Bíblia diz que o poder do diabo só vem em segundo lugar, depois do poder de DEUS.

Aplicação:

- Nós temos que lutar, sim, contra a tendência de fazer das nossas fraquezas físicas uma desculpa para não fazer a obra de Deus. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.

- As fraquezas do nosso corpo físico mostram a necessidade de que devemos depender do poder de Deus. Nós temos o consolo e segurança de que o nosso grande Deus é Deus poderoso.

- E mais, é glorioso saber que Ele está agindo em mim. Estou nas suas mãos, e Ele continuará realizando a Sua obra, apesar da minha fraqueza.

II. Para mostrar que este poder está em nós (vs. 19, 20).


- A Bíblia mostra que este mundo foi criado por Deus.

- O homem moderno quer negar esta verdade. Deus fez este mundo e o sustenta todos os momentos. Se Deus retirasse o Seu poder, o mundo entraria em colapso imediatamente.

- E o nosso texto mostra que devemos compreender que esta grandeza do poder de Deus está agindo em nós. Este é o mesmo poder que trouxe à vida o Senhor Jesus Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos.

Captação: Deus tem o mundo inteiro em suas mãos.

Ilustração: Fil. 2:13: Deus efetua em nós tanto o querer como o realizar.

1. Deus manifesta e opera em nós por meio da Sua Palavra e por meio do Espírito Santo.

- Ele opera em minha personalidade, afeta a minha vontade, e cria desejos dentro de mim.

- Ele está constantemente agindo na minha vida, dando-me poder para agir, ou mesmo para orar.

2. Deus está operando, mesmo quando não sabemos disso.

- Ele está operando. Deus está fazendo aquilo que o homem não pode fazer.

- Ele ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos.

Ilustração:

- Enquanto eu estava no S. José, uma família de nossa Igreja ajudou a minha esposa levar o nosso filho ao posto médico. Quando eles, voltaram ela confessou para mim que aquela família foi a resposta de Deus para o desalento do seu coração, naquela hora.

Aplicação:

- Quando você sentir a sua fraqueza e tomar ciência das forças que lutam contra você, lembre-se de que o poder que trouxe a Jesus dentre os mortos é o mesmo poder que atua em nós. Pense na sua maior dificuldade. Ele pode ordenar todas as coisas, e o está fazendo - por você!

Diga comigo:

Senhor Deus, ensina-me e ajuda-me a descansar na suprema grandeza do Seu poder.

III. Para mostrar a glória que pertence a Cristo (vs. 21-23).

- Seus filhos precisam admirar um super herói que o mundo não conhece e não proclama.

- Como cristãos, não temos vida independente. O Senhor Jesus Cristo é o cabeça da Igreja.

- Quando nós contemplamos a vida cristã e todas as suas dificuldades, quando achamos que as coisas são difíceis ou impossíveis, saiba que você está relacionado com o cabeça, Cristo, a Esperança da glória.

1. Cristo está entronizado acima de todo mal.

- Já temos visto o poder de Deus manifesto na ressurreição do Senhor Jesus Cristo dentre os mortos, mas não somente pára por aí.

- O texto afirma que Jesus Cristo está assentado à direita de Deus Pai (cf. v. 20), isto indicando que o Senhor Jesus Cristo foi colocado numa posição de autoridade e de honra acima de todos os poderes.

- Cristo possui uma glória, um lugar de honra e de poder soberano. O mais elevado lugar de que o céu dispõe é dEle (v. 21).

2. Cristo está exaltado, sendo o cabeça da Igreja e do universo.

- Jesus possui a soberania sobre todas as coisas. Visto que ele tem poder sobre todas as coisas, então Ele é o cabeça de todas as coisas.

- Ele é a plenitude que a tudo enche. Da mesma maneira, quando um pai diz: A minha casa me parece vazia quando o meu filho não está , da mesma forma Deus assim pensa, quando Cristo não é o cabeça das nossas vidas.

Conclusão:

- O mundo estaria em colapso se Deus deixasse de sustentá-lo por apenas um segundo.

- O poder de Deus se manifesta nas providências e na ordem das coisas neste mundo.

- Como pais, temos a responsabilidade de falar da suprema grandeza de Deus aos nossos filhos. Deus está acima de qualquer herói mais querido em nossa geração. Por isso, descansemos em Seu amor e na força do Seu poder.

Queira Deus, por Seu Espírito, abrir os nossos olhos para vivermos debaixo da Sua grandeza. Deus nos abençoe, Amém! Amém.


AUTOR: Pr. Jorge Francisco Cacuto
FONTE:
http://aibfb.org/iba/estudos/efesios/efesios007.php





+++++++

+++++++++

++++++++++

+++++++++++++++

+++++++++++++++++

+++++++++++++++++++







OS DEZ SINTOMAS

DO LOBISMO

ECLESIÁSTICO

Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja: e que fareis no fim disto? Jeremias cap. 5 vs. 31


- Aos críticos gratuitos da crítica analítica, devo-lhes dizer uma coisa: É simplismo e superficialidade dizer que não devemos julgar (criticar e apontar desvios de caráter e conduta). Se assim fosse, estaria anulado todo ministério dos profetas, juízes, apóstolos e do próprio Senhor Jesus que vieram com o dedo em riste denunciando as falcatruas da religião.

- “LOBISMO”, foi a terminologia que adaptei, para caracterizar os “LOBOS”, ministros (servos e escravos, nada mais que isso), que perderam a visão de “despenseiros” do Reino, tornando-se mercenários da fé.

- Assim como no post anterior “7 dicas para manipular uma Igreja”, essa catalogação é fruto de anos de observação e indignação com aquilo que chamam de “ministério” no meio evangélico.

- “Ministérios” esses que na sua grande maioria, são resultado da necessidade de auto-afirmação ou, na sua face mais vil, mercenarismo puro.

- Essas evidências identificam aqueles que perderam a paixão voluntária pelo ministério e tornaram-se profissionais frios e calculistas de um cargo eclesiástico em benefício de si mesmo.

Qualquer semelhança aqui exposta não é mera coincidência, são constatações factuais.1º - Gostam de poder, mas estranhamente se recusam a servir.

- Como amam falar em línguas estranhas, profetizar, revelar e demais peculiaridades do gênero (obs. Eu creio na contemporaneidade dos dons sobrenaturais).

- Mas tudo isso é canalizado para a promoção pessoal, pois não mostram o mesmo empenho na hora de dar atenção ao ser humano que precisa de um ombro humano para dividir suas mazelas.

2º - Valorizam programações, mas menosprezam relacionamentos.

- Participam de todos os congressos, campanhas e eventos que lhe rendam marketing, mas não gostam de relacionamentos interpessoais com medo de ficarem vulneráveis e serem descobertos, ou por receio de tornarem-se meros mortais desgastando a auto-imagem.

- Encaram a Igreja como platéia e o culto como um show onde a performance tem de sobressair.

3º - Gostam de entradas triunfais, mas a saída tem de ser à francesa.

- Entram com a reunião começada e saem com ela terminada.

- São espalhafatosos em sua apresentação pública, mas a saída tem que ser de “fininho” para não correrem o risco de atender alguém.

- Gostam de provocar expectativa em seus ouvintes para manter vivo o “mito” (valorização do mensageiro em detrimento da mensagem).

4º - Esbanjam muito carisma, mas na mesma proporção lhes falta caráter.

- São de fácil comunicação e apresentação em público, mas é nos bastidores da vida onde cai a máscara e é revelado a podridão do ser.

- Casamentos e famílias falidas, vida financeira desregrada, politicagem eclesiática e secular à base de troca de favores, são só alguns exemplos da desfaçatez de valores éticos desses personagens.

5º - Idolatram títulos eclesiásticos, não admitem serem chamados pelo nome.

- Sim senhor, não senhor, apóstolo, bispo, pastor, reverendo é essencial se quiser manter um bom relacionamento com “Sua Santidade”, caso contrário ficará relegado à indiferença ou serás responsável por um surto de crise de identidade na celebridade gospel.

6º - Nas assembléias disputam os primeiros assentos, manter a pose é prioridade.

- Não lhe tome o assento de honra. Ele é capaz de te expor, envergonhar, difamar e até brigar em público para sair bem na foto.

7º - Suas mensagens são sempre bombásticas, holofotes voltados pra si é questão de sobrevivência.

- A prédica deles mais se parece com produção “hollywoodyana”.

- Matrix, Jornada nas estrelas, Ghost, parecem produções de fundo de quintal perto de suas apresentações espetaculares.

- Não conseguem trafegar no normal (ordinário), somente no bombástico (extra-ordinário) que cause admiração (frenesi) nos seus espectadores.

8º - Fazem de tudo para serem solicitados, mas o cachê tem de ser pré-combinado e pré-depositado.

- Aqui, vale até propaganda em rádio pirata.

- Tudo para a divulgação do “EUVANGELHO”. Mas nem pense em recolher uma oferta voluntária após a reunião, que você está fadado a ficar na mão.

9º - Em suas preleções não faltam trilha musical, manipular emoções é fundamental.

- Histeria é alvo inegociável.

- Trilha sonora “Home Theater” manipulada por um sonoplasta com aumento de volume nas frases de efeito e diminuição nos momentos de comoção, fazem parte do show.

- Proporcionar uma reunião narcotizante, que mexa com as emoções, e tire o povo da realidade diminuindo a capacidade de raciocinar nem que seja por algumas horas, é sua especialidade.

10° - Mostrtam zelo excessivo com as ovelhas gordas, descaso total com as ovelhas magras.

- Preocupam-se com o sofrimento dos irmãozinhos “empresários” que não tem quem lhes defenda, mas os irmãos mais pobres que já são experimentados na fé, esses se viram sozinhos.

- Como diria o “Justo Veríssimo”, personagem do Chico Anísio: “Eu quero que pobre se exploda!”.++++ A lista é sucinta para dar a oportunidade de interação àqueles que já observaram tais desvios e sintomas e querem colaborar com as constatações para ampliarmos as informações no combate a essa doença crônica...

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz1FAXd8RL4




$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


sábado, 26 de fevereiro de 2011


O PREÇO DO
DISCIPULADO

Lucas 9.57-62


=> Para caminharmos bem, na direção certa, é necessário estarmos dispostos a pagar o preço do caminho estreito. Será que você e eu estamos dispostos a pagar esse preço?

 Jesus foi um homem que caminhou pelas estradas da Palestina.

 Caminhos, naquela época, poeirentos, sujos e mal cuidados.

 Todo o ministério de Jesus, podemos dizer, foi feito pelo caminho.

 O texto diz que indo eles caminho fora alguém veio e se candidatou a seguir Jesus. Depois mais um também e ainda um terceiro que recebe o convite do Mestre.

O nosso objetivo é pensar um pouco sobre esses candidatos a discípulos de Jesus; ver que preço lhes foi exigido e avaliarmos se estamos nós mesmos dispostos ao pagamento desse preço, hoje.

Primeiramente, é importante pensarmos que Lucas não identifica os (as) candidatos (as) a discípulo (a). Haveria alguma razão para isto? Creio que sim, pois, mesmo quando a Bíblia se cala, ainda assim, ela está querendo dizer algo.

 Creio que a Bíblia está dando-nos a oportunidade de nos identificarmos com os(as) candidatos(as) do texto para que possamos avaliar a nossa própria condição hoje e darmos uma resposta de obediência e fé ao Senhor Jesus.

Então vejamos:

Primeiro:
O candidato do versículo 57 diz a Jesus: “seguir-te-ei para onde quer que fores”.

 A resposta de Jesus foi bem seca dizendo que as raposas têm seus covis e as aves dos céus seus ninhos, mas o filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

 Vem a nós a seguinte indagação: Porque Jesus respondeu a essa pessoa dessa maneira?

O que Jesus quis dizer com essa resposta?

 Não parece, aos nossos olhos que o(a) candidato(a) apresenta-se como uma pessoa bem disposta e desprendida?

 Qualquer pessoa que olhasse para Jesus saberia que Ele estava indo para Jerusalém. O seu aspecto indicava isto. Jesus estava indo para Jerusalém, principal cidade de Israel e também o centro de decisões políticas e religiosas.

O que Jesus faria em Jerusalém?

Qual era a expectativa dos judeus com a ida de Jesus para Jerusalém? Veja-se o que Lucas diz no capítulo 19, versículo 11: a expectativa é de que Jesus restaure o reino a Israel.

 Esse alguém está pensando que Jesus ia para restaurar o Reino a Israel à força, ou seja, com guerra aos romanos e conseqüentemente com a vitória.

 Essa pessoa está interessada em ser promovida no reino, talvez quisesse ser um dos ministros do reino que Cristo estava para instalar.

 Jesus conhecendo o coração e a intenção daquela pessoa, diz com clareza pura e simples de que não adianta seguí-lo pensando em recompensas terrenas. O seu reino não é daqui.

 Esse ensino deve ser aplicado aos prováveis candidatos ao discipulado hoje. Seguir a Jesus não garante nenhuma recompensa terrena; há galardão sim, mas, está guardado para a eternidade, para o futuro.

Segundo:
 O candidato do versículo 61, conforme o texto bíblico, diz a Jesus o seguinte: “Seguir-te-ei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.

 Jesus também dá a esse candidato uma resposta muito incisiva, dizendo: “ninguém que, pondo a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.

 Qual a razão de Jesus responder dessa maneira a esse candidato? Essa pessoa, mesmo chamando Cristo de Senhor, estava impondo condições para seguir a Jesus.

 O antônimo de Senhor, no grego neotestamentário, é escravo.

 Um escravo não tem vontade própria.

 Um escravo não pode impor condições para ser escravo.

 Se alguém chama Jesus de Senhor, não pode esse alguém impor condições para ser escravo.

 O escravo deve submeter-se, incondicionalmente, ao seu Senhor, às condições que lhe impõe o seu Senhor.

 Muitos se candidatam a seguir a Jesus, mas estão estabelecendo suas condições para tal; exigindo isso ou aquilo. Jesus está respondendo de igual modo. Jesus está respondendo: “Quem não se dispõe a ser meu escravo, na expressão máxima da palavra, não está apto, ou seja: ‘não presta’ para o meu reino, para o meu discipulado”

Terceiro:

 O candidato do versículo 59 é convidado, por Jesus, a segui-lO. É o próprio Jesus quem faz o convite.

 Nesse caso quem dá a resposta é o candidato, dizendo a Jesus para deixá-lo ir primeiro sepultar o pai. Ao que Jesus insistiu dizendo: “deixa aos mortos o sepultar os seus mortos, tu porém, vai e prega o reino de Deus”.

 Esse último candidato estava elegendo suas prioridades, colocando em primeiro lugar a sua questão a ser resolvida. No entanto, Jesus quis mostrar àquela pessoa que nada pode anteceder o Reino de Deus na lista de prioridades do discípulo. “Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça...” É o Reino de Deus a prioridade número um na vida do discípulo.

 É necessário eleger as prioridades de acordo com a vontade de Deus, porque não há nada mais urgente na vida do discípulo do que fazer a vontade de Deus. O próprio Jesus Cristo disse de si mesmo que: “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra”.

 Não é o alimento para o corpo uma urgência humana? Pois bem, ainda que seja uma necessidade premente, questão de vida ou morte, ainda assim, não é mais urgente que “pregar o Reino de Deus”, pois, é, com muito maior razão, uma questão de vida ou morte, e vida ou morte eterna.

 Não sei qual é a sua situação em relação a Cristo. O importante é ser discípulo de Jesus. Para ser discípulo tem de pagar um alto preço. A salvação é grátis, obra do Soberano Senhor, todavia ser discípulo implica disposição para a autonegação e confissão do senhorio de Cristo.

 Talvez você tenha se oferecido para seguir a Jesus pensando em recompensas temporais: posição, poder, riqueza, status, coisas desse tipo

 Talvez tenha se oferecido, mas, não esteja disposto obedecer-lhe a vontade até às últimas conseqüências, a de ser escravo d’Ele; ou, talvez, você tenha prioridades que julga mais importantes que a prioridade do reino de Deus, de pregar a palavra, a tempo e fora de tempo.

 Em qualquer dessas circunstâncias, quero dizer a você: seguir a Cristo é o melhor projeto de vida que um ser humano pode ter, em toda a sua existência.

 Disponha o seu coração para seguir a Jesus, disponha o seu coração para pagar o preço do discipulado. Você vai ver que vale a pena seguir a Jesus, irrestrita e incondicionalmente.

Faça a oração que fez o salmista, no Salmo 86.10: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome”. Amém!

Rev. Washington Paulo Emrich - Mensagem pregada pelo
Rev. Valter de Souza Matos na igreja Presbiteriana do Sudoeste em 25/03/2007 / Fonte:
http://www.ibsweb.com.br/ipsw3/index.php?option=com_content&view=article&id=267:o-preco-do-discipulado&catid=18:sermoes&Itemid=32



#############

###############

#################

###################




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


Credenciais para
Liderança cristã


- Com o estouro da crise econômica em 2008 o mercado financeiro do mundo começou a procurar um líder que pudesse enfrentar aquele momento com firmeza e sabedoria. Houve especulações diversas, muitas esperanças foi depositada no então recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

- Em muitos momentos os homens necessitam de líderes. No passado foi assim e não será diferente, pois os homens foram criados com instinto de liderar e ser liderado. A sociedade precisa de liderança. Desde os primórdios os grupos sociais criaram a figura do líder. Até mesmo entre os animais podemos notar que há os líderes.

- Nas culturas antigas como Grécia, Egito, Babilônia e Israel os líderes eram escolhidos entre os mais velhos, os anciãos, os mais experimentados, de um modo geral. Os lideres da Sinagoga geralmente eram os anciãos; os que compunham a gerousia em Esparta eram os idosos; o parlamento romano era o senado que provem da palavra senex, em latim que significa homem ancião.

- Na igreja não é diferente. Jesus Cristo mesmo foi quem escolheu os apóstolos e os designou para liderar a Sua igreja. Os líderes nascem no seio da igreja. Eles são observados. Não necessitam prioritariamente de serem de idade avançada nem de uma formação acadêmica. O que importa é a vida reta, santa e digna de ser imitada.

- Os que ocupam cargos de liderança na igreja precisam viver a verdade do evangelho, na autoridade e poder do Senhor. Crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e aceitar o mover do Espírito Santo em toda a sua amplitude na vida da igreja.

Proposição: “Para liderar a igreja de Cristo é preciso ser credenciado”

Sentença de transição:
A Palavra de Deus salienta algumas credenciais necessárias para liderar a igreja.

I. Credenciais divinas

- Ouvir o chamado de Deus.

- “O senhor disse a Moisés: Mande chamar o seu irmão Arão e os filhos dele, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, separe-os do povo de Israel para que me sirvam como sacerdotes” Ex 28.1

- “Em nós não há nada que nos permita afirmar que somos capazes de fazer esse trabalho, pois a nossa capacidade vem de Deus.” II Co 3.5.

- O Chamado vem do Senhor, que capacita os Seus servos a desempenharem as funções no Seu Reino. A preocupação do escolhido do Senhor deve restringir-se apenas em santificar-se e colocar-se inteiramente nas mãos do Senhor, o Deus maravilhoso que chama e envia.

- Ser comissionado por Cristo. “Ide por todo o mundo e pregue o Evangelho a toda criatura, batizando em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.” Mt.28:19,20.

- Os escolhidos para liderar o povo de Deus. Aqueles a quem Deus deu a capacidade e a comissão de estar à frente do seu povo. Ter a convicção de que são instrumentos de Deus na obra dEle.

- Não estão no ministério por vontade própria, mas tão somente porque sentem o chamado divino para tal. Estão plenamente conscientes de que receberam uma incumbência não de homens, mas sim, do Senhor da Igreja.

- Ser enviado pelo Espírito Santo.

- “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucida e dali navegaram para Chipre.” Atos 13.2-4

- Sem a confirmação e a direção do Espírito Santo, o líder não tem autoridade para tomar decisões próprias. É preciso ser sensível à voz do Espírito.

- Liderar pode ser uma arte ou pode ser um aprendizado. Todavia para liderar na Igreja do Senhor Jesus é preciso ser capacitado com o dom específico que o Espírito Santo de Deus concede para alguns do Corpo de Cristo.

- Não se leva em conta o aprendizado acadêmico, mas sim aquele que a vivencia concede, ou seja, é preciso estar em comunhão constante com o Senhor, ter uma vida de santidade, uma vida de devoção ao Senhor. Para ser líder, um mínimo de instrução e informação é necessário.

II. Credenciais morais

- Irrepreensível. “O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada...

- É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo.” I Tm 3.1,7

- Paulo faz uma descrição das qualidades que devem estar presentes na vida do líder.

- Em vários lugares são explanadas as qualidades do líder.

- O apóstolo Paulo é o que mais fala sobre esse assunto. Ao dar orientação ao seu tutelado Timóteo ele diz que deveria escolher na igreja homens que tivessem um certo perfil. Passa a nomear algumas características para compor esse perfil.

- O líder deve ser uma pessoa que vive de tal maneira que não levanta suspeita. Não dá margem para que fofocas sejam ditas sobre si, nem sobre sua integridade moral.

- Uma pessoa irrepreensível no sentido cristão é aquela que é temperante, esposo de uma só mulher.

- É sóbria, isto é, sensata, cordata, correta de mente.

- É aquela pessoa que não pensa além do que deve pensar, mas pensa com moderação; tem opinião correta a respeito de si mesmo. É modesta.

- Tem um estilo de vida que adorna os ensinos da Palavra de Deus, ou seja, sem vaidades, sem luxos, sem exageros. É hospitaleira.

- Recebe em sua casa pessoas que necessitam de amor e de ajuda. É apta para ensinar não apenas com palavras com as atitudes. A vida fala mais alto do que as palavras.

- A Palavra diz: “Tenham entre vós o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—e morte de cruz.” Fp. 2.5-8.

- O maior exemplo de humildade que temos, é o de Cristo Jesus. Ele, obedeceu, fez a obra e pagou um alto preço.

- O líder é aquele que está disposto a servir e não ser servido. Não é arrogante, egocêntrico, irascível, propenso a irar, pavio curto, nem perde as estribeiras sendo genioso, mas sim é manso, benigno, tratável e suave. Não é violento.

- Não é briguento, isto é, não cria confusão a toda hora, todo instante. Não se dá ao vinho, não se embriaga, não se refestela na bebida. Não é avarento. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. O líder deve saber muito bem como lidar com o dinheiro. Usá-lo sim, mas não se deixar levar pela avareza, pela ganância e cobiça.

- Por fim ser bom mordomo do lar. Ter posições sábias, saber o que vai no coração dos filhos e do cônjuge, dar tempo para conversar, orar e estudar a Palavra de Deus com os da própria casa. Não provocar a ira dos filhos, mas amar de todo coração. Ter um bom testemunho dos de fora da igreja. Boa reputação na cidade, boa reputação no condomínio, no local de trabalho, na família. Ser amigo do bem, fazendo o que é correto ao outros. Ter perspectiva clara da vida cristã.

- O homem de Deus é aquele que tem uma visão correta da transitoriedade da vida. Da peregrinação nesta terra. Andar e viver como Abraão.

III. Credenciais devocionais

- Os discípulos disseram: “não é razoável que nós abandonemos a Palavra de Deus para servir às mesas” At.6:2.

- Leitura diária da Palavra e meditação da mesma.

- O líder deve estar cheio da Palavra, memorizar a Palavra, meditar dia e noite na Palavra.

- São várias as exortações para que se ler todos os dias da vida.

- Em Dt.17:19 é recomendado ao rei, isto é, ao líder da nação de Israel que tivesse um traslado da Palavra de Deus e todos os dias deveria ler afim de aprender a temer a Deus e guardar todas as palavras do Lei de Deus.

- No Samo 1 diz a respeito do homem bem aventurado, esse tem prazer na Lei do Senhor e medita na sua Lei de dia e de noite.

- No Salmo 119 ensina a maneira de ler a Palavra, guardar no coração, ser lâmpada para os pés, ser mais preciosa do que ouro depurado a Palavra de Deus.

- Paulo diz a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade; e no final ele completa dizendo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”

- Certo mestre falou ao seu discípulo da importância de se ler a Bíblia, ao que o mesmo retrucou dizendo que não adiantava nada, pois logo depois ele esquecia o que tinha lido. Então o mestre o mandou pegar um balaio e mergulhar no mar. O rapaz obedeceu, todavia quando trouxe o balaio estava vazio; o mestre mandou que ele fizesse outra vez, e assim sucessivamente até que ele em determinado momento parou e o mestre mandou que ele olhasse para dentro do balaio. Qual foi a sua surpresa. O balaio não tinha água contudo estava limpo.

- Assim é a Palavra de Deus na vida do cristão, ainda que não se retenha por completo, mesmo assim ela vai limpando o pecado, a escória, a imundície à medida que a lê e estuda. Ler, estudar, meditar e interpretar corretamente a Palavra.

Oração

- Uma das maiores negligências do povo de Deus nos dias atuais é a falta de oração.

- Jesus é o exemplo do líder que orava. Sempre os Evangelhos estão narrando que Ele se retirou para orar. A oração é o respirar da alma, alguém já disse isso.

- Sem oração o coração endurece e alma fica fria. A oração é o que faz o líder conhecer o norte, a direção para onde deve levar os seus liderados.

- Grandes homens de Deus foram homens de intensa oração. Abraão, Moises, Davi, Neemias, Daniel e muitos outros.

- Muitos líderes da igreja, pastores, presbíteros e diáconos que não são homens de oração. Não dão importância à oração.

- Jesus disse: Vigiai e orai para não entrar em tentação. A queda, o tropeço, o deslize acontecem por falta de oração.

- A oração leva a reflexão, leva a confissão, leva a parar o trem da vida e pensar em como se está viajando na estrada da existência terrena.

- James Houston disse certa vez que ao ver a vida de oração do seu pai, ele ficava pensando em como podia fazer para ser um homem de oração, sem necessariamente gastar todo aquele tempo num lugar secreto. Então foi que pediu a Deus alguma coisa bem para ele mesmo fazer com respeito a oração. Deus lhe mostrou que devia interceder por toda pessoa que conhecesse. Viveria assim uma vida de oração.

Credencias são necessárias para assumir a liderança da Igreja: Ser chamado, comissionado e enviado por Deus. Morais, ser irrepreensível, não dar o que falar. Devocionais, leitura da Bíblia, meditação e oração.







##########

###########

#############

################

#################

###################












QUATRO VERDADES

SOBRE O

SANGUE DE JESUS

Texto:Jo 19:30, 34

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.


Introdução

- Sempre que Deus salvou a alguém houve sacrifício de sangue.
Sangue, na bíblia representa vida adquirida ou dada por alguém ou para alguém.

- Sangue é a peça chave do organismo humano na qual é usado para lubrificar todo o resto do corpo.

- Sangue que hoje é usado em transplantes e, até mesmo filtrado para que uma pessoa possa viver.

- Este é o sangue humano, mas, o que representa o sangue imaculado de Jesus?

E é sobre isto que vamos discorrer nesta mensagem.

1. O sangue de Jesus é o símbolo da nova aliança do homem com Deus.

Ø Antigas alianças

• Aliança com Noé em Gn 9:13
• Aliança com Abraão Gn 15:18;17:4
• Com Israel Ex 19:5-6;24:8

Ø Nova aliança
• O sangue de Cristo Lc 22:20 e Mc 14:24

2. O derramamento do sangue de Cristo é sacrifício pelos pecados

Ø Três elementos para o sacrifício

a) O sacerdote Lv 28:1 Filhos de Arão
b) O pecador Lv 4:13-14
c) O sacrifico Lv 4:3

Ø Antigo sacrifício
• Jó o fazia por seus filhos 1:5
• Abrão e Isaque Gn 22:7-8

Ø O novo sacrifício
• Jesus como sacrifício 1Pe 1:18-19
• Seu sangue derramado ao pé do altar Jo 19:34

1. O sangue de Cristo é o preço do resgate
• Nos dias de hoje paga-se fiança
• Dívida com Deus Jo 8:34
• Paga por Cristo na Cruz At 28:20 e Rm 6:23

2. O sangue de Cristo Purifica

Ø No antigo testamento
• Eram oferecidos novilhos e o sangue era espargido entre o povo e no pé do altar Lv capítulo 4 a 7

Ø No novo testamento
• Foi derramado uma única vez 1Jo 1:7
• Redime o pecador Mt 26:28 Ap 7:14

3. Nos dá acesso diante do Pai.
• Havia uma separação entre Deus e o homem Rm 3:23
• Cristo nos deu livre acesso atravéz do véu Mt 27:51

4. Nos livra da morte

Ø No Antigo testamento
• A praga dos primogênitos EX cap 11

Ø No Novo testamento
• Lavar as vestes no sangue do Crodeiro Ap 12:11 e Rm 5:9

CONCLUSÃO

- Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica, limpa, cura e leva para os céus. Vamos viver debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. E proclamá-lo entre as nações que estão doentes.

- Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados.








+++++++++++++++

+++++++++++++++++

++++++++++++++++++



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


Aproveitando
as Oportunidades


Quebra-gelo: Você já perdeu alguma oportunidade?

Texto: Marcos 10:46-52

Introdução:

- Todos os dias perdemos muitas oportunidades que nem percebemos com as escolhas que fazemos. Perdemos algumas por falta de interesse, mas perdemos a maioria por falta de entendimento, por que não sabemos como será o amanhã. Algo que parece bom hoje amanhã se mostra ruim; e algo que parece ruim hoje amanhã se mostra algo excelente. Como não sabemos o futuro muitas vezes escolhemos errado e perdemos boas oportunidades.

- O texto de Marcos 10:46-52 nos mostra uma situação assim, fala de Bartimeu, um cego que estava acostumado a esmolar. Diz o texto que o lugar aonde ele ia diariamente pedir esmolas era à beira do caminho de entrada e saída da cidade de Jericó. Quando Jesus entrou na cidade por algum motivo Bartimeu não aproveitou a oportunidade, mas quando Jesus estava saindo Bartimeu não perdeu a oportunidade e consegue o que queria e precisava.

Se quisermos aproveitar as oportunidades que Deus nos dá:

1) Precisamos estar atentos as coisas de Deus.

- Às vezes nos preocupamos com tantas coisas que esquecemos o que Deus diz, o que Ele prometeu e o que Ele pode e faz com aqueles que confiam e esperam Nele.

- Não quer perder nenhuma oportunidade que Deus te dá? Procure estar atento a Deus, aos seus ensinos e a Sua maneira de agir. Se preocupe em conhecer mais a Deus.

2) Precisamos ter atitude.

- Bartimeu passou uma vida inteira esmolando a beira do caminho, mas quando tem sua chance, começa a clamar para que Jesus tenha misericórdia dele e deixa aquele lugar.

- Às vezes estamos acomodados a situações que precisamos deixar.

- Quer aproveitar as oportunidades que Deus te dá?

- Ouça a Ele e depois faça o que Ele diz. Tenha atitude. Se precisar de coragem para isso peça a Deus.

3) Precisamos aprender a confiar no Senhor.

- Confiar em Deus nem sempre é fácil. Para confiarmos Nele de todo o nosso coração precisaremos passar por um processo de aprendizado.

- A Bíblia diz que o Espírito Santo nos ensinaria. Quer viver melhor usufruindo das oportunidades que Deus dá?

- Aprenda a confiar no Senhor.

- Aprenda a viver pela fé Nele.

- Se precisar de ajuda peça a Deus.

Conclusão:

- Deus nos dá várias oportunidades para que tenhamos uma vida abundante, mas para isso precisamos aprender com Ele, confiar nos seus ensinos (no que Ele diz) e obedecer.

- Quer isso? Levante a mão, vamos orar.



Fonte:
http://www.imm.com.br/celulas01.php?cod=209



++++++++++++++

++++++++++++++++

++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++



ROBERNANE FERREIRA

  As 7 Vitórias do Apocalipse Apocalipse 21.7  “O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.” Introdu...