
O DILEMA FINANCEIRO
Introdução:
- Há uma tremenda necessidade na igreja hoje em dia de educar e acompanhar pessoas na gerência de seus recursos, de forma que honre a Deus. Vivemos numa cultura materialista e consumista. (Vídeo – Dilema Financeiro – Willow Creek).
- Milhares de casamentos estão enfraquecidos por conflitos relacionados com dinheiro. Há um estresse opressor causado pelas dívidas.
- Precisamos de cura para auto-estima ferida e a confiança abalada, resultado de decisões financeiras erradas.
- Outra razão vital para tratarmos deste tema, é que Deus quer usar estas mensagens para remover grandes pedras de tropeço que impedem o nosso crescimento espiritual.
- Há uma relação direta entre o relacionamento que temos com as coisas materiais e o nosso relacionamento com Deus.
- Jesus declarou que nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo (Mt. 6.21).
- O dinheiro pode tornar-se um deus rival em nossas vidas, se nós não soubermos lidar com ele.
“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” 1 Tm. 6.10
- Lembra-se da música: “Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval, na vida de um sonhador. Quanta gente aí se engana e cai da cama com toda ilusão que sonhou”. O dinheiro é algo poderoso e tem feito muita gente “cair da cama” e “cair do cavalo”.
- Você deseja ter uma vida financeira em ordem e experimentar o que significa ter liberdade financeira? Eu creio que você é capaz!
“Tudo posso naquele que me fortalece” Fp. 4.13
- Este processo é uma caminhada e cada um de nós está em um lugar diferente. Alguns estão começando, outros estão bem a frente ou chegando lá.
Veja uma das quatro situações financeiras em que nos encontramos:
• Em crise
• À beira de um desastre financeiro
• Equilibrado
• Honrando a Deus
Em crise
- Alguns de nós temos vivido sérios problemas financeiros. Estamos em crise. Você já viveu, vive, ou talvez viverá uma grave crise financeira.
- Estar aqui pode significar que você tem coragem para encarar seus problemas financeiros. E vamos fazer o melhor para que seja um lugar seguro onde você encontrará soluções. Existe esperança para todos nós que vivemos em crise financeira.
À beira de um desastre financeiro
- Alguns de nós não estamos em crise, mas também não estamos muito bem. Vivemos estourando os nossos limites financeiros.
- Estamos cansados de ter dívidas altas e economias tão baixas.
Equilibrado
- São aqueles que estão em boa forma...financeira.
- Talvez seja o seu caso. Um consumidor sem dívidas, economiza regularmente e investe com sabedoria.
- Do ponto de vista financeiro, você tem sido um bom gerente do seu dinheiro, mas pode mesmo assim não estar honrando a Deus com seus recursos financeiros. Estas mensagens também vão ajudá-lo, eu espero.
Honrando a Deus
- Se você se encaixa neste quarto grupo, você já deve estar aplicando os princípios bíblicos e controlando suas finanças de uma maneira que honra a Deus.
- Minha esperança é que estas mensagens confirme suas ações e aprofunde seu entendimento sobre o propósito de Deus em sua vida.
Qual destes quatro pontos descreve melhor sua atual situação? Em crise, À beira de um desastre financeiro, Equilibrado, Honrando a Deus.
ALGUNS MITOS CULTURAIS QUE TENTAM NOS LEVAR PARA UM PENSAMENTO CONSUMISTA (os três mitos mais poderosos):
• Coisas trazem felicidade
- Isto é um mito. Países como EUA, Suécia, Alemanha, e outros possuem muitas coisas, e as pessoas ali não são plenamente felizes. Divórcio, depressão, prisão, suicídio e muito mais nos confirmam isto.
- Um pouco de conforto é bom. Um pouco de dinheiro ajuda. Mas, muita coisa, muitas propriedades e muito dinheiro pode até prejudicar. Felicidade começa com fé! (Pr. Davi Gomes)
“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente....jamais ficará satisfeito.....Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem” (Ecl 5:10-11)
• Dívidas são previsíveis e inevitáveis
- Este mito surge do pensamento que não existem conseqüências negativas com dívidas. O oposto disto é verdade. O efeito esmagador das dívidas está contra nós. Produz grandes conflitos em casamentos e relacionamentos. Traz muita ansiedade e preocupação. Retira flexibilidade futura e liberdade. Nos faz hipotecar o futuro para pagarmos, bem depois, itens que já foram usados, consumidos ou gastos.
- Nenhum de nós consegue comprar tudo à vista (embora seja o ideal). Mas é preciso controlar as prestações e ver a capacidade de pagamento.
• Um pouco mais de dinheiro solucionará todos os meus problemas
- Pesquisadores perguntaram: “Quanto dinheiro a mais você precisaria para viver bem e diminuir a pressão?”
- A resposta foi sempre por volta de 10% a mais. Mas a verdade é os problemas financeiros, na maioria dos casos, não se resolve com um pouco mais de dinheiro.
- Nós precisamos aprender a gerenciar e viver com o valor que possuímos. Porque um pouco mais de dinheiro é um pouco mais para gerenciarmos.
Estes mitos culturais têm nos conduzido para algumas coisas:
1. PRISÃO
“O que toma emprestado é servo do que empresta” Pv. 22.7
O que empresta possui uma parte de nós.
2. VAZIO
Não importa o que a cultura diz, existe um momento que descobrimos a verdade bíblica:
“A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” Lc. 12.15
3. PESSIMISMO E DESESPERO
- Milhares de anos atrás, Salomão, o homem mais rico da história, depois de refletir no fato de que em sua vida ele pôde possuir tudo o que quis e experimentar tudo do melhor, ele disse:
“Percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol” Ecl. 2.11b
Você acha que tendo mais, estará mais seguro?
“As riquezas desaparecem assim que você as completa; elas criam asas e voam como águias para o céu.” (Pv 23:5)
Conclusão:
- Muitos conhecem a oração de Jabez, mas a oração de Agur é bem menos conhecida e não menos importante:
“Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: Quem é o Senhor? Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.” (Provérbios 30:7-9)
Sua carteira de investimentos está equilibrada?
Sobrevivemos através daquilo que ganhamos. Deixamos nossa marca na vida através daquilo que damos. “Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber”.
Fonte: http://www.pibjacarei.com/esboco/esboco_11_04_2007.htm
##############
:::::::::::::::::::::::::
Nenhum comentário:
Postar um comentário