PÕE EM ORDEM
A TUA CASA


- Uma ordem que Deus deixou muito claro em sua palavra. Encontra-se em 2 Reis 20.1 e será o tema da mensagem de hoje:

- Você já viu uma casa em desordem? Bagunça mesmo?

- Ninguém se sente bem num lugar desarrumado, sujo. Você perde as coisas, espalha doença, aumenta a irritação, provoca desencontros, traz prejuízos.

- Pior do que uma desordem física, é a desordem emocional, moral, a desordem espiritual. Porque este tipo de desordem provoca desencontros de relacionamentos, choque entre as pessoas, e muitas coisas se perdem: amizade, respeito, segurança, confiança, causando grave instabilidade no lar.

- Como está a sua casa? Como está sua família? Está em ordem? Ou em desordem?

- A Bíblia conta a história de um rei chamado Ezequias. Houve um certo momento na vida daquele rei, que Deus disse assim para ele:
Põe em ordem a tua casa. 2 Rs 20.1

- Será que esta palavra serviu somente para Ezequias naquele tempo? Certamente esta palavra é para hoje também.
- Veja que Deus não disse a Ezequias que iria enviar alguém para pôr a casa dele em ordem. A ordem foi para ele. Essa palavra Deus está trazendo para nós. Há sempre algo em nossa casa que precisamos colocar em ordem.

- Vejamos algumas áreas que precisamos deixar Deus tratar para a felicidade de nossos lares. São ações práticas que abençoam a nossa casa, e que dependem de nossa iniciativa. Deus não vai fazer por nós e não vai mandar um anjo entrar em nossa casa e fazer essas coisas por nós.

PARA POR EM ORDEM A SUA CASA...
PURIFIQUE O SEU AMBIENTE

- Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa. Dt 7.26
- Ai daquele que amontoa bens roubados e enriquece mediante extorsão! Hc 2.6

- Muitas vezes nós mesmos, por falta de atenção a esta instrução, não só deixamos de receber as bênçãos de Deus sobre nossas casas, como abrimos portas para ação de demônios em nosso lar, dando-lhes direito legal para trazer toda sorte de maldição ou perturbação.

- Diante de uma instrução clara como essa, cabe uma reflexão séria sobre os objetos que temos dentro de nossas casas.

- Você já parou para pensar nisso? Nada detestável, nada que seja adquirido por meios ilícitos deve ser levado para dentro de nossa casa.

- Faça uma avaliação das coisas que você abriga dentro de sua casa.

DIGA NÃO À IMORALIDADE

- A família está perdendo os seus referenciais.

- O casamento deixou de ser uma aliança para ser apenas um contrato comum. As pessoas casam-se para divorciar e divorciam-se para se casar.

- A infidelidade conjugal é vista como um escape para as neuroses e uma necessidade compulsiva. O sexo no namoro, a gravidez na adolescência, e o aborto já não nos deixam mais perplexos.

- A virgindade é motivo de chacota numa sociedade que aplaude a degradação moral e escarnece a virtude.

- O homossexualismo é visto apenas como uma opção livre e um direito inalienável.

A Bíblia diz:
- O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 1 Co 6.13

- Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Ef. 5.3 / Cl 3. 5,7-8

REJEITE AS MÁS INFLUÊNCIAS

- O que ou quem está entrando em nossa casa que está mexendo com os valores, as crenças, as opiniões, as atitudes das pessoas de nossa família?
- Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". 1 Co 15.33

- Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Sl 1.1

RESTAURE OS RELACIONAMENTOS

- Como estão os relacionamentos na família? Responda sim ou não para si mesmo: Há boa comunicação entre as pessoas de sua casa (paiXmãe, paiXfilho(a), mãeXfilho(a), irmãoXirmão)?

- O diálogo é algo natural em casa?

- As pessoas da casa se falam, se entendem, se respeitam, olham nos olhos uma das outras?

- As pessoas da sua casa gostam de estar juntas, brincam juntas, riem juntas, fazem refeições juntas, passeiam juntas, se sentem bem e acolhidas em casa ?

- Há expressões de afeto nos gestos e nas palavras?

- A Bíblia menciona a história de um pai que foi um homem muito ocupado, dava atenção para todas as pessoas, era um sacerdote, mas dentro de casa faltava atenção e não conseguiu ser sacerdote para os próprios filhos.

“...Eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu” 1 Samuel 3.13

- Deus fez o lar para ser um lugar de relacionamentos intensos entre as pessoas e também com Deus.
- Os problemas de relacionamentos entre as pessoas da casa revelam a necessidade de buscar um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus.

- Quanto mais próximos nós estamos de Deus, mais perto estamos das pessoas.
- Para pôr a casa em ordem no que se refere aos relacionamentos é fundamental restaurar o relacionamento com Deus.

- Nossos pecados nos separam de Deus e das pessoas.

- Nosso relacionamento ficou quebrado, prejudicado, por causa do pecado. Mas há solução, Jesus! Por meio de Jesus, pela fé nele podemos voltar a ter comunhão com Deus.

- Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes. Ef 5.1-2

- Deus deseja ter um relacionamento pessoal com cada um de nós. Ele nos ama, e por meio do sangue de Cristo tem poder para limpar a nossa vida e a nossa casa.

- Satanás tudo faz para nos afastar de Deus, cegando o nosso entendimento espiritual. Ele é o príncipe deste mundo, causando confusão nas mentes, nos lares, nas igrejas, escolas, instituições, governos e nações.

- A maior tragédia da humanidade é a falta de relacionamento sadio com Deus e com as pessoas. Mas nessa conferência Deus está nos curando. Ele está salvando vidas aqui.

- Deixe Deus colocar ordem em sua vida e em sua casa.
CONCLUSÃO
- Deus, no passado, instruiu o rei Ezequias a pôr a sua casa em ordem. A palavra de Deus é viva e atual. Ele também está dizendo isso para nós hoje: PÕE A TUA CASA EM ORDEM.

- Deus quer curar nossas famílias, mas há coisas que jamais acontecerão em nossas casas se nós não tomarmos a iniciativa.

- E nós vimos hoje que há certas coisas que Deus não fará por nós como: purificar nossa casa de objetos detestáveis, rejeitar a imoralidade e as más influências, e restaurar as relações promovendo um clima de afeto e amor dentro de casa.

- Todas essas atitudes dependem de nossa iniciativa e Deus vai abençoar essas iniciativas porque é isso que ele deseja.

- Aceite agora mesmo Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

AUTORES: Pr. Luiz e Nilce Sanches



############

============


###########

===========



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem