A ÁRVORE
DA VIDA

Texto base: Apocalipse 22.1-5,14




- O livro de Apocalipse foi escrito uns 30 anos depois que os demais evangelhos foram escritos e uma perigosa heresia crescia entre os cristãos.

- Era o Gnosticismo, (significa "a crença na Salvação pelo Conhecimento"), ensino que desvirtuava a verdade central do evangelho - a doutrina referente à pessoa de Cristo, e assim removia o fundamento da esperança de vida.

- Os escritos de João visam reafirmar as verdades concernentes a Cristo –(divindade, humanidade, vida perfeita, sacrifício expiatório, ressurreição, e sua promessa de voltar ao mundo). Tudo isto foi feito a fim de que tivéssemos base para ter esperança.

- João declarou: "Estes sinais. . . foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20:31.

- A ênfase é que Cristo veio para dar vida a quem estava condenado a perdê-la.

- Por que esta ênfase do apóstolo ao ensino de que Cristo veio para dar vida? E que Ele é a nossa esperança de vida! Porque pelo pecado o homem perdeu o direito à vida. Pois "o salário do pecado é a morte." Romanos 6:23.

1 – Aconteceu algo errado no jardim.

a) Ao criar o homem foi o propósito de Deus conferir-lhe vida imortal. Mas o Senhor não dotou o homem com imortalidade logo ao criá-lo. Se o homem fosse imortal, não seria ameaçado com a morte. Imortal quer dizer não sujeito à morte..

b) Adão, e sua mulher Eva, deveriam ser primeiro provados. Eles eram seres livres e deveriam demonstrar se seriam obedientes ou não, aos princípios divinos. O ponto da prova é mencionado em Gênesis 2:15-17:

c) O fruto da árvore da ciência do bem e do mal evidentemente não produzia mal algum, de si mesmo. O que acarretava o mal era a desobediência ao mandato divino.

d) Nossos primeiros pais falharam na prova. Desobedeceram a Deus. Depois de pecarem, Deus não lhes permitiu comer da árvore da vida. Essa árvore tinha a virtude de perpetuar a vida.

e) A seiva da árvore do conhecimento do bem e do mal é o egoísmo que gera os frutos mortais da arbitrariedade e do capricho. Os que comem o fruto desta árvore descobrem que estão nus, pois entraram no caminho do malogro e do fracasso.

f) Transmitiram a seus descendentes a natureza pecaminosa, nos legaram também a sentença de morte. Romanos 5:12

g) Como pecadores, não temos esperança de vida além dos setenta e poucos anos a mais que aqui vivemos. Salmo 103: 15 e 16.

2 – Mas o propósito de Deus para o homem não mudou.

a) Como Deus é Amor infinito, através do mistério da Encarnação, orientou de novo o Homem e a salvação ficou ao nosso alcance.

b) Cristo é o rebento do tronco de Jessé e o renovo que brota das raízes deste tronco – Isaias 11.1-2

c) Em Jesus ressuscitado, portanto, passamos a fazer parte da Árvore da Vida, tornando-nos ramos ligados à cepa da Videira, Cristo, e às suas raízes que é a comunhão com Deus. Jesus abriu as portas do Paraíso à humanidade;

d) Jesus Cristo é o Novo Adão, a cabeça da Humanidade reconciliada com Deus - 2 Co 5.17-19

e) É a Árvore da Vida que nos dá o fruto da Vida Eterna - Jo 6.54-57

f) A carne e o sangue de Cristo são a seiva da Árvore da Vida Eterna, isto é, o Espírito Santo. - Jo 6.62-63

g) Com Jesus, a Humanidade entra no Paraíso e é amorosamente assumida na família de Deus;
3 – Alimente-se do que o Senhor tem para a sua vida hoje

a) Apocalipse 2.7 Jesus diz: ... ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus;

b) Nas cartas as sete Igrejas, há uma sentença: ao vencedor... ao vencedor...porque em Cristo nós somos mais que vencedores!

c) Aqui no texto há a promessa de comer da árvore da vida. De comer o que faz bem. De comer o que é eterno. De comer vida!

d) No Reino de Deus, os eleitos serão todos alimentados pelo do fruto da Árvore da Vida: “Felizes os que lavam as suas vestes, para terem direito à Árvore da Vida e poderem entrar nas portas da cidade”- Ap 22.14.

e) Somos o que comemos! Comemos o que plantamos!

f) O Que são frutos das nossas atitudes! Isaías 3.10 “Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas ações”.
Conclusão:

- Do que você tem se alimentado? Está te fazendo bem?

- Como disse Davi no Salmo 23, o Senhor prepara um banquete! Não é para comer migalhas que caem desta mesa, e sim se assentar e desfrutar do melhor que Ele preparou para você!



::::::::::::::::::
::::::::::::::::::
::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem