
POR QUE
A IGREJA EXISTE?
Referência:
Jó 4.24 – Ef 4.11-16 – Mt 28.18-20
INTRODUÇÃOPor que a igreja existe?
Por que nos reunimos aqui domingo após domingo?
Por que você está aqui e não assistindo fantástico?
Por que lê sua Bíblia e é chamado de crente?
A igreja é importante?
Qual é sua missão?
Qual é seu propósito?
Precisamos saber quem somos para sabermos o que fazer?
I. EM RELAÇÃO A DEUS A IGREJA EXISTE PARA ADORAR
1. Adoração é a maior missão da igreja
A igreja é uma comunidade adoradora.
A maior missão da igreja não é fazer missões, mas adorar a Deus. Deus e não o homem é o centro de todas as coisas.
Missões existem para salvar um povo que adora.
2. Adoração é centrada em Deus
Apocalipse descreve a igreja adorando aquele que está assentado no trono: ele é soberano, santo e tem as rédeas da história nas mãos.
Apocalipse descreve a igreja adorando o Cordeiro que foi morto.
Ele é o leão da tribo de Judá.
Ele venceu para abrir o livro e seus sete selos.
3. Adoração tem a ver com conteúdo e não com forma
- Não temos uma forma litúrgica na Bíblia. Temos, sim, o povo de Deus adorando a Deus com sinceridade, verdade, alegria.
- O culto não é um show nem um funeral.
- O culto não é uma apresentação para ser visto pelos homens (fariseu no templo orando).
1. Jesus diz para a mulher samaritana que o que adoração não é:
a) Não é adoração centrada em lugares sagrados (Jo 4:20)
– Não é neste monte nem naquele.
- Não existe lugar mais sagrado que outro.
- Não é o lugar que autentica a adoração, mas a atitude do adorador.
b) Não é adoração sem entendimento (Jo 4:22)
– Os samaritanos adoravam o que não conheciam.
- Havia uma liturgia desprovida de entendimento.
- Havia um ritual vazio de compreensão.
c) Não é adoração descentralizada da pessoa de Cristo (Jo 4:25-26)
– Os samaritanos adoravam, mas não conheciam o Messias.
- Cristo não era o centro do seu culto.
- Nossa adoração será vazia se Cristo não for o seu centro.
- O culto não é para agradar os homens. A música não é para entreter. A verdadeira música vem do céu e é endereçada ao céu (Sl 40:3).
2. Jesus diz para a mulher samaritana o que a adoração é:
a) A adoração precisa ser bíblica (Jo 4:24)
– O nosso culto é bíblico ou é anátema.
- Deus não se impressiona com pompa, ele busca a verdade no íntimo.
b) A adoração precisa ser sincera (Jo 4:24)
– Ela precisa ser em espírito, ou seja, de todo o coração.
- Precisa ter fervor. Não é um culto frio, árido, seco, chocho e sem vida.
Princípio bíblicos para o adorador:
1. O adorador precisa entender que a sua vida é a vida da sua adoraçãoNão está procurando adoração, mas adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
- A prática da adoração está enraizada na vida do adorador.
- A prática da adoração jamais poder ser divorciada da pessoa do adorador.
Exemplo:
Caim – Deus rejeitou a vida de Caim antes de rejeitar a oferta e o culto da Caim.
- Se a nossa vida não estiver certa com Deus, o nosso culto será uma ofensa a Deus.
Isaías 1:14 – “As vossas festas de lua nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer”.
E.M.Bounds disse: “Nós estamos procurando melhores métodos, enquanto Deus está procurando melhores homens. Deus não unge métodos, Deus unge homens”.
- Não é a grandes talentos que Deus usa, mas a homens piedosos – Vocês são as suas próprias ferramentas.
Mantenham-nas afiadas.
Mantenham sempre vestes alvas e tenham sempre óleo fresco sobre a cabeça.
2. O adorador precisa entender que a adoração não é uma questão de performance diante dos homens, mas de sinceridade diante de Deus.
- O profeta Isaías levantou a sua voz em nome de Deus e disse: “Este povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
- Davi compreendeu que Deus procura a verdade no íntimo.
Exemplos:
1) Hofni e Finéias – Trouxeram a Arca da Aliança para o acampamento, símbolo da presença de Deus e mesmo assim, o povo foi derrotado.
2) Amós 5:21-24 – Deus disse: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene”.
3. O adorador precisa entender que um culto ainda que ortodoxo divorciado da vida cotidiana não agrada a Deus.
- Culto sem conexão com a vida diária é entretenimento espiritual.
- O apóstolo Paulo diz que o culto racional não é apenas um tempo de louvor e de ministramos que temos na igreja, mas a oferta do nosso corpo a Deus na dinâmica da vida (Rm 12:1).
- O profeta Jeremias denunciou o perigo de uma reforma externa sem uma transformação interna e a falsa confiança no templo, no culto, na liturgia. Jeremias 7:1-15
4. O adorador precisa entender que se Deus não for honrado no culto, ele é tempo perdido
- O profeta Malaquias fala dos sacerdotes que não honravam a Deus.
Eles desprezavam o culto.
Eles não ofereciam o seu melhor.
Eles faziam a obra do Senhor relaxadamente.
- Deus aconselhou no caso a apagarem o fogo do altar e a fechar a porta da igreja. Estavam perdendo tempo.
- A quem estamos honrando quando cultuamos: a nós mesmos ou a Deus?
- Tocamos e cantamos porque gostamos, ou o fazemos para glorificar aquele que é digno?
- O fariseu gostava de cantar QUANDO GRANDE ÉS TU diante do espelho.
- Ilustração: Magready, o ator inglês e o pregador.
O ministro de música de ONURI.
II. UMA RELAÇÃO A SI MESMA, A IGREJA EXISTE PARA TREINAR OS CRENTES – Ef 4.12-16.
- Lutero proclamou o sacerdócio de todos os crentes, mas 500 anos depois a estrutura das igrejas negam isso.
- Precisamos de uma nova reforma para devolver aos leigos a sua função de ministros da reconciliação. O leigo é o melhor e maior potencial da igreja.
- O crescimento espantoso da igreja na Coréia se deve ao treinamento dos leigos para testemunharem.
- A igreja de Deus não é apenas uma multidão, mas um corpo bem coordenado, onde cada um exerce sua função e cresce em maturidade.
- A igreja existe para nutrir e treinar os crentes. Este é o ponto central da doutrina de Calvino sobre a igreja. Por isso ficar fora da comunhão da igreja é como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja nos protege.
- Deus deu pastores à igreja como mestres (Ef 4.11), a Bíblia como o conteúdo do ensino (2Tm 3.16,17), e um modelo excelente como método de ensino (Cl 1.28,29).
Há, porém, alguns exemplos distorcidos do que é a igreja:
1. A igreja creche – É a igreja onde os crentes são bebês, crianças espirituais que não demonstram maturidade.
Uma criança é instável.
Uma igreja é centrada em si mesma.
Uma igreja tem uma compreensão limitada.
Uma igreja depende dos outros para cuidar de si mesma.
2. A igreja Apae – Esta é a igreja aonde os crentes com dez anos ainda tomam mamadeira. O crescimento é retardado.
3. A igreja desnutrida – Uma igreja que come apenas uma vez por semana fica desnutrida.
4. A igreja flácida – Uma igreja que come e dorme; come e não faz exercício torna-se flácida espiritualmente.
Não tem músculos.
Não tem resistência espiritual.
Maturidade não é conhecimento.
Maturidade é vida, é caráter transformado à imagem de Cristo.
5. A igreja colônia de férias – O lugar onde gostamos de ir quando não temos uma coisa mais importante para fazer.
6. A igreja platéia – Um lugar aonde vamos para assistir o que acontece. Somos apenas platéia. Assentamo-nos, assistimos e vamos embora sem nenhum envolvimento.
7. A igreja clube – Um lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um ambiente limpo, gostoso e confortável.
- Lugar onde gostamos de ir com a família ter um tempo agradável e edificante.
- A igreja não é uma praça de entretenimento espiritual.
8. A igreja não é um prédio onde nos reunimos – Depois que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, sempre que o novo testamento se refere ao templo de Deus está falando do nosso corpo.
- Agora somos nós e não um prédio que é cheio do Espírito Santo.
O que é a igreja?
1. A igreja é um corpo – que tem muitos membros.
- Cada membro exerce o seu trabalho, sua função. Mesmo os membros que não aparecem, têm uma função fundamental para a saúde do corpo.
Três coisas são importantes aqui:
a) Unidade – Os membros são diversos, mas há um só corpo. Estamos todos ligados à mesma cabeça.
b) Diversidade – Nós somos diferentes uns dos outros, mas pertencemos ao mesmo corpo.
c) Mutualidade – Há dois perigos: complexo de superioridade e complexo de inferioridade.
2. A igreja um corpo de leigos treinados para servir uns aos outros – Efésios 4.11-18
- Hoje a igreja tem pastores que são vocacionados e treinados para fazer o trabalho. Mas o papel dos líderes é treinar os santos para o desempenho do ministério.
- Somos todos sacerdotes reais.
- Precisamos de uma nova reforma, onde todos os crentes possam ser treinados para o serviço.
- Jesus investiu a maior parte do seu tempo treinando os doze discípulos – A igreja não é uma massa de pessoas; ela é a comunidade dos discípulos, ou seja, de pessoas treinadas para servir uns aos outros.
- Discipulado não é conhecimento, é vida, é caráter – Estaremos enganados se pensarmos que esse treinamento é apenas transmissão de conhecimento.
- Poderemos ter muitos estudos bíblicos e conhecermos profundamente a teologia e não sermos treinados para o serviço. Maturidade é vida.
- Quando Jesus mandou fazer discípulos disse que devemos ensinar a guardar.
- Crescimento numérico sem vida não é crescimento saudável da igreja – A expansão contínua das igrejas sem ensino profundo enfraquecerá as igrejas no futuro.
- Precisamos evitar dois extremos: numerolatria e numerofobia.
III. EM RELAÇÃO AO MUNDO A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR – At 1.8; Mt 28.18-20.
1. A maioria dos crentes não sabe o que é testemunhar
- Apenas 5% dos crentes já levaram uma pessoa a Cristo.
- Atos 1.8 – Quando os crentes são revestidos com o Espírito Santo, eles recebem poder para testemunhar. Não apenas os apóstolos testemunhos, mas todos os crentes.
- Atos 8.1-4 os crentes foram pregando a Palavra. Os crentes é que estão envolvidos com os descrentes todos os dias e são eles que devem testemunhar.
a) A igreja como sal – Influência invisível.
b) A igreja como luz – Influência visível.
c) A igreja como perfume – Influência notada.
2. A evangelização é resultado da apostolicidade da igreja toda
- O trabalho de testemunhar não ficou limitado aos apóstolos. A igreja toda é herdeira dos apóstolos no sentido de dar continuidade à missão apostólica, ou seja, pregar o evangelho até os confins da terra.
- Estevão e Filipe eram diáconos, mas tornaram-se pregadores ungidos. O povo todo ao ser disperso, ia pregando a Palavra.
- Isaías 44.5 fala do compromisso de todo aquele que foi revestido com o poder do Espírito de falar e viver.
- Philip Schaff, historiador da igreja afirmou: “Não havia sociedades missionárias, nem instituições missionárias, nenhum esforço organizado nos três primeiros séculos; e em menos de 300 anos a população toda do império romano, que representava o mundo civilizado, foi nominalmente cristianizada. Cada congregação foi uma sociedade missionária, e cada cristão um missionário inflamado pelo amor de Cristo para converter seu amigo. Cada cristão contou a seu próximo, o trabalhador ao seu companheiro de trabalho, o escravo a seu amigo escravo, o servo a seu mestre e mestra, a história da sua conversão, como um marinheiro conta a história do resgate de um naufrágio”.
a) Tarefa imperativa – É ordem. A história do Sr. João que evangelizou duas tribos da Amazônia.
b) Tarefa intransferível – O anjo pergunta a Jesus. Alexandre Duff, missionário presbiteriano escocês na Índia.
c) Tarefa impostergável – O índio pergunta: Por que você não veio antes?
3. Fazer discípulos é a essência da grande comissão – Mt 28.19
a) O discipulado é dinâmico – Indo
b) O discipulado é prático – ensinando a guardar
c) O discipulado é integrador – batizando.
4. O lar deve ser o centro nevrálgico do testemunho do evangelho
- A igreja primitiva não tinha templos.
- Ela crescia através de suas reuniões nos lares. O lar dos crentes eram congregações, onde o evangelho era vivido e testemunhado com poder.
- Paulo testificava de casa em casa.
- Todas as igrejas que crescem saudavelmente têm voltado sua atenção para o ministério leigo e para o testemunho e nutrição dos crentes em grupos pequenos.
Exemplo:
- A Igreja Presbiteriana Sarang iniciou em 1978 com John Oaks e tem hoje 30.000 membros.
CONCLUSÃO
Para que a sua igreja existe?
Para que você existe?
Adoração, treinamento e testemunho não podem viver separadamente.
AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes
****************
Pr. Robernane Ferreira Lima
Matozinhos - Minas Gerais
:::::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::::::::::::
Nenhum comentário:
Postar um comentário