
OITO RAZÕES
PARA SE EVITAR
A IMPUREZA
Meditação em I Coríntios capítulo 6
Definição de Impureza
- A palavra grega Katharsia = puro, limpo, acrescida da partícula "A", no início da palavra akatharsia, significa negação ou ausência, como ocorre no português com as palavras "normal e anormal".
- De modo geral "akatharsia" significa imundícia física ou moral.
- Deste modo, uma pessoa impura se entrega à prática de todos os pecados sexuais, desde os mais comuns até os mais abomináveis.
- Quando um crente não aceita a pureza bíblica, ensinada na Bíblia, isso se torna impureza.
A EXTENSÃO DO PECADO DA IMPUREZA
- A apreciação de revistas pornográficas, filmes imorais e programas de televisão que estimulam o erotismo caracterizam o envolvimento com práticas impuras.
- Frequentemente, pessoas que aprovam tais coisas usam de desculpas tais como: ver para reter alguma cousa boa - Jó 14.4.
- O pecado da impureza não é uma fraqueza tão somente dos tempos modernos. Ele é uma prática da velha natureza do homem, portanto existe desde a queda de nossos antigos pais, lá no Éden (Gn 2.24 c/ 4.19; Gn 13.13 c/ 19.4,5; Gn 36.2,3; 39.7; II Sm 11; II Reis 11.1-8).
- O apóstolo Paulo, já na sua época combatia a prática de tal pecado, exortando os crentes da igreja de Corinto, conforme podemos observar no capítulo 6 da sua primeira carta, nos versículos 12 a 20.
Ensino Principal
- Não podemos fazer uso de nossa liberdade cristã para pecar contra o Senhor.
- O crente continua livre para fazer aquilo que desejar, todavia por causa da sua nova natureza não lhe convém mais se envolver com aquilo que é impuro (vs 12).
Por esta razão, Paulo alista em sua carta oito razões para se evitar a impureza:
1. O corpo não é para a impureza, mas para o Senhor - 6.13
- O corpo do crente nascido de novo não deve ser dominado pela impureza, como ocorria na velha vida.
- O salvo deve consagrar a cada dia o seu corpo ao Senhor (Rm 12.1,2).
- Muito do que contamina o corpo penetra nele pelos olhos, portanto cabe ao crente vigiar e cuidar com aquilo que vê (Mt 6.22,23; Pv 4.25; Jó 31.1).
2. O corpo será ressuscitado pelo Senhor - 6.14
- Quando Jesus morreu, Ele deu a Sua vida para salvar também o corpo e não só a alma. Portanto, o corpo será ressuscitado em glória, será no futuro um corpo glorificado que adentrará a eternidade em perfeição e regozijo.
- Tão certo como Deus ressuscitou a Cristo, Ele também nos ressuscitará.
3. Os corpos dos crentes são membros do corpo de Cristo - 6.15
- O corpo de Cristo é puro, santo e imaculado, portanto os corpos dos crentes tem que ser achados também em pureza.
- Deus castigará (disciplina física) no corpo aquele crente que continuar praticando a impureza (I Cor 11.28-32).
4. Aquele que se une a uma prostituta se torna uma só carne com ela - 6.16
- Qualquer relacionamento sexual fora do casamento é ilícito e é PECADO. A união física de solteiros fora do casamento constitui em fornicação e de casados com outra pessoa que não o seu cônjuge é adultério.
- Ainda que o sistema mundano tenha tratado estas questões de maneira leviana, aos olhos de Deus estas práticas continuam sendo abomináveis e merecedoras de severo julgamento (Hb 13.4).
5. Aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele - 6.17
- Há uma identificação espiritual com Deus através do novo nascimento.
- Na conversão a vida de Cristo é comunicada ao crente e isto produz no crente uma preciosa comunhão com Deus que não deve ser quebrada pelo pecado da impureza (II Cor 5.15; Gl 2.20; I Tm 2.12).
6. A imoralidade é pecado contra o próprio corpo - 6.18
- Paulo afirma que qualquer outro pecado é fora do corpo mas o pecado da impureza afeta o próprio corpo.
- Não é a toa que há uma diversidade de doenças sexuais transmissíveis que resultam do envolvimento com a impureza (gonorréia, sífilis, AIDS, etc.) - Rm 1.26,27.
7. O corpo do crente é santuário do Espírito Santo - 6.19
- O corpo do crente, após o novo nascimento passou a ser morada do Espírito Santo, que veio nele habitar de modo permanente.
- Assim como no Tabernáculo ou no Templo, no Santo Lugar e no Santo dos Santos não podia penetrar nada que não fosse consagrado a Deus, nenhuma oferta, homem ou animal impuros, assim também a impureza não há de ter lugar no Santuário do Espírito Santo, o corpo do crente. (II Cor 6.14,15; Rm 6.12,13).
8. O corpo do crente foi comprado por Deus - 6.20
- O corpo do crente não lhe pertence mais. Deus o comprou, e pagou um altíssimo preço. Custou a Deus o sangue precioso de Seu filho unigênito (I Pe 1.18,19).
- Os crentes são propriedade de Deus, e qualquer proprietário tem todo o direito de decidir o que quer fazer com sua propriedade.
* A melhor atitude a ser tomada diante da impureza é FUGIR..."Fugi da impureza." vs 18
I Ts 4.7 "porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação."
AUTOR: Pr. Jadir Siqueira
**************
**************
+++++++++++
+++++++++++
Nenhum comentário:
Postar um comentário