QUANDO SOMOS FRACOS
Romanos 8:26-30.
INTRODUÇÃO:
Amados irmãos no SENHOR Jesus Cristo, prezados ouvintes!
O Espírito Santo foi-nos enviado por Deus para estar sempre ao lado dos crentes e em tudo os auxiliar!
O Espírito Santo é tão poderoso como o Pai e o Filho e com o Pai e o Filho merece toda honra e toda glória e deve ser adorado, pois Ele, o Espírito Santo, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade!
O Santo Espírito é o melhor acontecimento na vida e para a vida do crente após a ascensão de Jesus Cristo para o céu; isto não quer dizer que Ele já não atuasse antes, pois este Espírito poderoso pode transformar completamente a vida de qualquer pessoa, dando-lhe capacidade para governar; como fez com Davi, Josué, Salomão e tantos outros; bem como, este mesmo Espírito Santo pode apoderar-se do mais vil pecador e transformá-lo em servo fiel do Deus eterno da maneira que fez com Nicodemos e Paulo. E é o próprio apóstolo Paulo quem descreve em nosso texto a qualidade intercessória do divino Espírito Santo diante do Pai e do Filho para o completo bem estar do crente fiel! Ele mesmo, o Espírito Santo, está no meio de nós conduzindo-nos com Deus, ensinando-nos tudo que é necessário para sermos salvos e fazendo-nos lembrar de todos os ensinamentos de Jesus Cristo; como o salmista nos fala e também o próprio Jesus Cristo: "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois Tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano" ( Salmo 143: 10). "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" ( João 14:26).
Esta maneira intercessória do Espírito Santo descrita por Paulo neste versículo 26, nós podemos estudá-la nos seguintes pontos:
I - O ESPÍRITO AJUDA-NOS EM NOSSA FRAQUEZA!
II - NÃO SABEMOS ORAR COMO DEVERÍAMOS!
III - O ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS!
Como o Espírito intercede por nós?
A) - Com gemidos inexpressivos (inexprimíveis), que não se pode expressar; isto é, que não se pode colocar em palavras!
I - O ESPÍRITO AJUDA-NOS EM NOSSA FRAQUEZA!
Irmãos, o nosso texto revela-nos duas verdades neste ponto!
A primeira verdade é que o Espírito nos ajuda! E a segunda verdade é que somos fracos!
De fato o Espírito Santo tem nos ajudado e muito no nosso caminhar com Deus, pois sem a ajuda do Espírito Santo não estaríamos aqui esta noite!
Mas, na verdade, o Espírito tem ajudado a vida do povo de Deus desde há muito séculos, tanto de uma maneira coletiva quanto individual.
Vejamos um exemplo de como o Espírito Santo ajuda o crente individualmente conforme está escrito em 1Samuel 16:13: "Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi".
Deus escolheu Davi para uma tarefa bem difícil! Governar sobre o povo santo de Deus não era nada fácil para qualquer homem!
Davi tinha a obrigação de conduzir o povo sempre em obediência e adoração total e única a Deus.
Davi devia governar com muita sabedoria para que ninguém fosse injustiçado! Por isso, Davi, para governar, precisava muito de ajuda e a mais especial possível. Deus sabia muito bem que Davi, para governar precisava muito de ajuda e o Espírito Santo encarregou-se de o ajudar.
Agora vejamos como o Espírito Santo ajuda a Igreja coletivamente conforme está escrito em Ageu 2:4-5: "Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Josadaque, sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos; segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais".
A situação é que o povo estava deixando de lado o retomar a construção da casa de Deus, isto é, o Templo! Havia de fato um relaxamento por parte de todo o povo com a santa casa de Deus, a qual estava em ruínas, enquanto que o povo morava em suas casas todas bem feitas.
Por isso, pelo povo haver relaxado para com Deus, o povo precisava muito de ajuda para fazer a vontade de Deus e reconstruir o Templo! Esta ajuda veio para todo o povo, uma ajuda coletiva!
Quem ajudou o povo coletivamente? O próprio Deus responde. "O meu Espírito habita no meio de vós; não temais". O Espírito Santo de Deus ajuda! O Espírito Santo de Deus nos ajuda sempre irmãos em nossa fraqueza.
Irmãos, o apóstolo Paulo nos diz mais nesta primeira parte deste versículo. Paulo diz: "Em nossa fraqueza". Com isto o apóstolo Paulo está dizendo que somos fracos!
Mas quando somos fracos? Sempre!
Originalmente, a palavra aqui traduzida por fraqueza, significa doença, enfermidade, seja ela espiritual ou física.
De uma maneira ou de outra, sempre estamos doentes, enfermos; somos fracos por causa da nossa natureza caída e cheia de pecado.
De fato o pecado é a nossa doença, enfermidade e fraqueza! Por causa do pecado não fazemos corretamente a vontade de Deus, ficamos deprimidos, pensamos em desistir de andar lado a lado com o nosso bom Deus!
É exatamente, irmãos, nesses momentos de fraqueza, de doença física ou espiritual, que o Santo Espírito de Deus nos assiste, nos ajuda, nos levanta dando-nos forças e coragem para continuarmos andando e crendo em Jesus Cristo.
II - NÃO SABEMOS ORAR COMO DEVERÍAMOS!
Irmãos, o fato de sermos fracos, resulta em não sabermos orar como deveríamos.
Por que não sabemos orar como deveríamos? A resposta é simples: É porque somos fracos, é porque somos imperfeitos diante de Deus! Ouçam o que nos diz a santa palavra de Deus:
"Ainda que eu seja justo a minha boca me condenará; embora seja eu íntegro, ele me terá por culpado" ( Jó 9:20).
"Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque" (Eclesiastes 7:20).
"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus" ( Filipenses 3:12).
Esta imperfeição humana que todos possuímos faz com que não oremos como deveríamos!
Faz com que a nossa oração não saia perfeitamente de nossos lábios e chegue à presença de Deus sem que o Espírito Santo nos ajude!
Irmãos, a oração é tão importante em nossas vidas, que sem ela nos é impossível chegar em diálogo diante de Deus! Uma de nossas confissões, o catecismo de Heidelberg, o qual está dividido em três partes, na terceira parte, que fala sobre gratidão, lá encontramos a oração como parte principal da gratidão.
Por que a oração é necessária aos cristãos?
Resposta:
Porque a oração é a parte principal da gratidão, que Deus requer de nós. Além disto, Deus quer conceder sua graça e seu Espírito Santo somente aos que continuamente Lhe pedem e agradecem, de todo o coração. De fato, na vida diária do crente, a oração é um dos órgãos vitais!
Contudo, não sabemos orar como deveríamos, como convém, isto é, do modo a chegar as palavras com pureza diante do Deus Santo.
Todavia, é preciso fazer-se uma pergunta:
Qual é a maneira correta de orar?
Como pode uma pessoa impura fazer uma oração pura? Impossível! Mas, nem sempre foi assim , houve uma época em que podia falar-se com Deus de todo o coração e com a mente concentrada somente em Deus, sem que nada desviasse a atenção no diálogo com o Santo Deus.
Esta foi a época antes que o pecado entrasse no mundo.
Quando o homem habitava o jardim do Édem e como este, era igualmente perfeito! E, também, nem sempre será assim, que não sabemos orar como deveríamos.
Haverá uma época sem fim, em que a nossa conversa com Deus será completamente perfeita, pois seremos totalmente perfeitos! É a época em que teremos nossos corpos transformados e eternamente viveremos com Deus. Porém, agora, para que a nossa oração chegue à presença de Deus perfeitamente, precisamos, indispensavelmente da intercessão do Deus Espírito Santo por nós, isto é, em nosso favor.
III - O ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS!
Irmãos, quão bom é para nós cristãos termos o Espírito Santo como o nosso intercessor. Que maravilha, que o Espírito Santo é seu intercessor junto ao Pai e ao Filho!
Na verdade, é um grande consolo para nós crentes que o próprio Deus intercede por nós diante dEle e para Ele mesmo. Mas, o que é um intercessor?
Aquele que intercede, pede, roga, suplica a alguém por uma outra pessoa; intervém a favor de alguém.
O Espírito Santo faz tudo isto por nós, quer dizer, em nosso favor.
O Espírito Santo faz, por assim dizer, que nossas orações defeituosas tenham um tom bem mais elevado de espiritualidade e chegue perfeitamente na presença de Deus.
Em seu ato intercessório pelo crente, podemos imaginar que o Espírito de Deus traduz as nossas orações para uma linguagem totalmente refinada, tornando-as mais eficazes e espirituais. Ele preocupa-se com todas as nossas necessidades, físicas e espirituais.
O Espírito intercede por nós em total acordo com a vontade de Deus e profere coisas que nossa mente não é capaz de capitar.
E como o Espírito faz isto? Com gemidos inexpressivos, inexprimíveis, que não se pode expressar; isto é, que não se pode colocar em palavras humanas.
Não é possível colocar em letras, descrever com palavras os gemidos do Espírito Santo em favor do crente.
Irmãos, o Espírito Santo ajuda-nos em nossa fraqueza!
Não sabemos orar como deveríamos! Mas o Espírito intercede por nós! Temos o Espírito Santo em nossas vidas! Ele conserta as nossas orações! Que ajuda grandiosa, que auxílio maravilhoso o Espírito Santo nos dar! Louvado seja Deus pelo seu Espírito em nós. AMÉM!!!
SERMÃO DE MANOEL LUÍS FERREIRA, BETO
####################
################
Postar um comentário