terça-feira, 29 de setembro de 2009


O SERVIÇO DO SENHOR


O presente estudo baseia-se na língua original do Novo Testamento, o grego “koinê”.

1 - TERMOS

Há três palavras que, sobre este assunto, constituem como que uma família:

1.1 - DIÁCONOS

- Substantivo que foi transliterado para o português na forma de diácono e que se traduz por servo (ajudante, servente, aquele que ministra ou distribui, auxiliar, assistente, adjunto).

Nota:

Há no grego do Novo Testamento, duas outras palavras por vezes traduzidas por servo:

DULOS - escravo, e UPERÉTES - subordinado, subalterno.

1.2 - DIACONIA

- Substantivo que pode ser também transliterado como diaconia e que indica a função do diácono, traduzindo-se por serviço.

Nota:

Com a mesma idéia se usa a palavra diaconato, que entrou para a nossa língua através do latim. É mais aplicada à função eclesiástica oficial do diácono.

1.3 - DIACONÉOU

- Verbo que se traduz por servir, ou exercer a função de diácono ou servo.

2 - APLICAÇÃO DOS TERMOS NO NOVO TESTAMENTO

2.1 Uso corrente, aplicado a servos, criados ou serviços domésticos:

2.1.1 Serviçal: Mateus 20:26 Mateus 22:13 Mateus 23:11 Marcos 9:35 Marcos 10:43 Lucas 17:18 João 2:5/9

2.1.2 Serviços domésticos: Lucas 10:40 João 12:2

2.2 Aplicação aos anjos: Mateus 4:11 Marcos 1:13 Hebreus 1:14 2.3

Aplicação a Satanás: II Coríntios 11:15

2.4 Aplicação às potestades terrenas:

Romanos 13:4

2.5 Aplicação a Cristo:

Mateus 20:28 Marcos 10:45 Lucas 12:37 Lucas 22:27

2.6 Aplicação aos crentes em geral:

2.6.1 A sogra de Pedro: Mateus 8:15 Marcos 1:31 Lucas 4:39

2.6.2 As mulheres que seguiam a Jesus: Marcos 15:41 Lucas 8:3

2.6.3 Os discípulos de Cristo: Mateus 25:44 João 12:26

2.7 Aplicação:
A obreiros específicos (apóstolos, missionários, pregadores, pastores etc.), ministros da Palavra.

2.7.1 Apóstolos: Atos 1:17 Atos 1:25 Atos 6:4

2.7.2 Missionários: Atos 11:29/30 Atos 12:25 Atos 21:19 Romanos 11:13 Romanos 15:31 II Coríntios 11:8 Efésios 3:7 Colossenses 1:23/25 I Timóteo 1:12

2.7.3 Outros: Romanos 16:1 (Febe), I Coríntios 3:5 (Apolo), I Coríntios 16:15 (família de Estéfanes) Efésios 6:21 Colossenses 1:7 (Epafras), Colossenses 4:7 (Tíquico), Colossenses 4:17 (Arquipo) I Tessalonicenses 3:2 II Timóteo 1:18 (Onesíforo), II Timóteo 4:5 (Timóteo), II Timóteo 4:11 (Marcos) Filemon 1:13 (Onésimo)

2.8 Aplicação em sentido especial: 2.8.1 Um dos oficiais da Igreja: Filipenses 1:1 I Timóteo 3:8/13 2.8.2 Diaconato como um dos dons de Deus: Romanos 12:7 2.8.3 Escolha e ofício determinado pela necessidade: Atos 6:1/3 (Para beneficência neste caso)

2.8.4 Paulo tinha os seus diáconos, coadjutores: Atos 19:22 (Timóteo e Erasto)

3 - DESEMPENHO DO DIACONATO

3.1 Há diversidade de serviços, tarefas ou diaconias: I Coríntios 12:5

3.2 Certos obreiros, chamados e dedicados à Obra (pastores e missionários) são sustentados materialmente pelas igrejas: I Coríntios 9:13/14 II Coríntios 11:8

3.3 Participamos num glorioso ministério, o da reconciliação dos homens com Deus: II Coríntios 5:18 (O maior serviço a Deus e ao próximo)

3.4 Há ênfase bíblica ao “serviço a favor dos santos”, ou seja, o ministério da beneficência, uma importante diaconia que determinou a eleição dos sete em Jerusalém: Romanos 15:25 II Coríntios 8:4 II Coríntios 8:19 II Coríntios 9:1 II Coríntios 9:12/13 Hebreus 6:10

3.5 O serviço cristão, qualquer que ele seja, deve ser desempenhado com zelo e senso de responsabilidade: II Coríntios 6:3

3.6 O verdadeiro diácono, ou servo do Senhor, serve-O com humildade, em submissa dependência de Deus: I Pedro 4:10/11
4 - CONCLUSÃO

4.1 Todos somos, num sentido geral, diáconos, isto é servos de Jesus Cristo e servos uns dos outros. Todos temos um lugar de serviço na Obra do Senhor, ainda que não nos seja atribuído pela igreja um determinado cargo.

4.2 Há serviços especiais, para os quais alguns são chamados, na Seara do Senhor: apóstolos, missionários, pastores, evangelistas, etc...

4.3 Há um sentido específico de diaconato na igreja, em conexão com os bispos ou pastores no desempenho das responsabilidades que lhes forem atribuídas.

4.4 Na Igreja de Cristo só há um Senhor, que é Cristo. Todos nós somos servos, Seus servos. Todo o trabalho do Senhor deve ser cumprido no espírito de serviço a Cristo, com zelo, brio, fidelidade e humildade.


AUTOR: Orlando Caetano


segunda-feira, 28 de setembro de 2009


JACÓ, UM HOMEM
A QUEM DEUS
NÃO DESISTE DE AMAR

Gênesis 32.22-32; Oséias 12.3-4



INTRODUÇÃO

Deus não abre mão de você. O seu amor por você é determinado, incansável, vencedor. Não depende de quem você é nem de como você se comporta. O amor de Deus por você é eterno. A causa do amor de Deus por você, não está em você, mas nele mesmo.

• A vida de Jacó nos ilustra essa verdade de forma gloriosa.

Vejamos:

I. DEUS AMA A JACÓ, A DESPEITO DE JACÓ

1. Deus amou e escolheu Jacó antes dele nascer – Gn 25:23; Ml 1:2

• O amor de Deus por você não é causado por fatores externos. Deus o amou e o escolheu soberanamente, livremente, independente dos seus méritos. Deus disse para Rebeca: “O mais velho servirá o mais moço” (Gn 25:23).

• Deus disse que o seu amor por Jacó foi um amor incondicional: “Eu vos tenho amado, diz o Senhor; mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor; todavia amei a Jacó, porém aborreci a Esaú” (Ml 1:2).

Deus nos escolheu em Cristo não por causa das nossas obras, mas para as boas obras; não porque éramos obedientes, mas para a obediência.

Deus nos escolheu quando éramos pecadores, quando estávamos mortos. Ele colocou o seu coração em nós, antes mesmo da fundação do mundo, antes dos tempos eternos.

2. Deus amou a Jacó a despeito de seus pecados – Gn 25:23

Jacó recebeu um nome que foi o espelho da sua personalidade: enganador, suplantador.

Ele nasceu segurando no calcanhar do seu irmão.

Ele aproveitou um momento de fraqueza do seu irmão, para arrancar-lhe o direito de primogenitura.

Ele aproveitou um momento de cegueira do seu pai, para mentir para ele e se passar como se fosse Esaú.

Ele mentiu em nome de Deus e roubou a bênção que Isaque intentava dar a Esaú. Jacó tinha um comportamento reprovável.

Ele enganou, mentiu, traiu. Mas a despeito de quem era, Deus o amou e continuou investindo na sua vida.

Assim é o amor de Deus por nós. Ele nos ama apesar de nós. Temos pecado contra ele, mas ele continua nos amando e investindo em nós.

3. Deus revelou-se a Jacó a despeito da sua crise – Gn 28:10-17

Jacó estava em crise. Ele mentira para o pai em nome de Deus. Tomara os destinos da sua vida em suas próprias mãos, duvidando do propósito do Senhor. Enganara o seu irmão Esaú. Agora, para salvar sua vida, precisa fugir.

• Deus toma a iniciativa e revela-se a ele em Betel. Deus era o Deus de Abraão e Isaque, mas ainda não o Deus de Jacó.

Deus faz promessas a Jacó a despeito de Jacó ainda não conhecer a Deus pessoalmente. Deus promete estar com ele, guardá-lo, ampará-lo. Jacó tem uma experiência profunda em Betel, Casa de Deus, mas ainda não com Deus.

Talvez você já tenha tido grandes experiências do poder de Deus. Talvez você já teve experiências tremendas na casa de Deus. Talvez você já ouviu sobre as promessas de Deus. Mas você ainda não teve um encontro transformador com o Senhor.

4. Deus abençoou Jacó a despeito de Jacó ainda não ser salvo – Gn 28:10-17

Deus abençoou Jacó dando-lhe companhia, proteção e prosperidade. Deus fez de Jacó um homem próspero: dando-lhe uma grande família e muitos bens. Deus estava cercando a vida de Jacó com bênçãos especiais. Mas Jacó ainda não estava salvo.

Da mesma forma, Deus tem nos abençoado. Ele tem nos guardado. Ele tem nos dado o pão de cada dia. Ele tem nos dado a família. Deus tem lhe dado saúde, família, bens. Mas você já está salvo? Você já teve um encontro profundo com Deus?

II. DEUS CONFRONTA JACÓ NA HORA DA SUA MAIOR ANGÚSTIA

1. Jacó mentiu para o pai, enganou o irmão, mas não conseguiu apagar as chamas de sua própria consciência culpada – Gn 32:10-11

Os anos não conseguiram apagar o drama existencial vivido por Jacó. A sua crise com Esaú ainda estava acesa no coração. Agora ele está de volta. Agora precisa encontrar-se com Esaú. O medo lhe vem ao coração. A culpa o assola.

Ele que viveu a vida fugindo, precisa agora enfrentar a situação. Ele não pode fugir de si mesmo e por isso fica só.

Ele tem que olhar no espelho da sua própria alma e contemplar de fato quem ele é: um suplantador.

2. Deus começa a lutar com Jacó – Gn 32:24

Deus quer transformar Jacó. Deus não abre mão da vida de Jacó. Deus toma a iniciativa. Ele começa a luta. O encontro de Jacó com Deus não pode ser mais adiado. Ter as bênçãos de Deus não é suficiente.

Jacó precisava ter uma experiência pessoal e profunda com o próprio Deus. Mas é Deus quem toma a iniciativa.

Deus não desiste de você. Hoje você precisa atravessar o seu Jaboque. Deus está no seu encalço.

Ele não abre mão da sua vida.

Ele ama você.

Ele tem investido em você.

Ele tem abençoado a sua vida. Mas, agora ele quer o seu coração.

Se preciso for, ele vai lutar com você, para conquistar o seu coração, porque ele não pode abrir mão do direito de ter você.

3. Deus não desiste de Jacó, a despeito da resistência de Jacó – Gn 32:24b-25

Jacó lutou a noite toda.

Ele não queria ceder.

Ele não queria entregar os pontos.

Ele mediu força com força, poder com poder, destreza com destreza. Jacó era um caso difícil. Um coração duro, um homem difícil de se converter. Mas, Deus não abandonou Jacó por isso. O mesmo Deus que vinha abençoando Jacó a vida toda, agora luta com ele a noite toda.

Deus tem lutado com você também.

Deus tem colocado intercessores no seu caminho. Ele tem colocado pregadores diante de você. Você tem escutado muitas vezes a voz de Deus. Não endureça o seu coração.

4. Deus feriu Jacó, a fim de não perder Jacó para sempre – Gn 32:25

Deus deixou Jacó aleijado para que Jacó não fosse condenado por toda a eternidade.

Deus foi às últimas consequências para salvar Jacó.

Deus empregou um método radical. Quem não vem por amor, vem pela dor. A vocação de Deus é irresistível.

Deus empregará todos os meios para salvar você. Se preciso for, ele tocará em seu corpo, em seus bens, para que você se quebrante, para que você se humilhe.

A voz de Deus é tremenda. Ela despede chamas de fogo. Ela faz tremer o deserto. Ela despedaça os cedros do Líbano, ela quebra as nossas resistências.

Deus às vezes, usa uma enfermidade, um acidente, uma perda significativa.

Deus, porém, jamais desiste de salvar aqueles a quem ele escolheu desde a eternidade.

III. DEUS SALVA JACÓ NA HORA QUE ELE CONHECE SUA DEPENDÊNCIA DE DEUS

1. Jacó reconhecido da sua necessidade de Deus, não abre mão de ser abençoado por Deus – Gn 32:26

Jacó se agarra a Deus e diz: “eu não te deixarei ir se tu não me abençoares”. Ele tem dinheiro, tem família, tem o direito de primogenitura, mas agora ele quer Deus. Sua maior necessidade é de Deus.

Jacó sem Deus é nada.

Jacó sem a bênção de Deus é vazio.

Jacó agora tem pressa para ser transformado por Deus.

Ele ora com intensidade.

Ele ora com senso de urgência.

Ele não pode perder a oportunidade.

Ele anseia por Deus mais do que por qualquer outra coisa na vida.

2. Jacó chora diante de Deus buscando uma transformação da sua vida – Os 12:4

Jacó agora tem o coração quebrantado. Ele agarra-se a Deus com senso de urgência e com os olhos molhados de lágrimas. Jacó se quebranta, se humilha, chora e reconhece que não pode mais viver sem um encontro profundo e transformador com Deus.

Como Pedro, Jacó chora, o choro do seu arrependimento.

Ele instou com Deus em lágrimas.

Ele pediu a bênção de Deus com pranto. Seus olhos estão molhados e sua alma ajoelha diante do Senhor.

E por que Jacó chora?

O que ele pede com tanta urgência e com tanta sofreguidão? Ele não pede coisas.

Ele pede que Deus mude a sua própria vida.

Ele quer Deus e quer vida nova!

3. Jacó confessa o seu pecado e toca no ponto nevrálgico da sua vida – Gn 32:27

Quando Deus lhe perguntou: “Qual é o teu nome?” Ele respondeu: “Jacó”. Aquela não foi uma resposta, mas uma confissão.

Jacó não podia ser transformado sem antes reconhecer quem era.

Ele não podia ser convertido sem antes sentir convicção de pecado.

Ele não podia ser uma nova criatura sem antes reconhecer que ele era um enganador, um suplantador.

A história de Jacó era uma história crivada de engano, mentira. Ele tinha nome de crente, mas ainda não era salvo.

Jacó era um patriarca.

Ele conhecia a aliança de Deus.

Ele tinha as promessas de Deus, mas Jacó não vivia como um filho de Deus. O engano era a marca da sua vida.

Seu nome era um espelho da sua vida.

Seu nome era aquilo que ele era e vivia. Mas, agora, ele abre o coração. Ele admite o seu pecado.

Ele toca no ponto de tensão, no nervo exposto da sua alma.

Qual é o seu nome?

Quem é você?

É hora de você depor as armas.

É hora de você deixar de resistir o amor de Deus.

É hora de você confessar não apenas o que você faz, mas quem você é, a fim de que você também seja salvo!

4. Jacó prevalece com Deus, vê a Deus face a face e sua vida é salva – Gn 32:30

Até este tremendo encontro, Deus era apenas o Deus de seu avô Abraão e seu pai Isaque, mas agora Deus passa ser conhecido como o Deus de Jacó.

Jacó tem os olhos da sua alma abertos. Ele vê a Deus face a face. Jacó tem seus pecados perdoados, sua alma liberta, seu coração transformado, sua vida salva. Tudo se fez novo na vida de Jacó.

Hoje, você também pode ver a Deus face a face. Esta igreja pode ser hoje a sua Peniel.

Hoje esse culto pode ser o seu vau de Jaboque. Deus está aqui. Ele é poderoso para mudar sua vida, para transformar o seu coração e lhe dar a vida eterna.

5. Jacó depois de salvo tem um novo futuro: luz e reconciliação – Gn 32:31; 33:4

Depois de ter vivido uma vida inteira de trevas, o sol nasceu para Jacó. A luz brilhou no caminho de Jacó. As trevas ficaram para trás. Tudo se fez novo na vida dele: um novo coração, uma nova mente, uma nova vida. Ele saiu manquejando, mas sua alma esta livre! Esaú deve ter lhe perguntado: Por que você está manquejando Jacó: Ah! Meu irmão, Deus me salvou. Hoje eu sou um novo homem, tenho uma nova vida! Aquele velho Jacó morreu e foi sepultado na vau de Jaboque. Agora sou uma nova criatura. O sol nasceu para mim!

Deus transformou o ódio de Esaú em amor; o medo de Jacó em alegria. E aquele encontro temido, que acenava uma briga, uma contenda, uma guerra, transformou-se numa cena de choro, abraços, beijos e reconciliação. Deus transforma a nossa vida completamente. Ele nos reconcilia com os nossos inimigos. Ele alivia o nosso coração da culpa e do medo!

CONCLUSÃO

• Estamos atravessando o vau de Jaboque. Um novo ano está chegando. Como vamos atrevessar as fronteiras deste novo ano? Fugindo? Resistindo o amor de Deus? Ou vamos atravessá-lo agarrados com Deus, pedindo a ele, em lágrimas que transforme a nossa vida?

• Deus não desiste de amar você. Ele está no seu encalço. É melhor que você não demore, pois pode ser que você ainda fique manco!



AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes


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domingo, 27 de setembro de 2009

MISSÕES, A URGÊNCIA
DE UMA TAREFA

JOÃO 4.31-38



I. JESUS MOSTRA O SEU COMPROMISSO - v. 31-34

a) Comida é todo dia

b) Comida é coisa básica

c) Assim é a vontade do Pai = Fazer discípulos de todas as nações.

II. JESUS FALA DE SUA VISÃO - v. 35

a) Ainda não está na hora - Ainda falta 4 meses

b) Jesus diz: Está passando da hora = a igreja está com os olhos para baixo - Quando levanta os olhos você começa a ver como Deus vê. Não para servir aqui, mas a partir daqui.

c) Por que você é salvo hoje? Porque missionários vieram até nós.

III. JESUS FALA DA URGÊNCIA DA TAREFA - V. 35

a) Existem 123 tribos na Amazônia não alcançados dos 223 tribos.

b) A distribuição do pão nas mesmas fileiras

c) Há dois tipos de pessoas no mundo: Evangelizados e não evangelizados ou seja, onde o Evangelho está disponível e onde não está disponível.

IV. A RECOMPENSA - V. 36

V. A COOPERAÇÃO - v. 37,38

Nossas diferenças doutrinárias não podem nos dividir.




AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes.


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quarta-feira, 19 de agosto de 2009


A CRUZ
UMA MENSAGEM
DE LIBERTAÇÃO
Is 61:1


· Esse versículo do livro de Isaias refere-se à obra que Jesus veio fazer aqui na Terra e que nós, seus discípulos, anunciamos e continuamos.

· Certa vez, Jesus estava em Nazaré, cidade onde havia sido criado, e lhe deram a oportunidade de falar na sinagoga. Ele, então, leu esse trecho do profeta Isaias e disse que essa Escritura estava se cumprindo naquele dia, em sua vida. Lc 4:14-22

· A obra de Jesus é uma obra completa! Ele veio, através da sua morte na cruz, nos libertar de toda prisão e nos trazer restauração física, emocional e espiritual.
A cruz traz uma mensagem de libertação.

DO QUE JESUS QUER ME LIBERTAR?

1. Jesus quer me libertar do império das trevas - Cl 1.13,14 )

* A Bíblia é clara em mostrar que só há duas opções de governo sobre a sua vida nesse mundo. Ou você está debaixo do império das trevas ou debaixo da autoridade de Jesus. Não há campo neutro.

* O império das trevas é dominado pelo pecado e povoado pelo diabo e os demônios. Já o reino da luz é o reino de Jesus, onde Ele reina e onde estão os seus servos ( a igreja ) e os anjos.

* O que muita gente desconhece é que, todos nós nascemos do lado errado, ou seja, nascemos no império das trevas. Espiritualmente falando, ninguém nasce justificado, filho de Deus, santo.

* Todos nascem pecadores e, por isso, pecam com tanta facilidade, desde a infância, sem que ninguém precise lhes ensinar. O único homem que nasceu do “lado certo” foi Adão, mas ele desobedeceu a Deus e, a partir daí, todos nós nascemos pecadores - (Rm 3:23 ).

* A morte de Jesus na cruz oferece a todas as pessoas a possibilidade de se reconciliar com Deus, através do perdão dos seus pecados.

* A cruz é o passaporte pra você trocar de lugar no mundo espiritual. Abandonar o império das trevas e mudar-se para o reino de Jesus. Você não pode fazer isso por você mesmo. Só através de Jesus!

* Quem não entende e recebe a mensagem da cruz, continua no império das trevas, mesmo que não se aperceba disso.

2. Jesus quer me libertar do domínio do pecado - Rm 6:18

· Você já percebeu como as pessoas que não têm uma aliança com Deus pecam deliberadamente e abundantemente?

· Basta assistir a alguns minutos de telejornal para percebermos como as pessoas têm uma inclinação para a maldade, para o erro, para a corrupção.

· Quantos crimes! Quantos roubos! Quanta imoralidade! E isso não acontece só no nosso país. É assim no mundo inteiro!·
· As pessoas fazem coisas que ofendem a Deus com uma freqüência terrível e, nem se sentem culpadas por isso. Na verdade, elas são escravas do pecado. Mesmo que queiram, não conseguem se libertar.

· É como alguém viciado em álcool ou em drogas que, sabe que está errado, mas não consegue abandonar o vício. É a nossa natureza pecadora, da qual a Bíblia fala em Cl 3:5
·
· Mas, através da cruz, temos libertação. A mensagem da cruz promove em nós ARREPENDIMENTO e quem verdadeiramente se arrepende, não consegue mais repetir o erro.

· A mensagem da cruz também nos dá um forte aliado contra o pecado que é o ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

· Quando você decide que Jesus será o seu Senhor, você recebe o Espírito Santo que, dentre outras coisas, nos ajuda a não pecar. Em nós mesmos, não temos forças, mas Deus nos capacita a vivermos de maneira digna e correta.
·
· O pecado não nos domina mais! Temos a opção e a força pra dizer NÃO ao pecado. A cruz nos liberta!


3. Jesus quer nos libertar do medo da morte

* Você tem medo de morrer?

Pois observe o que a Bíblia diz em Hebreus 2:14,15.
O medo da morte é um tipo de escravidão.
Mas, veja que coisa tremenda: A MORTE DE JESUS NOS LIBERTA DO MEDO DA MORTE! Jesus venceu a morte e essa é a nossa garantia de vitória.
* Por que as pessoas têm tanto medo da morte? Porque desconhecem o que vem depois.
A insegurança e a incerteza causam um verdadeiro pavor em muitas pessoas que não gostam nem de pensar nesse assunto. Isso é uma escravidão, diz o autor aos Hebreus, porque por mais que “fujamos do assunto”, não poderemos fugir da morte.

* Se Jesus não voltar antes, vamos enfrentar a morte. Pois a mensagem da cruz me dá a CERTEZA DE UMA RESSURREIÇÃO E DE UMA ETERNIDADE COM DEUS.Jesus prometeu que, aqueles que o recebessem como Senhor teriam vida eterna garantida.
O céu não é uma promessa de ilusão, é uma bendita realidade. Há um lugar maravilhoso preparado para os filhos de Deus.

CONCLUSÃO:

- Hoje é dia de libertação na sua vida.
- É dia de você trocar de reino no mundo espiritual: sair do império das trevas e vir pra o Reino de Jesus.
- É dia de você experimentar libertação dos seus pecados e é dia de você não mais viver escravizado com medo da morte.
- Tome posse dessas bênçãos que Jesus conquistou na cruz!


Fonte: Ministério Manancial de Vida para as Nações




terça-feira, 18 de agosto de 2009


O QUE FAZER QUANDO
A CRISE NOS APANHA
DE SURPRESA?
Gênesis 21.8-21



I. A CRISE MUITAS VEZES É GERADA EM MEIO À CELEBRAÇÃO DA VIDA – v. 8-9

1. O que se vê neste texto é que existe espaço no meio do sagrado para celebrar as coisas mais comuns da vida – Abraão deu um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.

2. Não há nada mais comum do que crescer e ser desmamado. Mas Abraão celebra o comum. Tem tempo na sua agenda sacrossanta para dar tempo ao filho. Abraão se deleita em cada fase da vida do filho e compartilha com os outros a sua alegria.

3. Abraão não tinha uma agenda do sagrado. Tudo é sagrado. A vida para Abraão era uma liturgia. Abraão fecha a agenda e arranja tempo para celebrar o comum com a família.

4. AGORA vamos ver que existe um fio muito tênue entre o projeto da celebração da vida e o projeto de converter a vida numa coisa má, seca, árida e totalmente violenta na relação com os outros.

5. No meio do grande banquete que Abraão estava dando surgiu uma coisa que não estava agendada, que azedou a festa, que estragou a celebração: “Vendo Sara que o filho de Hagar, a egípcia, o qual era dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho” (Gn 21:9-10).

6. Quando estava todo mundo se alegrando, Sara flagra Ismael fazendo uma brincadeira com Isaque e naquele mundo seu mundo ruiu. Surge um sentimento de agressão e aversão por Ismael e gesta, a partir daí, um dos momentos mais violentos da história de gente envolvida com o sagrado.

7. Sara ficou cheia de ira, empanturrada de ódio, e se move na direção de ser dura, cáustica. A reação de Sara provoca uma crise seríssima na vida de Hagar e de Ismael.

8. Essa é sua crise, a minha crise, a nossa crise, muitas vezes.

II. A CRISE DE SER REJEITADO – v. 10

1. Primeiro, surge a crise de se sentir descartável diante da vida – v. 10

a) “Rejeita” = Escancara o drama de se sentir uma coisa qualquer, que se usa e joga fora. A rejeição é a forma mais violenta de ferir e agredir uma pessoa. A rejeição dói muito.

• A rejeição desarticula a saúde psicológica. Provoca uma desestabilização psicossomática, joga a pessoa num poço fundo de desvalorização humana.

• Introjeta-se o sentimento de lixo, de monturo existencial, e começa a partir daí o registro do descartável diante da vida.

Não há nada que fere mais alguém do que ser rejeitado – É o abraço que não pode ser dado; é o toque que não é aceito; é o telefone que é desligado na cara.

• Só se sente desprezado quem já foi prezado. Houve um dia que Hagar serviu para Sara. Seu útero prestou para alguma coisa. Valeu como jardim da vida. Agora ela é jogada fora.

• Exemplos:

Jovens que foram usadas e descartas.
Jovens que caíram na teia da sedução e depois abortaram o fruto da promessa do amor. Maridos rejeitados. Esposas rejeitadas. Filhos rejeitados.
Velhos rejeitados nos asilos. Empregados rejeitados por serem honestos.

2. Segundo, surge a crise de ser tratado como sujeito indefinido da históriaa) “Rejeita essa escrava” = Sara omite o nome de Hagar.

Para ela Hagar não tem nome, não tem valor. Sara só trabalha com a linguagem do desprezo humano.

Ela usa “Essa escrava”, “seu filho”; “dessa”. Ela só se dispõe a usar o nome do seu filho. “Porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho” (v. 10).

• Para Sara só tem valor e importância o seu filho. Os outros que se danem, que passem fome, que morram de sede. Os outros são descartáveis, são lixo e devem ser rejeitados.

• O nome significa a pessoa. Hagar não tinha valor para Sara. Sara tornou-se oportunista. Usa os outros quando precisa e depois coloca numa cesta de lixo. É a linguagem máxima do desvalor e do desprezo.

3. Terceiro, a crise de sentir-se sem direito, sem vez e sem voz – v. 10

a) “Rejeita essa escrava” = Hagar não tem direito de ter direito. Seus sonhos são amputados, seus projetos bombardeados.

• Porque é escrava não pode se manifestar, não pode opinar, não pode falar. Não pode expressar o que sente. Tem que se conformar. Você não tem voz. Não vem vez. Não tem direitos. Só tem o dever de ficar calado, esmagado, rejeitado.

4. Quarto, Sara mostra que a razão amior de sua rejeição absurda e cruel era a ganância financeira – v. 10

a) “Rejeita essa escra e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho”.

• Toda a questão tem a ver com dinheiro, com bens materiais.

Quantas disputas de família por causa de herança, de partilha de bens.

Quantas brigas entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos por causa de dinheiro.

Quantos casamentos arruinados por causa da ganância.

• Sara vive a doença do possessivismo em tudo. Quando fala de Isaque não usa nosso filho, mas meu filho. Tudo era dela e convergia para ela.

III. A CRISE DE SE SENTIR SEM RUMO NA CAMINHADA – v. 11-14

1. Hagar saiu – v. 14b “Ela saiu...”.

• Hagar sente agora o gemido da ruptura. A morte do passado. Hagar não podia mais ficar ali. Não tinha mais espaço para ela. Por isso saiu.

• Na crise não se vê claro. Fica tudo cinzento. Faz-se um breu psicológico na vida da gente. Dá um curto-circuito na psiquê humana: “Hagar saiu andando errante pelo deserto”.

• Hagar sai na direção de um-lugar-nenhum. Sai na direção de-onde-não-se-chega. Se você não sabe aonde vai, já está perdido antes mesmo de partir.

• Hagar saiu. Cortou as raízes. Rompeu os laços. Não sabe se volta.

2. Hagar saiu andando errante – v. 14b “saiu andando errante”.

• Andar pressupõe um caminhho. Sem um caminho não se pode andar. Sem caminho não há direção. Por isso ela anda errante.

Ela está andando na direção do nada.

Ela está desgovernada na história. Não sabe se direcionar.

3. Hagar saiu andando errante pelo deserto – v. 14b “saiu andando errante pelo deserto de Berseba”.

• O deserto é perigoso. O deserto é seco, árido, ameaçador. É prenúncio de morte. Andar com um menino no deserto é algo que traz medo e grande aflição.

IV. A CRISE DE ESPERAR O QUE SÓ FAZ DESESPERAR – v. 15-16

1. Em primeiro lugar, o esgotamento dos recursos humanos diante da necessidade imediata pela permanência da vida – v.15

• Enquanto existia água, existia a luta pela sobrevivência da vida. Água significa resistência ao caos. No deserto a água é a maior riqueza. Quando acaba a água, acaba a esperança. Sem água não se caminha pelo deserto. Sem água não se chega a lugar nenhum.

• Hagar chegou ao fim do túnel, ao fundo do poço. Todos os recursos esgotaram-se. Surge o cansaço da caminhada. Já não consegue ficar de pé. Os passos estão trôpegos. Ismael já está desidratado, desmaiando de sede. O sol é implacável. As areias esbraseantes férem seus pés. O cenário é de desespero. Ela só espera o fim, a morte.

• Hagar arrasta o filho e o coloca debaixo de um arbusto. Faz daquele lugar sua UTI. Coloca Ismael no leito da morte e se afasta. E pela primeira vez ela fala.

• Mas sua fala é negativa. É pessimista: “Assim, não verei morrer o menino...” (v. 16). O Não é a sonegação de todo sonho. Ela verbaliza um futuro carimbado de desesperança.

• Ela revela sua fragilidade. Ela chora. O choro é o discurso silencioso da fragilidade, da crise que nos pegou para valer. Hagar perdeu tudo: o lar, o abrigo, o nome, o direito, a liberdade, o pão, a água, o teto, o sentido da vida, agora o filho.


2. Em segundo lugar, Hagar experimenta a crise de esperar o que só faz desesperar, porque não consegue enxergar Deus naquela situação – v. 17

• “Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está”.

• Hagar chora, mas não ora. Quem olha para a vida como se fosse tragada pela morte não ora, mas só chora. Chorar sem orar é a configuração do mais alto pessimismo humano.

• Hagar não trabalhou para a reversão da situação orando (Exemplo: Pedro na prisão).

V. A CRISE COMO UM PROJETO LIBERTADOR DE DEUS NA VIDA – v. 17-21

• A crise é uma encruzilhada: um tempo de oportunidade, de purificação, de experiência com Deus.

• Os grandes homens são formados na urdidura da crise: José, Davi, Daniel, Jeremias, Paulo, Jesus.

• Deus agenda um encontro conosco na crise: Não podemos gerenciar as desordens da nossa própria vida. Na crise Deus pode nos levantar um novo relacionamento com ele: Salmos 116:1-4.

• Vejamos quatro gestos de Deus na crise de Hagar que mudaram sua vida:
1. Deus afasta de nós o sentimento de desprezo e de rejeição – v. 17 – “... Que tens Hagar?”

• Durante toda a caminhada pelo deserto Hagar sentira-se ninguém, sem nome, sem identidade, sem direitos, sem voz.

Era apenas “essa escrava”. Era só uma coisa, uma matéria descartável.

• De repente, tudo se inverte. Existe um ALGUÉM que sabe que Hagar não é uma NINGUÉM. Deus sasber o valor de Hagar. Deus se importa com Hagar. Deus tem um arquivo vivo de Hagar.


• Deus pronuncia seu nome. Para Deus Hagar tem nome, valor. Para Deus Hagar faz diferença.

• “Que tens Hagar?” = Hagar que ficara calada até agora, sufocada, sem vez, sem voz; agora pode falar, pode desabafar. Deus quer ouvi-la. Isso é terapia divina. Ela recebe a cura da “escravização do silêncio imposto”: “O que tens?” é a carta de alforria que ela tanto precisava.

• O nome de Hagar é pronunciado do céu, num contexto de milagre = Deus mostrou que Hagar é importante para a História. É o Senhor do Universo que dá valor a ela. Para Deus Hagar tem nome, tem cor, tem voz, tem vez! Você não precisa se sentir esse, essa. Você tem valor para Deus!


2. A crise torna-se degrau da vitória porque Deus encontra conosco exatamente onde a história parecia ter chegado ao fim – v. 17,18 “Deus, porém, ouviu...”.

• O Porém faz total dirença em tudo que está acontecendo. Significa mudança radical no rumo de tudo.

• Deus intervém no caos, na crise. Este “porém”, indica que Deus chegou na crise, que acaba de tocar a campainha, acaba de bater na porta do nosso caos e que está chegando para reverter o precesso da morte em vida. Como?

a) Mudança posicional de Hagar – Ergue-te – É preciso reagir diante do caos. Sair da posição de pessimismo e derrota.

b) Mudança de atitude em relação ao filho – Levanta o rapaz – Lute pelo seu filho. Não o entregue à morte. Salva o seu filho.

c) Mudança de atitude em relação ao futuro – Farei dele uma grande nação – Hagar olhou para o futuro do seu filho e viu o fim imediato: a morte.

Deus olhou para o seu filho e viu uma grande nação!

Deus pode também mudar o seu futuro. Mesmo que você já tenha decretado falência, Deus pode fazer grandes milagres na sua vida.


3. Deus muda tudo na crise porque providencia escapes milagrosos para quem está falido de recursos – v. 19

• Deus abriu um poço no deserto. Ele converte terra seca em manancial. Ele é o Jeová-Jiré: ele abre o mar vermelho, tira água da rocha, com um toque derruba as muralhas de Jericó, abre os olhos ao cego, cura quem está com o pé na cova, faz com que a estéril seja alegre mãe de filhos, transforma dilúvios em arco-íris, vales em mananciais.4. Olhe para a crise com os olhos de Deus – v. 12,13

• A nossa crise não apanha a Deus de surpresa. Ele conhece o fim desde o começo.

• Pode ser que as coisas pareçam de ponta cabeça diante de nós: o casamento, o trabalho, a saúde, as finanças, a situação dos filhos. Mas Deus transforma o mal em bem porque ele dirige o nosso destino.

• O Deus de Hagar sempre chega na hora H.


AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes


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sexta-feira, 7 de agosto de 2009


PAI DE VERDADE


=> Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmenterecolher o fruto de um momento de prazer, mas sim percebero quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

=> Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.

=> Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceberquando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

=> Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

=> Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstraque em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

=> Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas apontaaqueles cujas condutas não devem ser seguidas.

=> Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas desejagrande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.

=> Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenhatudo aquilo que merecer e realmente desejar.

=> Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolsopara pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebeaté que ponto está alimentando um espírito de dependência.

=> Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta paraum caminho de honestidade e de Bem.

=> Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim" tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .

=> Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas perguntase houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.

=> Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,atento e amoroso - com a alma de joelhos - pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos ...

Texto de Silvia Schmidt


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sexta-feira, 3 de julho de 2009


DEFENDENDO SEU
PEDAÇO DE TERRA
2 Samuel 23.11, 12



"Depois dele, Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Lei, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas: e o povo fugia de diante dos filisteus. Pôs-se Samá no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento".

Introdução

O Espírito do Senhor me dirigiu a este texto, porque nele há algumas coisas que Deus quer nos dizer hoje:


1º A primeira coisa que Deus está dizendo é "Se você é meu servo, eu preciso de você.

Diz o Senhor." Há uma interação entre homem/Deus e entre Deus/homem.

- Os filisteus apertaram com o povo de Deus, colocando o povo em fuga. Uma situação calamitosa! Na realidade os filisteus pareciam obter a vitória! Até que um homem de nome Samá decidiu fincar o pé e defender um pedaço de terra onde havia uma plantação de lentilhas!

- A questão aqui não é a horta nem o que nela havia, mas o posicionamento de um homem!Sozinho ele enfrenta os filisteus e os põem em fuga: V.12: "Feriu os filisteus", "...e o Senhor efetuou grande livramento". Eis a interação entre homem e Deus!

- Amados: Sempre que Deus quer efetuar um livramento, Deus precisa do homem! Era a intenção de Deus libertar seu povo, mas precisava da intervenção de alguém! Qual é o seu campo de Lentilha?

- Deus quer dar um grande livramento... mas ele virá quando INTERAGIRMOS COM DEUS

2º. A segunda coisa que Deus está dizendo é esta: "Um homem e Deus, juntos, podem fazer grandes coisas!

Este é um princípio bíblico que pode ser encontrado do Gênesis ao Apocalipse:

a) Deus, ao que parece, limita sua ação à ação do homem. Sempre que Deus quer fazer uma coisa gloriosa Ele mesmo coloca sua vontade (gera)no coração do homem.

b) Deus sempre busca companheiros com os quais possa compartilhar sua vontade.

c) Deus conta com o homem na execução de seu propósito.

- Até mesmo quando sua intenção é a de destruir, Ele compartilha com os homens: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei" (Ez 22.30).

- A seguir, o profeta descreve que Deus irá destruir, por não haver encontrado alguém que interferisse diante dele!e) Um homem e Deus, fazem grandes coisas juntos! Vejamos alguns exemplos:

(1) Davi.

- Disseram a respeito dele a Saul: "...homem de guerra, sisudo em palavras, e de boa aparência; e o Senhor é com ele" (1 Sm 16.18). "Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o Senhor era com ele" (1 Sm 18.14). .

(2) Gideão:

Deus disse a Gideão: "O Senhor é contigo, homem valente" (Jz 6.12).

Conclusão:

- Irmãos, Deus conta com o homem para a realização de seu propósito.

Se Deus puder contar com você, meu irmão, (orando, abençoado, profetizando) nossa igreja em 2009 experimentará grandes conquistas.

Se Deus puder contar com você, nossa Igreja será abençoada.

Se Deus puder contar com você, casas e famílias inteiras serão benditas nessa terra.

Se Deus puder contar com você, essa cidade terá uma evangelização relevante.
Se Deus puder contar com você todas as ameaças cairão por terra.

Faça como Samá: Defenda seu pedaço de terra e Deus efetuará grande livramento!




ROBERNANE FERREIRA

  As 7 Vitórias do Apocalipse Apocalipse 21.7  “O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.” Introdu...