PASSOS PARA MUDAR UMA REALIDADE
“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de Deus abençoe! Deus abençoe.” (Zacarias 4.6,7)
Hoje vamos falar de Zorobabel, um personagem pouco conhecido, mas muito usado e abençoado por Deus. Zorobabel recebeu a responsabilidade de reconstruir o templo de Jerusalém. O objetivo dessa visão do profeta Zacarias era encorajar Zorobabel em sua tarefa de reconstruir o templo e a nação de Judá, após o cativeiro Babilônico. Esse texto nos ensina que Deus é capaz de realizar coisas maravilhosas, mudar cenários completamente destruídos, através de uma pessoa, mesmo que essa pessoa não se sinta preparado para essas coisas. Deus chamou Zorobabel para mudar uma realidade, mudar um cenário, mudar uma situação. Zorobabel não se sentia preparado para reconstruir o templo de Jerusalém. Então, Deus usa Zacarias para trazer uma palavra que mudaria a vida de Zorobabel.
O que aprendo com esse acontecimento é que, antes de desejar mudar uma realidade externa, Deus vai usar alguém mudar a minha realidade interna. Todos nós precisamos de uma palavra de encorajamento e motivação. Todos nós precisamos estar debaixo de uma palavra profética. Todos nós precisamos que Deus levante um Zacarias para falar conosco. Antes de reconstruir o templo de Jerusalém, Zorobabel precisava mudar a realidade e a motivação do seu interior. Ele precisava entender que Deus havia separado sua vida para essa importante missão e que mesmo se sentindo incapaz, Deus iria usar a sua vida.
Deus nos chamou para mudar uma realidade! Ele lhe chamou para mudar a realidade da sua família, do seu trabalho, na sua faculdade, do seu bairro e da sua cidade. Qual é a realidade que Deus lhe chamou para mudar? Mesmo que você se sinta incapaz, Deus vai capacitá-lo para essa tarefa. Nesta passagem encontramos passos que mudaram a vida de Zorobabel e, com certeza, mudarão a sua vida também. Nesta difícil tarefa de mudar uma realidade o que Zorobabel precisou aprender?
Para mudar uma realidade…
1. Seja DEPENDENTE do Espírito Santo.
“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (v.6)
Deus entregou uma missão a Zorobabel, e disse-lhe, que não poderia ser feita pela sua própria força. Ele precisava ser dependente do Espírito Santo. Existem realidades em nossa vida que só vão mudar se estivermos dispostos a abrir mão para que Senhor as controle. Sabe por que Deus disse isso?
Deus disse isso porque Ele sabe que gostamos de fazer as coisas do nosso jeito, gostamos de ter o controle de tudo na nossa mão, gostamos de dizer como as coisas devem acontecer. Na verdade, a única coisa que consigo alcançar fazendo as coisas do meu jeito, sem a participação do Pai, é frustração e fracasso.
No entanto, como Deus não quer que nos frustremos, Ele diz – dependa do meu Espírito. Depender do Espírito é fazer do Jeito Dele e não nosso! Você quer ser vitorioso? Você quer viver uma vida de conquista? Você quer mudar uma realidade? Uma circunstância? Um cenário? Um casamento? Uma comunidade?
Aprenda que não é do seu jeito é do jeito de Deus. Por isso, dependa do Espírito de Deus! Não é pela sua força que você vai conquistar ou mudar essa realidade, mas é pela força de Deus que habita em você.
Para mudar uma realidade…
2. Não olhe para as CIRCUNSTÂNCIAS ao seu redor.
“Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície.” (v.7a)
“A vida pode nos dar mil motivos para desistir, mas Deus sempre nos incentiva a prosseguir.”
Essa era a mensagem de Deus para Zorobabel. Ele estava cansado, desanimado e fraco. Tinha uma montanha diante dele. Quais eram as montanhas que Zorobabel tinha diante de si? O desânimo do povo, a oposição dos inimigos ao seu redor, colheitas escassas, falta de um poder militar para uma guerra, uma economia instável, pessoas desobedecendo a Lei de Deus. Era realmente um cenário desolador. No entanto, não era o momento para desistir.
Por vezes em nossa vida queremos avançar, mas muitas “montanhas” se levantam diante de nós. Mas, assim como o Senhor falou a Zorobabel, Ele fala a cada um de nós nesta manhã e diz às montanhas da sua vida: “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante da minha filha e do meu filho você se tornará uma planície”. CREIA – tudo que o tem impedido de chegar à vitoria, toda montanha majestosa que está a sua frente, se moverá pelo poder da palavra do nosso Deus.
“Onde existe montanha em sua vida, Deus vai transformá-la em estrada para você passar.”
Não sei se sua montanha se chama finanças, problema conjugal, familiar, enfermidade, crise interior, desânimo, tristeza ou amargura. Não importa o que seja! Hoje o Senhor diz: “Montanha majestosa, quem você pensa que é para impedir meu filho e filha de avançar”. Nada e nem ninguém poderá impedir você de continuar avançando. Por isso, não olhe para as circunstâncias ao seu redor. Mire no plano de Deus para sua vida. Aprenda com a experiência de Abraão e Sara.
Abraão enfrentou as circunstâncias do seu corpo de 10o anos de idade e do ventre estéril de Sara e ainda acreditou na promessa de Deus. Ele não ignorou as realidades físicas que viu. Ele só acreditou que Deus era mais poderoso que as circunstâncias que o rodeavam. Deus chama à existência as coisas que não existem, mas não trata as coisas que são como se não existissem. Em outras palavras, quando Sara era estéril, Deus não dizia “Sara não é estéril”. Em vez disso, Deus disse que ela teria um filho. Isso aconteceu para provar que não devemos olhar para as circunstâncias ao nosso redor, mas olhar para o Deus que pode e quer mudá-las.
Para mudar uma realidade…
3. LIBERE palavras de BÊNÇÃO sobre ela.
“Ele colocará a pedra principal aos gritos de Deus abençoe! Deus abençoe!” (v.7b)
Deus garantiu a Zorobabel que ele terminaria de reconstruir o templo de Jerusalém. Zorobabel colocaria a pedra principal (a última pedra a ser posta numa construção) em meio às declarações: Deus abençoe! Deus abençoe! Deus abençoe! Há um princípio aqui – as suas palavras criarão a realidade que você quer estabelecer em sua vida, porque as suas palavras tem poder.
“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza como do seu fruto.” (Provérbios 18.21)
Minhas palavras direcionam minha vida, minhas palavras direcionam minhas conquistas, minhas palavras me tornam um vencedor ou um derrotado. Ninguém muda realidades por meio de palavras pessimistas. Por isso, não se deixe impressionar por aquilo que você acha fora das suas possibilidades. Ao invés de dizer eu não posso, não consigo, não vai mudar, não dá, declare que todas as coisas são possíveis para Deus! Por isso, grite – Deus abençoe! Deus abençoe! Deus abençoe!
 Olhe para sua realidade e declare – Deus abençoe! Deus abençoe! Deus abençoe!
 Olhe para sua vida financeira e diga – Deus abençoe! Deus abençoe! 
 Olhe para aquele filho que está lhe dando trabalho e diga – Deus abençoe! Deus abençoe! 
 Olhe para seu casamento e família e diga – Deus abençoe! Deus abençoe!
 Olhe para esse bairro e cidade e declare – Deus abençoe! Deus abençoe!
 Olhe para aquilo que é alvo da sua conquista e diga – Deus abençoe! Deus abençoe!
Conclusão:
Sobre o que nesta manhã você precisa declarar “Deus te abençoe”? Comece a profetizar a benção de Deus sobre essa realidade que você deseja ver mudar. Faça isso com tudo o que lhe pertence. Suas palavras têm poder! Libere palavras de vida! Declare palavras de benção!
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação…” (Efésios 4.29a)
Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem