quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Transformando 
pedras em bênçãos 


Tema: PERSEVERANÇA 

Gênesis 28.10-19 



Introdução: 

 -= Certa vez ouvi alguém dizer que ‘quando Deus não muda as coisas, Ele nos muda em relação a elas’. Quando oramos para que as coisas mudem, muitas vezes nós é que precisamos mudar interiormente. 

-= Em muitas situações, tentamos fazer concertos e remendos em nossas vidas, mas na verdade é preciso recomeçar. Não adianta mudar de emprego, casa, cidade, médico, relacionamentos, e tudo o mais sem mudar interiormente nosso viver. 

-= Jacó estava vivendo um momento muito difícil em sua vida. Ao mesmo tempo em que começava um novo tempo de mudanças (v.10). Havia se desentendido com seu irmão Esaú e este queria mata-lo (Gênesis 27.42). Por isso fugiu para a casa de seus parentes e quis encontrar uma esposa para recomeçar sua vida (Gênesis 28.1,2). 

-= Jacó caminhava e estava tão cansado e preocupado que não tinha nem mesmo onde dormir, por isso, quando estava exausto, dormiu sobre uma pedra como travesseiro no meio do caminho (v.11). 

-= Jacó havia recebido a bênção de seu pai Isaque (Gênesis 28.3,4), mas agora receberia a bênção do próprio Deus (Gênesis 28.14). 

-= Muitas vezes estamos como Jacó, fugindo dos problemas, dificuldades na família, carentes da bênção do Senhor, cansados e precisando começar tudo de novo. Existem pedras tão grandes em nossas vidas que não conseguimos tirar de nosso caminho. É preciso transformar estas pedras para que deixem de ser problemas e se tornem bênçãos. 

-= Como transformar as pedras em minha vida? 

Vamos aprender com Jacó, como transformou as pedras de sua vida: 

 1 - Transforme sua pedra em um TRAVESSEIRO: “tomou uma das pedras do lugar e fê-la seu travesseiro” v.11 

-= A primeira coisa que aprendemos com Jacó é que em tempos difíceis precisamos encontrar um tempo para descansar no Senhor. Para mudar é preciso parar. Se eu quiser mudar minha direção, devo primeiro parar e então retornar. Não adianta prosseguir se está dando tudo errado. 

-= Jacó descansou no meio da tribulação. Reconheceu que não adiantaria prosseguir cansado como estava, mas precisava parar um pouco antes de continuar e recompor suas energias. 

-= Você está fugindo de seus problemas e cansado como Jacó? Jesus diz para você: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). 

 -= Se você for olhar suas contas, as obrigações mensais, os impostos que vencerão, as coisas que deseja comprar e tudo o que as pessoas querem que você faça, você fica sufocado. Jesus sabia que o pior mal dos últimos tempos seria a ansiedade e a depressão (Mateus 6.25). 

-= O ser humano não foi criado por Deus para viver sob pressão e estresse, por isso Jesus mandou olhar para os lírios e passarinhos para aprender sobre o cuidado de Deus sobre nós (Mateus 6.26 e 28). 

-= Se você prosseguir cansado como está, não conseguirá alcançar seu objetivo, por isso “descansa no Senhor e espera nele” (Salmos 37.7). Então tire um tempo para refletir e descansar. Apresente todas as suas ansiedades a Deus em oração (Filipenses 4.6). 

-= Existem pedras no seu caminho? Está difícil continuar sua caminhada? Descanse no Senhor e Ele vai restaurar a sua vida novamente! 

 2 - Transforme sua pedra em um SONHO: “e sonhou” (v.12) 

-= No meio desta dificuldade toda Jacó teve um lindo sonho. Ele viu que aquela pedra seria o primeiro degrau de uma grande escada que de tão alta atingia até o céu. Nesta escada havia um grande movimento de anjos subindo e descendo. 

-= Este sonho seria a força que precisava para inspirar sua vida dali para frente. Sua vida que parecia um pesadelo, agora se transformaria em um sonho de Deus. Os sonhos se tornam como ideais para nossa vida. Uma razão de acordar, levantar e lutar. Como é triste quando vemos pessoas que desistiram de seus sonhos. Quando encontram uma pedra no caminho, pensam em desistir por que não conseguem mais sonhar. Há muito tempo alguém me ensinou que ‘um homem sem sonho é um homem morto’. 

-= No sonho de Jacó “os anjos de Deus subiam e desciam” (v.12).  Isso significa que enquanto descansamos Deus continua trabalhando por nós. Muitas vezes ficamos apavorados pensando o que fazer e queremos resolver tudo do nosso jeito, mas não adianta. Por isso é importante descansar e deixar Deus agir. 

-= Quando oramos existe uma grande movimentação de anjos em nossas vidas, pois os anjos são “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14). 

-= Você tem um sonho? Deus quer trabalhar em sua vida e realizar seus sonhos! 

3 - Transforme sua pedra em um ALTAR: “tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna sobre cujo o topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel” v.18-19 

-= Aquela mesma pedra que antes era um problema, Jacó a transformou em um travesseiro para descanso e ali sonhou, agora ele se levanta e transforma a pedra em um altar para adorar a Deus. Aquele lugar foi marcado por aquela pedra e ganhou o nome de Betel que significa ‘casa de Deus’ (v.17). 

-= Muitas pessoas, quando passam por problemas, a primeira coisa que deixam de fazer é orar, ir ao culto e louvar a Deus. Neste momento é que mais precisamos de Deus e devemos orar mais, ler mais a palavra e nos consagrar inteiramente ao Senhor. O diabo gosta de colocar umas pedras no caminho do crente e fica mais alegre ainda quando vê que isso o impede de orar. 

-= Deus não tem culpa de nossos problemas. Muitas vezes as dificuldades que enfrentamos são consequências de outras coisas que fizemos e não podemos culpar Deus por isso. Contudo podemos buscar sua face pedindo sua misericórdia e esperando sua salvação para mudar a nossa sorte.

-= Como transforme as pedras em um altar para Deus? 

-= Um pregador dizia que ‘crente não tem problemas e sim motivos de oração’. Quando fazemos de nossos problemas em motivos de oração, os problemas deixam de ser problemas e se transformam em bênçãos porque vemos Deus agir em nosso viver. 

-= Você está passando por tribulações? 

-= Quanto mais pedras encontrar, adore mais ao Senhor! 

-= Quando houver pedras no caminho, descanse, sonhe e adore! 

CONCLUSÃO: 

“na verdade o Senhor está neste lugar e eu não sabia” v.16 Jacó pensava que estava sozinho e que aquele lugar não tinha a bênção de Deus. Pensou que nunca mais voltaria ali, mas Deus lhe prometeu dar aquela terra (v.15) e que sua família que Jacó pensara que tinha acabado, seria abençoada pelo Senhor (v.14). 

-= Aquele lugar difícil foi onde Jacó mais foi abençoado (v.17). 

-= Não adianta fugir de seus problemas. No lugar onde está Deus pode te abençoar, bem como sua família. Se tiver uma pedra aqui e você fugir dela, haverá outras pedras mais adiante. Quando pensamos que tudo está acabado, Deus se levanta para recomeçar por nós e fazer tudo melhor ainda. De tão atribulados pensamos às vezes que Deus não está conosco. Mas você não está sozinho. Deus está contigo! 

-= Aquela pedra que era um problema na vida de Jacó virou um travesseiro para ele descansar em Deus, foi um sonho para ele ver Deus trabalhar em sua vida e também um altar de adoração ao Senhor. 

Lembre-se que quando encontrar uma pedra em seu caminho e não puder removê-la de tão cansado que estiver ou de tão grande que ela seja você pode descansar em Deus, pode sonhar e adorar ao Senhor! 



AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues




+
++
+++
++++
+++++
++++++
+++++++
============
============
============


Vencendo Leões, 
Ursos e Gigantes 


Tema: PERSEVERANÇA 

I Samuel 17.34-37 e 45-50 



Introdução: 

- A cada dia encontramos um desafio diferente. Quando pensamos que estamos vencendo uma luta, outro problema se levanta para nos testar. Por isso é preciso perseverança. 

- Sabemos que em Cristo “somos mais que vencedores” (Romanos 8.37), contudo para vencer a guerra é preciso conquistar uma batalha de cada vez. 

- Davi se tornou um grande guerreiro. Mas sua primeira profissão era pastor de ovelhas o que pode até parecer um trabalho tranquilo, mas na verdade era perigoso. Precisava defender seu rebanho todos os dias e para isso enfrentava naturalmente lobos, cães selvagens e serpentes vorazes. Todos os dias tinha algo para resolver e sua luta era interminável. Sua vigilância era tanta que nem descansava. Em algumas situações, teve que enfrentar leões e ursos que foram os maiores desafios até então. Davi não sabia que teria algo maior ainda para vencer. Lutaria contra gigantes, exércitos e seria um guerreiro constante. 

- Na verdade precisamos lutar para não nos acomodar. 

- A luta ou desafios da vida servem para nos despertar para continuarmos sempre vigilantes. 

- Se você tem lutado saiba que você é um guerreiro e se for um guerreiro certamente será um vencedor. Como você tem lutado? 

Vamos aprender com Davi como se tornar um guerreiro e vencedor: 

1 - Leões- FÚRIA: O leão é um símbolo de furor, raiva, ódio e rancor. 

- Por isso diz-se o ditado que precisamos vencer ‘um leão todos os dias’. 

- Muitas vezes enfrentamos situações que a ira promove causando confusões e problemas diversos. 

- O leão se manifesta por vezes apenas bramando e depois atacando cruelmente. 

- Existem pessoas que lançam sementes de raiva para colher intrigas e confusões. 

- Então o que fazer quando lutamos com leões, ou seja, contra a fúria de adversários? A bíblia nos orienta para “deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” (Salmos 37.8) que é uma obra da carne (Gálatas 5.20). 

- Também precisamos vigiar em nossas respostas às pessoas para não provocar raiva e sempre usar palavras brandas para desviar o furor (Provérbios 15.1) além de “não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico” (Provérbios 22.24). 

- Independente de termos razão ou não é importante lembrar “irai-vos, mas não pequeis” e que não se demore em passar a nossa ira para não darmos lugar ao diabo, e entristecemos o Espírito do Senhor, pecando com palavras (Efésios 4.26-31). 

- A ira do homem não opera justiça de Deus e não adianta querermos fazer justiça com as próprias mãos querendo resolver tudo sozinho que não estaremos fazendo o certo precisamos deixar tudo nas mãos de Deus (Tiago 1.19-21). 

- Jesus também lutou com feras no deserto (Marcos 1.13) nos prometeu que “bem aventurados os mansos porque herdarão a terra” (Mateus 5.5). 

- Nós cristãos precisamos aprender mais de Jesus que é “manso e humilde de coração” (Mateus 11.29) se quisermos herdar esta terra para o senhor e conquistarmos a Canaã celestial. 

Você tem lutado com leões? Vença com mansidão a cada dia! 

 2 - Ursos - IMPREVISTOS: O urso representa situações imprevisíveis ou surpresas que surgem inesperadamente para assustar a pessoa para que erre. 

- O urso é um animal imprevisível. Parece tranquilo e quieto, mas pode estourar e atacar a qualquer momento sem motivo algum aparente. 

- O que fazer quando enfrentar ursos? 
- Como reagir diante de imprevistos? 

- A Bíblia nos ensina a confiar no Senhor em todo o tempo para que nas horas incertas tenhamos firmeza. Não precisamos preocupar, pois quem confia em Deus “não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR” (Salmos 112.7). 

- A vigilância é a melhor maneira de reagir nestes momentos (Marcos 14.38). Para isso podemos nos preparar com a armadura espiritual (Efésios 6.10-17). 

- Um grande perigo para o crente é pensar que tudo vai dar certo sem calcular os perigos, dificuldades ou o que pode não dar certo, Sempre precisamos ter um plano ‘b’ em caso do projeto principal dar errado. Jesus nos ensinou a ser “prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mateus 10.16) e avaliar antes de começar um propósito (Lucas 14.28). 

- Quando surgir situações imprevisíveis conte com o Deus que pode superar todas as coisas e te dar a saída que você precisa. 

Você tem lutado com ursos? Seja vigilante e se prepare para enfrentar imprevistos! 

 3 - Gigantes - IMPOSSÍVEIS: Golias simboliza algo impossível ou inalcançável. 

- Para o povo de Israel seria improvável vencer um exército tão terrível como os filisteus principalmente por que tinham um gigante que sozinho seria capaz de exterminar centenas de seus soldados. O povo estava dominado por medo e não tinham coragem para lutar. 

- Davi não olhou para o gigante, seu exército numeroso, a dificuldade do deserto, o medo dos seus companheiros e nem para si mesmo para contemplar sua pequenez diante de Golias. 

- Davi somente contemplou a grandeza de seu Deus. Encheu-se de confiança lembrando-se de como conseguiu vencer o leão e o urso e creu que o mesmo Deus lhe capacitaria para vencer novamente. Ele deixou bem claro que lutaria “em nome do Senhor” (v.45). 

- A palavra de Deus nos diz que devemos “trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21) e encher o nosso coração de fé e confiança em Deus para enfrentar as dificuldades do dia a dia. 

- Se já vencemos a fúria do inimigo (leões) e os imprevistos da vida (ursos) podemos também derrubar os gigantes que nos afrontam “porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1.37). 

- Se você enfrentar situações impossíveis, não contemple apenas a dificuldade, lembre-se de que Deus já te deu muitas vitórias e continuará te sustentando. 

- Lute em nome de Jesus porque este nome tem poder (Atos 4.12). 

- Você tem enfrentado gigantes? Lute confiado na grandeza de Deus e vença em nome de Jesus! Lute para vencer! 

CONCLUSÃO: 

- A vida de Davi foi marcada por batalhas e lutas, por isso ele foi um vencedor. Nunca lutava para perder. Lutava para vencer. 

- Se você também tem lutado constantemente, saiba que você é um guerreiro e que vencerá. Mesmo que perca uma batalha você não perderá a guerra porque no final tudo dará certo. 

- No dia a dia sempre haverá leões, ursos e gigantes, mas com Jesus podemos lutar sabendo que a vitória é garantida. Lute para vencer! 

Você tem lutado constantemente? Lembre-se que você é um vencedor e para isso precisa lutar!



 AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues



=======
======
=====
====
===
==
=