TRÊS

DOENÇAS DA

ATUALIDADE

 

"e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; POIS EU SOU O SENHOR, QUE TE SARA" (Êxodo 15: 26).

"Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; QUEM SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES;" (Salmos 103: 3).

INTRODUÇÃO.

- Uma das coisas que devemos aprender é que o Senhor não é homem que minta. "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?" (Números 23: 19).

- A Palavra de Deus é o manual de vida do verdadeiro crente, mas também é o compromisso com aquele que é fiel.

- O termo usado “sara” nestes dois versículos quer dizer: CURAR, RESTAURAR, CONCERTAR.

- Deus tem um compromisso com o seu povo em todos os aspectos: FÍSICO, EMOCIONAL, FINANCEIRO, ESPIRITUAL.

- O Senhor não quer que o seu povo seja vencedor somente no plano Espiritual, mas em tudo.

- O povo de Deus no Antigo Testamento demonstrava características evidentes de enfermidade na alma. Todos os sinais que Deus operou em favor deles não foram suficientes para que eles permanecessem firmes.

- Ainda havia duvidas em seus corações em relação à TERRA QUE MANA LEITE E MEL E O EGITO. Esta duvida, esta falta de fé, são sintomas de doença na alma.

- Deus quer e pode sarar todas as nossas enfermidades.

Quero mencionar neste estudo as três doenças que estiveram presentes na vida de Israel e que estão marcando também a nossa geração:

1. ANEMIA ESPIRITUAL.

- Anemia: Deficiência de hemácias ou hemoglobina no sangue circulante. Produz a debilidade e profunda fraqueza, resulta na falta de disposição.

- A anemia pode matar. A inanição física mata o corpo e a espiritual produz o fracasso da vida cristã. Esta doença esta dizimando muitos crentes em nossos dias.

Vejamos agora o porquê esta doença esta se fortalecendo e matando a vida cristã de muitos:

O POVO DE DEUS TEM TROCADO O SEU ALIMENTO ESPIRITUAL.

- A televisão tem sido colocado na vida de muitos crentes como substituto à Leitura da Palavra de Deus.

- Somente a Palavra de Deus é alimento espiritual (Salmo 119: 105-112).

O JEJUM e a ORAÇÃO já não se faz presente em muitos lares cristãos.

- Muitos até oram, mas somente no momento de aflição.

"Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum]" (Marcos 9: 29).

RECEITA:

- O Senhor nos dá a receita perfeita para acabar com a anemia espiritual: Comer do Pão da Vida e beber da Água da Vida.

"Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede" (João 6: 35).

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (João 7: 37-38).

2. DEFICIÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS.

- A base do Cristianismo verdadeiro é a unidade (Efésios 4: 13-16).

- O mundo globalizado tem gerado no coração do homem o individualismo.

- Muitos crentes vivem para si próprio, tem praticado o que chamamos de amor a distancia.

- Falta amor. "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mateus 24: 12).

- Autossuficiência. “Eu não preciso de ninguém para viver”.
Individualidade. “Preocupe-se só com a sua vida”.

RECEITA:

- Tomar um comprimido todos os dias do amor Ágape de Deus.

"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13: 34-35).

3. FRATURA NO CARÁTER.

CARÁTER: É o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral.

- O caráter é a firmeza da nossa personalidade.

Virtudes que já não se veem mais nas pessoas:

- Verdade (Autêntico, genuíno, legítimo).

- Humildade (Respeitoso, acatador; submisso).

- Fidelidade (Que não muda; firme, constante, perseverante).

- Mansidão (Sereno, sossegado, tranquilo, quieto).

- Honestidade (Honrado, digno, decente, Íntegro, reto, decente).

- Compromisso.
- Domínio próprio.
- Integridade.
- Respeito.
- Longanimidade.
- Paciência.
- Temperança (desequilíbrio – descontrole).

"Sabe, porém, isto nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes" (II Timóteo 3: 1-5).

RECEITA:

- Essa fratura precisa ser restaurada com o gesso do arrependimento. E a alimentação deve ser única e exclusivamente a base de frutas. O Fruto do Espírito.

CONCLUSÃO.

CARTA DE UM CLIENTE DO HOSPITAL DO SENHOR

Fui ao hospital do Senhor fazer um "check-up" de rotina e constatei que estava doente.

1. Quando Jesus mediu minha pressão, verificou que estava baixa de ternura.

2. Ao tirar a temperatura, o termômetro registrou 40 graus de egoísmo.

3. Fiz um eletrocardiograma e foi diagnosticado que necessitava de uma ponte de amor, pois minha artéria estava bloqueada e não estava abastecendo meu coração vazio.

4. Passei pela ortopedia, pois estava com dificuldade de andar lado a lado com meu irmão e não conseguia abraçá-lo por ter fraturado o braço, ao tropeçar na minha vaidade.

5. Constatou-se miopia, pois não conseguia enxergar além das aparências.

6. Constatou-se que estava com problemas na audição em decorrência das palavras vazias que ouvia no dia-a-dia.

Obrigado, Senhor, por não ter me cobrado consulta, pela sua grande misericórdia. Prometo, ao sair daqui, somente usar remédios naturais que me indicou e que estão no Evangelho.

Vou tomar diariamente:

a) Ao me levantar, chá de agradecimento.

b) De hora em hora, um comprimido de paciência, com um copo de humildade.

c) Ao chegar ao trabalho, beber uma colher de sopa de bom dia, e uma injeção de amor.

d) Ao deitar, duas cápsulas de consciência tranquila.

Agindo assim, tenho certeza de que não ficarei mais doente e todos os dias serão de confraternização e solidariedade.
Prometo prolongar este tratamento preventivo por toda a minha vida, para que quando eu for chamado, possa ser achado digno de ser Seu filho.

 

Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho

 

 

###############################

###############################

###############################

###############################



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem