Prioridade

do Mestre

 

E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamadoPedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque erampescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. E, passando maisadiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barcocom seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Estes, deixandoimediatamente o barco e seu pai, seguiram-no (Mateus 4: 18-22).

 

INTRODUÇÃO.

- Se Jesus estivesse ainda conosco fisicamente, qual seria a sua prioridade? Ganhar vidas para oreino de Deus!

Imagine: Você está trabalhando normalmente; derrepente chega Jesus e dá essa ordem. Largue tudo e me siga. Que loucura. Eles nem perguntaram para onde iam. Mas estava evidente que erauma ordem do SENHOR.

- Não basta somente seguir a Jesus, tem que se tornar discípulo! Judas também foi um dosescolhidos, mas se perdeu porque nunca se tornou discípulo (Lucas 6: 12-16). é discípuloquem obedece a seu mestre! Ordem é ordem e não pedido.

- O chamado de Jesus é incondicional. Ou seguimos a Cristo de acordo com a sua Palavra, oudesistimos dele. "Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer quefores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filhodo Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém,respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos osepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou:Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus" (Lucas 9:57-62).

Existem cinco características que Jesus quer ver em todos os seus discípulos, vejamos:

  1. AMAR A JESUS SOBRE TODAS AS COISAS. Se alguém vier a mim, e não aborrecer apai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, NÃO PODE SERMEU DISCÍPULO (Lc 14: 26).

Jesus não admite fazer parte da sua vida em segundo lugar. Aborrecer significa que quandofazemos a vontade de Deus, muitos não compreendem, e criticam ou até lutam para que nãofaçamos a vontade de Deus. Devemos negar a nós mesmos para fazer a vontade de Deus(Mateus 16: 24).

  1. RENUNCIAR A TUDO QUANTO TEM. Assim, pois, todo aquele dentre vós que nãorenuncia a tudo quanto possui, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO(Lucas 14: 33).

Muitos procuram em primeiro lugar os Bens, propriedades, dinheiro, projetos e idéias. Só temtempo para as coisas desta vida. Em Mateus 16: 26 diz: Pois que aproveita ao homem ganhar omundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?.

Não devemos deixar de viver nossa vida, em nosso trabalho, com nossa família, mas devemosentregar as primícias para Deus. Enquanto buscarmos somente os bens materiais, somos pobrese inúteis.

  1. OBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS. Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Sevós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente SOIS MEUS DISCÍPULOS (João 8:31).

Permanecer na palavra significa: SUBMETER A PALAVRA DE DEUS e isto quer dizer: OUVIR EOBEDECER. Não basta só acreditar, ou até achar que as palavras de Jesus são sinceras everdadeiras. É preciso conhecer e obedecer a sua palavra. Em Lucas 6: 46 diz: E por que mechamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?. O CONHECIMENTO e a PRÁTICA daPalavra de Deus devem ser notórios na vida dos discípulos.

  1. AMAR COMO ELE AMOU. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerãotodos que SOIS MEUS DISCÍPULOS, se tiverdes amor uns aos outros(João 13: 34-35).

Muitos amam o próximo como o mundo ama. É necessário amar com o amor de Jesus, o amorágape (amor incondicional, não espera retorno). AMAR OS IRMÃOS, AMAR O PRÓXIMO, AMAROS INIMIGOS. Amor deve ser a nossa principal motivação. Expressar o amor de Jesus através denossas atitudes (prática e não sentimento).

  1. MULTIPLICAR A VIDA DE JESUS. Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavraspermanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai,que deis muito fruto; E ASSIM SEREIS MEUS DISCÍPULOS (João 15: 7-8).

Dar frutos significa reproduzir a vida de Jesus primeiramente em nós, e depois nas outraspessoas.

Em João 15: 16 diz: Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vosdesignei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quantopedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Só da fruto aquele que permanece na videira.O discípulo permanece em Jesus, a palavra permanece no discípulo, o discípulo dá fruto e o frutopermanece.

CONCLUSÃO.

Só conseguiremos ser verdadeiros discípulos de Jesus se estivermos nele. Obedecendo a Ele,servindo a Ele, e crescendo com ele.

 

Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho

 

==============================

==============================

==============================

==============================



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem