DISPOSIÇÃO

PARA VENCER

 

 

INTRODUÇÃO.


- Esta registrado no livro de Hebreus capitulo 11 uma lista denominada a “galeria dos heróis da fé”. São homens e mulheres que alcançaram destaque não pelo bens que possuía, nem a fama ou tradição familiar, nem tampouco pela posição social ou política, mas porque exerceram sua fé rompendo barreiras, com atitudes e posicionamentos.

- Pela fé Abel ofereceu a Deus excelente sacrifício.

- Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte.

- Pela fé Noé aparelhou uma arca.

- Pela fé Abraão obedeceu, peregrinou na terra, alcançou do direito de ser pai mesmo com a idade avançada e ofereceu Isaque ao Senhor.

- Pela fé Moisés abandonou o Egito, livrou o povo de Israel do cativeiro e celebrou a páscoa.

- Assim como estes homens e mulheres foram chamados para realizar grandes obras em nome do Senhor, nós também formos escolhidos para fazer parte do seu reino.

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" (João 15: 16).

- Quem aceita este chamado é um Bem-Aventurado. Deus em nada depende de nós, mas nos convida a realizar grandes feitos para honra e gloria do seu poder.

- Entre tantos exemplos nesta “galeria da fé”, um dos personagens me chamou a atenção foi Raabe: "Pela fé Raabe, a meretriz não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias” (Hebreus 11: 31).

- Esta mulher ao tomar conhecimento do poder de Deus não hesitou em tomar decisões e posicionamentos.

"Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra" (Josué 2: 8-11).

- Raabe ficou sabendo dos eventos sobrenaturais que Deus operou em favor do seu povo, e por isso sustentou a sua fé no DEUS TODO PODEROSO.

- Sua fé associada com sua atitude fez dela uma peça-chave na conquista da terra prometida.

- A fé sempre está relacionada com atitude.

"Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2: 26).

Vamos aprender quais são os passos que Raabe deu para alcançar a vitoria (Josué 2: 1-21).

1. DISPOSIÇÃO.


- Raabe acolheu os dois espias israelitas e se dispôs a cooperar para que o plano de Deus fosse realizado, mesmo que fosse necessário “correr riscos”.

- O que levou Raabe a se posicionar a favor dos espias?

- O próprio texto diz que ela era uma prostituta. Raabe era uma mulher vazia e sem direção. A sua condição era de derrota e para se tornar uma vencedora era preciso vencer primeiro o seu maior obstáculo que era: vencer o medo do fracasso.

- Houve sim em algum momento depois da sua decisão preocupação, mas ela se manteve firme.

Devemos confiar na Palavra do Senhor.

2. SERVIÇO.


- Quando se fala em vencer, muitos até tem disposição, mas nada querem fazer.

- Acham que bastam orar a Deus e as coisas acontecem; de fato isso é verdade.

- As coisas acontecem quando estamos dentro da vontade do Senhor.

- Raabe sabia que não bastava somente ter disposição, era necessário muito esforço, renúncia e investimento.

- Raabe não se dispôs ao trabalho para Deus de qualquer maneira. Ceder sua casa para ser uma base de espionagem quando se tinha um rei tirano parece loucura. Ela entendeu que era necessário mudar toda a sua rotina de vida para que os espias não fossem encontrados.

- Raabe confiou num Deus que ela pouco conhecia, mas ela sabia que não há conquista sem pagar o preço.

Somos provados pelo Senhor se queremos ou não trabalhar para Ele (Mateus 8: 18-22).

3. MUDANÇA DE MENTE.


- Quando Raabe decidiu acolher aqueles espias em sua casa, ela entendeu que era uma decisão sem volta. Não tinha como apoiar os espias e depois voltar atrás, o rei não aceitaria suas desculpas. Sua decisão não refletia somente no plano físico, mas também no plano espiritual e para levar adiante este novo projeto de vida era preciso vencer os limites da alma, e para vencer estes limites foi preciso mudar a mente.

- Ela entendeu que precisava ter uma mente renovada (Novo Nascimento).

- Mudança de pensamento só ocorre quando aceitamos incorporar conceitos corretos.

- Como prostituta, Raabe, obviamente, era uma mulher com muitas feridas na alma. Preconceito, humilhação, vergonha, acusação, rejeição e culpa, eram algumas das marcas que trazia na vida.

- Raabe tinha consciência que precisava de mudança, e esta era a sua grande oportunidade.

- A sua fé em um DEUS PODEROSO à fez abandonar um passado de complexos e traumas, sentimentos de inferioridade e incapacidade para dar lugar à certeza de que poderia escrever uma nova história e participar de grandes projetos.

- Ela assumiu uma nova identidade em Deus e se projetou para um futuro de honra.

- Ela entendeu e compreendeu que esse era o perfil de um vencedor.

- Raabe deixa para traz as experiências negativas do passado, e abraça com fé as promessas de um Deus Vencedor.

4. COMPROMISSO COM A FAMÍLIA (Josué 2: 12-13).


- O primeiro reflexo de uma conversão genuína foi colocar como prioridade nessa conquista, a salvação de sua família.

- Ela não podia se ver abençoada sem que sua casa também o fosse. Por isso, logo tratou de incluí-los no plano de salvação, chamando-os para abrigar-se em sua casa.

- Muitos se convertem, mas não se preocupam com os de casa. O coração do verdadeiro servo do Senhor, em seu alvo esta a sua casa como prioridade.

Obs. Prioridade é a sua casa, mas também compromisso dos os demais que estão a nossa volta.

"Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!" (I Coríntios 9: 16).

CONCLUSÃO.


"E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela" (Josué 2: 21).

- A disposição, a fé, serviço e mudança de pensamento fez com que Raabe tivesse seu nome no rol dos “HOMENS E MULHERES DE FÉ”.

- Atar à janela um cordão de fio de escarlata nada mais era do que uma aliança profética com o sangue do Cordeiro e a graça do Senhor; uma confissão pública e visível de que o único meio de salvação, cura e libertação está em Jesus.

- O servo vencedor traz a marca do sangue de Cristo sobre a sua cabeça, e isto não permite que o adversário lhe toque.

- Não é possível professar uma fé que não seja traduzida em ações e reações. A fé sempre exigirá uma atitude!

- Raabe é um testemunho claro que qualquer pessoa pode subir à galeria da fé e da conquista, desde que decida andar de acordo com o que crê.

 

Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho / Dom, 06 de Maio de 2012 14:08

 

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem