images

Ninguém Disse
que Seria Fácil
Viver Pela Fé
Mateus 6.24-34

 

Introdução

- Quando nos tornamos discípulos de Jesus, sendo alcançados pela sua graça salvadora, somos convidados a viver pela fé.
- Se alguém não cria em Deus, começa a crer em um ser que não pode ver e não pode fazer uma imagem visual dele. Crê em um Salvador a quem tampouco viu. Não tivemos a felicidade de ver fisicamente o Senhor Jesus como os primeiros discípulos. Viver pela fé é crer naquilo que não se vê. Mas Jesus ensina que viver pela fé é algo mais.
- É viver confiantemente no Senhor. É descansar na provisão e cuidado divinos, mesmo que tudo pareça ir em direção contrária. Vamos ler o texto de Mateus 6.24-34 (clique)
- Jesus convida seus seguidores a viverem pela fé. Eles os tranquiliza, mas não diz que isso seria fácil. Não é fácil viver pela fé! Algumas coisas precisam acontecer com o indivíduo para que ele consiga viver assim.
Por que não é fácil viver pela fé?
1. Viver pela fé implica em transformação da essência do ser humano.
- Em sua essência o ser humano vive no visual. Aquilo que ele não pode ver, ouvir e apalpar é muito difícil de aceitar.
- É por isso que, mesmo no campo da fé, o homem comum comete o erro de usar objetos e imagens para “auxiliar” a sua crença.
- É por isso que é mais fácil para o ser humano (e mais natural) se garantir com o material, com o dinheiro. Fazendo isso, o indivíduo acaba tentando servir a “dois senhores” como Jesus disse: a Deus e às riquezas.
- Para que o ser humano consiga viver pela fé, primeiro ele precisa mudar lá dentro: isso é conversão.
- Só um convertido pode afirmar: “Porque vivemos por fé e não pelo que vemos”  (2Co 5.7).
2. Viver pela fé exige mudança na escala de valores da pessoa que assim deseja viver
- A próxima transformação, e que não é nada fácil, pois tira o ser humano da sua “zona de conforto” é mudar a sua escala de valores.
- As coisas que ele acreditava ser muito valiosas precisam ser substituídas. Jesus propõe isso aos seus ouvintes. Eles precisavam mudar seus valores. Agora um lírio do campo era mais rico que Salomão, um passarinho era modelo de cuidado divino.
- Aquele que já passou pela transformação do seu íntimo pode falar como Paulo falou: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo”.  (Fl 3:7-8). 
- A segurança de Paulo estava em sua posição, poder, influência, carreira. Agora tudo aquilo não tinha mais valor para ele. Ele havia descoberto como viver pela fé.
3. Viver pela fé exige mudança de comportamento
- Jesus convida os seus discípulos e os ouvintes do seu sermão a mudarem de atitude.
- O comportamento deles deveria refletir a mudança de pensamento de quem, agora, havia decidido que os tesouros ajuntados na terra não poderiam ser levados para o céu, não serviriam de mais nada, só para preocupações.
- Jesus nunca disse que nós deveríamos parar de trabalhar e começar a viver esperando o maná cair do céu.
- Jesus apenas acalmou aqueles que estavam tão preocupados com o seu sustento, a ponto de perder a alegria de viver, de se tornarem escravos das coisas materiais.
- Os primeiros cristãos a lerem o evangelho de Mateus estavam sendo perseguidos diariamente. Eles não sabiam se estariam vivos no dia seguinte. Essas palavras foram de grande alento para eles.
- É como o salmista escreveu: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão” (Sl 37.25). Isso, mais do que uma constatação do salmista, era uma promessa e um alivio!
Conclusão
- O mais maravilhoso de viver pela fé é saber que pela ela temos a certeza de que um dia estaremos com o Senhor.
- Vivemos pela fé de que somos salvos e perdoados dos nossos pecados.
- Um último texto resume essa mensagem: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus" (Ef 2:8).
- Não é fácil viver pela fé, mas uma vez que somos atingidos pela graça de Deus a obra do Senhor é feita em nossas vidas e assim podemos vivera cada dia bastando a cada dia os seus próprios problemas. Que Deus o ajude a viver pela fé!
 
 
Autor: Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa / IBCNO © 2103
 
====================================
====================================
====================================
====================================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem