TEMPO DE AVANÇAR!

 

Eclesiastes 3.1–8

 

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Se você soubesse que o seu tempo fosse acabar amanhã, o que você faria com o seu tempo hoje?

LOUVOR E ADORAÇÃO: Separe duas músicas que têm a haver com a ministração de domingo.

CONFISSÃO DA PALAVRA: Eclesiastes 9.10.

 

Introdução:

 

Durante muito tempo eu acreditei que se Deus quisesse fazer algo em nossa vida ou através de nós ele o faria independente de nossa vontade e da nossa resposta. Mas, eu descobrir que Deus respeita o nosso livre arbítrio. Nós podemos fazer escolhas que mudam os rumos da nossa vida. Nós podemos tomar decisões que levam nossa vida em outra direção.

Esse texto que lemos, nos trás o significado do tempo na perspectiva de Deus. Ele diz que tudo tem um tempo. Por isso, o texto começa dizendo que há um tempo para todo propósito debaixo do céu.

Estamos no início do ano. Você pode fazer coisas e tomar decisões que vão levar você a avançar muito mais do que em todos os anos que se passaram. Por isso, eu quero falar com você sobre O TEMPO DE AVANÇAR! DECLARE: Esse é o meu tempo de avançar!

E se você quer avançar nesse tempo você precisa considerar algumas lições:

F.T.: Primeira lição, Você avança quando...

I - DISCERNE O TEMPO DE DEUS PARA SUA VIDA:

1.1. Discernir o tempo de Deus é uma das mais poderosas chaves da vida para nos fazer avançar, porque Deus tem um tempo determinado para que as coisas aconteçam em nossa vida.

· Muita gente está esperando milagres. E Deus está falando: Você já teve muitos milagres. Agora está na hora de ir à luta! Você vai lutar e eu vou lhe dar forças e você vai vencer e você vai comer do trabalho de suas mãos. Eu vou abrir a porta e você vai entrar, mas você vai ter que plantar para colher!

1.2. Há uma chave em discernir o tempo de Deus para sua vida: Não compare o seu tempo com o tempo de ninguém!

· Não pense que o irmão é mais abençoado ou mais espiritual do que você porque ele está colhendo. Ele tem uma história de semeadura que você ainda não construiu. Uns estão derribando outros estão construindo é assim que funciona.

· Viva o seu tempo! Se você não está tendo colheita. Pode ser que você não semeou o suficiente. Comece a semear.

· A comparação é o pior de todos os problemas. Porque às vezes uma pessoa vê alguém que chegou a uma determinada posição ou está desfrutando de algo e quer ter a mesma experiência sem palmilhar o mesmo caminho.

F.T.: Segunda lição, Você avança quando...

II - AGE DENTRO DO TEMPO ESTABELECIDO POR DEUS:

2.1. Há tempo para todas as coisas, e uma vez que você identifica o tempo de Deus para sua vida, você precisa agir nesse tempo.

2.2. Há três palavras para tempo no grego:

a) Krônos: Refere-se ao tempo do homem, o tempo cronológico.

b) Aiônios: É o tempo de Deus. Para Deus não existe passado e futuro.

c) Kairós: É o tempo da oportunidade. O tempo certo para fazer algo. O tempo de Deus para sua vida.

2.3. Existe um Kairós divino, que é o momento que Deus estabeleceu para fazer algo em sua vida. E você precisa agir nesse kairós.

2.4. Há pessoas que estão sempre atrasadas. Por outro lado, há aqueles que são por natureza apressados. São pessoas impacientes. Existem muitos transtornos quando você não está no tempo certo nos lugares. Todavia, Deus não se atrasa, também, não se adianta. Ele tem um tempo certo de agir. João 11.6,17,21-23-25

· Há um momento certo para as coisas acontecerem e se você não conseguir discernir o tempo de Deus e agir dentro desse tempo você pode comprometer o seu destino.

· Há algo de Deus planejado para sua vida nesse tempo e você não pode desperdiçar!

F.T.: Terceira lição, você avança quando...

III - ENTENDE QUE SEU TEMPO NÃO É PARA SEMPRE:

3.1. Veja que o pregador diz que “Há um tempo...” Se há um tempo para que tudo aconteça, significa que uma hora esse tempo acaba.

3.2. Todo dia você tem menos tempo. É uma verdade dura, mas eu tenho que lhe dizer: Uma hora o seu tempo vai acabar.

3.4. Jesus conta a parábola sobre um homem que viveu loucamente achando que seu tempo jamais acabaria: Lucas 12.16-21

· O homem achou que teria a vida toda pela frente. A Bíblia chama de louco a pessoa que acha que tem todo o tempo do mundo e não se preocupa com as coisas essenciais da vida.

3.5. Uma vez que só temos uma única vida para viver, o que devemos fazer?

a) SEJA INTENSO NESSE TEMPO: Não viva uma vida mais ou menos. Apocalipse 22. 10-12

b) SIRVA A DEUS NESSE TEMPO: Se você tem planos de servir a Deus, não deixe para amanhã. Eclesiastes 9.10.

c) RESPONDA A DEUS NESSE TEMPO: A hora certa de responder a Deus é na hora que ele fala com você. Hebreus 3.15.

d) BUSQUE A DEUS NESSE TEMPO: Isaías 55.6,7

· Tudo o que Deus já determinou você não tem domínio. Para tudo há um tempo, mas sempre é tempo de buscar a Deus.

· Ninguém pode dizer: a minha hora de ser salvo não chegou, a minha hora de voltar a Deus não chegou, a minha hora de me consagrar a Deus ainda não chegou... É na hora que você ouve a Deus que você precisa dar a resposta!

Conclusão:

Nós não acreditamos em reencarnação. Portanto, só temos essa vida para viver. Tudo o que temos para fazer tem que ser nesse tempo. É tempo de buscar a Deus. É tempo de servir ao Senhor. É tempo de consagrar a nossa vida. É tempo de viver intensamente a vida com Deus. É tempo de avançar!

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS

1) Releia a lista dada por Salomão sobre o tempo e compartilhe com o grupo qual é o tempo que você está vivendo hoje e por quê.

2) Algumas pessoas estão sempre atrasadas outras são muito impacientes. Com qual delas você se identifica mais?

3) Você se considera uma pessoa intensa em Deus? Por quê?

 

 

Fonte: http://www.videirario.com.br/supjpa2013.php

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem