quinta-feira, 16 de maio de 2013

Entendendo mais sobre células

 

Entendendo

mais sobre

células

 

A célula do ponto de vista científico

- Segundo a Biologia, a célula é a estrutura mais básica e fundamental dos organismos vivos.

- É através das células que o corpo humano cresce e a vida se renova a cada segundo. Isso se dá porque cada célula contém em si todas as informações genéticas daquele corpo e se submete ao interesse geral do organismo como um todo. Isso significa que por uma célula se pode conhecer a identidade de todo o corpo.

- Você sabe porque as pessoas envelhecem?

- Porque as indesejadas rugas aparecem e com elas as funções orgânicas vão se tornando mais débeis? Basicamente porque as células diminuem o seu ritmo de multiplicação e a vida não se renova na mesma velocidade que antes.

- O que é a célula dentro da estrutura celular?
Reunião semanal de grupos homogêneos (ex. homens, mulheres, moças, rapazes, etc...) com propósitos que glorifiquem ao Senhor e façam expandir o Seu Reino, tais como: comunhão, edificação, evangelismo e serviço.

- A visão é de uma “igreja em células”
É importante ressaltar que a proposta da visão é que todos, indistintamente, se reúnam em células. Pois há uma grande diferença de uma igreja com células e uma igreja em células.

- Em uma igreja com células, as mesmas são uma programação dentro de várias. Em uma igreja em células, as células são extremamente importantes. Todos participam da célula, não necessariamente para contribuir com o conhecimento e informações, mas sim, com o seu envolvimento pessoal.

ALGUNS EXEMPLOS QUE SERVEM COMO BASE BÍBLICA PARA O SISTEMA DE CÉLULAS.

1. Vida de Jesus
Discípulos em Emaús – Lc 24.28-31
A casa de Zaqueu – Lc 19.1-10
A comissão dos setenta – Lc 10.5-12 (as casas exerciam importante papel)

2. Igreja Primitiva
Igreja na casa de Filemom – Filemom 1-3
Igreja reunida na casa de Áquila e Priscila – ICo 16.19
Pregavam e ensinavam nas casas – At 5.42

ALGUNS OBJETIVOS E VANTAGENS DA CÉLULA

1. Conquistar vidas para o Reino de Deus

– Na reunião da célula, o ambiente de tranqüilidade proporciona uma atenção maior do ouvinte que ainda não é cristão, facilitando a conquista.

- Outro ponto que facilita o evangelismo é o fato de se estar mais próximo da casa das pessoas.

2. Consolidar os que são conquistados

– Na célula são acolhidos os novos crentes que foram conquistados, onde poderão ser fortalecidos. Unidos a outros cristãos, poderão lutar contra satanás que batalhará para que eles desistam. As pessoas entram pela porta da frente e saem pela dos fundos.

- As células são um meio de consolidarmos, fortalecermos, firmarmos o novo crente.

- A palavra de Deus diz que o Senhor acrescentava à igreja muitas vidas (At 2.47), Ele é o mesmo. Mas Deus só poderá enviar as pessoas se pudermos retê-las. As células são um instrumento para isso.

3. Integrar os novos crentes

– Grande quantidade de pessoas que aceitam a Cristo não permanece com Ele.

- A integração do novo crente com os demais facilitará a sua permanência , pois ele poderá contar com pessoas que o ajudarão a caminhar.

4. Pastorear cada indivíduo

– O líder da célula é como um “micro-pastor”, que deverá amar o rebanho que Deus lhe confiou e dar a sua vida por ele.

- O líder de célula prestará auxilio a todos os discípulos que estão na célula e poderá dar a cada um a atenção devida, o que não é possível em um grupo maior.

- Jesus em seu ministério usou também esta estratégia, pois pregava para uma multidão, mas apascentou apenas doze homens, ou seja, uma célula.

- Quando não há um trabalho celular, muitas ovelhas se sentem insatisfeitas, pois dependendo do número de membros é impossível o pastor atendê-las devidamente.

- Através da igreja celular as necessidades individuais são atendidas e cada vida é pastoreada.

5. A célula é flexível

– Como o grupo é pequeno, ele é livre para mudar procedimentos ou funções, sendo flexível quanto ao ritmo, duração das reuniões e etc...

6. A célula é dinâmica

– Um grupo pequeno pode se encontrar numa casa, num escritório, numa loja ou em qualquer outro lugar. Pode ir ao encontro das pessoas e não depende de persuadir estranhos a entrarem num ambiente desconhecido.

7. A comunicação é pessoal

– A comunicação cristã sofre pela impessoalidade. A linguagem muito polida, profissional e teológica se torna impessoal. Mas num grupo pequeno uma pessoa se encontra com outra pessoa; a comunicação se dá a nível pessoal.

- A Igreja deve utilizar-se de todos os meios de comunicação, mas nada deve substituir a comunicação pessoal. O grupo vai descobrir que a fé é contagiante, quando a comunhão é genuína.

8. O crescimento será o objetivo do grupo

– Um grupo pequeno só é eficiente enquanto for pequeno, mas pode facilmente reproduzir-se.

- Ele pode multiplicar-se como célula viva em duas ou mais, dependendo da vitalidade de cada grupo. Há incontáveis possibilidades para um crescimento numérico.

- O líder será o responsável de imprimir no discípulo o desejo de que a célula cresça.

9. O potencial de liderança é descoberto

– É necessário uma liderança segura nos grupos pequenos.

- A célula é um ótimo ambiente para a reprodução de líderes.

- O objetivo é fazer de cada crente um líder, um ministro e de cada casa uma célula.

- A célula nos permitirá descobrir talentos, habilidades que podem ser utilizadas para edificação da igreja e para crescimento da própria pessoa. O potencial de liderança deve ser aproveitado.

- Somos imagem e semelhança de Deus, que é o líder supremo. Carregamos a imagem e semelhança desta liderança impressa em nós.

10. A célula é um instrumento de comunhão

– É um agradável meio de envolvimento e comunhão para a maior parte das pessoas.

- A célula desenvolve um estilo de vida compartilhada, alvos comuns e aliança mútua entre todos os membros.

11. A célula é estratégica

– Atrai pessoas que “repelem” as igrejas.

12. A célula é um instrumento social

– Facilita o trabalho de ação social da Igreja.

- O líder da célula juntamente com os seus discípulos poderá verificar a situação do indivíduo e prestar o auxílio necessário.

13. A célula é um instrumento de cura

– É um ambiente terapêutico para as pessoas feridas. Em um tempo de tanta angústia, complexo, medo, insegurança, incredulidade e outros males a célula atua como canal de Deus para restaurar o ferido de coração.

14. A célula é um instrumento de edificação

– O ambiente celular amplia o processo de edificação e crescimento espiritual com facilidade. Concede ao novo crente o acompanhamento necessário ao seu desenvolvimento espiritual.

15. A célula favorece o estudo da Bíblia

– O pequeno grupo inibe a falta de atenção, a passividade da mente e a conversa, facilitando o processo de aprendizado.

16. A célula é acessível a todos

– Muitos não vão á igreja preocupados com a roupa, tem uma imagem incorreta da igreja, não concordam com alguma coisa, etc.. A célula quebra este paradigma, pois existem pessoas que se sentem mais a vontade em uma casa.

17. A célula é um instrumento de multiplicação

– Quando um novo crente chega em uma igreja em que ninguém faz discípulos, ele também não fará, pois para ele a vida da igreja é desta forma.

- A célula fará a igreja se multiplicar, pois o novo crente verá o seu líder de célula fazendo discípulos, conquistando e consolidando vidas, então fará o mesmo, pois para ele ser cristão é isso.

- Já está provado que as “igrejas em células” são as que mais crescem e são as maiores do mundo.

- Não podemos nos conformar com um crescimento lento, sabemos e queremos o que Deus tem para sua igreja e para o seu reino, devemos lutar pelas almas que Cristo conquistou na cruz.

18. A célula é o retorno ao modelo de Cristo

– A célula produzirá um relacionamento mais integrado entre os discípulos e o líder, possibilitando assim voltarmos ao modelo deixado por Cristo, em que o líder ensina não somente com as palavras, mas com o estilo de vida.

- A célula trata de um princípio deixado por Cristo, pela igreja primitiva, por isso é inegociável.

19. As células podem atingir todas as camadas sociais

– A estratégia celular é o instrumento de Deus para atingirmos todas as pessoas com o poder da palavra e do Espírito Santo.
20.

- A célula faz com que tenhamos um só coração – A igreja primitiva era um só coração (At 4.32). Isso significa compartilhar de um mesmo sentimento.

- Na célula, saberemos o nome uns dos outros, ajudaremos uns aos outros, oraremos especificamente uns pelos outros, como diz a palavra de Deus (Gl 6.2; Tg 5.16).

- As metas, alvos e objetivos se tornam comuns e o Reino de Deus progride.

21. A visão celular proporciona a unidade

– Através do discipulado o ensino passa por todos os membros da igreja, favorecendo a unidade na fé e na visão.

- Jesus disse que um reino dividido contra si mesmo não prospera, precisamos deixar que o Espírito Santo imprima em nós uma mentalidade de Reino e não de tribo.

- A Bíblia diz que devemos ter a mesma visão, um mesmo sentimento (Fl 2.2).

22. As células facilitam o trabalho do Pastor

– Com a visão celular, o pastor poderá contar com auxiliares (líderes de célula) que estarão ligados diretamente ao rebanho. O pastor não pode carregar todo o trabalho.

- Para um grande rebanho é necessário uma numerosa equipe para cuidar.

- O objetivo é que ninguém fique disperso ou seja, todos estejam em uma célula. Quem dirá? Não preciso de ajuda.

- Os membros do corpo precisam uns dos outros, assim como corpo de Cristo, precisamos uns dos outros.

23. As células são um instrumento de serviço

– Cada crente é um ministro, e cada um recebeu um dom. No grupo os dons são exercitados para o serviço mútuo.

- As células abrem a oportunidade para que todos trabalhem, e não apenas alguns.

24. As células são instrumento de confronto

– As células são instrumentos para quebrar e enfraquecer poderes demoníacos. Imagine como o Diabo ficará desesperado pois ao invés de algumas igrejas para ele lutar agora serão centenas e milhares de “igrejas”, que são as células. Pois a Bíblia refere-se ao santos quando se reúnem como igreja.

25. A célula é local de treinamento

– Além de toda estrutura da visão celular , a célula é parte da estrutura que possibilita o treinamento.

- O novo discípulo inserido na célula poderá ser incentivado e influenciado a sonhar com sua própria célula. Aprenderá com o seu líder como consolidar, dirigir a reunião e tudo que for necessário para a conquista de novos territórios (vidas).

26. Marcam positivamente as pessoas

– O individualismo predomina na sociedade. A maioria das pessoas se preocupa com seus próprios objetivos.

- As células repletas da unção de Deus ministrarão sobre os feridos, marcando positivamente os corações, pois o líder de célula não estará preocupado somente consigo mesmo, mas com o bem-estar daquelas ovelhas feridas. Prestando o auxílio necessário. Certamente muitos não esquecerão deste benefício.

27. Reprodução de esforços

– A estratégia celular é a mesma usada por Cristo, pois permite que haja reprodução de esforços, ou seja, cada líder de célula imprime em seus discípulos o mesmo desejo de ganhar e consolidar vidas assim como Cristo fez com os seus discípulos que continuaram a obra de expansão do Reino. Isso permite que a quantidade de líderes aumente grandemente e os esforços se multiplicam.

28. As células promovem qualidade espiritual

– Todos estarão em uma célula e terão um líder próximo de si, permitindo assim um acompanhamento pessoal, promovendo qualidade aos discípulos.

29. As células inibem a acomodação

– O trabalho centralizado apenas em algumas pessoas facilita acomodação de muitas outras.

- Jesus afirmou que o campo de trabalho é grande (Lc 10.2); são necessários mais trabalhadores.

- Quanto maior o número de trabalhadores maior será a produtividade para o Reino.

O QUE NÃO É CÉLULA?

1. Não é grupo de oração
2. Não é grupo de estudo bíblico
3. Não é grupo de comunhão entre crentes
4. Não é grupo de apoio
5. Não é ponto de pregação
6. Não é uma miniatura do culto
7. Não é um grupo reunido sem propósito definido

Obs.: Na célula haverá oração, estudo bíblico, comunhão, apoio e etc... Mas o que identifica uma célula são características distintas;

CONCLUSÃO

- Vemos que a igreja primitiva ao adotar o modelo de Cristo vivenciou êxito sobrenatural, pois a igreja se multiplicava (At 9.31).

- Igrejas em todo o mundo alcançaram êxito com as células. O que precisamos fazer e seguir os comandos de Deus e abraçarmos esta visão.

Cada vida deve ser vista como um tesouro. Precisamos somar tudo o que é necessário para salvá-las.

 

 

FONTE: http://visao12.blogspot.com.br/2010/08/entendendo-mais-sobre-celulas.html

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.