igreja
A IGREJA E NEM
SEUS LÍDERES
ESTÃO LIVRES
DE ERRAR!

 

INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Êxodo 32:1-24

 

1. Deus é o dono da igreja, embora Ele seja perfeito, a igreja ainda caminha da perdição para a perfeição.

2. Deus é poderoso, no entanto, Sua igreja pode enfraquecer ao afasta-se dEle e pode cair em erros crassos que precisam ser corrigidos.

3. Deus é santo, mas Sua igreja ainda não é; no entanto, Ele cuida e trabalha por ela para atingir a santidade. Enquanto isso a igreja pode cair em pecados, dos quais veremos três, mas não deve permanecer neles.

I. PRIMEIRO ERRO QUE A IGREJA CORRE O RISCO DE CAIR: INGRATIDÃO DIANTE DA GRAÇA DE DEUS – Êxodo 32:1

1. A insatisfação gera ingratidão para com Deus: Os israelitas solicitaram a presença de outro deus, ainda que falso, porque ficaram insatisfeitos com a demora de Moisés no Monte Sinai.

2. A ingratidão desvia o ser humano de Deus: O Deus que fizera grandes maravilhas no Egito, tirando o povo da escravidão, que fez atravessar o Mar Vermelho e no mesmo lugar fez perecer o exército inimigo, foi substituído por um deus inventado pelo homem.

3. A ingratidão conduz às distorções teológicas: A ingratidão gerada pela insatisfação fez o povo ficar nervoso com a demora de Moisés no monte, com isso surgiu a dúvida que é a falta de fé firmada na desconfiança!

II. SEGUNDO ERRO QUE A IGREJA CORRE O RISCO DE CAIR: INTENTAR SUBSTITUIR UM DEUS PODEROSO POR DEUSES MARIONETES - Êxodo 32:2-20

1. O povo de Deus tem uma facilidade para mudar Deus: O fato de ter tantas religiões revela que as pessoas mudam Deus conforme o coração perverso desejar.

2. O povo de Deus esquece dEle quando não tem tempo para Ele: Como ao povo pareceu que Deus estava distante e despreocupado, relaxou-se no compromisso e dedicação a Ele.

3. O povo substitui Deus quando prefere um deus diferente dEle: Essa substituição acontece assim:

a) Muitos desejam um Deus mais “real”: visível e tocável;

b) Outros desejam um deus maleável, transportável, ainda que não seja vivo;

c) Ainda tem aqueles que criam fantasia sobre seu deus, um deus mais tolerante e submisso do que Àquele que a Bíblia apresenta.

d) Tem também os que preferem imagens e ídolos como seus deuses.

III. TERCEIRO ERRO QUE A IGREJA CORRE O RISCO DE CAIR: INCAPACIDADE DE RECONHECER OS SEUS PECADOS - Êxodo 32:21-24

1. Quem comete pecado tem dificuldades imensas de admitir seus erros: Arão foi incumbido pelo povo de construir um deus; por isso pediu a este que providenciasse ouro e construiu um deus em forma de bezerro. Mas não admitiu seu erro.

2. Quem é influenciado pelo pecado se torna uma influência positiva para o mau, mas não para Deus: Arão poderia ter liderado o povo para Deus, mas foi influenciado pelo pecado do povo e fez pior do que este. Mas não admitiu seu erro.

3. Quem lidera o pecado se torna orgulhoso a ponto de culpar outros pelo seu erro: Arão justificou a Moisés que só havia feito o que o povo havia pedido.

Assim, quem lidera o pecado se faz de inocente ou de vítima, quantas vezes se ouvem as seguintes expressões:

a) O que foi que eu fiz?

b) O que de mal há no que fiz?

c) Eu não fiz nada!

CONCLUSÃO:

1. Há uma grande tentação de permitir que entre na mente do povo de Deus ideias erradas sobre Deus pelo fato das pessoas preferirem um deus que lhes obedeçam e para não precisar obedecer-Lhe!

2. Há outra grande tentação de tentar substituir Deus ou aceitar noções ideológicas que O diminuem. Tem gente que quer controlar Deus  por não permitir que Ele reine!

3. Há ainda a grande tentação forjar ideias sobre Deus de acordo com as inclinações da carne tendo como base as preferências humanas. Então:

APELO:

1. Permita que a Bíblia defina Deus a você sem tentar manipular a revelação que o próprio Deus nos deixou em Sua Palavra.

2. Conheça a Deus e não se deixe influenciar com ideias, conceitos e noções erradas sobre Ele!

3. Revele o verdeiro Deus àqueles que não O conhecem e convide mais pessoas a fazer o mesmo que você.

 

 

AUTOR E FONTE: Pr. Heber Toth Armí / http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/SERM%C3%83O%20EXPOSITIVO

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem