Restaurando o altar de Deus na minha vida
1 Reis 17:1 e 18:17-39
 
* A palavra restauração significa reparo, conserto, recomposição de algo.
* Elias estava vivendo tempos difíceis, o povo de Israel estava vivendo um tempo difícil, havia apostasia, e o templo de Deus já não importava mais. O altar de Deus estava em ruínas.
* Mas, fazendo um paralelo com o nosso tempo, parece que as coisas continuam do mesmo jeito, os pecados são os mesmos, e muitas vezes o altar de Deus na nossa vida também está em ruínas.
* O que significa o altar de Deus na minha vida? Santidade, presença de Deus, fé, vida de Deus.
* O Senhor, antes de ser traído, orou ao Pai por seus discípulos, dizendo: “para que todos sejam um; como Tu, ó Pai, o és em mim, e Eu em Ti; que também Eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste”. (João 17:21). Assim como o Pai e Jesus são um, nós agora somos um em Jesus e no Pai, e refletimos o caráter do Filho e do Pai.
* Como é importante entender que estamos vivendo tempos cruciais, nos quais devemos agir com firmeza e plena convicção do chamado que Deus nos deu.
* No mundo espiritual as forças da maldade estão lutando de uma maneira desesperada para controlar a vida das pessoas. Mas, da mesma maneira como aconteceu na época de Elias, Deus está levantando servos que restaurem Seu altar, para trazer de volta uma genuína adoração a Ele e para que tomem a decisão de tirar todos os deuses alheios de suas vidas, determinados a servir um Deus Santo.
Para restaurar o altar de Deus precisamos: 

I. Falar a palavra de Deus (1Reis 17:1b)

- Elias não estava falando por si mesmo, mas falava as palavras de Deus.
- Cada um de nós é como um profeta e nossas palavras são como profecias. Todas as palavras quando saem dos nossos lábios se transformam em uma semente. Cada palavra que você pronuncia será seu alimento.
- O que hoje você semeia por suas palavras é o fruto que deverá comer amanhã.
- Elias era um homem que conhecia profundamente o poder das palavras. Também sabia que Deus o havia chamado para restaurar o altar que estava sendo profanado na sua nação, mas primeiro ele tinha que restaurar o altar na vida dele.
- Deus levantou Elias de uma maneira sobrenatural para enfrentar o rei que governava Israel e para que caísse dos olhos do seu povo o véu e que pudessem reconhecer que o deus conhecido como Baal não era o Deus verdadeiro, mas um simples ídolo.

II. Restaurar o altar de Deus em nossa mente ( 1Reis 18:21)

- Israel tinha outro senhor que não era o Deus de Israel. Jezabel havia mandado matar todos os Seus profetas, exaltando os falsos, os bruxos e adivinhos.
- A idolatria é um pecado abominável aos olhos de Deus. Ele sempre exige exclusividade; não admite que O adorem juntamente com outros deuses.
- Algumas pessoas permitem que seu coração se encha de egoísmo, soberba, orgulho, e como resultado seu coração fica dividido. Por um lado, ouvem a voz de Deus, mas próxima a ela está a voz do inimigo, trazendo um conflito interior.
- Vamos ao culto no domingo, saímos cheios de fé, mas no outro dia quando nos deparamos com a realidade do dia a dia, parece que a fé acabou.
- Que Deus é esse que estamos servindo?
- Será que é a Deus mesmo que estamos servindo? Precisamos aplicar a palavra de Deus ao nosso coração. Ainda que o Senhor nos fale claramente o que devemos fazer, em seguida vem a voz do adversário e enche nossa mente de mentiras e argumentos, para nos afastar do propósito divino.
- Elias teve que confrontar o povo, dizendo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” você não pode servir a dois pensamentos. Não pode no domingo pensar em Deus e no resto da semana ser escravo de seus desejos carnais. Devemos encher a mente com a palavra de Deus.

III. Restaurar o altar de Deus com a oferta correta (1 Reis 18:33)

- Elias sabia que se apresentasse a oferta correta, Deus a receberia enviando o fogo do Seu Espírito para consumi-la.
- Que oferta estamos colocando no altar da nossa adoração? (Rm 12.1).
- Deus deseja ver nossas vidas de obediência como sacrifício no altar. Isto significa que devemos colocar nossa vontade em harmonia com o desejo do coração de Deus.
- Muitos dos que dizem servir a Deus, na realidade não estão fazendo o que o Senhor determina, mas oferecendo suas vidas apenas de lábios. e não com seus atos.
- Quantas pessoas estão brincando de servir ao Senhor? Um dia cada um de nós vai estar frente a frente com Deus.
- Vamos dar conta de cada ato que fizemos nesta terra. Precisamos viver aquilo que pregamos.
- Quantas vezes ouvimos uma palavra de Deus, recebemos cura, libertação pra servir a Deus, mas quando somos confrontados em colocar a palavra em prática nos acovardamos.
- A vida de Abraão é um dos maiores exemplos de obediência e entrega. Ele era muito feliz com seu filho Isaque. A promessa que desejara por anos havia se cumprido, mas quando Deus lhe pediu que o sacrificasse em seu altar, ele não hesitou nem por um instante.
- Elias sabia que Deus consumiria seu sacrifício, por isso Lhe pediu que enviasse fogo do céu sobre ele. Os profetas de Baal quiseram fazer o mesmo, mas não deu resultado, não caiu fogo e nem qualquer outra manifestação porque Baal não era Deus. Quando o profeta orou, caiu fogo do céu e consumiu o sacrifício.
- Isto nos ensina que quando unimos nossa mente aos pensamentos de Deus, Seu fogo virá, tomara nossa vida e acenderá uma chama que arderá e que vai trazer a salvação as pessoas que estão ao nosso redor.

Conclusão

- Restaurar significa por em ordem nossa própria vida.
- O seu corpo é o templo do Espírito Santo e você deve entender que a sua vida não pode ser um caos.
- Ao receber Jesus, sua vida deixou de pertencer a você mesmo e agora ela é de Deus.
- Talvez você tenha permitido em sua vida coisas que não agradam a Deus e hoje mesmo deve fazer correções para colocá-la em ordem.
- Restaure completamente o altar de Deus, mas também restaure seu relacionamento com Deus.
Musica: Fernandinho - Caia Fogo (CD TEUS SONHOS) - deixe tocando o tempo todo.



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

2 Comentários

  1. As profecias se cumprem e vão todas se cumprir...Depois da reforma da igreja, (Lutero), nasceram as filhas (Apocalipse), que superam e muito a mãe. Admiro pessoas que buscam o conhecimento das escrituras, mas para ter o real conhecimento, só Deus abrindo o entendimento e que nenhum curso de teologia pode dar, nem mesmo os PSD's de plantão, conseguem explicar. Se vc está colocando "vinho novo em odre velho..." saiba que esta distante das coisas de Deus. O apóstolo dos gentios, Paulo, foi levantado para nós, que não tínhamos nada e podemos ver claramente que o novo testamento começa depois de Atos 13:46. Gostaria muito de que o homem não quisesse ser Deus, mas o que vemos e um espetáculo evidenciando a prosperidade e invertendo os papéis. Não entendem nada e levam outros para o mesmo engano. Visite o blog do irmão Wanderley, Mensagem Restauradora, se achar algum engano que não está em conformidade com as escrituras, me avise, o meu blog Vida Restaurada na
    Fé. Gostaria dá sua opinião, pense, nas escrituras Deus nunca esteve com a maioria, mas sempre levantou 1 para levar sua palavra, existe 1 certo pregando todos os outro no engano, não são minhas palavras, está nas escrituras. Estamos restaurado a mensagem, veja sem tradições religiosas, se você concorda. Que Deus continue te abencoando grandemente, amém!

    ResponderExcluir
  2. Pr a paz sou misionario paraguay aqui en planaltinaDF.brasilia.congrego igr.AD.MAD.goste o 1ro.tema do altar.qualque coisa t.aviso para gente se conhecer.ta ai meu e-mail.ou no.zap.61.982214560.enrique ayala.tanbem pregador itinerante.pode ligar amem pr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem