QUANDO

DEUS

CHAMA

 

1 Samuel 3:1-14

- Você e eu fazemos parte de uma geração informatizada, informada, conectada, antenada.

- Uma geração que perdeu o hábito da solidão, da quietude, do sossego, do isolamento, da reflexão, do auto-conhecimento e do conhecimento de Deus.

- Qual de nós não se sente perdido sem o celular?

- Qual dos nossos jovens e adolescentes ficaria um dia sequer sem os aparelhos eletrônicos modernos?

- Assim os aparelhos de comunicação nos isolam de nós mesmos, da nossa família, e especialmente de ouvir a voz de Deus.
É interessante que em um tempo muito diferente do nosso, a aproximadamente ......anos A.C., mesmo que não houvesse um só aparelho eletrônico, a Palavra de Deus era mui rara e as visões não eram freqüentes(v.1).

- Como o inimigo de nossas almas trabalha, de forma variada e intensa, para que a voz de Deus não seja ouvida pelos seus servos.

- Que dificuldade temos de orar, de ler a Bíblia, de ler livros inspirativos, de participar de reuniões de intercessão. Os exercícios espirituais estão fora da nossa agenda.

- Mas Deus sempre quer falar conosco. Ele nunca desiste de nos buscar, mesmo quando não temos tempo para Ele.

- A história de Samuel e a história de todos nós. Num tempo de muita religiosidade (visto que o templo tinha um lugar central), de muita liturgia, mas de pouca experiência com Deus, este toma a decisão de falar a um menino, assim como nos fala hoje.

- Quando Deus fala com uma pessoa, uma igreja, ou grupo, é algo extraordinário, maginífico, duradouro e transformador.
Samuel, a exemplo de muitos de nós era religioso, dedicado ao seu trabalho, dormia no templo e possivelmente era responsável por fazer a lâmpada do candelabro continuar acesa(v.3). Mas ainda não conhecia a Deus.

- A prova é que Deus o chama várias vezes e ele não consegue distinguir a voz de Deus, da voz dos homens(v.7).

- O que este texto nos ensina a respeito de nossa própria experiência de ouvir a voz de Deus? Quando Deus quer que façamos sua vontade, cumpramos seu propósito, façamos a sua obra, Ele nos chama.

Vejamos 04 características do chamado de Deus:

I - DEUS CHAMA INSISTENTEMENTE.

- Ele chama o menino Samuel quatro vezes (v. 4,6,8,10). O chamou insistentemente por quatro vezes e o chamaria cem vezes se fosse necessário.

- Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis(Rm 11:29).

- Neste texto Paulo fala do chamamento de Israel, de sua vocação espiritual, mas por extensão fala do seu chamamento a cada um de nós.

- Quando Deus quer salvar uma pessoa Ele não cessa o seu trabalho.

- Quando Ele quer nos chamar à comunhão com Ele, Ele insiste. Ele bate à porta de nosso coração até que a abramos (Ap. 3:20).
Ele chama você através de uma leitura bíblica, um convite para orar, uma música especial, uma pregação, um testemunho, uma exortação, etc.

- Talvez Ele o tenha feito insistentemente e você não tem prestado atenção à sua voz. Mas Ele não desistirá.

- Ele não desistiu de Jonas, quando este, após ouvir seu chamado se dispôs a fugir. Na hora certa ele estava em Nínive cumprindo a vontade de Deus.

- Ele não desiste até ver sua vontade executada.

- O que me chama a atenção é que Deus chama Samuel pelo seu nome, demonstrando a ele e a nós que Ele sabe exatamente quem somos, onde estamos e o que fazemos.

II - DEUS CHAMA INCONFUNDIVELMENTE.

- Samuel ouve a voz e pensa ser do Sacerdote Eli. Corre até ele na primeira vez(v.5). E assim nas outras três vezes que ouve a voz lhe chamar. Ele não fazia um distinção entre a voz do homem e a voz de Deus.

- Às vezes, inicialmente não percebemos que a voz que nos chama é de Deus. Pensamos ser a nossa própria voz, ou a voz de pessoas que nos amam.

- Em João 12: 28 Deus Pai fala com o Deus Filho: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. A multidão não consegue interpretar o fenômeno e acha que foi o som de um trovão, outros de um anjo(v.29).

- Somente o Filho entendera bem a voz Pai. Assim nós, que em Cristo fomos feitos filhos( Jo. 1:12), devemos buscar entender quando nosso Pai Celeste nos quer falar.

- Em outro capítulo de João somos chamados de ovelhas, que são chamadas pelo pastor divino pelo nome e o seguem por lhe reconhecerem a voz (Jo 10:3,4).

- A voz de Deus é distinta e todo aquele que nasceu do Espírito a reconhecerá em seu coração.

- Samuel aprendera de agora em diante a reconhecer a voz de Deus, a distingui-la da voz dos homens e isto o tornava um homem muito especial em seu tempo.

- Observemos que em um primeiro momento Samuel precisou do auxílio do homem, visto que não conhecia ainda a voz do Senhor. Eli o ajudou a entender que Deus o chamava(v.8).

- Deus usa os seus instrumentos humanos para lançar luz sobre o caminho que devemos tomar. Ele usa os pais, os amigos, o cônjuge, os professores, os pastores e outros crentes, no entanto, no meio de tantas vozes é preciso distinguir qual a voz de Deus, qual a sua vontade, qual o seu chamamento para nós.

- É tão bom quando os líderes espirituais, os pais, os irmãos, entendem que Deus está chamando os seus.

- Cabe aqui também dizer que a vontade revelada de Deus, a sua Palavra, nos dá orientação segura sobre o que Deus quer para o seu povo. Ninguém terá direção segura sem ler e meditar nas Escrituras. No entanto esta vontade específica, a vocação e os dons, exigem esta comunhão íntima com Deus. Assim, Ele, usando seus instrumentos nos orientará em todas as coisas.

III - DEUS CHAMA RECEPTIVAMENTE.

- Ele insistiu com o pequeno Samuel até que, orientado pelo sacerdote, ele se apresenta para ouvir a voz de Deus. Diz ele: Fala porque o teu servo ouve(v. 10).

- Pronto, agora Deus fala. Ele espera que nos coloquemos nesta posição, a de se apresentar humildemente para ouvir.

- Alguém disse que hoje oramos assim: Senhor, ouve que o teu servo fala. Queremos falar, muito e sempre, e pouco queremos ouvir.

- Ao abrirmos a Bíblia para lê-la devemos dizer: Fala Senhor porque o teu servo ouve.
Ao orarmos devemos dizer: Senhor fala comigo.

- No livro Orando em Família (Edição 2005), se diz que um menino de 06 anos, no primeiro dia de aula recebeu de um professor, que era cristão,uma tarefa para casa, a de falar com Deus naquele dia e no dia seguinte testemunhar em sala como foi esta conversa. Ele ficou impaciente pois nunca havia feito aquilo. Em casa não conseguiu comer, nem brincar, nem sorrir, enquanto não cumprisse a tarefa. Enfim, no final da tarde, já desesperado porque não havia conversado com Deus, pois não sabia fazê-lo, entrou no quarto, ficou debaixo dos cobertores e falou com Deus. Lá no fundo do seu coração ele ouviu Deus falando: Filho, diz pra o seu professor que eu te amo, que eu falei contigo, que te faço bem.

- Imediatamente ele saiu dali, sentiu vontade de correr, e correu. Ficou feliz, teve a sua primeira experiência de ouvir a voz de Deus e a ouve até hoje.

- Deus quer que queiramos ouvi-lo, que nos escondamos dos homens, dos sons da terra, das preocupações da vida, para ouvi-lo.

- Queiramos falar com Deus, mas queiramos muito mais ouvir sua voz.Ele insistirá até que queiramos ouvir.

- A história da igreja tem nos ensinado que Deus quer tanto falar que em momentos especiais promove para que seus servos tenham tempo de ouvi-lo.

- João, por exemplo, ficou preso em uma ilha para ver o que Deus queria lhe mostrar a respeito das últimas coisas. Foi só assim que ele escreveu o livro de Apocalípse.
Alguns ficaram enfermos presos em uma cama e outros ficaram desempregados.

- Neste tempo aprendem a ter comunhão com Deus.

Você quer esperar um tempo destes ou dá para começar a ouvir Deus agora mesmo?

CONCLUSÃO

– O nosso Deus continua falando, através da sua Palavra maravilhosa, através de seus servos e diretamente ao nosso espírito.
Desligue-se um pouco dos sons da terra, dos compromissos exagerados, das ambições terrenas, dos cuidados deste mundo.

- Busque um “cantinho de oração”, um tempo especial com Deus, um lugar onde conversar com Ele, diariamente.

- Procuremos ouvir a voz do Senhor Jesus nos dizendo: Vinde a mim, todos os que estais consados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.(Mt. 11:28-30).

- Lembremo-nos de Marta e Maria. Duas irmãs, ambas amavam ao Senhor, no entanto uma escolheu a boa parte. Segundo o próprio Senhor Jesus a atitude de Maria, em se postar aos seus pés e ouvir os seus ensinamentos era a boa parte e isto ninguém poderia tirar dela(Lc 10:42).

- Por fim meditemos na letra de uma antiga música (A voz de Jesus) que nos inspira a ouvir a sua doce voz a cada momento:

Que doce voz tem meu Senhor!
Voz de amor tão terna e graciosa
Que enche o coração
Dá consolação
Que só o crente goza.
Qual maior prazer que Lhe ouvir dizer:
Vem, meu filho, vem me escutar.
O que Eu fiz por ti, tudo o que sofri
Na cruz pra te resgatar.
Chamou-me não só uma vez;
Tantas te que eu, triste, humilhado,
Pude a voz ouvir,
Pude então sair
Das garras do pecado.
Jesus não me deixa sofrer,
Sua voz me ensina o caminho
De vencer o mal,
Com firmeza tal
Que nunca estou sozinho.

 

 

Autor: Pr. Luiz César Nunes de Araújo

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

 




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem