domingo, 28 de abril de 2013

O DESTINO DE QUEM PAGA O BEM COM O MAL É LAMENTÁVEL

 

O DESTINO DE
QUEM PAGA O
BEM COM O MAL
É LAMENTÁVEL

 

INTRODUÇÃO:

Texto Bíblico: I Crônicas 19:1-19

1. É possível alguém receber o bem e devolver com o mal?

2. É possível alguém ser ingrato diante de um bem, feito por alguém?

3. É possível alguém que paga o bem com mal, pagar pelo mal que faz?

I. A DIPLOMACIA NEM SEMPRE ACARRETA BONS RESULTADOS – I Crônicas 19:1-5

1. A simpatia pode ser respondida com antipatia por pessoas infiéis a Deus: Davi expressou grata satisfação pela bondade recebida quando necessitava; então, ele enviou mensageiros a confortar Hanum, pois Naás, seu pai, que ajudara a Davi, havia falecido; entretanto, aquele ato benevolente resultou numa conspiração terrível contra Israel.

2. A cortesia pode ser devolvida com maldade por pessoas cruéis: A mensagem de conforto de Davi foi mal interpretada pelos conselheiros de Hanum, pois não conseguiram assimilar as palavras generosas do rei de Israel, considerando espias os mensageiros de Davi.

3. A amabilidade pode resultar em agressividade por gente de mente perversa: Quando o mal domina o coração, o medo e a suspeita invadem a alma a ponto de tratar com escárnio e insulto até gente bem intencionada. Possuído de medo, Hanum despediu os mensageiros de Davi quase pelados e com a metade da barba a fim de humilhá-los.


II. TRATAR BEM CERTAS PESSOAS PODE SUSCITAR REAÇÕES NEGATIVAS - I Crônicas 19:2, 6-13

1. A misericórdia pode atrair conselheiros temerosos a darem conselhos perigosos: Conselhos errados suscitam sentimentos que podem induzir à guerra. Diante da nobre intenção de Davi os conselheiros de Hanum provocaram uma guerra desnecessária.

2. A bondade pode ser retribuída com vingança por pessoas sem coração: Devido à diplomacia de Davi, a região do Rio Eufrates até a o Mar Mediterrâneo aliaram-se aos amonitas, cercando Israel de todos os lados.

3. A benevolência pode ser paga com intolerância por pessoas sem princípios: Todas as nações da vizinhança partiram contra Israel em resposta a um simples ato de bondade. Mesmo assim, não tome cuidado com a benevolência, tome cuidado com pessoas sem princípios!


III. AO PAGAR O BEM COM O MAL O PREÇO É MAIOR DO SE IMAGINA - I Crônicas 19:14-19

1. O preço mau pago pelo bem ultrapassa qualquer valor estimado pelos maus: Os amonitas viram a o erro que cometeram e, em vez de humildemente reconhecerem seu erro, conseguiram piorar a situação pagando cerca de 35.000 kg de prata para contratar carros de guerras e cavalaria das nações vizinhas; perderam tudo!

2. O mal por si só exige um preço muito alto, ainda mais quando é em resposta ao bem: Depois da primeira derrota, a Síria ajuntou suas forças ameaçando Israel com um formidável exército. “Infligiu, porém Davi com o poder de Deus aos aliados uma derrota tão desastrosas que os Sírios, desde o Líbano até o Eufrates, não somente abandonaram a guerra, mas tornaram-se tributários de Israel” (Ellen G. White).

3. O mal pelo mal não resulta tão mal tanto quanto o mal em resposta ao bem: Enquanto Davi elevou-se a grandezas sem precedentes, os que pagaram o bem com o mal foram destruídos – 7.000 soldados sírios e 40.000 soldados da infantaria – os sobreviventes pagaram tributo a Israel. A lição é clara para todos!

CONCLUSÃO:

1. Cada pessoa deve refletir antes de agir a fim de não agir por impulso, pois os impulsos podem enganar e destruir. É melhor confiar em Deus do que nos impulsos humanos!

2. Os conselheiros devem ser considerados, mas nunca seguir seus conselhos sem antes considerar a possibilidade de risco. Existem conselhos perversos!

3. Toda e qualquer ação tem risco de ter em resposta uma reação, seja ela positiva ou negativa. Lembre-se que o mal cobra um alto preço, nunca vale a pena!

APELO:

1. Sempre faça o bem, não importa a quem, sem esperar o bem!

2. Nunca aceite conselhos sem analisar suas implicações, você pode se dar mal.

3. Sempre coloque Deus e Sua vontade em primeiro lugar, frente a qualquer situação!

 

 

Autor e Fonte: Pr. Heber Toth  / http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/SERM%C3%83O%20EXPOSITIVO

 

=================================

=================================

=================================

=================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário