images

UMA IGREJA FORTE
Atos 11:19-30

 

Introdução:

- A igreja primitiva é o modelo de como a igreja deve ser.

- Seus erros e sucessos, são colocados de forma muito clara em Atos, nas Cartas e em Apocalipse para nós encontrarmos o caminho.

- Este texto é uma parte da história do crescimento da igreja.

Uma Igreja Forte é formada de membros que...
1. Olham problemas como OPORTUNIDADES de Crescimento (vs. 19-20)

"Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estevão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus....Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus."

- Um evangelismo contextualizado, realizado por pessoas altruístas, positivas, pessoas que tem a capacidade de olhar além dos problemas. Isto chama-se visão.

- Os “dispersos” foram anunciando por toda a parte o evangelho. Os de Chipre e de Ciriene, falavam grego e anunciavam Jesus aos gregos.

2. Estão interessados na APROVAÇÃO do Senhor (v. 21)

"A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor."

"A mão do Senhor estava com eles" - Coisa maravilhosa.

- Uma igreja aprovada por Deus. Deus só coloca a sua mão sobre a obra que Ele aprova!

Porque a mão do Senhor estava sobre a igreja, havia...
1. Conversões de vidas (v. 21b.),
2. Visão missionária (v. 22) -
"Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia".

Resultado da ação visão missionária: v. 26 - "E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos."

- Precisamos é da Unção do Senhor para prosseguirmos nestes dias tão difíceis! Não precisamos da aprovação de outros crentes, o que importante não é o que outros crentes pensam de nós, e sim o que Deus pensa e o que os não crentes pensam.

3. Evidenciam a graça do Senhor através de VIDAS FRUTÍFERAS (v. 23)

"Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fieis ao Senhor, de todo o coração."

- Numa igreja cristã saudável, pequena ou grande, urbana ou rural, rica ou pobre, evidencia-se a graça do Senhor sobre ela através de vidas, de pessoas transformadas e trabalhadoras.

- A graça é evidente: Pela alegria e firmeza dos irmãos!

- Existem igrejas que quando olhamos apenas vemos coisas ou picuinhas.

- Queremos ver a graça de Deus em nossa igreja através de nossas vidas!

4. Buscam uma ESPIRITUALIDADE contagiante(v. 24)

"Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor."

Barnabé = Homem íntegro, de bem, homem bom, homem cheio do Espírito Santo, homem de fé, homem de integridade.

- Diz o texto, no v. 23 que ele exortava o povo a permanecer no Senhor. Ele era um homem com autoridade, autoridade é formada com duas bases:
1. Unção (Deus),
2. Caráter (Homem),

5. Contribuem FINANCEIRAMENTE para expansão do Reino (v. 29-30)

"Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia....E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo."

- Cada um que deseja ver o Reino de Deus crescer precisará dar do seu também, enviando sua oferta segundo suas possibilidades.

- Uma igreja forte se faz da dependência de Deus como vimos nos textos acima, mas também da nossa liberalidade em contribuir e entregar nossas ofertas de fé e amor!

Conclusão:

- Queremos fazer a vontade de Jesus e como Sua igreja, precisa ser o que Ele deseja que sejamos, o modelo foi dado pela igreja em Antioquia (Atos: 11: 19-30).

Uma igreja FORTE vai impactar a cidade!

 

AUTOR: Pr Walter Pacheco da Silveira

 

===========================

==========================

=========================



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem