f558014

Incompletos e Descontínuos.

 

I Corintios 6.8.11

8Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! 9Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 11Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

Hino 37

- Este hino enche-me de alegria, faz-me sentir completo, Jesus falou em vida Plena e abundante e este amor grandioso comunica isto a minha alma, paz para enfrentar a vida, vitória sobre a morte, tudo isto nos méritos de Cristo Jesus fazendo me ter certeza na alma que sou completo e eterno.

- Tristeza é ter vida descontinua e incompleta

Descontinuidade – Descontinuidade tem a ver com HISTÓRIA INTERROMPIDA.

- A tragédia na Boate Kiss,  em Santa Maria,  revela a face mais feia da morte,  esta nossa inimiga em comum (Minha, sua e de Deus), revela a maldade da interrupção,  de descontinuidade. Naquela madrugada sonhos,  carreira,  realizações,  a vida foi interrompida.  O que dói a mãe é perder o filho,  mas com o filho vão os planos,  os sonhos e a possibilidade. Tudo por este indescritível prejuízo chamado DESCONTINUIDADE.

 

  • Um casal apaixonado interrompido
  • Uma partida de futebol interrompida
  • Imagine o prejuízo de uma cirurgia interrompida
  • Algo simples como bater um bolo, se interrompido,  pode comprometer a massa e frustrar os planos de um gostoso café da tarde.

- Se aquilo que era bom cessar  trás frustração

- Aquilo que pode ser bom não se completar também trás frustração

Incompletude – A pessoa incompleta é aquele que vive sentindo que falta alguma coisa,  corre atrás como louco,  adquire algo que o distrai,  mas a satisfação passa e ele volta a buscar algo que o preencha.

- O triste é que,  observando um incompleto,  um malandro facilmente se aproveita,  um dos tônicos mais vendidos na história, explorado até pelos desenhos animados é o Tonico para nascer cabelo,  por trás de um homem que se sentirá mais completo resolvendo o problema da calvície,  está o charlatão.

- Quando Jesus falou de PLENITUDE,  de ser completo e satisfeito, foi com uma mulher incompleta, que precisava de um relacionamento para se realizar e por conta disto já estava em seu quinto casamento…

S2

- O desdobramento moderno da incompletude são os vícios,  esta busca de preenchimento,  satisfação e bem estar em algo externo a si, uma química ilude,  distrai,  da a sensação de completude mas quando o efeito passa revela seus danos.

- O Apóstolo Paulo está escrevendo aos irmãos de Corinto,  mostrando para eles a falha na comunhão e a falta grave que é terem contendas entre eles,  mostrando que agem como pessoas profanas e que isto pode revelar que ainda não são completos.

- O maior presente de Deus é a Vida Eterna,  através desta somos completos e avançamos para Eternidade,  nossa existência não se interrompe,  devemos levar muito a sério este nosso grande diferencial,  zelar dele para não sermos surpreendido com a triste realidade,  SE QUER FOMOS SALVOS. Uma importante doutrina Batista é que a salvação não pode ser perdida,  contudo vale a pena lembrar que a salvação na Bíblia as vezes é posta em cheque,  com frases do tipo SE É QUE FOSTES SALVO. Aquele que pertence ao ambiente da fé e leva uma vida vazia,  similar aos maus do mundo,  incompleto e sem certeza da salvação,  deve refletir com cuidado e considerar a possibilidade de ainda não ter sido salvo.

Quem são os incompletos?

A Bíblia Fala de um grupo de pessoas,

S3

  • Que seu comportamento define quem são;
  • Que suas práticas são maiores que suas convicções
  • Que seus instintos dominam sobre sua razão

- Dr. Drauzeo Varella, conhecido médico infectologista em entrevista dizia que há quinze anos tinha parado de fumar. Antes daquilo, dizia ele,  para sua vergonha, ele falava dos malefícios do cigarro para seus pacientes,  tendo uma carteira de cigarro no bolso.  Falo sobre isto,  sobre gente que o instinto domina sobre a razão.

- Não perca o sentido da mensagem, a bíblia da exemplos de gente Incompleta e que não avança com a vida eterna,  não significa que esta é a lista do inferno,  a lista de entrada do inferno Jesus resumiu dizendo:

- João 3:18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já estácondenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

- Os exemplos que Paulo dá são de alguns tipos de comportamentos não apropriado que os crentes agem de forma muito parecida,  ainda que com um verniz de piedade. São estes:

9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

- Grande parte dos itens da lista dizem respeito a práticas sexuais, a maior parte dos itens destaca o uso que fazemos do corpo, e não poderia ser diferente o corpo é o veiculo de expressão do “Eu”,  através dele deixamos claro quem somos e inclusive em quem cremos, através do corpo,  do uso que fazemos ou que deixamos de fazer servimos a Deus, testemunhamos sobre Deus e confirmamos nossa fé.

  • A Bíblia diz que Deus criou o homem;
  • A Bíblia diz que o homem reflete a natureza de Deus;
  • A Bíblia diz que o homem é ser pessoal,  habilitado com sentimentos profundos e de valor incalculável;

Responda-me  algumas perguntas:

  • Quando o homem se deixa usar como objeto ele está testemunhando que crê neste valor que Deus atribuiu?
  • Quando alguém entra em um nível que seria o mais profundo da intimidade,  de forma casual e superficial está de acordo com esta fé na dignidade do homem?
  • Quando alguém atenta contra seu corpo,  suas emoções,  seu bem estar  ou desconsidera o próximo conduzindo-o a algo que era lhe fazer mal,  está a serviço de Deus?

- Jovens nos congressos e acampamentos onde vou me dizem “Este namorado é sério, posso ir para cama com ele ”, de namorado sério em namorado sério você vai poluindo seu corpo,  dividindo sua alma,  alimentando sua mente com imagens que te acompanharão o resto da vida e quem sabe serão matéria prima para seu adultério,  como desdobramento de sua fornicação;

- Pessoas maduras me dizem “Foi só uma escapadinha” mas o vinculo é o mesmo, a mentira se mantém e o diabo é alimentado com armas que usará contra você,  afinal ele é acusador e,  ao menos que você se arrependa e confesse,  sua paz será roubada e sua comunhão com Deus estará comprometida pelo resto da vida.

- O espírito mora em nós para através do corpo glorificarmos a Deus

Mas uma leitura cuidadosa do versículo,  mesmo nas palavras que associamos diretamente a prática sexual,  revelam muito mais:

9 ¶ Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis:

  • nem impuros, (pornôs)
  • nem idólatras,(Tanto quanto a idolos aponta p/ q. dobra-se diante de coisas – Mamon)
  • nem adúlteros, (não apenas no âmbito conjugal Moichos = infiel a Deus)
  • nem efeminados, (Malakos =Macio  será que posso incluir os metrossexuais?)
  • nem sodomitas, 10
  • nem ladrões, (Kleptos = instrui para seu próprio ganho – Pastores?
  • nem avarentos, (pleonektes = que quer cada vez mais)
  • nem bêbados, (Methusos = intoxicados)
  • nem maldizentes, (Loidoros = aquele que ofende ***)
  • nem roubadores herdarão o reino de Deus.

- Mas não podemos perder o sentido do texto

- O texto não é para condenar os que têm estas práticas,  mas para comparar OS CRENTES com os que vivem vidas assim.

S4

  • As pessoas destas práticas não estão condenadas pelo que fazem,  estão condenadas por SE TORNAREM O QUE FAZEM ou seja ser dominadas por usa prática;
  • As pessoas destas práticas não estão condenadas pelo que fazem,  estão condenadas por NÃO LUTAREM CONTRA O QUE FAZEM ou seja , Os céus não são delas porque julgam seu estilo de vida como o único possível de viver,  em egoísmo declaram,  ainda que sem palavras EU FAÇO MEU ESTILO DE VIDA;

E NESTE SENTIDO A BIBLIA CHAMA ATENÇÃO DE TODOS NÓS. UMA OBRA COMPLETA FEZ VOCE SER COMPLETO,  TER UM NOVO SENHOR E COM ISTO UM NOVO JEITO DE VIVER.

11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

Vocês foram assim, mas não podem mais ser desta maneira

  • Vocês faziam suas regras,  mas agora não mais
  • Vocês eram guiados pelo extinto,  mas agora não mais
  • Vocês tinham o prazer da carne em primeiro lugar agora não mais
  • Vocês não se preocupavam com o outro, mas agora não mais

Algumas pessoas dizem que a COMUNHÃO É A BASE DE UMA IGREJA FORTE eu discordo; COMUNHÃO É A BASE DE UMAIGREJA VERDADEIRA.

- Qualquer ajuntamento de pessoas onde cada um visa seu próprio interesse,  onde o cuidado e o carinho com o irmão é deixado de lado, onde a misericórdia não é exercitada é um ajuntamento de pessoas; o pessoal no sambódromo está melhor que o povo desta igreja (com i minúsculo).

- A Biblia está nos dizendo nesta oportunidade

8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! 9 ¶ Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?

Voce tem condições de mudar este estado de coisas:

11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

Talvez a pergunta que você tenha saído de casa hoje para responder é:

S5

VOCE QUER CONTINUAR COM UMA VIDA INCOMPLETA,  SUJEITA A SER INTERROMPIDA?

Preste atenção quero ser muito direto e prático com você:

- Vem a minha mente uma imagem de minha infância,  a frase não era das gramaticalmenete melhor estruturada,  mas todos os garotos do bairro conheciam bem.  Mãe no portão gritando PASSA PARA DENTRO MENINO,  SEU PAI JÁ VAI CHEGAR!

- No inconsciente a certeza de que deveríamos tomar banho e estar pronto para encontrar com o pai que trabalhou o dia inteiro. O que isto tem a ver com nossa mensagem?

11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

  • mas vós vos lavastes Isto precisa ser bem entendido (verbo na voz média) VOCES SE COLOCARAM PARA SER LAVADOS.  Deus operou a salvação de forma completa desde a Eternidade passada, mas A Biblia está dizendo que para esta salvação DISPONIVEL você precisa se dirigir ao seu encontro, uma ilustração simples O CHUVEIRO ESTÁ ABERTO…
  • mas fostes santificados Quando você se posicionar para DEUS TE LIMPAR ele completará o processo e te colocará numa nova posição SEPARADO DA SUJEIRA DO MUNDO. Quando era pequeno,  uma lei que não estava escrita em nenhum lugar é que quando opai chegasse do serviço todos deveriam estar de “banho tomado” assim o clima da casa estava melhor e todos podiam desfrutar da presença do pai,  se alegrar e ir para a mesa da janta.É exatamente disto que estou falando JESUS NOS PREPARA PARA NOS ENCONTRARMOS COM O PAI
  • mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. LIMPO E SEPARADO O PAI OLHA PARA VOCE E TE CHAMA DE FILHO Te declara inocente

s6

As grandes perguntas continuam em pé:

  • Quer continuar sujo ou ser limpo?
  • Quer ser incompleto ou completo?
  • Tendo sido colocado numa posição de destaque quer viver como mundano ou como santo?

Jesus já disponibilizou todo recurso para uma vida PLENA.  Totalmente diferenciada;

  • Sabe aquela lista que falamos? Ladrões, idolatras,  impuros… Tudo fica para trás;
  • Sabe esta gente de igreja que tem uma vida bonitinha mas um coração amargo e uma língua venenosa vivendo como incrédulo?Também tem sua oportunidade de ser povo de Deus

Lavado,  Santificado e Justificado uma obra completa que nos faz pessoas completas.

S7

A obra de Jesus é completa e da a nós condições de avançar para Eternidade…

Só em Jesus Completos e Contínuos

 

 

FONTE: http://www.ibaa.com.br/?p=788

 

++++++++++

+++++++++++

++++++++++++

+++++++++++++

 



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem