a76dabef-aeac-4ba5-9395-144e3f48feeb_640x334

Anseios da Alma:
Propósito
Eclesiastes 3.1-8
 
Introdução
- O ser humano precisa de um propósito para continuar vivendo. Dentro de um propósito maior de existência, ele precisa de propósitos. Não dá para viver sem propósitos, sem objetivos, sem metas. Contudo, o que mais se torna impossível para qualquer pessoa é viver sem uma função. É nesse sentido de propósito que iremos trabalhar nessa reflexão.
- Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Eclesiastes 3:1-8
- Tudo tem um tempo determinado e um propósito debaixo do céu. Imagine o ser humano!
- Vamos ver algumas áreas importantes da vida humana em que você, para conseguir existir como ser humano, precisa cumprir sua função, o seu propósito.
I. O seu propósito como ser humano
- O ser humano sem Deus vive a se perguntar “De onde viemos? Para onde vamos?”. São as perguntas da moda que são respondidas com várias teorias, a maioria delas afasta qualquer propósito divino. É uma pena!
- Tudo isso que existe, uma mera obra do acaso que irá se extinguir, sem propósito para ter começado, sem propósito para terminar?
- Mas aqueles que tem fé em Deus não acreditam assim.
- A Bíblia diz: “Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória”. (Efésios 1:11-12).
- Se você “espera em Cristo”, seu propósito como ser humano é existir para o “louvor da glória de Deus”. Esse o seu propósito primordial. Há, contudo, outros propósitos na sua vida. Veremos a seguir.
II. O seu propósito na família
- As famílias estão se desfazendo e as pessoas estão infelizes porque os homens não cumprem suas funções de homens, as mulheres não vivem dentro do propósito da esposa e os filhos não respeitam os pais que estão perdidos em suas identidades.
- São lares cada vez mais disfuncionais porque as pessoas não cumprem seus propósitos.
O apóstolo Paulo definiu bem esses propósitos:
Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. (Ef 5.21)
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, (Ef 5.22)
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela... (Ef 5.25)
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo (Ef 6.1)
- Os modernos modelos de família em que pais e mães são tudo a mesma coisa, não é o padrão bíblico. Isso não mudou com os novos tempos!
III. O seu propósito na igreja
- Como cristão você tem um propósito na igreja. Não há um crente contemplativo, sem dons, que apenas observa enquanto os outros servem ao Senhor com as capacidades que o Espírito Santo lhes concedeu.
- Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. (Romanos 12:4-6)
- Você precisa descobrir (ou redescobrir) quais são os seus dons, as suas funções, pelo menos uma, dentro do corpo de Cristo e colocar em ação. Se não fizer isso estará em rebeldia contra Deus e prejudicando o desenvolvimento da igreja. Converse com o seu pastor a respeito disso.
IV. O seu propósito no mundo
- Você não está aqui por acaso. Este mundo precisa de você. Jesus afirmou que os seus discípulos tinham uma função, um propósito neste mundo. Lembre-se do que ele disse:
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriadocomo restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto , e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:13-16)
- Se você não cumprir o seu propósito, nas palavras do próprio Jesus, você “para nada mais presta”! O que você vai fazer a respeito?
Conclusão
- Como em uma máquina todas as engrenagens tem uma função específica, assim você também tem o seu propósito na sua existência, na sua família, na igreja, no mundo. Sem propósito você perde a razão de viver.
- Muitas pessoas que desistem de seus propósitos desistem também de continuar vivendo. Você deve tomar uma decisão de voltar a viver com propósitos, e fazer isso dentro da vontade de Deus. Amém.
 
 
AUTOR: Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa.

 

 

++++++++++++++++

+++++++++++++++++

++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem