O QUE FAZER 
COM A FRUSTRAÇÃO? 


 - Frustração é a ação de impedir que um ser atinja o objetivo ao que tende pela sua própria dinâmica. 

- Estado em que se encontra o organismo quando depara com um obstáculo mais ou menos importante no caminho que o leva à realização completa de um comportamento. 

 - O pior é que frustração detona uma serie de sentimentos nocivos. 

- As frustrações que advém a nossa vida despertam volições quais a raiva é uma espécie de gatilho que detona distúrbios emocionais que afligem a alma. 

 São muitas as coisas que nos frustram:

- Falta de dinheiro para adquirir um produto. 

- Quando você faz um negócio esperando resultados positivos e alguém te prejudica. 

- Uma festa que você aguardava, mas não foi convidado. 

- A falta de reconhecimento profissional, não se sentir correspondido, um sentimento de querer sem ser querido. 

 - A verdade é que a frustração pode nos levar a uma autocomiseração o de sentirmos –nos diminuídos com a nossa auto-estima baixa. 

- Perder uma oportunidade de emprego ao qual almejava. Se isso não for imediatamente resolvido através de atitudes certas vai desencadear um mal maior. 

 - Embora o terreno das frustrações possa ser vasto – inclui todos os tipos de dificuldades que o ser humano está sujeito –, no âmago de cada frustração encontra-se uma estrutura fundamental: o choque entre um desejo e uma realidade imutável. 

 “Eu queria isso, mas a realidade é outra”. 

- O cenário de minhas expectativas foi radicalmente mudado em outra geografia. 

O que fazer? Imediatamente dar a volta por cima através de uma decisão de não deixar que sentimentos medíocres me invadam a alma. 

- É como fazer uma barreira na minha mente com assertivas praticas para conter e fazer uma represa das frustrações que poderão se tornar numa inundação de ressentimentos de ira e magoas. 

-  Você tem que entender que urgente trabalhar com as perdas e as frustrações e fazer dessas coisas ferramentas para buscar o amadurecimento espiritual e emocional para viver acima da mediocridade. 

 Algumas coisas a pensar diante de uma frustração: 

 I. A vida é cíclica 

 - Crie esse condicionamento mental, isso é de suma importância, pois o momento em que frustrações nos atingem são quando nossas expectativas referentes aos nossos sonhos são almejados com todas as forças do ser. 

- Há coisas para determinados ciclos da vida que não se encaixam no momento em que pensávamos que se encaixariam. Você vai amadurecer com a aparente derrota de uma expectativa frustrante. 

- Pense: “Não era meu momento” 

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. 

- Teu momento vai chegar. 

- Pense como agiu Calebe; quais foram às expectativas dele com relação à conquista da terra prometida. Os Espias deram um relatório negativo da terra exceto Josué e Calebe. 

- Veja como Ele tratou a questão cíclica durante 40 anos que teve que adiar seu sonho de conquistar o Hermon: 

 “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela”. (Nm 13:30). 

- Apesar de todo seu entusiasmo e dedicação Deus puniu a nação adiando o sonho da posse da terra para mais 40 anos. Deus prometeu que no futuro por causa da atitude de Calebe ele receberia sua porção no tempo certo. Calebe entendeu e confiou em Deus, pois a vida tinha lhe ensinado que ela é cíclica. 40 anos mais tarde ele pode tomar possa da promessa da conquista da terra. 

“Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor”.(Dt 1:36) 

 II. A Vida é uma escola 

=> Frustrações na vida são inevitáveis. 

 - Quem melhor assimila essa verdade são os poetas que aprendem a destilar poemas das frustrações e das decepções na vida. 

- Se a vida é uma escola é porque Deus nos prepara para projetos que são maiores que nossa existência terrena. 

- Pense na vida como um vestibular para a eternidade. 

- Pense no ser eterno que somos e que nossa breve vida terrena é apenas um tempo, e que a eternidade com seus mistérios aguardam os que forem aprovados e aprendem a extrair as lições que a vida nos ensina e nos prepara para a eternidade. 

- A vida quer nos ensinar a ser feliz, isso porque A felicidade é estado de ser. Não é algo a ser alcançado tem tudo a ver com o estilo de vida que se leva. 

- É um sentimento de bem estar consigo mesmo. Você constrói a felicidade no coração, o centro das decisões de tua vida. Um mergulho introspectivo dentro de você mesmo para fazer avaliações dos sentimentos que nos habitam. 

 - A felicidade não tem nada a haver com idade e nem com estado físico em que se encontra, mesmo doente é possível experimentar a felicidade. 

 - Ser feliz é saber coordenar os sentimentos e extirpar sentimentos, frustrantes aqueles que trazem destruição emocional que como enxurrada da chuva querem te levar ao caos existencial para você perder a fé e a esperança. 

 - Ser feliz é extrair das pequenas coisas grandes emoções. Ser feliz é nunca desistir de quem te ama e mesmo quando as coisas derem erradas transformar os erros em lição de vida. 

=> Frustrações na vida são inevitáveis 

 - Pense que enquanto viveres por aqui você se decepcionará com alguém e geralmente as frustrações acontecem com as pessoas aos quais mais amamos. 

 - Não deveria ser assim, mas é. Tanto quanto amanhã é um novo dia da mesma maneira alguém vai te frustrar. 

 - Somos assim, temos a tendência de nunca agradar, isso porque a causa maior de todas as nossas motivações somos nós mesmos. Essa insatisfação que procede dentro de nossa própria natureza egoísta, frustra-nos a nós mesmos quando pensamos em ter atitudes altruístas e às vezes nos quedamos surpreso e decepcionados por causa da nossa vã consistência. 

 - Bem se é para me conformar diante das frustrações acho que esses argumentos são suficientes para entendermos que precisamos ser bons alunos na escola da vida. 

 - As frustrações vem sobre dois tipos de pessoas no mundo: As fracas e as fortes

- Ao fracos, restam o isolamento, auto comiseração e a amargura e o julgamento e deixar-se vencer por esses sentimentos medíocres e passar por essa vida sem perceber a beleza das cores assistir os acontecimento do mundo em preto e branco. A melhor coisa para os fracos é ir morar no lado escuro da lua. 

- Para os fortes é a grande oportunidade de amadurecer. 

- Os fortes aprenderão a arte da tolerância, da paciência, do perdão. 

- Os fortes avaliarão o outro lado das perdas. 

- Como um escultor que da forma ao mármore frio pelo cinzel, os fortes esculpirão suas personalidades, tendo coragem para viver e humildade para vencer. 

Lembrem-se: 

As frustrações são obstáculos imprevisíveis para você ver as belezas da vida na adversidade e nas contrariedades. Nele, o único que não nos frustra e nos ensina a graça de superar frustrações. 


 Autor: Pedro Luiz De Almeida



+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem