Deus: meu médico 




 Introdução 

 - Quando você precisa de um médico, você quer um profissional que saiba o que está fazendo, seja eficiente e, ao mesmo tempo atencioso. Eu sei. É difícil encontrar pessoas assim em qualquer área profissional. Quando você encontra um, torna-se “paciente/cliente”. 

- Um bom médico tem algumas características. Deus, como médico, tem essas características. 

- Onde é que a Bíblia apresenta o Senhor como médico? Leia Êxodo 15.26. O povo de Israel estava a caminho da terra Prometida quando o Senhor se apresenta a eles como o Médico. 

- Diz assim o texto: “Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”. 

 Como o Bom Médico o Senhor... 
 1. O Senhor toca onde dói mais! 

- Quando alguém vai a uma consulta e diz ao médico onde está doendo, advinha onde ele vai tocar? Exatamente! Onde está doendo, onde está o problema. Mas como Ele não é um médico que cuida só das nossas enfermidades físicas, vamos tomar um exemplo de enfermidade psicológica, ou até mesmo de caráter. 

- Um dia um jovem rico se achegou a Jesus, não para receber tratamento, mas para receber aprovação. Jesus não caiu nessa. Ao invés de dizer ao jovem “Está tudo bem! Volte de novo quando tiver algum problema novo”, não, Jesus apontou sua doença. Era a ganância. 

- Onde jesus tocou? Onde doía mais. Ele disse: “Falta-lhe uma coisa. Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (Mc 10.21). 

- Hoje, se você fosse receber o toque de médico de Deus, onde Ele tocaria em você? 

 Como o Bom Médico o Senhor...
2. O Senhor receita o remédio que menos gostamos, mas que realmente cura. 

- Você já tentou sugerir ao seu médico qual o remédio que você quer tomar? Se ele for um bom médico, não fará o que você quer, mas lhe dará o que você precisa. 

- Lembre-se de Isaías e seu encontro com Deus. O problema de Isaías era a língua: “Lábio impuros”, como ele mesmo descreve. 

- E qual foi o remédio de Deus para ele? Foi tocar os seus lábios com uma brasa viva tirada do altar. Veja Isaías 6.5-7. 

- A brasa representa o tratamento, a cura. Uma brasa viva não é o que se pode chamar de o remédio mais desejado, concorda? 

- Porém, o Senhor usa aquilo que precisa ser usado. Ele faz isso ainda hoje na vida de cada um dos seus servos, do jeito que Ele sabe que é o melhor. 

 Como o Bom Médico o Senhor...
3. O Senhor trata as feridas. 

- Como bom médico que Deus é, Ele trata das nossas feridas. 

- Nossas feridas podem ser de muitos tipos: Podem ser emocionais, físicas e espirituais. 

- Feridas precisam ser tratadas. Apesar de Deus querer tratar delas, muitas vezes somos nós que não queremos deixar que Ele faça o seu trabalho de médico. 

- Há , em mais do que um lugar na Bíblia, promessas de que Deus trata das nossas feridas quando achamos que ninguém mais se importa. 

- Veja: “Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor, ‘porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa” (Jer 30.17). 

 Como o Bom Médico o Senhor...
4. O Senhor, como bom médico, se preocupa com você. 

- Um bom médico não faz o seu trabalho sem gostar do que faz. 

- Já imaginou um médico que não gosta e não se importa com gente? 

- Mas nós temos um Bom Médico que realmente se importa com você a ponto de ter enviado o seu Único Filho para morrer na cruz em seu lugar. 

- Como é bom saber que temos um Deus que não é indiferente ao que estamos passando e todas as dores que estamos sofrendo. 

- Veja o salmista o que ele afirma a respeito de Deus: “Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!” (Sl 40.17). 

- Temos um Deus que se preocupa conosco! Isso é maravilhoso! 

 Conclusão 

Coloque todas as suas dores nas mãos do Grande Médico: aquele que nos cura. 

- Que você possa fazer a oração que o profeta fez: ““Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor”.(Jeremias 17:14). 

Seja Deus o seu Médico, seja Deus o seu remédio, a sua cura, mas, acima de tudo, seja Ele o motivo do seu louvor. Amém! 


Autor: Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa – SP IBCNO © 2012




++
++++
++++++
+++++++++
++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem