AS COISAS DE DEUS 
E AS COISAS DOS HOMENS 

(Mateus 16:22-23)


-= A palavra de Deus diz em Jeremias 17:9-10 que o coração humano é mais enganoso que qualquer outra coisa, e desesperadamente corrupto, mas a resposta que o Senhor dá a pergunta “quem o pode conhecer ?” é animadora para aqueles que  desejam um coração transformado: “EU O SENHOR, ESQUADRINHO O CORAÇÃO, EU PROVO OS PENSAMENTOS.”

-= O nosso coração, muitas vezes tão confiante, tão convicto, tão cheio de valores é enganoso e tendencioso a corrupção. Na verdade, ele desconhece os valores e as verdades do Reino de Deus. Só o Espírito Santo pode nos revelar.

-= É nesse entendimento que podemos compreender como alguém que foi profundamente usado por Deus, é logo em seguida usado por Satanás.


COISAS DO HOMEM:

1 - TEM COMPAIXÃO DE TI (22)

- Como homens, sempre achamos que não merecemos passar por certos apuros, humilhações e vergonhas. Quando o Espírito Santo mostra uma área que precisa de arrependimento, devemos superar o instinto de defesa. Precisamos silenciar o pequeno advogado que sai de um local escuro de nossa mente para nos defender: ”Meu cliente não é tão ruim”. (Francis Frangipane)

- É muito perigoso quando expressamos compaixão ,de origem totalmente humana, pelas pessoas ou por nós mesmos, abrindo um perigoso e escorregadio caminho para a autocomiseração.


2 - ISSO DE MODO ALGUM TE ACONTECERÁ (22)

- Estas Palavras hoje talvez sejam recebidas com muito entusiasmo e até aplausos, se alguém ousar dizer que a igreja ou nós iremos passar por provas, lutas, etc... ”misericórdia, tá amarrado”, diriam alguns “espirituais” que não aceitam a ideia do povo de Deus sofrer e até morrer por causa de Jesus.
O nosso EU sempre gritará para nós não aceitarmos o caminho da humilhação, só da exaltação.


3 - ATRAIR SATANÁS (23) 

- Pedro é repreendido como se fosse Satanás falando através dele. Duro para alguém que pouco antes havia sido chamado de bem aventurado pelo Senhor Jesus. Satanás aqui, mais uma vez oferece ou sugere uma vitória sem cruz. Lembra do deserto?...”Se tu és o filho de Deus...”. (Mateus 4). Não podemos esquecer que o mais interessado em nosso desvio da cruz é Satanás. As suas sugestões são na verdade pedra de tropeço.

4 - FEITIÇARIA- (Gálatas 5:20) 

- Ao contrário do que muitos pensam, a feitiçaria está dentro da igreja mais do que imaginamos. Embora tenha a sua origem na carne, ela degenera rapidamente em poder demoníaco. Entendamos que a feitiçaria é a arte de amaldiçoar os outros. É usar qualquer espírito ou dispositivo para dominar, controlar ou manipular outras pessoas ou situações. As pressões sutis para exercer ou conseguir as coisas do nosso jeito. Quando a pessoa se rebela e não se sujeita à vontade de
Deus, se abre para vários espíritos que controlarão a pessoa levando-a a viver uma vida de aparência, mais para agradar homens, e lavando-a para a rebeldia-feiticeira. Lembra de Saul? Terminou sua vida consultando uma feiticeira para saber o que iria acontecer com ele. Cuidado com a oração feiticeira!!! Ore sempre: “... Seja feita a TUA vontade.”

DAVI 

- Ele se recusou tomar autoridade ou buscar influência para si, mas confiou em Deus para estabelecê-lo na posição que Ele havia prometido. Não usou de jeitinhos ou joguinhos para ganhar influência ou autoridade. O que ele recebeu foi totalmente legítimo. O que ganhamos pela manipulação ou autopromoção será pedra de tropeço para nós. O que se consegue pela feitiçaria será um fracasso.


COISAS DE DEUS:

1 - NEGAR A SI MESMO- (24) 

- Essa coisa de Deus para nós é um processo doloroso e totalmente necessário. Jesus nos deu o seu próprio exemplo quando negou a si mesmo, deixando o Pai e o seu lar para sofrer o pouco que entendemos do seu sofrimento.

2 - TOMEM A SUA CRUZ E SIGA-O 

- A condição para segui-lo é tomar a cruz. A cruz é consciente, sem culpar os outros. Pedro diz que Jesus quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se ÁQUELE QUE JULGA tudo RETAMENTE. Muitas vezes a cruz é solitária e silenciosa. Só O Pai sabe.

ENTENDAMOS: A CRUZ É SÍMBOLO DE REDENÇÃO, RESSURREIÇÃO E ESPERANÇA DE VITÓRIA. Sem cruz não há vitória.

- Não há nascimento de bebê sem concepção e espera. Enquanto o esperamos, ele está se formando. Assim também é o processo em nosso caráter no caminho da cruz.

- O caminho da cruz nos ensina a sermos gratos, que é um antídoto contra a murmuração.

- O caminho da cruz é de humilhação e vergonha, sempre com os nossos olhos no Senhor.

- O caminho da cruz nos leva a desistir da justiça própria e entregar-se a “Ele”.


3 - PERDER PARA GANHAR

- No mundo a ordem é para cada vez ganharmos mais. O Senhor Jesus ganhou a ressurreição, autoridade sobre a morte,  o pecado e todo o inferno quando “perdeu” seus direitos e sua vida, para depois assumi-la com toda a autoridade. Ele espera o mesmo de nós.

CONCLUSÃO

- As coisas do homem parecem vantajosas, mas são coisas que levam à morte espiritual. São coisas que atraem Satanás para querer nos usar. Ele sempre dirá que a cruz é coisa de perdedor. O Senhor Jesus nos lembra que não adianta nada o homem ganhar o mundo inteiro, que é a oferta de Satanás, e perder a sua alma o que é também sua vontade. A pergunta que faço é: SERÁ QUE AS PESSOAS TEM CRIDO REALMENTE NA EXISTÊN CIA DO CÉU E DO INFERNO? 

É hora de mudarmos nossos conceitos, sem desculpas.


COM AMOR, Pra. Zezé




+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++






Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem