quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


A SERIEDADE DO 

TEMPO EM QUE VIVEMOS


INTRODUÇÃO: 

Texto Bíblico: Judas 17-21

1. Que horas são no relógio do mundo? 
É necessário saber o tempo em que vivemos, e a Bíblia apresenta características que o tempo atual é o último tempo!

2. Como devemos viver o momento histórico atual? 
É necessário saber mais sobre o valor das verdades para o tempo em que vivemos.

3. Como ser cristão quando o cristianismo é questionado? 
É necessário saber que há perigo em permitir que a influência do diabo nos desvie da verdade para o tempo em que vivemos.

I. A PROVA DE QUE ESTAMOS NO TEMPO DO FIM É O AMADURECIMENTO DO PECADO NA HUMANIDADE – Judas 17-19

1. Com cerca de 6000 anos de pecado, o mundo e seus habitantes estão maduros no pecado. As pessoas deixaram de simplesmente descrer e, passaram a escarnecer.

2. Com cerca de 6000 anos de história, o pecado revelou sua verdadeira essência e suas consequências. Os escarnecedores andam segundo as suas concupiscências.

3. Com cerca de 6000 anos de vida na terra, está claro a todos que o pecado é destrutivo e mortal. O pecado é como a semente mortífera que nasce no coração humano, o qual lhe destrói a moral e a vida:

a) Quem vive alheio a Deus causa brigas, contendas e divisões;

b) Quem está longe de Deus é imoral, inclinado à sensualidade, que é todo pecado ligado ao sexo;

c) Quem duvida da Bíblia e a questiona não têm o Espírito Santo, o qual a inspirou.

II. A PROVA DE QUE ESTAMOS PERTO DE VER JESUS VOLTAR ESTÁ NA SITUAÇÃO IRREVERSÍVEL DA MALDADE HUMANA – Judas 17-20

1. As tendências para o mal cresce absurdamente de uma geração à outra, sendo imprevisível o tipo de mal que se cometerá no futuro. Não há ciência e nenhuma filosofia para concertar a sociedade atual, a não ser edificando-se na santíssima fé.

2. As tendências pecaminosas hereditárias, ao invés de serem combatidas e destruídas, elas ultrapassam o limite praticado pelos pais. Se os pais fizeram o mal, a tendência dos filhos é fazer pior. A solução é só aguardar a volta de Jesus orando no Espírito Santo.

3. As tendências para o mal, cultivadas pelos adultos no passado, estão frutificando abundantemente na vida dos filhos na atualidade; imagina, então, a próxima geração. Jesus virá logo intervir na proliferação do mal! Certamente a saga do pecado está chegando ao fim!

III. A PROVA DE TAMANHA DEGRADAÇÃO HUMANA ESTÁ NO FATO DE CUSTAR TANTO PARA O PECADOR VOLTAR-SE PARA DEUS – Judas 20-21

1. Para cair em pecado basta um momento, contudo, para voltar-se a Deus requer mais que um momento; requer toda a vida. Além de santificar-se sobre a santíssima fé orando no Espírito Santo, é preciso conservar-se (permanecer) no amor de Deus; isso exige tempo!

2. Para pecar basta seguir a inclinação natural do coração, entretanto, para santificar-se requer a crucificação sobrenatural da natureza carnal. Para obter a vida eterna é preciso morrer para a vida temporal e jamais ressuscitar para ela.

3. Para cair no abismo que separa o ser humano do Criador basta um pensamento pecaminoso, todavia, para tornar possível a restauração do caído foi necessário à morte do filho de Deus. Esse primeiro ato de misericórdia faz o cristão esperar o segundo grande ato de misericórdia divina: Cristo em Sua segunda vinda! Só assim se resolverá totalmente a degradação em que a humanidade toda caiu quando pecou. Esse dia está próximo!

CONCLUSÃO:

1. Não precisamos dizer que os últimos dias estão diante de nós, pois já estamos no último tempo! 
É tempo de nos preparar para viver o último dia aqui na terra e o primeiro no Céu. Como crentes aguardamos o fim da saga do pecado!

2. Não precisamos esperar os últimos dias, eles já chegaram! 
Neste último tempo temos de exercer fervoroso esforço a fim de buscar em Cristo o poder para vencer as tendências naturais do coração pervertido, contaminado com o pecado.

3. Não precisamos declarar que os perigos do último tempo logo virão, eles já chegaram! 
Precisamos que a espada do Senhor, que é a Sua Palavra, penetre até a própria alma e medula das concupiscências, apetites e paixões carnais; a fim de que estejamos preparados para encontrar o nosso Senhor Jesus Cristo que virá nos revestir de imortalidade.

APELO:

1. Reconheça a tua real necessidade e aceite o auxílio que Cristo providenciou a todos ao morrer na cruz do Calvário, O qual prometeu voltar para dar a vida eterna aos fieis cristãos.

2. Permita que o poder de Cristo, mediante o Espírito Santo, elimine a semente mortal do pecado no teu coração e te santifique para a salvação.

3. Conserve-se sempre ligado a Deus por meio da oração e meditação em Sua Palavra para que resistas aos profanos efeitos do amor próprio e da tentação de pecar.


AUTOR: Pr. Heber Toth Armí / http://portal-biblico.blogspot.com.br/search/label/SERM%C3%83O%20EXPOSITIVO


++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
++++++++++
+++++++++++
++++++++++++


2 comentários:

  1. VARÃO DE DEUS.
    COMO VOCE PODE FALAR ISSO!
    SUAS POSTAGENS TÊM ENRIQUECIDO EM MUITO OS CORAÇÕES DE MILHARES DE PESSOAS SEDENTAS.
    NÃO FAÇA ISSO, ASUA RECOMPENSA É LÁ DO ALTO, LÁ DE CIMA, DO PAI QUE TUDO VÊ.
    QUE ELE POSSA CONTINUAR SENDO A NOSSA PORÇÃO, NESTA TERRA DE INGRATOS!
    DEUS TE ABENÇÕE!
    PR. GERALDO.

    ResponderExcluir
  2. Paz Querido seu blog é uma benção não pare varios sermão você mesmo diz não desista ele ajuda muitos que estão iniciando seu ministério. Parabens.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.