4 PASSOS PARA A 
RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL. 

 2 CRÔNICAS 7.11-15 

Assim Salomão acabou a casa do SENHOR, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do SENHOR e na sua casa prosperamente o efetuou. E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 



 INTRODUÇÃO: 

- O texto em apreço nos deixa explicitado informações riquíssimas que serão capazes de conduzir o homem a um caminho de restauração espiritual e de intimidade com Deus. Mas antes de pontuar estas questões é de suma importância que se obtenha as informações de pano de fundo desta passagem bíblica. 

- Salomão filho do Rei Davi teve a oportunidade de construir e edificar uma casa (templo) para cultuar ao Deus de Israel, o que levou vinte anos para ser concluída (2 Crônicas 8.1) e trouxe inúmeras benção para a nação. No dia em que a obra foi finalizada e consagrada a presença de Divina encheu a casa em um ato de aprovação para aquela obra tão magnifica. Deus se manifestou para Salomão com um alerta preventivo e desta revelação quatro passos são exigidos do povo de Israel se eles algum dia se desviassem e precisassem ser restaurados espiritualmente. 

PRIMEIRO PASSO: Obediência à vontade de Deus. 

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar,”... 

- O ato de se humilhar demostrar reconhecimento da soberania de Deus e a disposição de lhe obedecer como soberano e Senhor. 

- Todos os servos de Deus precisam entender que nunca será possível alcançar restauração espiritual e intimidade com Deus se não exercerem uma “obediência plena a sua vontade”. 

- A atitude de obediência conduz a uma dimensão de experiências fortes e únicas com Deus. Não será possível ao rebelde nutrir um relacionamento com a pessoa Divina sem esta conexão chamada obediência. 

- A humilhação descrita aqui não tem nada a ver com a alta depreciação, mas com o dominar da própria natureza rebelada contraria a vontade Divina, reduzindo-a a uma experiência de cumpri a vontade de alguém superior e não a sua própria vontade pecadora e obstinada. 

“Como as nações que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do SENHOR vosso Deus (Dt 8.20)”. 

“Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão (Pv 30.17)”.

 “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (Ef 5.6)”.

 “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros (1 Sm 15.22)”. 

- Nada que uma pessoa realize para Deus lhe deixa mais feliz e satisfeito do que um ato de obediência a sua vontade eterna. Perceba que os “holocaustos e sacrifícios” que Saul acreditava que agradaria a Deus na verdade provocaram a sua ira, porque Deus não se agrada de oferta e serviço de gente rebelde e desobediente. 

- Não serão suas horas de oração, seus dias em jejuns, suas práticas de serviço na congregação e muito menos realizações por meio dos dons que irá agradar a Deus. Nada disso tem valor eterno diante do trono de Deus se sua vida não estiver respaldada pela obediência. 

- A desobediência é como o pecado de “feitiçaria” diz as escrituras, isso é muito sério. Deus está à procura de pessoas que se humilhem diante de suas poderosas mãos para que possam ser usados por seu poder e mais que isso, para que alcancem restauração espiritual e tenha um forte relacionamento com Ele sem interferências malignas e sem o fator chamado desobediência. 

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29)”. 

- Devemos todos agir e termos o mesmo comportamento do apóstolo Pedro, obedecer a Deus deve ser o nosso alvo e nada mais. 

- Saiba que quando você estrar nesta dimensão de obediência sua vida nunca mais será a mesma. 

- Você terá uma forte evidência de que Deus estará ladeado com você todos os instantes de sua existência. 

- O céu grita por pessoas obedientes e capazes de viver em obediência a Cristo por meio da direção do Espírito Santo e pela sua Palavra. 

SEGUNDO PASSO: Fazer orações a Deus.

 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar,”... 

- Orar é dirigir suplicar e petições a Deus. Esta prática nos dias atuais tem estado em profundo desuso. 

- A oração sempre foi à mola mestra para levar os crentes a obterem experiências com Deus e receber a visitação de sua presença desde os tempos mais remotos. Mas com o passar dos anos e com a avalanche de inovações dos tempos contemporâneos a igreja vem deixando para trás o que em sua fundação e nascimento era uma atividade vital. 

- Porém, todos os cristãos devem entender que antes de Deus enviar sua restauração espiritual e seu avivamento os seus servos precisam se reconciliar com os joelhos dobrados e passar a fazer orações intensas ao Senhor. Ora não é uma questão de opção, mas uma necessidade e um dever de todos que foram salvos por Cristo. 

- O maior exemplo de uma vida de oração é o próprio Jesus, pois em muitos momentos de sua vida e ministério gastava tempos se dedicando em oração diante do Pai celestial. 

“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só (Mt 14.23)”. 

“E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar (Mc 6.46)”. 

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus (Lc 6.12)”. 

- Jesus não fazia orações convencionais por desencargo de consciência, antes orar para ele era uma necessidade de vida e de ministério. 

- Orar é dizer, estou lutando para sobreviver! Quem não ora não alcança restauração, nem avivamento e não conseguirá obter êxito em seus empreendimentos. 

- Jesus conhecendo a importância da oração ensinou aos seus discípulos como deveriam orar (Mt 6.5). Eles não deviam se comportar como os hipócritas que gostam de serem vistos pelos homens quando oram, mas deviam ter uma vida de oração em segredo e Deus que conhece todos os segredos lhes recompensaria. 

- Talvez alguém se pergunte: quando se deve orar? 

“E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, (Lc 18.1)”. 

“Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; ( 2Tm 1.3)”. 

“Orai sem cessar (1 Ts 5.17)”. 

- O tempo para orar é em todo o tempo, sem cessar, constantemente e sempre. Não há como vivermos sem conexão com a presença de Deus e a maneira mais forte e profunda do homem estar em contato com Ele é através da oração. 

- O Espirito Santo deseja ardentemente encher os corações voltados para o altar da oração com a sua santa presença, e com isso, promover uma manifestação de restauração espiritual a todos àqueles que necessitam de serem renovados e avivados pelo seu poder. 

Orai sem cessar e o céu ao seu favor se abrirá! 

 TERCEIRO PASSO: Buscar a face de Deus. 

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face”. 

- A expressão buscar a Deus, buscar ao Senhor, buscar ao Senhor Deus, buscar ao seu Deus, buscar o Deus de Davi são expressões que indicam nas escrituras a inclinação para fazer orações. Mas no texto do segundo livro das Crônicas 7.14 a expressão orar está separada da expressão buscar a face. 

- Logo concluímos que há uma distinção nestas duas expressões para este contexto bíblico, por isso, precisa-se entender que buscar a face de Deus é um nível acima de simplesmente orar (fazer petições); buscar a face na verdade é um forte propósito de conhecer através de experiências a verdadeira imagem de Deus, ou seja, buscar conhecê-lo intimamente como Ele nunca foi conhecido. 

- Veja esta busca através da vida de Moisés quando Deus aparecia para ele no monte Sinai e lhe falava face a face, ele não enxergava Deus na sua forma espiritual, mas tinha uma aproximação tão forte que expressava um relacionamento de dois amigos conversando. Mas mesmo com tanta aproximação Moisés não enxergava a pessoa de Deus e um dia ele pedido inaudito e único até então. 

“E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda (Ex 33.11)”. 

"Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome. Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá (Ex 33.17 -23)”. 

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra (Os 6.3)”. 

- Saiba que a vontade de Deus é que todos os seus servos se rendam a um propósito profundo de conhecê-lo, ainda que não seja possível ver a sua face literalmente como Moisés desejava, mas não podemos deixar de sonhar com experiências que marquem a nossa vida e nos proporcionem uma melhor compreensão da pessoa de Deus e de sua vontade para nós. 

- A humilhação pessoal que representa uma vida de total obediência a Deus, uma vida de oração e de busca intensa por conhecer a Deus na intimidade são os três primeiros passos que garantirão ao homem uma vida espiritual restaurada e avivamento pela força do Espirito de Deus. 

- Porém o quarto passo é muito importante para fecharmos este circuito de passadas em direção ao alvo chamado restauração. 

QUARTO PASSO: Arrependimento pelos pecados cometidos. 

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,”... 

- Conversão é o ato de converter, converter é mudar de direção, intenção, de pensamentos a fim de afastar-se do pecado para agradar a Deus e praticar o que é justo. 

- A conversão é uma atitude essencial para alcançar o favor e a graça de Deus, Deus não resiste a um coração contrito e quebrantado diante de sua presença reconhecendo suas fraquezas e suplicando por perdão. 

- O perdão Divino é para todos aqueles que sentem sua necessidade e buscam pela absolvição da culpa do pecado. 

“Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado (Sl 7,12)”. 

“Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (Jr 18.8)”. 

“Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma (Ez 3.19)”. 

“Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá (Ez 18.21)”. 

“Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados (Tg 5.19,20)”. 

- Quando existe um verdadeiro arrependimento (sentimento de dor e tristeza pelo pecado com intenção de mudança), ele provoca na atmosfera espiritual e principalmente no coração de Deus um mover de perdão. Não há como não se obter perdão se estiver verdadeiramente arrependido, o arrependimento é um gancho que trás de Deus para o homem o perdão e o derramar da graça para curar as feriadas da alma e as deficiências do espirito. 

- Hoje temos a nossa disposição o sangue de Cristo que purifica o homem de todo o pecado caso tenha caído da graça. 

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (1 JO 1.7)”. 

- Por isso não permita ninguém lhe acusar e colocar sua alto estima no fundo do poço, acredite na restauração de Deus para a sua vida. Se você não acreditar ninguém o fará por você. Deus tem o melhor para a sua vida, por isso você deve seguir os passos da restauração. 

- Não se deixe vencer pelo pecado nem pelo mal, Cristo sempre estará pronto para levantar você, Ele só abandonou ao diabo e seus anjos por terem pecado, mas aos homens ele disse: 

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão (Sl 37.23,24)”. 

- Busque a Deus, entregue sua vida a ele, se esforce em segui-lo e nunca desista de seus ideais e objetivos, pois o seu milagre depende disso. O melhor de Deus ainda está por vir em sua vida. 

Conclusão: 

- Uma vida de obediência, de oração, de busca por intimidade com Deus e arrependimento de pecados são passos que garantirão vitórias incomensuráveis para a sua vida e mais, lhe darão uma melhor compreensão da vontade de Deus e uma grande restauração chegará a sua sequidão espiritual. 

“... então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Crô 7.15)”. 

- Deus cumprirá em sua vida as promessas descritas neste texto se você tomar posse e der os passos necessários em direção à restauração de Deus para a sua vida. Seja Abençoado! 




 AUTOR: Pr. Davi Vianna



+++++++++++++
++++++++++++
+++++++++++
++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem