terça-feira, 18 de dezembro de 2012


POR QUE DEVEMOS 
CELEBRAR O NATAL? 

 “Uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas e destruirá todos os filhos de Sete.” (Números 24:17) 

Introdução 

-= Mais um Natal está chegando e a pergunta que fazemos é: devemos ou não celebrar o natal? Se devemos, por que devemos; se não, por que não devemos? 

-= A Palavra de Deus diz: “Examinai tudo e retende o que é bom.” 

-= Nestes últimos anos, tem crescido um movimento, no meio evangélico que combate a celebração do natal, com a alegação de que ele se origina em festas pagãs da antiguidade, tal como é comemorado hoje. O elemento principal dessa contestação é a data em que o nascimento do Senhor Jesus Cristo é comemorado: 25 de Dezembro. 

-= Outra alegação forte, pelo menos na argumentação dos que são contrários, é de que o natal virou apenas consumismo, mero comércio, em que não se faz mais referência ao aniversariante. 

-= Mais, literalmente, por outro lado, vemos crescer cada ano, as festas de Halloween (Dia das Bruxas) no Brasil, importado pelos cursos de Inglês, como, também, as festas juninas, já ocupando grande espaço nas igrejas evangélicas. Para o Halloween gospel nas igrejas evangélicas, dá-se o nome de “Aleloween” e para as festas juninas, de origem certa e indubitável de louvor aos santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio, dá-se o nome, entre outros de “Festa Jesuína.” 

-= Quero, no entanto, deixar, já destarte minha palavra de que não sou contra nenhuma Igreja, Ministério e/ou Colega que seja contra a celebração do Natal. 

-= Como o Senhor tem dado a nós o ministério e comissão de nos colocarmos por defesa da fé Cristã, é exatamente isto que faremos aqui. Dia das Bruxas 

-= Nestes últimos anos, a Igreja do Senhor Jesus tem passado por profundas transformações, particularmente no Brasil. Tanto se têm abraçado novos conceitos de fé e prática, quanto se têm abolido outros. 

-= Dentro destas transformações de costumes, muitas igrejas evangélicas, notadamente as chamadas neo-pentecostais, aboliram a celebração do natal. 

-= Vivemos um grande surto de “clareamento da revelação Bíblica”, como se ainda houvesse o que se achar de novo na Palavra de Deus, algo que as gerações passadas não houvessem alcançado. Com exceção dos acontecimentos escatológicos, em que a revelação específica do tempo do fim, e os fatos que marcam esse tempo profético, não creio que haja novidades a serem descobertas na Palavra de Deus. 

-= “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntais pelas veredas dos antigos, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles dizem; Não andaremos.” (Jeremias 6:16) 

-= No entanto, o que temos visto é que, num tempo em que cresce, como epidemia, a comemoração do Dia das Bruxas (Halloween) e, também, a prática das chamadas festas juninas entre nós, evangélicos, isto, sim, um absurdo inominável, vem um segmento das nossas igrejas a combater a celebração do natal do Senhor Jesus. Você já percebeu isto? 

-= O Dia das Bruxas é de origem européia, onde começou séculos atrás e, hoje, tem alcançado forte e cativamente corações no Brasil, e, infelizmente, muitos corações evangélicos. 

-= Já existem Igrejas adotando o Halloween com uma configuração gospel, chamando o de “Aleloween”. São igrejas evangélicas decorando seus altares de preto e roxo com luzes negras para celebrar o Dia das Bruxas. Isto pode? 

Festa Junina 

-= Já pelo lado da feitiçaria tupiniquim, mais chamada de espiritismo, por causa da comunicação, ou celebração a mortos, há uma enormidade de igrejas evangélicas “celebrando” as festas juninas, estas sim, sabidamente instituídas em louvor a São João, São Pedro e Santo Antônio. 

-= São igrejas enfeitadas com bandeirinhas, bambu e barraquinhas de comidas típicas desta festa católica. Mas o Natal de Jesus... Paulada nele!!!!! 

-= Lembro de minha infância quando dançava, forçado, quadrilha na escola para receber pontos. Havia uma música que dizia: “Ô fulano! Que diabo é diabo? Vamos dançar em louvor a São Pedro, Santo Antônio e São João.” É triste... diria lamentável, ver o povo de Deus e suas igrejas embrenhando-se nisto. Seria este mais um sinal dos tempos???? Examinemos as Escrituras: “... então virá o fim... Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda.” (Mateus 24:14c- 15) 

-= Sinal dos tempos, quando vemos a abominação no santo lugar. Isto pode, mas o natal de Jesus, não. Aí vêm as perguntas: a quem interessa isto? Quem se alegra com isto? O Senhor? 

Nascimento de Jesus 

-= Outra alegação contra a festa do natal é que o natal virou mera festa de bebedeira e consumismo, um tremendo comércio. Não podemos deixar de concordar, mas com uma ressalva. Nós mesmos é que a cada ano construímos isto. Consumindo desenfreadamente, fazendo o sucesso de vários empresários que amam o natal pelo que ele vem a representar financeiramente para eles. Sim. Faço minhas compras de natal, mas nem por isto, o meu natal virou um mero consumismo. O meu natal, na minha casa, na minha mesa, é um natal que continua sendo do Senhor Jesus, com a aniversariante sentado no melhor assento – meu coração. 

Os Símbolos do Natal 

-= Outro lado do natal que tem sido contestado também são os seus símbolos. Vamos defendê-los. 

-= Para isto vou parafrasear uma mensagem do Pr. Rosivaldo Araújo: “Nós evangélicos, não reconhecemos nenhum direito de posse sobre qualquer elemento da natureza a outro senão Deus.” 

-= Diz o Salmista: “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” 

Pr. Rosivaldo: “Todas as árvores do campo e animais são do Senhor. Quem é Tamis? Não sei, nunca vi e nem reconheço sua autoridade, como, também, não reconheço nenhuma autoridade de Yemanjá sobre o mar e os peixes, nem reconheço a autoridade de Iara sobre os rios e cachoeiras. Quem teve a petulância de oferecer estas obras da natureza a estas supostas entidades? O diabo? Não foi ele que ofereceu a Jesus, o próprio Deus encarnado, tudo isso se ele se ajoelhasse diante dele e o adorasse? Do Senhor é a terra! Aleluia” 

-= Preocupa-me saber que irmãos nossos estão perdendo tempo tentando achar razões e ou semelhanças pagãs no mais belo festival Cristão. 

-= Dr. Alton King diz: “A árvore é do Senhor e, no natal, representa a cena campestre onde se encontravam os pastores que receberam a visita dos anjos. A árvore utilizada no natal é um pinheiro (em inglês: evergreen “sempre verde”), o símbolo da vida eterna que nos é oferecida através da fé em Cristo. 

-= As lâmpadas na árvore representam Cristo, que é a luz do mundo. Martinho Lutero foi o primeiro a iluminar uma árvore. Ele usou velas. (Não havia energia elétrica no seu tempo) 

-= A estrela, no topo, representa a estrela de Belém, que dirigiu os magos ao local do nascimento de Cristo. 

-= O vermelho e o verde são freqüentemente usados para decorar a árvore. O vermelho simboliza o sangue de Cristo derramado por nós quando ele pagou os nossos pecados, morrendo na cruz. O verde simboliza a nova vida, esperança da nova ressurreição. 

-= Os presentes, embaixo da árvore, simbolizam o preço que Jesus pagou por nós, comprando da morte o direito de vida eterna gratuita para todos nós. 

A Quem Não Interessa o Natal? 

Judaísmo – Rejeita Jesus como o Messias. 

Islamismo – Cristo por ser Deus, Jeová, incomoda deveras. 

Diabo – Este tenta de tudo para eliminar a vinda de Cristo por nós. Conclusão Se os Símbolos Incomodam, Vamos Jogar Todos Fora? 

Trio Elétrico – Criado e usado para Micaretas da Bahia, diretamente relacionada à Umbanda e ao Candomblé. Por que tantas igrejas estão comprando trios elétricos hoje em dia. Joguem-nos fora! 

Vaca – É um animal adorado pelos Hindus e muito mais que qualquer árvore de natal. Por que comemos tanta carne? Que se matem todas as vacas. Joguem-nas fora! 

Faca – Foi inventada por um povo maldito, e quem nos diz isto é a Bíblia em Gn. 4.22. Não se corte mais nada e nem se façam mais churrascos. Joguem-nas fora! 

Música – Os primeiros instrumentos foram criados pelos descendentes de Caim, amaldiçoados por Deus em Gn. 4:21. Joguem-nos fora! 

Roupas Brancas – No espiritismo, em dia de sexta feira, veste-se branco para fazer-se reverencia as entidades espíritas. Joguem- nas fora! Mas se vocês quiserem minha mais singela sugestão... Tudo é do Senhor e o diabo é um nada, e por assim ser, anule-o, com todos os seus anjos e símbolos e crenças e viva a liberdade que só vem pela verdade que liberta que está em Cristo Jesus. Amém. 


AUTOR: (Pr. Luiz P. O. Ferreira, M.Div.Th.) Pastor, M. Div. Th. Fonte de Pesquisa Luiz Paulo Olímpio Ferreira Natal – Celebração Cristã ou Festa Pagã (Pr. Rosivaldo Araújo & Enéas Tognini) Em Defesa do Natal de Jesus (Pr. Oneias Cezar Filho) Don’t Kiss Christmas Goodbye (Dr. Alton King)


+
++
+++
++++
+++++
++++++
+++++++
++++++++
+++++++++
==============
==============
==============



TERMINAR EM VITÓRIA 
E INICIAR COM FÉ 
I Sm 17.45

 Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos exércitos.” I Sm. 17.45


"Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos."
L. M. Leonov.

-          Introdução

Todos nós temos batalhas. São as batalhas da vida. Temos gigantes por dentro e por fora, ficticios e verdadeiros.

Muitas vezes estes gigantes querem nos fazer pegar a SINDROME DO GAFANHOTO, como aconteceu aos 12 espias de Moisés que foram olhar a terra prometida. 10 pegaram esta doença. Só Josué e Caleb ficaram imunes.

Nunca na história a igreja precisou de gente tão corajosa para lutar e vencer batalhas físicas e espirituais.

Chegamos ao final desta jornada conscientes de que é apenas um batalha vencido. Hoje nós despedimos deste lugar, sabendo que grandes e maiores batalhas ainda estão por vir.

Jamais se deixe levar pelo pelo pessimismo.

Não fazer mais do que a média é o que mantém baixa a média – William Winans

O fracasso espera por todos que ficaram com o pouco de sucesso que ontem conquistaram. John Mason

A vida é uma longa fila de oportunidades, quanto mais você faz, mais pode fazer – John Wicler

Fuja, corra de gente pessimista. E cuidado que este negócio é contagioso. O time do já perdeu  não vai dar! Precisamos de gente corajosa ao nosso redor.

Alie suas boas itenções às ações extraordinárias. Não fazer nada é o caminho para não ser nada – John Mason


Golias ficou 40 dias desafiando o povo de Deus e ninguém tinha coragem de enfrentá-lo até que um adolescente de aproximadamente 15 anos de idade, franzinho, toma uma posição!

"Em tempos de crise que se manifestam os heróis”

Leia a biografia de Jucelino o presidente dos 50 anos em 5. Leia sobre Franklin Russevelt, que sobre uma cadeira de rodas, governou os EUA por 4 vezes.

- Cada um tem o seu desafio!


ü  Para você TERMINAR EM VITÓRIA e INICIAR uma nova fase com FÉ e novos desafios...


1. TRAGA SEMPRE EM SUA MEMÓRIA O QUE DEUS JÁ FEZ EM SUA VIDA - vs. 36 e 37

“Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.”

Quando temos à nossa frente um grande gigante, nós somos tentados a nos esquecermos que ja enfrentamos e vencemos leões e ursos no passado.

Olhe para trás com gratidão e para frente com confiança.

O seu passado é o início de um começo renovado.

Use o passado como plataforma de lançamento, não como cadeira de descanso – John Mason


2. SEJA SEMPRE VOCÊ MESMO - vs. 38-39

“E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.”

Não posso andar com isto,” Sabe por quê?


Não era dele!

É muito comum não aceitarmos quem somos, e queremos ser quem não somos. Seja grato a Deus por quem você é. Deus não comete erros. Aceite ser você mesmo.

Deus te criou de propósito para um propósito – John Mason
Tentar ser outro alguém é derrotar a si mesmo.

Resista à imitação. Está na hora de tirar os olhos dos outros e firmá-los em Deus!

Não use roupas que não sejam suas, que você não gosta, só para agradar pessoas e ser mais bem-aceito pelos outros.

Seja você mesmo!

Seja quem você é. Esse é o primeiro passo para na direção de se tornar melhor do que você é – Julius Hare

Quando me aceito exatamente como sou, então consigo mudar – Carl Rogers

Ele tomou a decisão mais sábia… “tirou tudo aquilo”

Tire tudo que não seja seu. Não use máscaras: seja direto, seja o que Deus quer que você seja.

Nunca passe a vida inteira sendo uma cópia mal feita de carbono de ninguém.

Quando você tenta ser parecido com outra pessoa, a melhor posição que alcança é o segundo lugar – John Mason

Nunca ninguém se tornou grande por imitar. Imitar é limitar. Ouse ser quem você é.



3. USE AS ARMAS ESPIRITUAIS CORRETAS - v. 40

“E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.”

Ele era pastor! Não poderia usar armas de soldado.

USAR ROUPA DE REI NÃO VENCE GUERRA!

Ele troucou tudo aquilo por…

ü  Cajado,
ü  Cinco Pedras,
ü  Atiradeira,

Fato interessante:

Por que ele pegou cinco pedras?

Porque ele não era arrogante, ele sabia que poderia errar na primeira, segunda ou terceira vez. Ele sabia que ser eficiente, necessariamente não é acertar sempre  todas. E acertar!

Note que nenhum desses instrumentos eram bonitos, não eram caros, não eram importantes, não eram nobres… Mas era o que ele sabia usar muito bem. 

Sabe o que estes instrumentos lhe davam?

IDENTIDADE e SEGURANÇA


Toda vez que você, usa as armas corretas, feitas para você usar tuda da certo.

As armas do crente está em Ef  6.1 a 10.

E provável que você esteja todo desajeitado com suas armas, porque você está usado as armas erradas.

- Ilustração do Caçador flautista, seu amigo e o “Leão surdinho”

Leão se mata com espada, não é com flauta.

USE A ARMA CERTA!

4. IGNORE O QUE AS PESSOAS QUE NÃO LHE CONHECEM PENSAM E FALAM SOBRE VOCÊVs. 41-42

“O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.”

“o desprezou,…”

ü  Porquanto era jovem,
ü  Porque era ruivo,
ü  Porque não era forte,

Você já foi desprezado? Sofreu preconceitos? Discriminação?

IGNORE. Voe + alto!
Dê valor ao que o fato merece! O que as pessoas pensam e falam é parcial, tendencioso e influenciado.

A Inveja vai produzir as terríveis maledicências e calúnias sobre você.

De todas as paixões, a inveja é que arranca o trabalho mais árduo e paga o salário mais amargo. Seu trabalho é assistir o sucesso dos outros e seu salário é ter certeza disso – Charles Caleb

O crítico é um homem que pensa saber o caminho, mas que não consegue dirigir o carro – Kenneth Tynan

Mentes pequenas são as primeiras a condenar ideias grandes – John Mason

Há dois caminhos rápidos para chegar à desgraça: não ouvir o conselho de ninguém e ouvir o conselho de todo omundo.

O crítico é feito para elogiar homens maiores do que si mesmo, mas nunca é capaz de decifrá-los – Ricahrd Le Gallienne

É muito mais fácil criticar do que criar. É por isso que os críticos nunca resolvem problemas. – John Mason

O crítico normalmente não acredita em nada, mas ainda assim quer que você acredite nele. Como um cínico, sempre sabe o preço de tudo e o valor de nada. – Oscar Wilde


5. SEJA VALENTE E CORAJOSO ATÉ O FIM - vs. 43-44

“Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.”

Isto o fez recuar? Desistir? Não, pelo contrário, o fez proseguir. Avancar! Ir para cima com tudo do seu gigante. Aé!

Os vencedores simplesmente fazem aquilo que os perdedores desistiram de fazer – John Mason

Você não tem direito a nada que não tenha buscado com avidez, pois a prova do desejo está na busca – Mike Murdock

Damos nota ao sucesso por aquilo que as pessoas concluíram e não pelo o que começaram – John Mason

6. LUTE AO LADO DO TEU DEUS - vs. 45

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Lute ao lado de Deus irmão!

“eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos,”
Todas as coisas grandiosas têm em Deus o seu centro.

Nada grandioso jamais foi realizado senão por aqueles que ousaram acreditar que o Deus dentro deles era superior às circunstâncias – John Mason

Confio que Deus está do nosso lado. Porém, é mais importante saber que estamos do lado de Deus – Abraham Lincoln

Olhe para Deus! Acredite em Deus!

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Pv 16.3

7. LUTE COM   - v. 46a.

“Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da Terra.”

Gosto da expressão: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão.”  Ele foi a primeira pessoa areditar em sua vitória.

Se você não crer… Quem vai crer?
Nunca desista.

Não é nossa posição, mas nossa disposição que nos faz felizes. Algumas pessoas ficam congeladas no inverno, outras esquiam - John Mason

Sou um otimista. Não me parece útil ser qualquer outra coisa – Winston Churchil

Otimismo é a fé que conduz à realização – Helen Keller

- Leia o obituário dos jornais. Se o seu nome não estiver lá, então você não tem um grande motivo para desistir.


8. ENTREGUE TODO CRÉDITO A DEUS - v. 46b. e 47

“e toda a Terra saberá que há Deus em Israel;”

Ele não estava interessado em ganhar por ganhar. E sim que toda  a Terra soubesse quem de fato lutou e venceu o gigante.

v. 47 – “E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.”

Antes mesmo da bênção chegar! Ele estava como o coração correto para lutar aquela luta. Renda toda gloria para Deus!

Só depois, nos informa o verso 49….

“E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.”

Ilustração. Certa ocasião, já na sua velhice, perguntaram à Rainha Vitória (1837-1901), qual era o seu desejo. Ela respondeu: Eu gostaria de estar viva quando Jesus voltasse. E perguntaram para quê? O que ela respondem:

Para eu depositar aos pés dEle a minha coroa”.

Uma das rainhas que teve o reinado mais longo e bem-sucedido. Que conquistou a Índia para o Império Britânico; que industrializou a Inglaterra e promoveu a era Vitoriana.

Talvez por isto exista este provérbio Sírio:

"Aquele que sabe vencer-se na vitória é duas vezes vencedor."

-          Conclusão

v. 48:

“E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.”

Davi não correu do seu gigante, não transferiu seu problema. Diz o texto que ele foi ao encontro do seu gigante.

A ação subjuga o medo, quando desafiamos os nossos medos nós o dominamos – Anônimo

Qual e o seu gigante?

O que nesta semana você precisa enfrentar? O que este ano você não pode mais protelar, procrastinar? O que você precisa RESOLVER?


Diz o texto: “correu ao combate”

-          Quando você enfrentar seu gigante desta forma:

a. VOCÊ VENCERÁ  ATRAVÉS DE MILAGRES - v. 50

“Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.”

O fato é: qualquer um que não acredita em milagres não é realista. Olhe em volta – nada é mais real do que os milagres. John Mason

b. VOCÊ VERÁ INIMIGOS FUGINDO DE VOCÊ - v. 51

“ Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.”

Faça como Davi, do jeito de Deus e o resultado será a VITÓRIA!

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” – Tg. 4.7

“ Resisti ao Diabo e ele fugirá de você” 

 AUTOR: Pr. Carlito Paes


++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++


Papai Noel, Natal, árvores, presépios... É paganismo do demônio? Ah! Vão lamber sabão, cambada de fariseus!


RESPOSTA A UMA LEITORA CONFUSA. MAIS UMA VÍTIMA DA GUERRA DE INFORMAÇÃO PATROCINADA POR CRENTINOS TODOS OS ANOS,  NAS VÉSPERAS DO NATAL


Minha amada irmã: Feliz Natal e Feliz Ano Novo!


Minha querida amiga, se você for entrar nessa paranóia, terá que sair do mundo.

Paulo disse que a gente deve ir ao mercado, comer de tudo, dar graça a Deus, e celebrar a vida em paz.

Se você for se preocupar com a origem de coisas, nomes, festas, datas, etc., você terá que sair do mundo.

Não trate isso como coisa do diabo, pois, assim, virará coisa do diabo na sua cabeça...

Não ajuda em nada.

Ninguém que comemora o Natal está pensando no diabo.

As únicas pessoas no Evangelho a quem Jesus chamou diretamente de “filhos do diabo” não estavam vestidas de “Dia de Papai Noel”, mas de FARISEUS (Jo. 8).

Paulo nos ensina a não ter tais conflitos, e a termos paz com uma certeza: Todas as coisas são puras para os puros; porém para os de mente impura, tudo fica impuro.

Sobre o fato das coisas poderem ter origem “pagã”, o espírito do que Paulo declara é o seguinte acerca de algo muito mais sério — que é a comida sacrificada aos ídolos, ou até mesmo comida de um despacho na esquina:

No que diz respeito às coisas sacrificadas aos ídolos, já sabemos, todos, o seu significado.

Saber... apenas saber... incha o ser e nada mais.

Somente o amor edifica.

Desse modo, se alguém tem a pretensão de achar que sabe alguma coisa, de fato ainda não aprendeu como convém saber.

O verdadeiro conhecimento vem do amor, pois se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Deus.

Digo isto tudo porque eu sei que todos vocês sabem que comer coisas sacrificadas aos ídolos nada significa. Afinal, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Ainda que haja muitos que se chamem de deuses e senhores, ou que assim sejam chamados — seja no céu seja na terra—, todavia, para nós, há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.

Mas isto é o que nós sabemos. Entretanto, nem todos têm esse conhecimento.

Isto digo porque há alguns que, acostumados até agora com a devoção ou temor do ídolo — como se o ídolo de fato tivesse poder —, comem coisas sacrificadas aos ídolos como se o ato de comer expressasse algo espiritualmente significativo.

Desse modo, quando comem, sua consciência sendo ainda fraca e ignorante, contaminam-se em razão do próprio significado que atribuem àquilo que, em si mesmo, não é nada.

As coisas ganham o significado que nossa consciência atribui a elas!

Todavia, não é a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não ficamos piores se não comermos, nem ficamos melhores se comermos.

Portanto, não estamos falando do que é em si, mas daquilo que as coisas se tornam, em razão da projeção de valor a elas atribuído.

Desse modo, vejam atentamente que a liberdade de vocês — fruto do saber verdadeiro —, não venha a ser motivo de tropeço para os fracos, ou seja: para aqueles que ainda olham para a comida sacrificada ao ídolo ou para o próprio ídolo, como se a "coisa" tivesse em si algum valor ou poder.

Assim, se um desses supersticiosos virem você, que tem “ciência”, reclinado tranqüilamente comendo à volta de uma mesa num templo de um ídolo, poderá pensar que você está ali atribuindo culto e valor àquilo que para você não tem nenhum valor.

E assim, poderá ser induzido pela sua liberdade, a comer com a consciência fraca e supersticiosa as coisas sacrificadas aos ídolos... como se a sua presença ali avalizasse também o ato dele.

Não é, porventura, assim, que “eles” interpretariam sua presença no lugar?

Desse modo, ironicamente, pelo saber e pela liberdade que você já adquiriu, alguém que ainda está na ignorância pode vir a sucumbir à superstição.

Assim, por causa da “ciência” que você possui, alguém poderá perecer... aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu!

Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência ainda débil e fraca, vocês estão pecando contra Cristo.

Dessa forma, o que se deve saber é o seguinte:

O ídolo não é nada para você, em razão de você já saber que ele não é nada mesmo.

Sozinho - ou em companhia de pessoas maduras - você comer onde e o quê bem desejar!

No entanto, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei em sua presença nada que o faça tropeçar, isto porque não quero servir de tropeço à consciência fraca de meus irmãos... que ainda não discerniram a grandeza da liberdade que em Cristo eu tenho.

De minha parte, não quero jamais induzir meu irmão ao engano simplesmente por não carregar em mim uma consciência que antes de tudo saiba saber no amor.

Jesus disse que o mal não vem de fora, vem de dentro.

Fico “raivoso” é com quem veio inventar mais esse grilo para a sua cabeça.

Tais pessoas gostam que a vida seja um perigo, e vêem o diabo em tudo.

A mente delas está cheia de medos, e tentam fazer discípulos de seu próprio medo, e superstições.

Não entre nessa. Se entrar, sua cabeça ficará uma confusão cada vez maior.

Fuja dos inventores de demônios e de bruxas!

Eles vivem de proibir as coisas, e quem os segue acabará preso no medo, e não terá mais prazer em nada na vida.

Celebre seu Natal em Cristo!

A árvore é uma gracinha, e o Papai Noel é um folclore infantil.

Desejar fazer dele um demônio é GOSTAR DE SOFRER À TOA!

A vida já é difícil demais. Não a complique.

Não se preocupe com a Árvore de Natal.

Quem tem a Árvore da Vida na alma não se preocupa mais com qualquer outra árvore, nem com a plantinha “comigo-ninguém-pode”.

Assumo responsabilidade espiritual pelo que estou dizendo a você!

Foi para liberdade que Cristo nos libertou.

Santifique todos os dias com gratidão, e todos os dias serão santos.

Feliz Natal para você e todos os seus.


Nele, que nos salvou para viver em paz em qualquer dia do ano,


Caio Fábio D' Araujo Filho


Genizah


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz2FPIDjfn3
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike