sábado, 24 de novembro de 2012


Um Povo de 
aliança eterna 

    Texto: I Crônicas 16:17. 

 “O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por aliança eterna”. 


 Introdução. 

O que é uma aliança? 

- No hebraico a raiz da palavra quer dizer BERIT... 

- É um contrato, um pacto, acordo entre duas pessoas, firmadas geralmente por uma mais forte para com um mais fraco. 

- No grego diatheke - Representa a separação de alguém ou alguma coisa, para pertencer a uma única pessoa, um único dono, tendo um testamento ao seu benefício. 

- Na Bíblia há em torno de 350 versículos falando de Alianças, demonstrando a sua importância. 

- Podemos afirmar que o ser humano, tem alianças de diversos tipos: espiritual, matrimonial, paternal, maternal, fraternal, de amizade, de discipulado. 

1. Aliança de Sal. 

-  Porventura não vos convém saber que o SENHOR Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal? 

- 2 Crônicas 13:5 Revela que este tipo de aliança será uma marca nesta igreja – vocês terão alianças preservadas no trato no desafio na palavra na visão. 

- Os compromissos firmados serão levados até o final e o resultado será SOBERANIA DE DEUS entre todos os seus irmãos e ministérios serão visto como POVO DE EXCELÊNCIA. 

2. Aliança de Fidelidade. 

-  Esta é um tipo de aliança sacerdotal é vista entre Melquisedeque e Abraão, este quando na volta de uma grande batalha se encontra com Melquisedeque e juntos selam um compromisso. Abraão então faz uma primícia na vida do sacerdote e os dois celebram o que eu chamo da primeira santa ceia no Antigo Testamento. 

- O sacerdote desta igreja é a sua cobertura espiritual – precisa haver um entendimento de que aquele que eu honrar eu me torno servo dele. 

-  Uma aliança de fidelidade é testada no caráter de um povo – não haverá suspeitas pois o líder coerente e fiel andará nos passos do Senhor e ele terá o seu chamado confirmado no céu. 

- Abraão abençoou Melquisedeque independente de quem ele era. 

- Davi disse “Fui moço e agora sou velho, nunca vi o justo mendigar o pão”. 

- Deus desata primícias e um grande sustento na sua vida homem e mulher de Deus. 

3. Aliança Ágape. 

- Outro tipo de aliança de Deus com este povo e de pessoa para com pessoa será Aliança de Sacrifício que a raiz da palavra hebraica Ágape. 

- Quem está disposto a entregar o seu Isaque? 

- Comece fugindo das alianças erradas. 

- Diga não ao hedonismo as suas vontades próprias. Quebre seu orgulho. 

- Estes mês Deus chamou pessoas aqui para um desafio mas você recuou. Aliás até quando ficará recuando nas decisões. 

- Deus não queria a morte de Isaque – queria o coração de Abraão. 

- Consegue entender povo o que o Senhor quer de nós? De você? Da igreja? 

- Nesta aliança não haverá estressados e muito menos desgastes, pois sabemos o que é o Isaque. 

 4. Aliança da Honra. 

-  Uma pessoa que abre mão de algo seu para entregar ao seu companheiro. Isto chamamos Aliança de honra. 

-  Para viver uma aliança assim é preciso muita coragem, um nível de cura sem limites. 

- Porque não há distinção de poder – todos entram na esfera de servir. 

- I Samuel 18:1-5 ensina que nosso servir passa pela capa (autoridade), arco (disposição), flecha (postura), cinto (apoio, sustento) e espada (determinação). 

5. Aliança da Visão. 

-  Esta aliança que vocês passarão é que as palavras de Deus através do seu líder vão entrar em seus corações. 

“E desejou Davi, e disse: Quem me dera beber da água do poço de Belém, que está junto à porta! Então aqueles três romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço de Belém, que estava junto à porta, e tomaram dela e a trouxeram a Davi; porém Davi não a quis beber, mas a derramou ao SENHOR” 1 Crônicas 11:17,18. 

- Um povo numa só visão para saquear o inferno e povoar os céus. 

- Nestes dias o que mais a obra do Senhor precisa é gente de visão – decidida, valente e tomada de amor pelas vidas. 

6. Aliança da Multiplicação. 

-  Quantos desejam multiplicar aqui? 

- Sabe sua liderança avançar! Veja a promessa: O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente. 

- Isaías 60:22 - Glória a Deus – mas é necessária uma coisa. MORRER !!! SIM, MORRER !!! Mas isto é um absurdo, como? Eu ainda não ganhei meu 1 milhão de reais, eu ainda não casei para ter que abrir de mão de certas coisas. 

- Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” João 12:24 - Eis a grande barreira da igreja – morrer!!! 

7. Aliança de santidade. 

-  Todo adúltero no reino físico é também no reino espiritual. 

- A Santidade é um modo de viver que transforma no físico e no espírito. Trata de uma caminhada de posturas a serem tomadas na multidão e sozinhos. 

- O verdadeiro santo não é aquele que está perto das pessoas, mas quando estando sozinho seu caráter é provado. 

- Sejam santos para Deus ver e assim seus frutos tornarão conhecidos. 

8. Aliança do Pesach. 

-  Há um novo ciclo começando neste lugar: Santidade, Adoração e Multiplicação. 

- Todo início de ciclos traz com eles mudanças algumas profundas – Israel precisou mudar a mente de escravo para livres – por isso Deus mandou que tomassem dos egípcios objetos como despojo. 

- Deus disse após aquela noite de pessach a vida dos israelitas não seria mais a mesma. Tudo mudou – temos a oportunidade de mudanças de transformações profundas. 

Vivendo estas alianças com Deus – nosso chamado será outro. Esta igreja será outra – Itapevi será outra cidade. Pois uma unção poderosa invadirá. 


FONTE: Pastor e Mestre David Rosa Filho.



+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++



A NOVA ALIANÇA 
EM JESUS. 

 TEXTO: Jeremias 31:31/34 (Ler) 

 VERDADE CENTRAL 

-  O cerne desta profecia é que Deus, fara uma nova aliança com o seu povo, perdoará os seus pecados, colocando a lei no seu interior, e a escrevendo dentro do seu coração, de modo que todos conheçam a Deus. 


 INTRODUÇÃO 

-  Esta é uma mensagem profética para os nossos dias, onde o propósito é de revelar o plano redentor do nosso Deus, que é tirar o homem da escravidão do pecado e do inferno, e consequentemente lhe trazer salvação e vida eterna. 

-  E se a bíblia fala em uma nova aliança, quer dizer que existia uma antiga aliança! 

 · Antiga Aliança 

-  O que podemos observar, é que no antigo testamento ou na antiga aliança, Deus estabeleceu alguns pactos com os homens, com Noé, com Abraão, com Davi, mas o livro de Êxodo nos fala da antiga aliança que estava fundamentada no pacto Mosaico ou de Moisés. 

- (Êxodo 19:5) Deus diz que o povo deveria diligentemente ouvir a sua voz e guardar a sua aliança. 

-  (Êxodo 20) Deus complementa a aliança com os 10 mandamentos, que eram as leis que fundamentavam Seu relacionamento com o povo, e que abrangia, três importantes áreas. 

1. Mandamentos que regiam a vida pessoal e relacionamento com Deus. 

 Ex: Não terá outros deuses, não farás imagem de escultura, não tomará o nome do teu Deus em vão...  

2. Leis que regiam a vida social e o relacionamento pessoais.

 EX: Honra teu pai e tua mãe, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho contra teu próximo... 

 3. Ordenanças que conduziam a vida religiosa, facilitando a aproximação de Deus. 

-  Esta era a aliança de Deus com os Hebreus, com o povo de Israel. 

 · Mas o que é uma aliança? Aliança significa: acordo ou pacto. 

-  Aliança (acordo): firmada entre duas ou mais partes necessariamente, objetivando a realização de fins comuns, pois ninguém faz aliança consigo mesmo. 

 Exemplo: para que se usa uma aliança de casamento? Para quando outros olharem para você e virem em sua mão esquerda uma aliança, saibam que você já tem uma aliança e um acordo com outra pessoa. 

- Aliança (pacto): podemos dizer que existem três tipos de pactos: 

 Homem x Homem: são feitas e geralmente são descumpridas; 

 Homem x Deus: é estabelecida, porém são quebradas, pelos próprios homens. 

 Deus x Homem: estas são eternas, pois quando Deus entra em uma relação de aliança com os homens, de maneira soberana ele institui um pacto eterno, Pacto no hebraico = Berith = concerto. 

- Teologicamente, a aliança diz respeito a concerto entre Deus e o seu povo, pois na bíblia a palavra aliança por algumas vezes aparece como concerto. (Prov. 2:17 – ARIB) 

 · Nova Aliança Jeremias profeta do Senhor, aproximadamente 650 antes de Jesus nascer, profetizou sobre uma nova aliança, ou o novo pacto, um novo acordo, um novo concerto, firmado entre Deus e o homem. 

-  Aliança esta, eterna e incondicional, fundamentada e baseada na graça de Deus, que é implantada no coração do homem através do Espírito Santo, ou seja, todos sem excessão podem, e tem a oportunidade de fazer uma nova aliança com o Senhor Jesus. Pois os principais elementos desta aliança são, o amor e o perdão, onde Deus diz que depois de firmar o pacto, Ele jamais se lembraria do pecado cometido pelo povo, e isso é uma prova de amor. Existe algo sobre profecia, que é muito importante para nosso conhecimento, toda profecia tem ao menos dois propósitos: 

 Ø Revelar a vontade de Deus; Neste caso é fazer uma nova aliança com o povo! 

 Ø Testificar sobre Jesus e sua Glória: agora entraremos no Cumprimento da profecia. O que esta mensagem nos revela, e que é também o ponto chave desta mensagem profética, é que a promessa de Deus através do profeta Jeremias, sobre a nova aliançase cumpriram em Jesus. 

 (Mateus 26:27/28) nos diz: “Então Ele tomou o cálice, e tendo dado graças, deu-o, aos discípulos dizendo: Bebei dele todos. Isto é o meu sangue; o sangue do nova aliança, que é derramado por muitos, para perdão dos pecados”. 

- E porque Jesus disse: “Nova Aliança no meu sangue”? Porque esta aliança só teria validade, se fosse selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte expiatória e redentora. 

- Somente o sangue de Jesus é o que garante a aliança. Jesus sabia que para que tivessemos uma nova aliança com Deus Pai, Ele precisaria derramar seu sangue e morrer em uma cruz. E é por causa deste sacrifício, que nós temos uma Nova Aliança com Deus, um acordo que abre as portas para uma vida plena e abundante na eternidade. 

 Você já parou pra pensar nos benefícios de se ter uma aliança com Deus? Amor, perdão, vida eterna..  

· Mais como é esta Nova Aliança? 

 1º. A NOVA ALIANÇA É: INFALÍVEL 

- Infalível segundo o dicionário, é o que não falha. Todas as outras alianças passadas foram quebradas pelos homens, pois são falhos. 

- Porém esta Nova aliança em Cristo jamais pode ser anulada, pois o seu sangue é puro e poderoso para purificar nossas vidas. 

- Hoje Deus quer fazer uma Aliança Infalível com você! 

 2º. A NOVA ALIANÇA É: IMUTÁVEL 

- Imutável segundo o dicionário, é o que não muda.  

- Em todas as tentativas de Deus em fazer aliança com seu povo eles mudaram o acordo e falharam. Foi preciso então fazer uma Nova Aliança que jamais pudesse ser mudada. 

- Uma Aliança tão perfeita que nem mesmo o pecado é capaz de altera-la. Embora a pessoa que peca, perca seus direitos nas promessas desta Aliança, Jesus porém continua fiel em seu acordo, e quando o pecador se arrepende de seus pecados, o Espírito Santo o convence e ele volta a fazer parte desta mesma Aliança. 

- Hoje Deus quer fazer uma Aliança Imutável com você! 

 3º. A NOVA ALIANÇA É: INVISÍVEL. 

- Invisivel segundo o dicionário, é tudo aquilo nos foge aos olhos. 

- E porque invisível? Por que, esta Nova Aliança é feita no interior de cada um de nós e só pode ser vista espiritualmente. 

- Todas as outras Alianças tinham sinais visíveis como o arco-íris para Noé, o cordeiro para Abraão, a Arca da Aliança para Israel, o Templo para Salomão e o trono para Davi, mas a Nova Aliança é invisível, pois é feita no coração de cada pessoa. 

 (Hebreus 8:10) “Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei...” 

- Deus marcou sua Palavra em nossa mente e nosso coração para que ninguém pudesse entrar e arrancar de lá. 

- Somente de forma voluntária Deus marca em nosso interior esta Nova Aliança e somente de forma voluntária o homem abandona este pacto eterno. 

- Jesus instituiu a Santa Ceia como sinal visível desta nova Aliança, mas ao mesmo tempo em que vemos este memorial ao ingerirmos ele faz parte de nós e se torna invisível de novo. 

- Hoje Deus quer fazer uma Aliança Invisível com você! 

 CONCLUSÃO 

- Todas as alianças ou pactos humanos têm condições e prazos a serem cumpridos, e todos eles acabam um dia, ou seja tem um fim. 

- Mas Jesus nos propos uma aliança de vida eterna, quando derramou seu próprio sangue, o sangue do pacto, o sangue da aliança. 

- A diferença do pacto humano para a Nova Aliança com Deus é que esta jamais será anulada, jamais ficará velha ou nunca acabará, é para a eternidade. 

- Hoje Deus quer fazer ou refazer uma aliança, infalível, imutável e invisível com você. E principalmente Deus quer fazer uma aliança de Salvação com você, uma aliança que permitirá você se achegar diretamente a Deus, ter intimidade com Ele, ouvir sua voz, sentir sua presença, conhecer a sua vontade. 

 Aliança de salvação é uma aliança pra vida eterna. 



FONTE: IEJ - MINISTÉRIO APOSTÓLICO Pr. Fabrício Cruz



=============
==============
===============
================
=================