quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O segredo do sucesso 


Tema: ESPERANÇA 

II Reis 6.8-23 


Introdução: 

- O rei da Síria combatia o povo de Israel e tinha muito mais condições de vencer. Contudo, toda vez que tentava uma emboscada para pegar o povo de Deus de surpresa, algo acontecia que eram preparados e fugiam a tempo. Foi aí que o rei da Síria procurou saber se alguém estava o traindo revelando seus projetos de guerra para os inimigos. Parecia que tudo o que o rei da Síria fazia não dava certo e tudo colaborava para o povo de Israel. 

- Em nossas vidas vivemos em muitas batalhas e precisamos buscar sucesso em todos os empreendimentos. 

- Em sua vida as coisas estão dando certo ou errado? Muitas pessoas estão como o rei da Síria, tudo o que faz dá errado. 

- Outros, semelhantes ao povo de Israel, veem seu caminho ser aberto por onde passar. 

Qual o segredo do sucesso? 

Vamos aprender com a experiência do povo de Deus como ter sucesso: 

 1 - Ouvir o que Deus fala: v.8-12 

- Quando o rei da Síria perguntou seus soldados se alguém estava contando seus planos de guerra, ficou sabendo que o profeta Eliseu recebia revelação de Deus sobre tudo o que projetava contra seu povo. 

- Deus revelava ao profeta primeiro para preparar seu povo, pois “certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7). 

- Para o rei da Síria isto era algo impossível, mas para Deus e para seu povo era algo natural. 

- Muitas pessoas sofrem por ouvir conselhos errados ou por ignorar bons conselhos. 

- Na verdade, se for ver tudo o que os outros dizem, não chegamos a lugar algum. 

- Mesmo assim podemos confiar em conselhos de servos de Deus sensíveis a ouvir ao Senhor. 

- O Espírito Santo revela a vontade de Deus ao nosso coração “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).

- Para ter sucesso é preciso primeiro ouvir a Deus. Ele é nosso conselheiro por excelência. Deus sabe de todas as coisas e pode ser nosso melhor orientador. Ele é o defensor principal que precisamos para vencer. 

- Quem não ouve a Deus, não alcança sucesso na vida. 

- O cristão deve procurar ouvir a voz de Deus todos os dias até que isto se torne algo natural em sua vida. 

- Você tem ouvido a Deus antes de tomar suas decisões? 
Para ter sucesso, primeiro ouça o que Deus diz! 

 2 - Ver o que Deus mostra: v.15-17 

- Quando o rei da Síria mandou seu exército prender Eliseu, o jovem Geasi, ao sair á porta ficou apavorado ao ver o número de soldados cercando a casa. Mas Eliseu já via os anjos de Deus acampados ao seu redor (Salmos 34.7). Então Eliseu pediu ao Senhor que abrisse os olhos de Geasi e este viu que um exército celestial os protegia. Depois Eliseu pediu ao Senhor para cegar os seus inimigos e mais tarde pediu a Deus para lhes devolver a visão. Geasi não conseguia enxergar com os olhos da fé. Por isso Eliseu ourou a Deus para lhe abrir a vista. Eliseu tinha uma visão espiritual tão aguçada que sabia que Deus pode abrir e fechar os olhos de quem quiser. Então pediu ao Senhor também para fechar os olhos de seus inimigos. 

- Em nossas batalhas, se formos olhar as dificuldades e barreiras, não conseguimos ir adiante.

- Precisamos pedir ao Senhor que “desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmos 119.37).

- Também precisamos pedir a Deus visão espiritual para enxergar sua vontade e perceber as possibilidades de vitória, pois “nós andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7). 

-Se você é uma pessoa que vê muitas dificuldades, comece a pedir a Deus que lhe mostre a visão Dele para sua vida como Jesus mandou seus discípulos “erguei os olhos e vede” (João 4.35). 

- Sempre antes de cumprir uma promessa, Deus mandava homens com o Abraão e Moisés contemplar sua vontade. 

Você tem visto a vontade de Deus para sua vida? 
Para ter sucesso, contemple o que Deus mostra! 

 3 - Falar o que Deus ensina: v.18-22 

- Eliseu era um profeta de Deus e sabia que precisava falar apenas o que Deus colocasse em seus lábios. Se dissesse algo que Deus não ensinou, isso não daria certo, mas se obedecesse à Palavra de Deus seria bem sucedido. Por isso tudo o que Eliseu falava funcionava e o rei da Síria tinha todos os seus planos frustrados. 

- Tudo foi criado pela Palavra de Deus (Hebreus 11.3) então a Palavra do Senhor tem poder sobrenatural. 

- Devemos sempre “de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8). 

- O centurião creu no poder da Palavra de Jesus e com sua ordem o milagre aconteceu (Mateus 8.8). 

- Antes de dar uma resposta para alguém é importante procurar saber qual a orientação das Escrituras e lembrar de cumprir como Jesus ensinou “seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37). 

- Então devemos parar de reproduzir o que os outros dizem e até mesmo as próprias opiniões para declarar o Deus deseja para nossas vidas.

- Não importa o que os outros dizem e sim o que a Bíblia diz. 

Você tem dito o que Deu te ensina? 
Para ter sucesso, fale o que Deus ensina! 

 4 - Fazer o que Deus manda: v.23 

- Eliseu não fazia nada sem a ordem de Deus e quando o Senhor lhe orientava, seguia à risca tudo que era ordenado. Depois que já tinha ouvido o que Deus diz, visto o que mostrou e dito o que o Senhor ensinou, chegou a ora de fazer o que Deus manda. Se Eliseu fosse fazer sua vontade ou do rei de Israel, aproveitaria a oportunidade para se vingar de seus inimigos. Mas seguiu a ordem de Deus e não prejudicou os sírios. Pelo contrário, mandou servir alimento e água para eles e o rei de Israel foi mais longe preparando um banquete para seus inimigos. 

- Imagino os soldados sírios chegando em sua terra e contando tudo para seu rei. Desde que ficaram cegos e quando se abriram seus olhos já estavam no meio de Samaria, cercados pelo povo de Israel e ‘esbabacados’ com tudo. Depois ainda foram prestigiados com um banquete oferecido pelo rei. Deste modo a guerra acabou. 

Eliseu fez três coisas que Deus manda: 

- Perdoar: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” (Romanos 12.17). 

- Não vingar: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12.19).

 - Amar inimigos: “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça” (Romanos 12.20). 

- Muitas pessoas quando têm a oportunidade de pegar seus inimigos, não perdoam e se vingam.

-  Vingança não é só violência, quando você fala do próximo porque falou de você, isso também é vingar. 

- Outras pessoas, além de não perdoar, não fazem o bem para seus inimigos como demonstração de amor que Jesus ensinou (Mateus 5.44). 

- Se você quer prosperar em sua vida e ter sucesso, comece perdoando quem te ofendeu (Mateus 6.14), faça um propósito de nunca se vingar quando estiver por cima e ajudar mesmo quem te prejudicou quando você precisou de ajudar. 

- Você tem feito oque Deus manda ou se vinga? 
- Para ter sucesso, faça o que Deus manda! Deus tem a chave do Sucesso! 

CONCLUSÃO: 

O segredo do sucesso de Eliseu e do povo de Israel foi: 

 - ouvir o que Deus diz; 
 - ver o que Deus mostra; 
- falar o que Deus ensina; 
- fazer o que Deus manda.

-  O povo de Israel teve sucesso porque a vontade de Deus foi realizada. A guerra terminou em paz e mesmo sem combate saíram vitoriosos. Talvez eles mesmos nem entendessem, mas obedeceram e tiveram a vitória. 

- Como servos de Deus, certamente é da vontade de Deus que sejamos bem sucedidos, mas para isso precisamos fazer a coisa certa. 

- Não adianta nada confiar em Deus e fazer tudo errado, mas “confia no Senhor e faze o bem” (Salmos 37.3). 

- Como filhos de Deus, precisamos aprender a seguir a vontade de Deus por que “nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16). 

Você quer ser bem sucedido? 
Obedeça à vontade de Deus e tudo vai dar certo! 




Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


==============
=============
============
===========
==========


Você é caco, 
pó ou barro? 

 -Tema: QUEBRANTAMENTO 


Isaías 45.9 

Introdução: 

- O texto bíblico acima mostra claramente que quando olhamos para nós mesmos em relação a Deus devemos sempre lembrar que somos feitos do pó da terra. 

- A Bíblia diz que “formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2.7), ou seja, Deus molhou a terra, quebrou os terrões e amassou o barro, para formar o ser humano do pó da terra. 

- Este contato do Senhor nos moldando demonstra seu amor para conosco. Contudo o pó pode estar em três estados: poroso, úmido ou endurecido. 

- A terra porosa é o pó em si sem mistura, mas não há como fazer nada com ele a menos que seja misturado com água e bem amassado para ser moldado. 

- O caco é o pedaço barro seco quebrado e também não há como fazer nada com ele amenos que seja bem quebrado, triturado ou moído e volte a ser como pó para então ser molhado e formado como barro novamente. 

- O barro é a massa moldável que pode ser formada em diversas formas. 

- A vida espiritual pode ser comparada com a terra em pó, em cacos ou em barro. 

- Muitas vezes estamos secos, outras vezes estamos endurecidos. 

- Precisamos ser moldáveis como o barro nas mãos do Senhor. 

Como você está? 

Vamos refletir sobre estes três estados: 

 1 - CACO: Isaías 30.14 

- O caco é o barro endurecido e precisa ser moído para ser moldado. 

- Quando estamos endurecidos, rígidos e sem fé, precisamos ser quebrantados por Deus.

- O que endurece o nosso coração?

-  O orgulho, a incredulidade, a religiosidade, tradicionalismo, falta de temor de Deus... tudo isso endurece o ser humano fazendo com que “têm cauterizada a própria consciência” (I Timóteo 4.2).

- O caco representa a pessoa que mesmo sendo religiosa, está endurecida. Não reconhece seus erros. Coloca a culpa nas pessoas e acha que é vítima. Por isso o ‘caco’ fere o seu próximo. 

- A pessoa que está como um caco, acha que já está formada e moldada e não precisa mudar. Até que seja totalmente quebrada novamente e reconheça a necessidade de transformação.

- O apóstolo Paulo é um exemplo de pessoa que foi como um caco. Ele era religioso, mas o orgulho endurecia sua fé e não queria se converter. Mas Deus quebrantou ele até o pó para ser transformado num novo homem (Atos 9). 

- Davi certa vez disse que estava assim: “Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte” (Salmos 22.15). 

- Ele foi quebrantado por Deus quando reconheceu que estava na dureza do pecado. Não endureça seu coração (Salmos 95.7,8), pois será como um caco que precisará ser moído. 

Você já se sentiu como um caco?
 Deus quer quebrantar e remodelar sua vida! 

 2 - PÓ: Isaías 26.5 

- O pó é seco e precisa ser molhado para ser moldado. Quando estamos secos e ‘esfarinhados’ pelos atritos desta vida, somos como o pó da terra e precisamos ser molhados para ser moldado. 

- O que molha o pó? 

- Há duas coisas que molham o pó: lágrimas (Salmos 42.3) e a água da Palavra de Deus para quem está sedento da presença do Senhor (Salmos 42.1).

-  A palavra de Deus e as lágrimas tornam nossas vidas mais moldáveis.

-  As lágrimas que derramamos são úteis para reconhecermos nossa necessidade de Deus e mudar de vida umedecendo o que estava seco. 

- Davi também foi um exemplo de pessoa que estava no pó do pecado e teve que reconhecer sua necessidade de Deus dizendo: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmos 103.14).

- As coisas do mundo enfraquecem a fé para você secar diante de Deus (I João 2.16). 

- Você já se sentiu como o pó? 
Deixe Deus molhar sua vida com a água da Palavra! 

3 - BARRO: Isaías 64.8 

- O barro é a massa de pó de argila e água e pode ser moldado facilmente. 

- Deus disse: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18.6). 

- Precisamos manter nossa vida sempre irrigada pela Palavra de Deus (II Pedro 3.5) para nunca secarmos ou endurecermos impedindo de ser moldados pelo Senhor. 

- O apóstolo João era um jovem discípulo de Jesus que em toda sua vida teve um coração sensível à ação do Senhor. Ele gostava de deitar a cabeça no peito de Jesus para sentir seu coração bater expressando seu amor e carinho (João 21.20). 

- Permita que Deus molde seu temperamento, atitudes e caráter. Cuidado com as coisas do mundo que endurecem o seu coração contra Deus. 

Você já s sentiu como barro? 
Deus o Oleiro, seja barro nas mãos do Senhor! Deus quer moldar sua vida! 

CONCLUSÃO: 

- Como é triste vermos pessoas que estão secas e enrijecidas não aceitando o Senhor.

-  Também há pessoas que estão no pó, mas não permitem que Deus as toque.

- Todos nós já estivemos como um caco que precisou ser triturado e como o pó que com lágrimas precisou ser molhado. Mas como é bom estar sendo amassado pelo Oleiro que molda nossas vidas. 

Com certeza Ele fará uma peça de honra para o Seu nome. Não endureça seu coração! 

Não siga as coisas do mundo que te levarão ao pó! Deixe Jesus a água da Vida te molhar e moldar! 


AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues



##################
###################
####################
#####################