segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Marcas de uma 
Igreja doente 

- Depois de mais de dois mil anos de cristianismo. Depois de tantos concílios universais da igreja. 

- Depois de tantos milhares de livros escritos sobre toda a teologia, esbarramos no sec. XXI com uma igreja doente. Deveria estar sadia, viçosa e madura, mas se encontra raquítica, doente e vem perdendo sua força a cada geração. Sua importância é questionada e seu valor posto à prova. 

- Igreja por natureza é um corpo vivo, atuante e transformador. Seus membros devem crescer pela Palavra e testemunho. 

- A igreja deve marcar mais pelo contraste do que pela semelhança. Mas em nossos dias ela vem se igualando ao mundo e oferecendo exatamente o que o mundo já tem e não satisfaz. 

Gostaria de analisar algumas marcas que apontam para uma igreja doente. 

 1 – Gigantismo em Lugar de Crescimento 

- Hoje o padrão para se avaliar a benção sobre uma comunidade é o número de frequentadores. Não importa se são salvos ou não, mas se está cheio. Tomando este padrão como norma para as épocas da igreja, veremos que o próprio fundador da igreja foi um fracasso, pois, deixou somente 120 discípulos e estes medrosos. Se tomarmos este padrão para o mundo árabe, veremos que os missionários que trabalham por lá a mais de vinte anos são fracassados, pois, suas congregações são compostas por pouquíssimos convertidos nativos. 

- Não sou contra congregações grandes, sou contra a despersonalização que elas geram. Os membros deixam de ser ovelhas e tornam-se estatísticas. 

- Tem sites de igrejas que mostram, como se fosse um troféu, o número de membros arrolados com dizeres mais ou menos assim: “hoje já somos tantos milhares...”. Com isso querem mostrar que o Senhor é mais bondoso com eles que com as demais congregações? Esse gigantismo é uma distorção gritante do que a Palavra diz. 

- A Palavra diz que a igreja é um corpo ajustado com cada parte ajudando as demais no exercício de suas funções. 

- Os dons são distribuídos visando o crescimento do corpo. Mas a antítese do gigantismo vivido atualmente é a inanição dos membros. Estes não crescem na proporção do número de membros. São crianças espirituais e crianças não trabalham, dão trabalho. Abraçam qualquer ensinamento de forma acrítica e vivem de onda em onda. 

- A igreja está doente porque aceita ser medida pelos padrões de desempenho empresarias, mundanos que pelos padrões de Deus. 

- Está doente porque confundiu gigantismo com crescimento. 

 2 – Muito Dinheiro Investido em Prédios e Pouco em Missões 

-  Se fizéssemos uma análise do valor patrimonial das 20 maiores igrejas nos pais ficaríamos estarrecidos com quantos milhões de Reais estão invertidos em templos suntuosos. 

- Cada vez mais as igrejas buscam prédios maiores com o argumento que precisam de maiores espaços para acolher seus membros. Esquece-se que cada novo templo, por maior que seja já nascerá pequeno, pois, o crescimento natural da congregação inviabilizará qualquer empreendimento imobiliário. 

- Alguns líderes afirmam que possuem um patrimônio de tantos milhões de dólares, como se fossem deles tais igrejas. 

- Outro dia ouvia um sermão de um apóstolo, dos mais insanos possíveis, no qual dizia que havia construído uma igreja de R$ 35.000.000,00 no meio de uma floresta tropical. Ele se gabava do fato de ter nascido no nordeste e agora estar onde está. 

- Paulo pensava o contrário quando disse: “Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo”. I Cor. 15:10. 

- Paulo sempre apontava para a graça de Deus. Nunca achou que nele havia algum bem ou valor, mas sempre a graça. Ele foi enfático neste versículo quando disse: “todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo”. Paulo sofria e lutava para que Cristo fosse formado em seus ouvintes. “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”. Gal. 4:19. 

- Quando investimos em pessoas os ministérios acontecem, os dons de ajuda mútua emergem e a obra expande. 

- A igreja está doente porque olha para dentro de si mesma enxergando somente suas necessidades e esquece-se de olhar para a seara que está branca e pronta para ceifa. 

- Vejo os relatórios da convenção da qual faço parte e fico estarrecido com os valores aplicados em missões. 

- Acredito que o executivo regional desta convenção deva ganhar um pouco menos do que o total investido em missões no estado. Não sou contra remunerar bem pessoas que se esforçam para o crescimento do Reino. Mas a necessidade de um não pode ser mais significativa que todo um estado. 

- O erro está em investirmos pouco, muito pouco em missões. Nunca soube de um alvo missionário para envio de 100 missionários para missões em um ano específico. Sempre os alvos são financeiros e estes, salvo engano, nunca são alcançados, porque a igreja não tem consciência missionária. 

- A igreja está doente porque acredita que possuindo prédios gigantescos estará influenciando o mundo e mesmo o salvando. 

- A igreja está doente porque já não mais chora pelos perdidos e seus destinos, mas se alegra com um capitalismo travestido de espiritualidade. 

-  A Igreja está doente porque perdeu seu grande alvo, o mesmo de Cristo, buscar e salvar o perdido. 

 3 – O Pragmatismo é Mais Importante Que a Palavra 

- Fomos assaltados pelo pragmatismo. Se funciona deve ser de Deus. Não perguntamos se está de acordo com a Palavra. Deu resultado esqueça o resto. 

- Um pregador pela televisão disse que não estava pedindo dinheiro naquele mês, em seus programas, porque muitos haviam ofertado para seu ministério depois que um profeta havia prometido uma unção financeira ilimitada por R$ 900,00. Deve ter entrado muito dinheiro mesmo depois de tal profecia para que tal pregador jogasse no lixo a razão, a consciência e a Palavra. Isso é pragmatismo ao extremo. Parece-me que para tais pessoas os meios justificam os fins. 

- Nem tudo que funciona vem de Deus. 
- Nem tudo que dá certo tem apoio na Palavra. 

- Temos um exemplo dramático no Antigo Testamento. Israel quando saiu do Egito não se dispersou no deserto porque adorou o bezerro de ouro. Um fim foi alcançado, a não dispersão, mas ao preço de sacrificar a comunhão com Deus. 

- O pragmatismo sacrifica a Palavra no altar do erro e do oportunismo. 

-  A igreja está doente porque aceita os resultados sem prová-los pela Palavra. 

- A igreja está doente porque a Palavra foi preterida como regra de fé e prática. 

 4 – Emoção Sim, Razão Não. 

-  Os cristãos modernos são chorosos, gritadores, histéricos menos racionais. Os pastores, não em sua totalidade, incentivam a irracionalidade e a emoção extrema como forma de espiritualidade. Acham que se o povo gritar e pular é porque o Espírito Santo está agindo. 

- Não me entendam mal. Creio que a presença de Deus pode mexer com todo nosso ser e podemos ter reações não convencionais, como aconteceu na época de Jonathan Edwards (1737). Mas somente emoção destituída de razão é um absurdo. 

- John Mackay disse: “Ação sem reflexão á paralisia da razão”. 

-  Hoje em muitas igrejas existe a mania ou tendência de dar um brado de vitoria. 

- O povo grita até ficar rouco. Isso é catarse pura, mas confundem sair desses cultos aliviados com sair dali abençoados. 

- Paulo nos encoraja a praticarmos um culto racional (Rm. 12:1). 

- Paulo nos encoraja a buscamos a sabedoria e o conhecimento para aprovarmos as obras de Deus. 

-  A igreja está doente porque exalta a emoção e esquece-se da razão. 

- Está doente porque o arrepio vale mais que a Palavra que em tudo pode nos tornar aptos para salvação. 

 5 – O Evangelho da Cruz Foi Sacrificado no Altar de Mamon 

-  Não é preciso ser experto em economia e finanças para identificar a crise que vive a igreja. 

- Numa nação onde a justiça social é pouco praticada, a renda está concentrada nas mãos de poucos, o abismo entre ricos e pobres aumenta assustadoramente e os efeitos desastrosos de uma política neoliberal se fazem sentir, nada mais seduz as pessoas do que a oferta de dinheiro fácil, haja vista, o alto grau de endividamento dos aposentados após o governo federal permitir um comprometimento de suas rendas em empréstimos junto a bancos. 

- O lucro dos bancos têm sido astronômicos. O povo endividado até o pescoço e os banqueiros colhendo os maiores resultados das últimas décadas. Neste contexto o que mais cresce no Brasil são casas lotéricas, bingos, jogos eletrônicos proibidos e igrejas. Atraem os pobres com promessas de enriquecimento rápido. As loterias e congêneres pela facilidade de aposta e as igrejas com a doentia teologia da prosperidade ou da vitória financeira. Estamos promovendo a maior desevangelização do Brasil. 

- Estamos perdendo um momento precioso de anunciarmos o evangelho da cruz que gera arrependimento, fé e o novo nascimento. 

- Em muitos lugares o evangelho da cruz foi substituído pelo evangelho da prosperidade que gera ganância, barganha, materialismo e grandes desapontamentos. 

- Sabemos que a maioria nunca chegará a gozar das falsas bênçãos apregoadas por pregadores gananciosos, materialistas e desumanos. Está emergindo toda uma geração de cristãos decepcionados com o evangelho de Cristo. 

- Pessoas que no médio e longo prazo nada farão pelo Reino de Deus, porque estão tentando absorver ou conviver com as frustrações que tiveram nas igrejas que pregam tais distorções. 

-  Há bem pouco tempo acusávamos os católicos romanos de idólatras porque adoravam outros deuses ou santos. Mas deparo-me com a idolatria no meio evangélico. Não adoramos santos nem deuses, estamos adorando Mamon. 

- A igreja está doente porque oferece os benefícios da cruz sem a cruz. 

- A igreja está doente porque aponta para este mundo como um fim em si mesmo. 

- A igreja está doente porque se esqueceu de dizer ao homem que somos peregrinos em um mundo hostil a Cristo e seu evangelho. 

 6 – Teologia e Clareza Doutrinária Não, Revelações Sim 

-  Hoje em dia para tudo há uma nova unção. Unção de nobreza de Salomão por R$ 10.000,00, unção de Abraão por ter agarrado a camisa de um profeta judeu norte-americano, unção de Ester, unção do Leão de Judá, unção de Davi, unção apostólica e por ai vai. Nunca vi tanto besteirol no meio cristão. O pior é as pessoas acreditarem que isso é verdade. Sacrificam suas competências mentais em nome de uma espiritualidade doentia e insana. 

- Visões, palavras proféticas, atos proféticos tudo isso mostrando o vazio interior de líderes confusos e desequilibrados. 

- Os cristãos acham que qualquer pessoa que fala em nome de Deus ou se diz pastor merece crédito. 

- Estamos vivendo um momento onde milhares de pastores autocomissionados e mesmo consagrados a rodo falam em nome de Deus. Como não possuem formação teológica sadia ou mesmo compraram seus diplomas teológicos de pessoas desqualificadas e desonestas, falam sobre revelações, visões que nunca tiveram usando a Bíblia como um manual manipulável e manipulador de massas. 

- As massas evangélicas foram cooptadas por certo triunfalismo, certo utilitarismo e mesmo hedonismo, onde o que vale mais é a sensação prazerosa e imediata. Tem mais valor a estética do que a ética, o sentir e não o pensar e a quantidade e não a qualidade. 

-  A igreja está doente porque as novas revelações são mais importantes que A Revelação da Palavra. 

-  A igreja está doente porque os sentimentos são mais valorizados que o pensar consistente. 

-  A igreja está doente porque relativizou a Palavra de Deus. 

- Está doente porque não possue mais valores absolutos. Mas ainda resta muita esperança porque o Soberano Senhor está no controle de tudo. 

- Ainda resta esperança porque existem homens e mulheres de Deus que pagam um preço pela sanidade, integridade e não se curvam, nem se embriagam com estas posturas alucinadoras. 

- Existem servos de Deus que não se venderam, nem pagaram por bênçãos e nem relativizaram os fundamentos da fé e de uma vida cristã integral. 

 Ainda há esperança para igreja, eu creio nisso. 

 Soli Deo Gloria. 




AUTOR: Pr. Luiz Fernando Ramos de Souza Ministério Força para Viver



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A igreja como 
agente transformador 
na história 

Referência: Mateus 5.13-16 


 INTRODUÇÃO 

 1. A igreja e o mundo são essencialmente diferentes 

-  A igreja é chamada do mundo, está no mundo, mas não é mundo, antes chama do mundo aqueles que devem pertencer à família de Deus; 

-  A igreja só é relevante quando é totalmente diferente do mundo. A amizade da igreja com o mundo é uma desastre (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17; Rm 12.2). 

- Quando a igreja tenta imitar o mundo para atrair o mundo, ela perde sua capacidade transformadora. 

 2. A igreja exerce um papel restringidor na corrupção do mundo A igreja é o sal da terra: 

a) Coíbe a decomposição; 
b) Preserva da corrupção; 
c) Dá sabor; 
d) Provoca sede; Sem a presença da igreja o mundo tornar-se-ia um ambiente insuportável para se viver. A igreja é o grande freio moral do mundo. 

 3. A igreja exerce um papel positivo de transformação no mundo A igreja é a luz do mundo: 

 a) A luz é símbolo da verdade 
 b) A luz é símbolo da pureza 
 c) A luz é símbolo da vida 
 d) A luz dá direção – estrada 
 e) A luz aquece – no frio 
 f) A luz gera vida – fotossíntese. 

 I. QUANDO A IGREJA DEIXA DE SER UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA 

 1. Quando ela confunde o evangelho com mero comportamentalismo legalista 

 - O cristianismo não é o behaviorismo de Watson. Não é apenas mudança de esteriotipo. Não é verniz, fachada. Não é produzir crentes em série com clichês de massa. Não é usar o mesmo estilo de roupa, cabelo. 

 - A nossa secretária Isabel: o pastor proíbe-a de pintar o cabelo, de ir à praia, de usar brinco. 

 Exemplo: o pastor que deu uma surra na filha por cortas as pontas do cabelo e a menino tirou sua vida. 

2. Quando confunde evangelho com o platonismo cristão - Platão divorciou o espiritual do material. 

- O mundo real era o mundo das idéias. O corpo era apenas a prisão da alma. Isso levou: 

1) Ascetismo; 
2) Licenciosidade; 

 - Essa visão gerou o gnosticismo do primeiro século – que desvalorizava o corpo. Torna-se uma espiritualidade de fuga, de escapismo. 

 - Essa visão produziu também o Pietismo do século XVII – O pietismo saiu de um extremo: ortodoxia sem piedade para o outro extremo: piedade sem ortodoxia. Deus está interessado na alma e não no corpo. 

 - Essa visão gerou o movimento Quaker – Tremor. O que importa não é a verdade, mas a luz interior. A verdade subjetiva é mais importante que a verdade objetiva. Experiência é mais importante do que a Palavra. 

 3. Quando confunde o evangelho com um cristianismo de gueto 

 - Muitas pessoas ao se tornarem crentes se isolam das outras pessoas, se trancam numa estufa, numa redoma de vidro, numa bolha espiritual se tornam sal no saleiro e depois sal insípido. 

 - Elas não se apresentam, não se inserem, não influenciam, não salgam, não resplandecem. Tornam-se anti-sociais e conformistas. 

 Exemplo: os cristãos que na Idade Média se isolaram nos mosteiros e conventos. 

 4. Quando confunde o evangelho com o misticismo religioso 

 - Nós somos uma cultura mística: 

1) Pagelança indígena; 
2) Idolatria do Catolicismo Romano; 
3) O misticismo da kardecismo europeu; 
4) A magia dos cultos afro-brasileiros procedentes da África. 

 - O catolicismo durou séculos induziu o povo a crer no misticismo: relíquias, santos, rezas, penitências. 

 - Hoje algumas igrejas neo-pentecostais, principalmente a IURD é campeã do misticismo. Trocam apenas o rótulo, mas o povo é mantido no mesmo misticismo tosco. 

 5. Quando confunde o evangelho com doutrina sem vida 

 - Há muitas pessoas que são ortodoxas de cabeça e hereges de conduta. 

- São ortodoxos na teoria e liberais na prática. Defendem doutrinas certas e vivem uma vida errada. 
- São zelosos das tradições da igreja, mas vivem na prática do pecado. 

-  - Pregam o que não vivem. Exigem dos outros o que não praticam. Coam mosquito e engolem um camelo. 

6. Quando confunde o evangelho com o liberalismo teológico 

 - O liberalismo entrou na igreja com o racionalismo, iluminismo. Começou com a alta crítica de Dibelius, a demitologização de Bultman. O liberalismo matou igrejas na Europa, na América. Agora, as denominações históricas no Brasil já estão se capitulando ao liberalismo. O ensino liberal já tomou conta dos principais seminários das grandes denominações no Brasil. 

 - Uma igreja liberal nunca experimentou um avivamento. Uma igreja liberal nunca cresceu. Uma igreja liberal nunca impactou a sociedade. 

 - O Ecumenismo está hoje apadrinhando muitas igrejas históricas. 

II. COMO A IGREJA PODE TORNAR-SE UM AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA 

 1. Quando ela vive como luzeiro no mundo 

-  A vida da igreja é sua primeira mensagem. E sua mensagem aos olhos. 

- A igreja só tem uma mensagem, se ela tem vida. Sem testemunho não há proclamação. A vida precede ao trabalho. O exemplo é mais importante do que a atividade. 

 2. Quando ela anuncia o Evangelho com senso de urgência 

 a) A igreja precisa ter um alto conceito da Escritura (suficiência) – 2 Tm 3.14-16 

 b) A igreja precisa ter um alto conceito do evangelho – Rm 1.16 

 c) A igreja precisa saber que não há outro evangelho – Gl 1.8 

 d) A igreja precisa pregar o evangelho no poder do Espírito – 1 co 2.4; 1 Ts 1.5; 

 e) A igreja precisa pregar com lágrimas. 

 3. Quando usa todos os métodos legítimos para alcançar o maior número 
-  1 Co 9.23 – Paulo não está ensinando duplicidade, mas flexibilidade. 

 - Jesus abordou as pessoas de formas diferentes: Nicodemos, Paralítico de Betesda, Zaqueu, o leproso. 

 - Jesus quebrou tabus para evangelizar: A mulher samaritana 

 a) Preconceito do cardápio – pão imundo, cidade dos bêbados; 

 b) Preconceito racial – mulher samaritana 

 c) Preconceito cultural – era uma mulher 

 d) Preconceito religioso – Ela adorava no monte Gerizim. 

 e) Preconceito moral – Ela tinha passado por 5 divórcios e agora vivia com um amante. 

 Jesus usou vários métodos para alcançar o maior número possível de pessoas: 

 a) Evangelização pessoal – Há 35 entrevistas pessoais de Jesus nos evangelhos; 

 b) Evangelização de massa – Várias vezes, Jesus pregou para multidões. Há cruzadas hoje na África reunindo mais de um milhão de pessoas. 

 c) Evangelização pelo ensino – Sermão do monte. 

 d) Evangelização pelo serviço – Jesus curou, alimentou, consolou, serviu. 

 Paulo usou também vários métodos para alcançar o maior número de pessoas: 

 a) Evangelização pessoal – a guarda pretoriana – Fp 1.13 

 b) Evangelização nos lares – At 20.20 (Primeira IPB de Manaus) 

 c) Evangelização pela apologética – At 17 d) Evangelização pela literatura – Cartas. 

 4. Quando ela se torna o braço estendido de Deus na prática do bem 

 A igreja sempre foi pioneira nas grandes transformações da sociedade: 

 a) Libertação da mulher dos preconceitos. 
 b) Restauração da dignidade da criança e da mulher;  
c) Libertação dos escravos; 
 d) Quebra do preconceito racial; 
 e) Criação de hospitais, escolas, academias, creches, instituições de socorro aos aflitos e excluídos. 
 f) Progresso científico; 
 g) A promoção do trabalho como uma liturgia para Deus e serviço ao próximo; 

 5. Quando a igreja se torna voz profética no mundo 

 A igreja não pode ser conformista, omissa, covarde:  

a) João Batista denunciou o adultério do rei Herodes, 

b) Jesus chamou Herodes de raposa; 

 c) Os apóstolos ensinaram que a obediência ao poder civil tem limites. 

 d) Tiago denunciou a ganância dos ricos fraudando o salário dos trabalhadores; 

 e) Amós denunciou os juizes que vendem sentenças; 

f) Isaias denunciou o pecado da ganância insaciável que leva a riqueza a se ajuntar nas mãos de poucos (Is 5). 

 g) Os profetas denunciaram o pecado no palácio, no templo, nas ruas. 

 h) Os reformadores denunciaram o pecado. 

 i) Os avivalistas também o fizeram 

 j) O avivamento se deu porque a igreja saiu na frente para defender o povo do despotismo japonês. 

 k) A igreja precisa se posicionar sobre os desmandos contra a lei moral de Deus: aborto, homossexualismo, corrupção, idolatria. 

 6. Quando a igreja se coloca na brecha clamando a Deus por um tempo de restauração:  

a) O avivamento na Inglaterra no século XVIII – Wesley, Whitefield salvou a Inglaterra do banho de sangue da revolução francesa. 

 b) O avivamento americano no século XIX 

 c) O avivamento galês no século XX. 

 CONCLUSÃO 

 - O que a Primeira IPB de Vitória pode fazer para transformar suas famílias, seu bairro, sua cidade, influenciar nosso Estados e país? 

 - Que instrumento nós temos nas mãos para fazer isso? O que não estamos fazendo que precisamos fazer? O que estamos precisando corrigir? O que precisamos deixar de fazer? 

 - Sonho em influenciar nossa região multiplicando nossa mensagem: culto pela internet (Batista Getsêmani), rádio, TV, DVD, literatura. 

 - Sonho com os lares se transformando em agências de evangelização. 

 - Sonho com os nossos jovens sendo influenciadores nas faculdades e escolas. 

 - Sonho com os nossos empresários abrindo seus escritórios, fábricas, empresas para serem pólos de evangelização. 

 - Sonho com a influência do exemplo dos membros em suas frentes de trabalho. 


 AUTOR: Rev. Hernandes Dias Lopes 



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DESAFIOS E OPORTUNIDADES 

 Texto: Gn 24 


Introdução: 

- Como crescer na vida secular sem comprometer sua vida com Deus, sua comunhão com o Corpo de Cristo que é a Igreja. 

- A Bíblia nos dá alguns exemplos de homens que fizeram progresso profissionalmente e não se perderam na caminhada. 

 I) PROFISSIONAIS BEM SUCEDIDOS NA BÍBLIA QUE HONRARAM A DEUS 

1. Neemias, homem de confiança do rei. 
2. Daniel galgou cargo de relevância na Babilônia. 
3. José chegou a ser governador do Egito. 

II) VENCENDO OS DESAFIOS 

- (O que é necessário para vencer os desafios?) 

- Dois consultores foram enviados para Índia a fim de verificar o mercado de sapatos. 

- A empresa estava com um projeto que objetivava vender sapatos neste país. Um disse: "Não vai dar certo, ninguém usa sapatos aqui". O outro, sem saber disso, enviou um fax dizendo: "Pode produzir três vezes mais sapatos, ninguém usa sapatos aqui". Vendo oportunidade no desafio. 

1) O Desafio de Eliezer: ENCONTRAR UMA ESPOSA PARA ISAQUE. (Gn. 24.4) 

2) Desafios hoje: 

(1) Encontrar seu primeiro emprego. 
(2) Manter-se no emprego. 
(3) Concluir a faculdade. 
(4) Concluir um curso técnico. 
(5) Passar no vestibular. 
(6) Crescer profissionalmente sem se corromper. 
(7) Encontrar a pessoa com a qual vai construir uma família. 

3) Para vencer desafios é necessário: 

(1) Aprender a assumir COMPROMISSO. 

- Eliezer fez um juramento, assumindo compromisso com Abraão (Gn. 24. 2,3,9) 

(2) Ter a INICIATIVA PRÓPRIA. 

- Fazer além do que se pede. As pessoas que só fazem o que é solicitado, não saem da mediocridade em todas as áreas da vida. Lembre-se que este servo de Abraão era alguém que pensava grande. Sem que Abraão pedisse, levou dez camelos com um pouco de tudo que o seu senhor tinha (Gn. 24.10). 

(3) Ter INICIATIVA ESPIRITUAL. 

- A grandeza do desafio mostra que não pode ser enfrentado sem oração. (Gn. 24.11,12). Por mais que você seja eficiente, há situações que só orando é que as portas se abrem. 

(4) Fazer ORAÇÃO COM PROPÓSITO. (Gn. 24.12,14). 

- É importante notar que o servo ora pensando única e exclusivamente em seu senhor Abraão, ele se esquece de si. O Seu sucesso é a bênção do seu senhor. 

(5) Oração com propósito tem RESPOSTA. (Gn. 24.17, 18) 

(6) Tem que pensar GRANDE e ter mentalidade de EXCELÊNCIA. 

- Rebeca serviu sem questionar, ela simplesmente se doou, serviu, seu o que era caro para si. TOMOU A INICIATIVA, assumiu um COMPROMISSO e foi até o fim no seu trabalho de dar água para os dez camelos. O prêmio final foi que ganhou os camelos, tudo o que neles estava e junto veio Isaque - o amado. 


 FONTE: http://amofamilia.com.br/portal/artigos_detalhe.asp?cod=1356&sessao=5#.UE3dJLJlRhE




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O Preço da 
liderança espiritual 


Texto: II Timóteo 

 Introdução: 

- Vivemos num tempo onde a sociedade está carente de verdadeiros referencias, por isso, temos que ser líderes dispostos a pagar o preço do ministério a fim de fazer a diferença nesta geração. 

 I) PARA FAZER A DIFERENÇA COMO UM LÍDER APROVADO, HÁ UM PREÇO A SER PAGO - SOFRIMENTO (2TM. 2:3). 

- Ministério é uma chamada para o sofrimento. 

 II) SAIBA A QUEM VOCÊ DEVE AGRADAR NO EXERCÍCIO DE SUA LIDERANÇA. 

- Quem o alistou? Satisfaça a ele, Cristo (2 Tm. 2:4) 

III) NÃO BASTA CHEGAR NA FRENTE; É PRECISO SEGUIR AS NORMAS PRÉ ESTABELECIDAS PARA SER COROADO. 

- Não seja desonesto, porque estes não recebem o prêmio (2Tm. 2:5). 

 IV) O SUCESSO NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA, SEMPRE FOI, E SERÁ, O RESULTADO DE MUITO TRABALHO. 

- Sem trabalho não há colheita digna de festa (2Tm.2:6). 

 V) PROCURE SER APROVADO NO QUE VOCÊ FAZ PARA DEUS. 

- Não adianta ser aprovados pelos homens e reprovado por Deus (2Tm.2:15). 

 VI) NÃO PERCA TEMPO COM AQUILO QUE NÃO VALE A PENA (2TM. 2:16). 

 VII) NÃO BASTA VOCÊ SER UM VASO, SEJA UM VASO DE HONRA NA GRANDE CASA (2TM.2:20,21). 

 VIII) NUNCA BRINQUE COM AQUILO QUE PODE DESTRUIR O SEU PROJETO DE VIDA; SE FOR NECESSÁRIO, FUJA DELE (2TM. 2:22).


FONTE:  www.familiaegraca.com.br 



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