terça-feira, 28 de agosto de 2012

O SENHOR É O 
NOSSO REFUGIO! 

SALMOS 62:1-12 

- QUANDO ESPERAMOS SOMENTE EM DEUS ESTAMOS SEGUROS (vs:1) 

* Não importa o que você está passando, descansa no Senhor, pois só ele pode mudar o quadro da sua história. 

* O salmista reconhece que só Deus pode mudar a sua situação (vs:2). 

* Quando entendemos que é Deus que nos guarda, não somos abalados pela situação. 

* Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR. Salmos 112:7. 

* O nosso coração precisa estar voltado para Deus (vs:3-4) 

* Quando o nosso coração está nas coisas de Deus nada nos abala. 

* Têm pessoas que basta ouvir uma afronta do inimigo que já pensa que está tudo acabado. 

 2 - O QUE PRECISAMOS SÓ ENCONTRAMOS EM DEUS (VS:5). 

* O salmista tem convicção que só Deus pode mudar a sua situação. 

* Quando estamos em momentos de guerra não podemos duvidar do agir de Deus. 

* A nossa fé não pode ser abalada por causa das lutas que passamos (vs:6) 

* Muitos, nos momentos difíceis estão deixando de crer no Deus que serve. 

* Quando confiamos verdadeiramente em Deus não desistimos de lutar. 

* O salmista estava em momentos de luta mas não baixou a guarda (vs:7) 

* O segredo para vencer a batalha é depositar toda confiança em Deus. 

 3 - DEUS NOS DESPERTA NA SUA PALAVRA À CONFIAR SOMENTE NELE (vs:8) 

* Muitos estão perdendo a batalha, porque não está depositando a sua confiança em Deus. 

* O próprio Deus é quem vai pelejar por nós (vs:8c) 

* Uma das armas do inimigo é dizer que Deus não está conosco na batalha. 

* Deus nos ensina na sua palavra que o homem não pode fazer nada por nós (vs:9-10) 

* A nossa confiança tem que estar em Deus e não nos bens matériais (vs:10) 

* O nosso coração precisa está conectado com o coração de Deus. 

* Muitas pessoas aos olhos carnais estão muito bem, mas o que vale diante da balança de Deus é o nosso compromisso com Ele. 

 4 - DEVEMOS RECONHECER QUE TODO PODER PERTENCE A DEUS (vs:11) 

* Quando reconhecemos que todo poder pertence a Deus sofremos menos. 

* O salmista reconhece que só Deus pode com o seu poder mudar a situação. 

* Deus tem poder para mudar a situação hoje se essa for a vontade d’Ele. 

* Muitos querem do seu jeito e sofrem porque não ver as coisas acontecerem. 

* O maior desejo de Deus é ver os seus filhos viverem bem. 

* Muitos querem receber de Deus, mas não fazem o que Deus manda (vs:12) 

* A nossa recompensa vem do próprio Deus. 

* Tudo está sob o controle de Deus, e é o próprio Deus que vai pelejar por nós. 


AUTOR E FONTE: Pr. Givaldo http://www.ibrest.org.br/ministracoes/ministracoes.html




O MENOR TEM 
MAIOR VALOR 

 (Mateus 13:31) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; 

 (Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. 

 A. Quando Jesus veio a este mundo, o povo de Israel estava prisioneiro do poder romano e as profecias falavam da libertação que o Messias traria aos Judeus.. 

 B. Os judeus esperavam o cumprimento da profecia, esperavam o Reino de Deus, esperavam a vinda do libertador, só que eles tinham um conceito errado de como o libertador apareceria. 

 C. Eles o esperavam como um guerreiro dirigindo suas hostes militares para derrotar o Império Romano e estabelecer o Reino de Deus nesta terra. Eles esperavam um reino de luxo, de luzes, de glórias e holofotes terrenos. 

 D. Quando o Senhor Jesus apareceu, veio de modo completamente diferente do que eles esperavam. Apareceu como uma criança indefesa. Nasceu numa manjedoura, rejeitado e desprezado pelos homens. Não era esse o tipo de libertador que o povo judeu esperava. 

 E. Então, esse humilde carpinteiro começou a chamar homens para fundar Seu reino nesta terra. Chamou pescadores, publicanos, cobradores de impostos e esse grupo de doze homens começou a seguir o Senhor Jesus, temeroso e se perguntando: "Será que estamos tomando a decisão correta?" "Será que estamos acertando, deixando o nosso trabalho que é a fonte do nosso sustento, para arriscar o nosso futuro com Alguém que prega o Reino de Deus, mas parece que não vai transformar nada? Pois Jesus não tem um exército, não tem cavalos e carros, não tem armas. Será que isso vai dar certo?" 

 F. O Senhor Jesus observou a dúvida que martelava o coração dos seus discípulos e então apresentou a parábola da semente de mostarda, querendo dizer que o Reino de Deus pode parecer pequeno no início mas que crescerá e um dia as aves do céu chegarão para fazer seus ninhos nessa árvore. 

 I – O REINO DE DEUS É COMPARADO SEMPRE A COISAS PEQUENAS: 

 (Mateus 13:31-32) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. 

 A. O Senhor Jesus apresenta Seu Reino, muitas vezes, de uma maneira completamente diferente de como os homens esperam que seja. Ele diz, por exemplo, que: "Mas o maior dentre vós será vosso servo." (Mateus 23:11) 

 B. Ninguém quer, em nossos dias, ser o menor. Todos querem ser os maiores, mas o Senhor Jesus coloca uma filosofia contrária à filosofia dos homens. "..o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve." (Lucas 22:26) 

 C. Em nossos dias, ninguém quer ser servo, mas quem quer participar do Reino de Deus, tem que estar disposto a servir pra poder ser o primeiro. 

 D. A morte é vida no Reino de Deus. Aquele que quer fazer parte deste Reino tem que renunciar a si mesmo. Vivemos em dias quando todo mundo quer tudo para si. Jesus vem e diz: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue" (Mat. 16:24) 

 E. Jesus está dizendo que se você quiser participar do Reino de Deus tem que andar na contramão desta vida. Os homens, para vencer, matam. Cristo para vencer, morre. Os homens para se realizarem, pisam, humilham as pessoas. Cristo para se realizar, se esvazia de Si mesmo. O reino dos homens é feito de luzes, pompa, luxo, poder e forças militares. O Reino de Deus é como a semente de mostarda, minúscula, desprezada, rejeitada e ridicularizada que é jogada no chão. 

 F. Você quer fazer parte do Reino de Deus? Não tenha medo quando as pessoas rirem de você, fizerem pouco caso ou o ridicularizarem por causa de sua fé. Não tenha vergonha quando o humilharem, quando você, às vezes, tiver que perder o emprego por causa dos princípios que conhece, quando você tiver que ser honesto em meio a um mundo corrupto. Não tenha medo porque o Reino de Deus sempre andará na contramão desta vida. 

 II – O REINO DE DEUS CERTAMENTE CRESCERÁ E SE EXPANDIRÁ 

 (Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. 

 A. Nada pode impedir o crescimento do Reino de Deus na terra. Nada e ninguém poderão deter o Reino do Todo-Poderoso na terra. Certamente ele crescera. 

Em Mateus 12:28, o Senhor Jesus disse: "Se, porém, eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós." 

 B. O que Jesus está dizendo é que onde Ele entra, onde Seu Reino se estabelece, as forças do inimigo tremem, o inimigo foge, não pode suportar a presença do Senhor Jesus. 

 C. Ele é a vida e onde entra a vida, a morte não tem mais lugar. O diabo pode ferir seu corpo, mas não pode ferir sua alma. Pode matar o seu corpo, mas não pode matar a esperança da vida eterna quando Cristo voltar. 

 D. O grão de mostarda é o símbolo da certeza do Reino de Deus. Quando a semente é enterrada, passa um dia, passam dois, três dias e parece que nada vai acontecer, parece que tudo acabou, parece que é impossível surgir algo. E se você abrir a terra vai encontrar a semente apodrecida, morta, vai pensar: "acabou mesmo." Mas o que você não sabe é que para que brote nova vida é preciso que essa semente seja enterrada e que apodreça e então, de onde parece que não há mais esperança, brota uma linda planta, cheia de vida, preparada para produzir muitos frutos. 

 E. O Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário. E quando Ele morreu, talvez o diabo deu a maior gargalhada do mundo. Pensou que tinha vencido: "Morreu, eu O matei!" Mas no terceiro dia, Jesus ressuscitou e estabeleceu para sempre o Seu Reino Celestial. 

 F. O inimigo pode destroçar os seus sonhos por um dia, dois dias talvez, mas ao terceiro dia seus sonhos ressuscitarão. Os homens podem humilhá-lo na sexta-feira, por causa da sua fé, no sábado também, mas chegará o domingo e você será glorificado nos padrões do Reino de Deus. 

 G. Os homens podem ferir o seu corpo por um dia, dois dias, mas ao terceiro dia você ficará curado. Esta é a promessa da semente da mostarda. E tem algo mais, quando você pensa que a mostarda desapareceu, acabou e que a semente apodreceu, ela lhe dá uma grande surpresa. A semente brotará, florescerá, e surgirá a vida. 

 H. A Igreja teve um começo humilde: doze homens simples. Gente que o mundo olhava e nunca imaginava que poderia dar origem a uma igreja que hoje é a igreja cristã. 

 I. No início, os perseguidores do Reino de Deus pareciam ser os grandes vencedores, os cristãos eram queimados vivos, jogados nas Arenas para serem despedaçados pelos leões. 


Mas hoje, a Igreja Cristã é o que é no mundo. O Senhor Jesus está querendo dizer que tudo no Reino de Deus começa pequeno, mas vai crescendo, crescendo, e um dia chega a ser tão grande, que as aves do céu vêm fazer seus ninhos nos ramos desta árvore. Não se impressione com a aparência, apenas confie na Palavra de Deus. Amém! 



AUTOR:  Pr. Maucir Lehn



Os confins da terra
 ainda nos esperam! 

 A. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8) 

 B. Deus colocou em nossas mãos a responsabilidade da evangelização até aos confins da terra. Não podemos parar, não podemos diminuir o ritmo, não podemos desanimar, precisamos continuar obedecendo o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Mas, para prosseguirmos firmes, precisamos estar atentos para algumas verdades hoje. 

 I - O MANÁ DE HOJE NÃO PRESTA PARA AMANHÃ: 

(Êxodo 16:4) - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. 

 A. Precisamos depender de Deus todos os dias e o dia todo. O maná que Deus me deu hoje foi milagre, mas devo crer que Deus me dará o maná também amanhã e todos os dias da minha vida. 

 B. Não podemos comer resto, Deus tem comida nova e fresquinha todos os dias para nós. O que precisamos fazer é levantar cedo e buscar o maná que vem do céu para nós. 

 II - A ARMADURA DE SAUL NÃO SERVE PARA VOCÊ: 

(I Samuel 17:38-39) - E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 

 A. Deus tem para cada um de nós um ministério e nos usará dentro dos dons que Ele nos deu. Não podemos ficar procurando imitar outros líderes ou outros ministérios. Deus tem algo específico para nós dentro do reino de Deus. 

 B. (I Pedro 4:10-11) - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. 

 C. Podemos sim, usar uma idéia aqui ou ali, mas o projeto que Deus tem para nós Ele nos dará lacrado e selado. Deus nos diz: Abra e faça conforme eu te ordenei. 

 III - O QUE TENS NA MÃO É SUFICIENTE PARA LIBERTAR AS NAÇÕES: 

(Êxodo 4:1-2) - ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. 

(Êxodo 4:17) - Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. 

(Êxodo 14:16) - E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 

 A. Muitas vezes nós olhamos para nossos recursos para depois olharmos o que podemos fazer para Deus. Quando Deus nos dá um projeto, Ele financia esse projeto. 

 B. Precisamos aprender a depender de Deus e não dos recursos. Moisés foi e libertou o povo do Egito com um pedaço de pau. Abriu o Mar Vermelho com o mesmo pedaço de pau. Deus é Deus! 

 IV - Um vencedor nunca desiste e um desistente nunca vence: 

(Romanos 8:37) - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 

(I Coríntios 9:24) - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 

A. Existem muitos líderes, que nunca realizam projetos para Deus porque tiveram muitas dificuldades no início e algumas coisas não deram certo e, depois de ouvir as críticas, tornou-se difícil e, finalmente desistiram bem no início do jogo. 

 B. Já viu como o diabo é? Quando uma pessoa se converte, ele faz de tudo para aquele novo convertido desistir antes de ficar mais forte. É a mesma coisa com líderes. No princípio, o diabo vem com tudo para tentar te frustrar e fazer você desistir. 

 C. É nessa hora que você tem que agüentar e ficar firme na Palavra. Continue trabalhando e lutando, pois a vitória vem. Mas, se desistir, pode esquecer da vitória. 

 D. Ministério é igual corrida. Às vezes você está descendo a serra e tudo é fácil e gostoso, até o vento está soprando um pouco nas suas costas. Outras vezes, é uma subida muito acentuada e você não sabe se vai chegar lá em cima. 

 E. Uma coisa que eu posso lhe garantir, se você desistir, não tem como ganhar a corrida. Se quiser ganhar, tem que continuar correndo. 

 F. Para experimentar os projetos de Deus: Não desista do seu casamento; não desista de seus filhos; não desista de seu ministério; não desista de seus sonhos; não desista da leitura diária da Palavra de Deus; não desista da vida de oração; não desista dos cultos da igreja; não desista das reuniões das células; não desista da escola de líderes; não desista dos evangelismos; não desista do discipulado; não desista de Deus. 

 G. Para não desanimar no ministério: Desista das novelas; desista dos Orkuts; desista dos MSNs; desista do namoro errado; desista das brigas dentro de casa; desista das murmurações; desista da preguiça... 


 Que Deus te abençoe! 



AUTOR:  Pr. Maucir Lehn