domingo, 19 de agosto de 2012

BARRO NAS 
MÃOS DO OLEIRO 

 Texto: Jeremias 18: 1-6 

- A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Introdução. 

 - Jeremias começou a profetizar no reino de Josias. Profetizou 41 anos. Foi mal compreendido por autoridades e pelo povo. 

- Foi perseguido e preso, mas cumpriu a sua missão. 

- Jeremias 18:2 "Levanta-te e desce" é a ordem de Deus para ele. Obedece prontamente. 

 Ilustração: 
Diferença entre "dar um tempo" e "reagir". 

 A) O barro. 

-  No texto o barro é Israel, tirado do Egito. 

- Hoje somos nós, tirados do mundo para sermos moldados. Fomos formados do barro. 

Gênesis 2:7 (E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.) Voltaremos ao barro. 

Gênesis 3:19 (Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.) 

- Quem somos? Nada. 

B) A roda. 

- (Jeremias 18:3b.) Servia para moldar o vaso. Amassava o barro com força, ou com certo jeito. 

- As circunstâncias ( Romanos 8:28 ) fazem o papel da roda em nossas vidas. 

C) O oleiro.

( Jeremias 18: 4-6) O Senhor se compara ao oleiro. 

- Em Jeremias 18:6 o Senhor faz uma pergunta. 
"Não poderei eu fazer de vós como faz este oleiro"? Nossa resposta deve ser sim. 

Ilustração: 

II Timóteo 2: 20-21 II Timóteo 2: 20 "se alguém se purificar dessas coisas" 

Que coisas? 

1. Timóteo 2: 14 - "contenda de palavras" 

 2. II Timóteo 2: 16 - "falatórios profanos" 

 3. II Timóteo 2: 19 - "aparte-se da iniquidade. Se purificando disso, transforma-se em vaso para honra. 

D) O vaso 

- (Jeremias 18:4) O vaso se quebrou nas mãos do oleiro. 

- O que poderíamos ser, se apenas deixássemos Deus nos moldar. 

Conclusão. 

-  É possível sermos vasos novos? Por nós mesmos nunca conseguiremos. 

- Precisamos olhar para Jesus que se deixou moldar pelo Pai. 

- Isaías 53:5. Jesus foi ferido e moído pela nossa iniquidade. 

- O único vaso perfeito foi Jesus. Mateus 26:39 "todavia não seja como eu quero". 


AUTOR:  Sidinei Egon Simon



O SEGREDO PARA 
SER VITORIOSO 

 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 4Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. 5Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína. 

 - Quero começar nossa meditação de hoje declarando a vitória de Deus sobre sua vida. 

- E creio que o Senhor está ministrando alguns segredos da parte dEle para que sejamos vitoriosos - Porque Deus é bom, e quer o melhor para nós - Ele quer que sejamos vitoriosos sempre - Porque se nós sendo homens como somos, desejamos dar o melhor para os filhos, quanto mais nosso Pai celestial - Então eu repito, o que Deus preparou para nós é vitória, Ele mesmo diz: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. (Jer. 29.11) 

- Mas para que desfrutemos desta vitória é necessário, é fundamental que observemos alguns aspectos - Porque o diabo, nosso inimigo não quer que sejamos vitoriosos.

- Todos nós temos anseios de sermos vitoriosos em alguma área de nossa vida, seja financeira ou material, familiar, espiritual, nos relacionamentos. 

- Então vamos juntos meditar Não andar segundo o conselho dos ímpios à Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios (Sl 1.1a) 

- Queridos irmãos, os ímpios não tem bons conselhos para crentes - A visão deles é outra - Eles tem uma visão natural das coisas, quando nós deveríamos ter uma visão sobrenatural. 

- Paulo disse: Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Co. 2.14) - Então queridos, quando falamos para um ímpio de jejuar, ele não entende, quando falamos de dizimar, ele acha loucura, quando falamos de ir à igreja, nos chama de fanáticos - Porque o ímpio não entende. 

- Então não vamos buscar conselho de ímpios para nossa vida que deve ser santa. 

- Vamos buscar em primeiro lugar no Senhor. Se você realmente precisar, converse com um irmão de fé, que conheça a sua visão, que pense como você pensa à Amós 3.3 até diz: Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? 

 I. Ser vitorioso na vida conjugal 

- O mundo apregoa que se não der certo separa. Mas a Bíblia diz: até que a morte os separe 

- Certamente a Bíblia faz uma concessão com relação ao divórcio 

- A infidelidade (Mt. 5.32), confirmado em Ml. 2.16: Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis. 

- Mas o mundo diz que o amor acaba, quando a Bíblia que o verdadeiro amor jamais acaba, que ele tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (I Co. 13.7-8) 

- O mundo confunde amor com paixão. A paixão passa rapidamente, mas o amor vai aumentando constantemente. A paixão é egoísta, o amor é altruísta. 

- Então como é que a gente poderia pedir conselhos a alguém que não conhece o verdadeiro amor. 

II.  Ser vitorioso nos relacionamentos 

- Em primeiro lugar para as amizades à nem se assenta na roda dos escarnecedores. 

- Procuremos nossas amizades no meio cristão, pessoas que falem palavras boas, sem piadas de baixo calão. 

- O mundo fala do que lhe é próprio – a boca fala aquilo que está no coração 

- Os ímpios escarnecem das coisas de Deus escarnecer - A palavra escarnecer também quer dizer zombar. Para o ímpio não há nenhum problema em zombar das coisas de Deus. 

- A Bíblia diz em Sl. 144.8 que sua boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade. 

- Quando nos achegarmos a alguém do mundo que seja para evangelizar, para testemunhar das grandezas do nosso Deus. 

- Para fazer o Senhor conhecido. 

- Que o mundo possa ver em nós a diferença, porque A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. (Sl. 49.3) – Aleluia! 

 - Com relação ao namoro. 
- O mundo diz para experimentar. A Bíblia diz para orar. 

- O mundo diz para ficar. 

- Mas olha o que tem acontecido com casais que não tem orado. 

III. Ser vitorioso na vida material 

- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 

- O segredo da prosperidade é fazer o que está neste salmo - Não andar segundo o conselho dos ímpios. 

- Conselho de ímpios é para o mal - Não se deter no caminho dos pecadores à Romanos 5.12 diz que o pecado conduz à morte à Ora, quem está na morte não pode, não tem como ser próspero (pode até ser aos olhos do mundo, mas não aos seu próprios e nem aos de Deus). 

- Não se assentar na roda dos escarnecedores - Meditar na lei do Senhor. Não sei se vocês sabem, mas este salmo tem uma revelação gradual Se a pessoa ouve o conselho de ímpios, brevemente ela já estará no mesmo caminhos dos pecadores e posteriormente estará escarnecendo das coisas de Deus Deus quer te fazer vitorioso – (Repita isto comigo) – Deus quer me fazer bem sucedido. Sabem, tem uma coisa que o mundo escarnece o tempo inteiro, mas que é uma chave para a prosperidade É a questão dos dízimos. Todos vocês sabem muito bem que quando nós ministramos estudos sobre batismo, falamos e enfatizamos esta questão. 

- Mas as palavras do mundo são: vai dar 10 % pro pastor. E os 10 %? Outros dizem: pequenas igrejas grandes negócios. Mas a Bíblia diz: 8Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. 11Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. 12E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. 

- Queridos irmãos, eu não preciso do dinheiro dos irmãos, Deus também não precisa, mas quero lhes ensinar esta palavra para que sejam prósperos. Quando deixamos de ser fiéis no Senhor, o diabo passa a ter autoridade sobre a vida financeira. Não adianta orar, jejuar, espernear, pedir fogo do céu. A única forma possível me sendo fiel. O Senhor diz que Ele mesmo repreenderá o devorador se eu for fiel. Irmãos, não tenho dúvidas que se continuarmos sendo fiéis, Deus nos tornará o povo mais próspero desta cidade. 

 Para concluir: 

- Deus tem prazer em nos fazer vitoriosos - E o salmo 1 nos dá a chave para isto - Meditar na Lei do Senhor é uma chave. 

- Se você fizer isto o conselho dos ímpios será nulo para você, mas é você quem estará aconselhando. 


AUTOR: Sidinei Egon Simon