quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os dez passos 
do discípulo de Jesus 


- Para ser um bom líder e discípulo será sempre necessário que, você candidato, tenha sempre no seu coração três importantes atributos: ser obediente a seu líder espiritual, submisso e fiel. 


- Se você não aceita ser comandado, no exercício desses três importantíssimos atributos que os quais Jesus foi o primeiro a nos ensinar. Jamais poderá ser um líder. 


- Jesus nunca disse não às ordens dadas a ele por Deus. A resposta foi sempre sim Senhor, seja feita a sua vontade e não a minha. 


- Você está se preparando para ser um líder de Célula. Esta é a visão deste curso. Sendo assim, acompanhe com muita atenção no exposto das lições aqui compreendidas. Estar totalmente integrado na visão da igreja é benção para sua vida . 


Vamos levar almas para Jesus? 


 1º.  Estude bem a sua Bíblia (Sl 119:9, 111, 112) 


- Não há arma mais forte contra Satanás como a Palavra de Deus. Com Ela o Senhor Jesus pôs o Diabo para correr. 


- E ainda hoje ele foge das setas da verdade. A palavra é o material com que o Espírito Santo forma o novo homem à semelhança de Cristo ( Rm8:29) 


 2º. Ore sem cessar (1Ts 5:17) 


- O que o alimento é para o corpo, a palavra e a oração é para o homem. 


- Se tem incrédulos à sua volta, não tema ajoelhar e orar a Deus, em sua presença. 


- A primeira causa de desviar-se de alguém do caminho do Senhor é achá-la na negligencia na oração e na falta de observância da Palavra de Deus . “ Nada tendes, porque nada pedis”. (Tg4:2) 


 3º. Não ajunte dívidas para com Deus 


- Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por algum pecado, ou por qualquer outra coisa, confessa tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e pede que lhe dê a alegria da sua salvação (Sl 51:14). 


- A demora em confessar pode aumentar a separação entre você e Deus. (Jo 1:19) 


- Antes crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amem”. (2 Pe 3:18). 


 4º. Nunca entre em discussões. 


- Se alguém vier e quiser contradizer a sua fé e duvidar da sua conversão, é melhor ficar calado e tranqüilo e procurar orar a Deus com a pessoa do que defender-se e discutir “pois o servo de Senhor não deve contender mas ser amável para com todos..." (2 Tm 2:24). 


- Se ele for indiferente à verdade, diz-nos a Palavra de Deus: “Aparta-te dos tais” (1Tm 6:5) 


 5º. Se for possível evite a comunicação com ímpios e incrédulos, e vigie sobre o seu viver com os cristão hipócritas. 


- Se a sua ocupação na vida diária lhe obriga a estar em companhia deles, viva tão perto de Jesus para poder repreender o pecado e a hipocrisia. E então a maneira de viver destas pessoas, os incrédulos, arderá em suas consciências e talvez lhes sirvam para a salvação. 


“E não vos associeis às obras sem frutos das trevas, mas antes rejeitai-as” (Ef 5:11). 


- Não sejais cúmplices: Esta última palavras é traduzida do grego “sugknoneuo” que significa participar de , estar ligado a, Ter comunhão com, as mas companhias, elas devem ser repelidas para que não formem parte do nosso novo padrão de vida. As mas ações devem ser evitadas. 


- Embora saibamos que certos convívios não podem ser evitados em diversos níveis sociais e familiares. (1Co 5:10). 


Obras sem frutos: No grego é “akarpos”, isto é, estéril , improdutivo sem utilidade real. 


- Qualquer trabalho tem por finalidade produzir, mas , as mas obras são contraprodutivas. 


- A Bíblia também recomenda: “Todo aquele que vai além do ensinamento de Cristo e nele não permanece, não tem a Deus; o que permanece na doutrina, tem o Pai e também o Filho. SE alguém vem Ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem o saldeis. ( 2Jo I: 9,10). 


- Aqui, o apóstolo João nos chama a atenção, que eliminem a lepra mediante o isolamento. 


- Através das informações tiradas da Bíblia de R.N Champlin ele nos informa que João ao ir aos banhos públicos, uma prática considerada cotidiana na vida dos judeus, não entrava se soubesse que ali havia cristãos transgressores da lei estivessem como o caso de Cerinto, o líder cristão que pregava o gnosticismo em Éfeso, os falsos mestres e lideres que incentivavam o pecado e doutrinas contrarias a de Cristo, O Amor, O perdão o arrependimento e etc. 


- Sem contar com o fato de que havia falsos evangelistas onde o autor sagrado ordenava que se afastassem deles, não permitindo nem as saudações comuns, como uma “ alô” e “adeus”. 


- Embora saibamos que Jesus veio para os perdidos, mas perdidos são os que não conhecem a palavra de Deus, e não crente mandrião, que não carrega em si o caráter e a mete de Cristo. 


 6º. Procure ser uma luz e testemunha do Senhor onde estiver. 


- Testemunha do Senhor Jesus é sempre muito bom, mas, não deixe que isto seja para você uma obrigação e uma carga . 


- Como uma vela acesa ilumina um quarto escuro sem o menos esforço, assim você deve estar tranqüilo no lugar que o Senhor lhe colocou, iluminando ao seu redor com a graça de Deus lhe der. (Mt 5:14).


”Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;” em Mt 14:3 tem uma interessante citação de Jesus a respeito da luz. “Sede luzes de Israel, mais puros que todos os gentios.... Que farão todos os gentios, se fordes obscurecidos por transgressões?”. 


- A luz deve brilha livremente, sem qualquer empecilho. 


- Leão Tostoi um escritor russo, queixou-se de que os cristãos de seu pais, o deixavam sem convicção e inabalável. Disse que somente suas ações, e não suas palavras, poderiam modificar os temores da pobreza, da enfermidade e da morte que o perseguiam. Suas ações eram bem diferentes das suas palavras. 


- Orígenes também relata uma história diferente sobre os crentes de seus dias, pois , suas vidas, e não sua palavras, eram o seu testemunho---- invencível 


 7º. Confie inteiramente na direção do Espírito Santo e estará pronto para cumprir toda a palavra de Deus, como o Espírito lhe esclarecer. 


- Amado, você só poderá andar de poder em poder, de glória em glória pelo Espírito do Senhor, quando olhar a Jesus e seguir a palavra de Deus. (2 Co 3:18). Não há, no caso do crente a extinção da glória, como se dera com Moisés, vs 13, . 


- A glória do novo pacto é constante e cada vez maior. Em cada estagio do desenvolvimento espiritual encontramos ema glória maior, mais profunda. 


- Assim, pois, vamo-nos tornando mais e mais gloriosos. Ou seja , tendo e nos servindo da presença de Deus a cada dia. 


 8º. Deixe Jesus ser sempre a primeira fonte de amor do seu coração. 


- Se o seu coração estiver apenas um pouco dividido entre Ele e qualquer outra coisa, ainda que seja pai , mãe, filhos, namorada (o), ou um amado e consagrado servo do Senhor, e que tenha sido o instrumento usado por Deus para sua conversão, poder o Espírito se entristecer e interromper o crescimento de sua vida espiritual, porque está idolatrando o mensageiro em lugar de dar glória ao Salvador O Espírito que Jesus fez habitar em nós ama tanto que não suporta nenhum outro junto de Si (Ef3:17). 


 9º. Tenha fé em Deus e não consultes os teus próprios sentimentos. 


- Não lhe acontecerá como sentir, mas como crer assim sucederá (Mt 9:29). Lance pois, todas as suas necessidades espirituais e materiais sobre o Senhor. Tome-o para médico do seu corpo, como para salvador de sua alma. É melhor que em tudo tenha o Senhor Jesus como seu auxílio, porque Ele é mestre em ajudar. É tão bom, que é ele mesmo que vem ajudar. (Is 35:4). 
“ Dizei aos alentados de coração: sedes fortes, não temais; eis que vosso Deus virá com vingança, a recompensa de Deus, ele vos salvará”. 


- A seu favor, querido, se operará milagres que excedem tudo quanto seria possível imaginar e conceber, contemplarão maravilhas. 


 10º. Viva cada momento e cada dia na esperança da vinda de Jesus. 


- Jesus disse, “venho sem demora!” (Ap 3:11). Isto lhe serve de encorajamento para aguardar o Senhor Jesus em breve nas nuvens para lhe levar, juntamente com os santos que comprou com Seu precioso Sangue. Também lhe servirá para estar vigiando e orando em todo o tempo , sem esmorecer. “Andar de forma digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, dando frutos em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus”. (Cl 1:10). 




AUTOR: Pr. Cleber Gomes - prclebergomes@hotmail.com -






+++++++++++
++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++





Instruções para os doze 


-  O governo dos doze é estratégico na vida da igreja, mas só funcionará se for uma verdadeira equipe de trabalho. 


-  A igreja será a cara do governo, e terá a mesma identidade. Por isso, é necessário que princípios sejam observados no dia a dia, para que a congregação seja bem conduzida. 


 Instruções: 
 O líder G12 não deve revelar toda a intimidade aos seus discípulos, deve-se colocar limites. 


-  Deve exercitar a piedade – É o caráter e a semelhança de Deus. 


-  Evite ser austero – o austero vive no deserto e morre degolado (João Batista). 


-  Esforço no serviço – Deve esforçar no desempenho do seu serviço. 


- Ser doze é ser animado, diligente, empreendedor, criativo. 


- O líder não vive no deserto, passa pelo deserto para ser testado e aprovado na sua liderança.  


T – tratável 
E – ensinável 
S – submisso 
T – transparente 
E - esperançoso 


- O G12 é exemplo, modelo, referencial. O testemunho não pode ser comprometido em nada (Rm 12.2-3; 2 Co 4.4). 


O líder que Deus procura para sua equipe: 


● Tem moral irrepriensível, exemplar, temperante, sóbrio (1 Tm 3.2; 2 Tm 4.5; 1 Pe 1.13) 


● É modesto – Única ambição é servir ao Senhor


● Simples – Modo de apresentar e falar de si mesmo 


● Hospitaleiro – Quem não abre a porta da casa, não abriu a porta do coração 


● Apto para ensinar – (Os 4.6, 14b) 


● Não pode ser dado ao vinho (Os 4.9-11) 


● Todo líder sensual não consegue crescer em suas células Deve ainda: 


-  Ser cumpridor de horário nas celebrações, células e demais reuniões 
-  Ter amor pela oração, jejum, leitura da Palavra, bons livros, jornais 
-  Ser uma pessoa de planejamento e metas 
- Acertar as pendências financeiras 
- Não permitir negócios dentro das células 
- Não pedir dinheiro emprestado aos discípulos 
- Não ser pesado ao próximo 
- Ter um coração generoso – melhor é dar do que receber 
-Ser cumpridor de contratos escritos ou não 
- Governar bem a própria casa 
- Acompanhar o desenvolvimento das suas células 
- Acompanhar os discípulos das fases da visão (escada de sucesso) 
-  Ter um coração pastoral – investir na consolidação dos discípulos 
-  Não permitir pecados nas células 
- Não deixar a célula perder o propósito que é o evangelismo 
- Reunir uma vez por semana com o seu G12 
- Fazer uma macro-célula uma vez por mês, para ajustar a linguagem 
- Fazer uma atividade social, com os discípulos, pelo menos uma vez por mês Sempre falar nas células e macro-células quem são os pastores da igreja 
- No final das celebrações o G12 deverá vir aos pastores da igreja, para serem abençoados 


 A reunião do G12 semanal é prioridade para o desenvolvimento do discipulado e crescimento da igreja. 


 FONTE: http://www.montesiao.pro.br/estudos/lideranca/instru12.html




+++++++
++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++++



Qualidades do líder 
de multidão 


 Texto: Josué 1:6-7 


 Introdução: 


A Visão Celular, é uma visão de fidelidade. Ninguém tem êxito por muito tempo se não for fiel. 


 Vejamos alguns princípios para ser fiel à Visão Celular: 


 1. Ter células - Se a Visão é celular, o respaldo de cada líder está nas células, nos frutos. 


 2. Ter os 12 - A Visão é celular no Governo dos 12. Logo, todo líder que está na Visão, precisa trabalhar para formar o seu governo (G12). 


-  A Visão Celular, não é um método novo, que nos está sendo oferecido ou ensinado. 


- Temos um modelo a ser seguido e nosso modelo em tudo precisa ser Jesus. 


- Hoje, temos nos espelhado no testemunho de homens que em tudo tem buscado se parecer com o Mestre. 


- O que fazer então? 
- Precisamos ser fiéis ao modelo que é Jesus e aos homens, os quais tem sido um referencial de vida de Deus pára nós, aqui na Terra. 


 O líder de êxito não pode deixar de ter em sua liderança quatro qualidades: 


 1. Fidelidade 
- “A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece” (Sl 119:90). 


-  Todo líder deve ser fiel aos princípios da Visão Celular, que são: ganhar, consolidar, discipular e enviar. 


 2. Força 
- “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6:10). 


-  Como líder, muitas são as situações e adversidades que surgem e é necessário força para enfrentar e vencer cada uma delas. 


 3. Coragem 
- “Não to mandei eu? Sê forte, e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js 1:9). 


-  Somos chamados por Deus para uma vida de ousadia no Senhor. 


- Há momentos em que não precisamos apenas de fé, necessitamos também de coragem para colocar a fé em prática e vencer as barreiras. 


 4. Obediência 
- “Disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz” (Js 24:24). 
 “Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens” (At 5:29). 


 Quando obedecemos, não nos desviamos do propósito, não nos distraímos, mas honramos o compromisso. Visão Celular é uma visão de relacionamento. 


 FONTE: http://www.montesiao.pro.br/estudos/lideranca/multidao.html




================
===============
==============
=============