terça-feira, 26 de junho de 2012

A Cura para Família

Texto base.

Jeremias 8:22 Será que não há mais remédio em Gileade? Não há médico lá? Então por que o meu povo não foi curado?

Introdução

- O IBGE constatou em 2008 que um a cada quatro casamentos terminou em divórcio, isto equivale a 25% dos casamentos.

- Já nos Estados Unidos chega a 50% por cento o número de divórcios.

- Quando alguém comenta que está com dificuldades no relacionamento conjugal não faltam pessoas para aconselhar na direção da separação.

- A sociedade concorda que deve buscar a cura para muitos outros problemas, mas não entende que se pode buscar a cura para os relacionamentos familiares.

- Será que a única saída para problemas de relacionamentos é o rompimento do relacionamento?

- Será que existe cura para os relacionamentos familiares, ou será que a solução é sempre a separação, o abandono daquele relacionamento?

A boa notícia da palavra do Senhor é que há remédio em Gileade, há médico para os problemas nos relacionamentos, há cura para a família.

1 - A cura para a família começa com o diagnóstico certo.

- A autoavaliação e avaliação real sem tendências emocionais como amargura, ressentimento, raiva, desejo de vingança, sensação de ter sido injustiçado, orgulho ferido, entre outros é o início para buscar a cura na família.

Provérbios 27:23 
- Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos.
- Procura conhecer o estado real da tua família que é o teu primeiro rebanho.

- Não se pode deixar levar pelas aparências é preciso saber como está minha casa.

- Uma das melhores maneiras é conversar abertamente sobre como cada um se sente sem medo e sem predisposição de recriminar ou desaprovar.

- Um ambiente onde alguém é reprovado por manifestar seus sentimentos leva a pessoa a se omitir e esconder qual é o verdadeiro estado da família e nunca se saberá verdadeiramente qual é o estado do rebanho familiar.

- Quantos pacientes são mal avaliados sendo tratados e medicados para determinada doença e ao persistirem os sintomas novas avaliações são feitas ao que se constatam problemas diferentes ou mais sérios.

- Conforme Sócrates dizia; “conhece-te a ti mesmo”, conhece tua família para que possa dar os próximos passos e trazer cura para tua casa.

2 - A cura para a família através do perdão.

Tiago 5:16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados.

- A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

- Perdão genuíno é a chave para a cura nos relacionamentos familiares.

- Não há quitação de uma dívida enquanto se cobra aquela dívida! Não há perdão genuíno enquanto se cobra a dívida.

- Para o perdão acontecer de fato, a pessoa precisa assumir o prejuízo que sofreu pagar o preço e nunca mais cobrá-lo.

- Um dos problemas nos relacionamentos familiares é que os erros são mencionados muitas vezes e por longo período de tempo.

- A prática de trazer à memória e à discussão os mesmos problemas que já foram abordados é a evidência da falta de perdão genuíno.

Miquéias 7:19 Novamente, terás compaixão de nós; acabarás com as nossas maldades e jogarás os nossos pecados no fundo do mar.

- O perdão de Deus é assim, Ele lança nas profundezas do mar, no mar do esquecimento os nossos erros e somos renovados diante dele.

- Nós devemos fazer a mesma coisa, quando nos pedem perdão pelo erro cometido contra nós não devemos mencioná-lo mais, pois foi jogado no mar do esquecimento.

3 - A cura para a família através da honra.

Êxodo 20:12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

- A desonra aos pais pode ter efeito contrário da bênção proferida para aquele que honra, isto é, o filho pode ter vida curta e, ou, as coisas não irem bem para ele.

- Zé era um homem rude e gostava de lidar com os bichos, seu único filho quando atingiu a juventude passou a ser muito rebelde e desrespeitoso ao pai, certo dia agrediu fisicamente o pai. Algum tempo depois o pai morreu. O filho com idade de 28 anos teve um acidente e morreu. Muitos podem dizer que isto foi apenas uma coincidência, porém não é difícil de perceber como filhos que desonram os pais têm dificuldades na vida.

Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 13:7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

- Preferir o outro em honra significa privilegiar todo o ato de valorização daquela pessoa, aproveitar as oportunidades para elogiar e demonstrar gratidão.

4 - A cura para a família através do ato de servir, ajudar e presentear.

Gn 45:1-3 Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele.

- A família que tinha traído José vendendo-o como escravo estava agora pedindo favores. Esta era a oportunidade perfeita para que ele se vingasse negando ajuda e deixando-os passar necessidades, porém ele fez o contrário.

- Ele serviu sua família em tudo o que precisavam.

- O que você faria no lugar de José?
- Como você reagiria?
- Como você tem reagido a familiares que erraram com você?

- É hora de buscar a cura para os relacionamentos familiares.
- É hora de perdoar, é hora de honrar seus familiares, é hora de servir sua família com tudo o que ela precisar. Amém!


Autor: Vanderlei Cardoso, pastor


+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++

Certezas e
Incertezas
na Vida

Texto base

1. Gênesis 2:17b Pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.

Texto base

2. Gn 3: 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Introdução.

- A certeza e a incerteza fazem parte da vida de todas as pessoas.

- Algumas têm certeza a respeito de algo que outros têm incertezas.

- Alguns têm certeza a respeito da vida eterna outros têm incerteza.

- Alguns têm certeza que irão para a presença de Deus em sua morte, outros têm dúvidas. Porém é importante entender qual é a base que me dá certeza ou dúvida a respeito de algo.

- Se a minha certeza se baseia apenas em sentimentos ou suposições pautadas em tradições e valores populares, esta certeza me deixará acomodado e não buscarei saber a verdade de Deus sobre o assunto.

- Se minha certeza se baseia na palavra de Deus, me levará a uma vida abençoada e vencedora.

1) A certeza e a dúvida na história da humanidade.

- Após criar o homem, Deus quis estabelecer uma certeza em seu coração.

Gênesis 2:17b Pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.

- A certeza consistia na morte do homem caso desobedecesse. Por outro lado, a serpente incorporando o inimigo de Deus falou o contrário.

Gn 3: 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

- Em quem acreditar?
- Em quem Eva iria pautar a sua certeza?
- Parece-nos fácil responder a esta pergunta! Todos responderiam que deveria pautar sua certeza na palavra de Deus.

- Porém hoje acontece algo parecido conosco. Temos certezas e incertezas, mas nem sabemos o que baseia nossa certeza ou nossa incerteza.

- Naquela época haviam apenas duas vozes, a de Deus e a da serpente, porém hoje há muitas vozes a nos falar a fim de ter nossa confiança.

- Em qual vamos acreditar?

2) A certeza baseada na tradição é um perigo.

1Pedro 1:18-19 Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.

- Karlinha teve uma boa infância com seu pai, sua mãe e sua avó numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. Cidade esta com maioria da população de origem italiana e com sua tradição religiosa característica. Sendo uma moça bonita e inteligente casou-se com um rapaz trabalhador, juntos construíram um lar e uma linda casa. Após a morte de sua avó passou a sofrer de depressão. No início deste mês (junho de 2011) Karlinha se jogou de uma ponte e morreu.

- A depressão é algo terrível, multifatorial com causas e efeitos diversos de maneira que não se pode apontar com axatidão a causa e a cura, porém, segundo dados da família, Karlinha nunca procurou ajuda em outro grupo religioso. A certeza a respeito da tradição familiar e religiosa herdada dos antepassados prendeu-a até a morte.

- Ninguém pode garantir com total certeza que seu destino seria diferente caso procurasse ajuda fora de sua tradição, mas inúmeros testemunhos de pessoas que estavam em situação semelhante e conseguiram vencer dão conta de que havia esperança se ela procurasse igrejas cristãs que pregam o milagre pela fé.

- Casos como este nos fazem questionar sobre a confiança exagerada em tradições herdadas dos antepassados.

- O apóstolo Pedro diz que um grande preço foi pago para não mais confiarmos em tradições herdadas. É preciso questionar nossas certezas.

- A certeza pautada em tradições humanas erradas biblicamente é pior do que as dúvidas que nos levam ao encontro de Deus. Neste caso a dúvida é melhor que a certeza.

3) A certeza baseada na aparência humana é um perigo.

1Sm 16:6-7 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

- Samuel foi enviado por Deus à família de Jessé para estabelecer um dos seus filhos como rei de Israel. Ao ver o primeiro ficou impressionado com sua beleza, postura, elegância e força. Então disse; certamente estou diante do rei, porém Deus reprovou Samuel por pautar sua certeza na aparência humana. Deus frisou que ele não é como o homem.

- O homem vê a aparência, mas Deus, o coração. Não se pode estabelecer uma certeza levando em consideração apenas a aparência.

- Neste caso também a dúvida é melhor que a certeza.

4) A certeza baseada na palavra de Deus deve nos alicerçar.

2Timóteo 1:12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.

- Paulo disse: estou certo, tenho certeza que Deus é poderoso para me abençoar.

- É de crucial importância ter a certeza que nossa fé é baseada na palavra de Deus e não em tradições humanas, religiosas com filosofias vãs.

Neste caso a certeza é infinitamente melhor do que a dúvida. Hebreus 11:1-3.



AUTOR: Vanderlei Cardoso, pastor


++++++
+++++++
++++++++
+++++++++
++++++++++
+++++++++++