domingo, 26 de fevereiro de 2012



ANDAR COM DEUS
É DESTAQUE NUMA
GERAÇÃO CORRUPTA




INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Gênesis 6:5-14

1. Deus estende a todos a Sua preciosa graça, porém poucos a aceitam.

2. Deus usa quem aceitou Sua preciosa graça para convidar outros a aceitá-la.

3. Deus tem Seus servos em cada geração, colocados em lugares estratégicos para que Seus planos sejam concretizados.

I. ANDAR COM DEUS IMPLICA EM SER JUSTO NUMA GERAÇÃO COM TANTAS INJUSTIÇAS:

Ele teve coragem, ousadia e, mais importante, teve fé para fazer a vontade de Deus quando outros se rebelaram. Ele não foi influenciado pelas pessoas de sua época, mas por Deus. Ele não vivia a injustiça, nem a imoralidade que as pessoas viviam em sua geração.

1. Enquanto a injustiça se multiplicava sobre a terra, Noé era um homem justo.

2. Enquanto toda a imaginação dos pensamentos humanos era continuamente para o mal, o coração de Noé estava voltado para a justiça de Deus e a proclamava.

3. Enquanto a maioria dos jovens, adultos e velhos de uma geração pratica a injustiça, os que andam com Deus vivem e ensinam a justiça:

Ø Quem anda com Deus não tem medo de fazer o certo quando todos fazem o errado.

Ø Quem anda com Deus não desiste de proclamar a justiça mesmo que não vê resultados.

Ø Quem anda com Deus transmite a justiça não apenas com palavras, mas com a vida e as atitudes.

Como a injustiça domina nossa geração é preciso ser como Noé: viver e falar sobre justiça, principalmente a justiça de Deus encontrada na Bíblia.

II. ANDAR COM DEUS IMPLICA EM SER ÍNTEGRO EM MEIO À CORRUPÇÃO MORAL, SOCIAL E ESPIRITUAL:

Há muitos justiceiros que não são íntegros, moralistas que não são morais. Noé era justo e íntegro. “Íntegro” significa fiel, verdadeiro, honesto e sincero diante de todos. Noé não era falso, não mentia e nem lograva as pessoas. Noé falava a verdade e vivia o que falava, ele era íntegro.

1. Enquanto toda a geração de Noé corrompia-se no pecado, a vida de Noé era íntegra, fiel e sincera diante de Deus e dos homens.

2. Enquanto toda a terra enchia de violência, o coração de Noé ousou permanecer firme na justiça de Deus.

3. Enquanto todas as pessoas corromperam seu caminho, Noé se destacou como homem justo e íntegro em suas gerações.

Ø Quem anda com Deus se destaca como o melhor elemento de uma geração corrupta.

Ø Quem anda com Deus não se deixa contaminar pela corrupção que infecta a vida e o coração das pessoas.

Ø Quem anda com Deus não se isola de todos, mas destaca-se no meio de todos pela integridade.

Integridade é não colar na prova quando todos estão colando; é devolver o dinheiro que o vendedor deu a mais na hora do troco; é falar a verdade, quando parece ser mais fácil mentir; é ser justo quando parece mais vantajoso ser injusto; é ser servo de Deus mesmo que ninguém esteja por perto.

III. ANDAR COM DEUS É POSSÍVEL UNICAMENTE PELA GRAÇA DE DEUS (Gênesis 6:8-9):

Deus estava indignado com tanta maldade na época de Noé como está hoje. Por causa de o pecado ter impregnado o mundo todo, tudo que havia no mundo seria destruído. Porém, havia um que vivia em meio à maldade, imoralidade e injustiça e ainda permanecia justo e íntegro pela graça de Deus. É só pela graça que alguém, num mundo corrompido pelo pecado, pode andar com Deus.

1. Quando todas as pessoas haviam virado as costas a Deus, Noé andou com Deus.

2. Quando todas as pessoas de sua geração se afastaram de Deus, Noé mais e mais se aproximou Dele destacando-se da multidão.

3. Quando ninguém se importava com Deus, Noé ouviu de Deus um pedido para construir uma grande arca para se salvar de uma inundação mundial (Dilúvio).

Ø Andar com Deus é andar na contramão da maioria. É só pela graça!

Ø Andar com Deus é opor-se à pressão exercida pelos amigos dos prazeres mundanos. É só pela graça!

Ø Andar com Deus é dispor-se a seguir as instruções de Deus mesmo que todos critiquem. É só pela graça!

CONCLUSÃO E APELO:

1. Por andar com Deus, praticar a justiça e viver em integridade, Noé recebeu um plano de Deus para se salvar do Dilúvio – se você tivesse vivido naquele tempo você estaria do lado de Noé?

2. Por andar com Deus Noé teve forças para pregar e convidar as pessoas para entrar na arca, que era o único meio de salvar-se do dilúvio – você está disposto a ser como Noé em nossa geração para dizer às pessoas que Jesus é o único meio de libertar do pecado e da morte?

3. Por andar com Deus e obedecer as Suas orientações Noé tornou-se um grande herói e Deus o salvou do dilúvio com toda sua família – você quer andar com Deus desde agora para fazer a diferença em tua família, em tua escola, em teu bairro, em tua cidade em tua geração?

AUTOR E FONTE: Pr. Heber Toth Armí / http://portal-biblico.blogspot.com/search/label/MISS%C3%83O




===============
================
=================
===================
====================
=====================
=========================
=========================


A SABEDORIA QUE
PODE TORNAR-TE SÁBIO




INTRODUÇÃO: Texto bíblico do sermão: Provérbios 2:1-10




1. Falta de sabedoria: Decepções, tristezas, altos e baixos, aflições e angústia caracterizam a vida de quem não tem a verdadeira sabedoria.

2. Importância da sabedoria: Há um convite fervoroso na Bíblia, escrito por Salomão que apresenta a importância de ser sábio para se viver bem.

3. Procure a sabedoria: Em um ambiente social de injustiças, imoralidades e ignorância se torna desafiadora a busca pela verdadeira sabedoria, mas todos a podem encontrar. E, como diz um provérbio chinês “Uma jornada de mil léguas começa com o primeiro passo”.

I. A SABEDORIA REQUER PESQUISA INTENSA – Provérbios 2:1-4

O sábio rei Salomão declarou que apesar da sabedoria estar à disposição de todos e ser a melhor aquisição realizada por alguém, ela é fruto de muito esforço e perseverança.

1. A busca pela sabedoria requer muito esforço, devido a tanta ignorância entre os seres humanos (versos 1 e 2).

a) Devido à ignorância atual nos seres humanos, a negligência nesta busca é evidente. Por isso, o alvo de muitas pessoas é adquirir riquezas, mas não sabedoria.

b) Devido à negligência de esforçar-se por adquirir sabedoria, há uma universal conformação com a ignorância; todavia, não percebem que ser rico sem ser sábio é pura loucura.

c) Devido à exigência da sabedoria, muitos seres humanos atrofiam seus cérebros na superficialidade do mero conhecimento humano a ainda se gabam orgulhosamente do pouco que sabem. Eis a maior prova de tamanha ignorância!

2. A busca pela sabedoria deve começar cedo na vida e exige toda a habilidade e força jovial para clamar em alta voz por ela (verso 3).

3. A busca pela sabedoria é comparada a escavar profundamente com a perseverança de quem procura ouro e diamante (verso 4).


II. A SABEDORIA É UM DOM DE DEUS – Provérbios 2:5-6

Tudo o que é bom vem de Deus. Como a sabedoria é melhor que prata e ouro ela é de Deus e vem de Deus. Desta forma, os seres humanos podem adquirir sabedoria, porém não independentes de Deus nem de Seu sagrado livro, que é Sua revelação da sabedoria verdadeira.

1. A natureza revela sabedoria e é a criação de Deus: “A criação não apenas existe, ela também destila verdade” (Von Rad). Quando o ser humano deseja aprender sabedoria, ele recorre à ciência e à natureza, que refletem a sabedoria do Criador; pois Ele a criou num contexto de sabedoria. Quando a ciência chega em seu limite, só Deus tem a resposta; assim, quem se esforça, persevera e clama pela sabedoria verdadeira entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus (verso 5).

2. A Bíblia é fonte da mais pura sabedoria e é revelação de Deus: Muitos cristãos fazem leituras bíblicas superficiais, rápidas, sem pesquisa e sem estudo intenso. Apenas para o ávido pesquisador que se aventurar e se aprofundar nas Sagradas Palavras da Bíblia verá um universo de sabedoria celestial se abrir para ele. As pessoas podem obter informações científicas, mas a menos que obtenham conhecimento da Bíblia e de Deus não possuem a verdadeira sabedoria.

3. A sabedoria pertence a Deus e Ele a dá a quem realmente deseja obtê-la: Quando arrogantemente o ser humano se jacta de seu conhecimento ou quando elimina Deus de suas teorias, passa-se a acreditar em coisas absurdamente ridículas; pois, a verdadeira sabedoria está infinitamente além da sabedoria mundana, e esta só Deus tem para doar.

III. A SABEDORIA RESULTA EM GRANDES RECOMPENSAS – Provérbios 2:7-10

1. A busca pela sabedoria traz o conhecimento de Deus: A superficialidade sapiencial não leva a Deus, mas quem se aprofunda na busca pela sabedoria encontrará a certeza da existência de um Deus poderoso.

2. A aquisição da sabedoria não se compara com as riquezas das minas terrestres: Não há dúvidas que a prata e os tesouros da terra são valiosos, mas a sabedoria divina supera em valor a qualquer riqueza deste mundo.

3. A sabedoria protege o ser humano das burrices da vida: A busca pela verdadeira sabedoria fortalece a memória, estimula o intelecto mais do que qualquer outra coisa. O estudo da Bíblia e o encontro com Deus tornam as pessoas corretas, virtuosas, sensatas, justas e alegres (versos 7-10).

CONCLUSÃO:

1. A verdadeira busca pela sabedoria leva o pesquisador ávido pela verdade ao conhecimento de Deus (verso 5).

2. A verdadeira busca pela sabedoria conduz o pesquisador pelas veredas da justiça, da retidão e da santidade que o livrará das conseqüências da perversidade, corrupção e imoralidade (versos 7-8) .

3. A verdadeira sabedoria obtida por quem a procura perseverantemente enobrecerá o caráter e a vida do sábio (versos 9-10).

APELO:

1. Atente à sabedoria o teu ouvido, e verás que vale a pena (verso 1).

2. Incline o coração ao entendimento, e serás inteligente, intelectual (verso 2).
3. Busque sabedoria mais do que riquezas, e serás ricamente sábio (verso 4).


AUTOR E FONTE: Pr. Heber Toth Armí / http://portal-biblico.blogspot.com/search/label/CRIADOR




+++++++++++++
++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++