quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012



MINHA CASA E
EU SERVIREMOS
AO SENHOR

Josué 24:1, 14 e 15




- Josué reúne em Siquém todas as tribos com seus anciãos, juízes, oficiais e fala-lhes do que DEUS fizera a Abraão, Isaque, Jacó e Moises quando tirou milagrosamente o povo do Egito e deu a terra e cidades que não edificaram v.13.

- Josué faz um concerto com o povo dizendo: “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram os vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR... Porque eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.

Estamos reunidos neste lugar santo, neste “Siquem” de DEUS para fazer-lhe um Concerto de Servir o SENHOR.

+ Uma Casa que SERVE ao SENHOR se Caracteriza:

I. PELO TEMOR A DEUS –V.14

1. Uma Família que Teme a DEUS mantém uma Rotina diária:

v Sem Contaminação maligna;

v Sem Feitiçaria;

v Sem Piadas Indecentes;

v Sem Palavrões

v Sem Brigas;

v Sem Fofoca;

v Sem Intrigas;

2. Você TEM sua Família Feliz? Diz a Bíblia: “Bem-aventuda é a nação cujo DEUS é o SENHOR...” – Sal.33:12;

v Faço minhas as palavras do salmista: “Bem-aventura é a FAMILIA cujo DEUS é o SENHOR”

IL. Disse John Bowring – “Uma família que teme a DEUS é uma espécie de céu prematuro”;

3. A Família que TEME ao SENHOR é Equilibrada:

v Emocionalmente – Tem Sonhos a serem alcançados

v Financeiramente – Vive dentro do Orçamento;

v Conjugalmente – Marido e mulher se Entendem mutuamente Dialogam;

v Espiritualmente – Tem DEUS como SENHOR do lar;

4. Você pode dizer agora: “Eu e minha casa serviremos ao SENHOR?”

IL. Disse Tammayo y Baús – “Aquele que não encontra alegria dentro da família, onde a irá buscar?”.

+ - Uma Casa que Serve ao SENHOR se Caracteriza:

II. PELA OBEDIENCIA A DEUS –V.14b

1. Este Senso de Obediência Familiar Encontra-se em Ef.6:1-9;

v Dos Filhos aos Pais – “Vos, filhos, sede obedientes a vossos pais no SENHOR, porque isto é justo” – Ef.6:1-3 - (Promessas);

v Dos Pais aos Filhos – “Vos, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do SENHOR” – Ef.6:4 – (Com Exemplo de vida);

v Dos Servos aos Senhores – “Vós, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a CRISTO” – Ef.6:5-8 - (Promessas);

v Dos Senhores aos Servos – “E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas” – Ef.5:9;

2. Nós Obedecemos a DEUS Ouvindo e Acatando seus Conselhos Conjugais:

1° - “Ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade” – Mal.2:15;

2° - “Vos, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao SENHOR” – Ef.5:22;

3° - “Vos, maridos, amai vossa mulher; como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” – Ef.5:25;

4° - “Venerado seja entre todos o matrimonio e o leito sem mácula...” – Heb.13:4;

3. Como está o nosso Ato de Obediência a DEUS e a nossa Família?

v Tenho sido um Pai Presente?

v Tenho sido um Marido Carinhoso?

v Você tem sido uma Mulher: Virtuosa, Sábia, Diligente, Boa dona de casa? Gloria a DEUS!

IL. Disse Robert. J. Donnally – “Nenhuma família será completa enquanto CRISTO não for membro dela”.

+ Uma casa que Serve ao SENHOR se Caracteriza:

III. PELA QUEBA DE ÍDOLOS QUE TEM TOMADO O LUGAR DE DEUS – v.14c

1. Que vem a ser um ídolo? – Tudo aquilo que toma o lugar de DEUS;

2. Um Ídolo pode ser:

v Sua Casa – Seu Carro – Seu Marido – Sua Esposa -Seu Filho – Seu Cão – Seu Gato - Seu Namorado – Seu Trabalho – Sua TV – Seu Time de Futebol – Seu Jogador – Sua Atriz – Seu Ator – Seu Político - Sua Denominação – Sua Igreja – Seu Pároco - Seu Pastor – etc;

3. Não Procedamos como Raquel filha de Labão esposa de Jacó que se assentou sobre os ídolos que furtara de seu pai“Mas tinha tomado Raquel os ídolos, e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentou sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda e não os achou” – Gn.31:34;

4. Mas DESVENCILHEMOS de Todo e qualquer ídolo que até então tem tomado o lugar de DEUS;

5. Eis o Conselho bíblico: “Buscai em primeiro lugar o Reino de DEUS, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” – Mt.6:33;

6. Você fará isto na noite de hoje, creia nisto!

CONCLUSÃO:

1. VOCÊ vai dizer agora mesmo: “EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR”;

v Temendo a DEUS

v Obedecendo a DEUS;

v E Quebrando os Ídolos que tem tomado o lugar de DEUS;

2. Se Você e Família desejam fazer isto, por favor, coloque-se em PÉ;

3. Venham aqui a frente CONSAGRAR suas Famílias a DEUS!





= Escrito por Pr. Manoel Antonio de Freitas / Floriano, 09 de novembro de 2011 – maf – a minha querida esposa MARIA DIAS FREITAS no dia do seu aniversariou, Parabéns meu AMOR!







++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
=
==
===
====
=====
======
=======
========
=========
==========
===========
============
==============
==============
==============


Casamento:
três bases
principais

Amós 3:3 - "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo"? Eclesiastes 4:9ª




- "Melhor é serem dois do que um...".

- Algum tempo atrás assisti uma reportagem pela tv onde o foco maior foi o relacionamento de casais que conseguiram vencer a barreira do tempo e se sentiam felizes por ainda estarem casados. Estes casais estavam felizes e se sentido abençoados por Deus justamente numa época em que o divórcio está tanto em evidência. Será que existem alguns métodos ou princípios que ao aplicá-los em uma vida a dois podem fazer com que este relacionamento tenha durabilidade, tenha consistência e dinamismo? Eu creio que sim.

- Existem com certeza muitos princípios que quando levados a sério numa relação podem dar dividendos satisfatórios e prazerosos por dentro do casamento.

- Nesta oportunidade eu quero destacar apenas três, destes princípios para a manutenção da instituição criada por Deus chamada casamento.

O primeiro princípio para o qual quero chamar a sua preciosa atenção chama-se

I - RESPONSABILIDADE

- Fica difícil manter um relacionamento de um homem e uma mulher quando este princípio é desconsiderado. Responsabilidade implica em compromisso, aceitação de obrigações que são novas, diferentes e desafiadoras no casamento.

- Novas - porque de uma hora para outra, hábitos antigos precisam ser ajustados à nova realidade. Diferentes - porque é o começo de algo que até então ambos nunca experimentaram.

- Desafiadoras - porque a cada dia no casamento vão existir muitos desafios que ambos terão de enfrentar.

- O princípio da responsabilidade na realidade não é algo pronto que se leva para o casamento.

- É um aprendizado constante encarado de um modo sério tanto pelo marido quanto pela esposa. São trocas de informações, de obrigações, de idéias que se traduzem em companheirismo, em diálogo, em entendimento.

- Ser responsável é algo que precisa ser aprimorado na medida que os anos avançam. Quantos casamentos estão falidos, tudo porque este princípio em algum momento no relacionamento foi violado.

- Eu creio que muitos já começam uma vida a dois desconhecendo o principio da responsabilidade. O problema do sexo antes do casamento é um forte exemplo, quando ambos com suas irresponsabilidades não enxergam o futuro e as suas ciladas.

- Hoje é tremendamente comum vermos pais educando seus netos. Tudo porque o princípio da responsabilidade foi desconsiderado por seus filhos.

- Os jovens hoje não pensam muito em se estabilizarem financeiramente antes de assumir um relacionamento mais sério que é o casamento. No afã das emoções e paixões carnais se entregam e sofrem com o passar dos anos fazendo com que o relacionamento que deveria ser prazeroso se torne com o tempo em fracasso, em separação.

- A responsabilidade é um aspecto que precisa ser levado a sério antes e durante os anos de vida conjugal.

O Segundo princípio que eu quero destacar é o princípio da:

II. FIDELIDADE

- Fidelidade é outro aspecto importantíssimo em um relacionamento a dois. Têm tudo a ver com cumplicidade, ou o respeito que ambos devem nutrir ao longo dos anos. Sem dúvida um dos maiores motivos para o divórcio é a falta de fidelidade.

- Para um vida a dois ser bem sucedida este princípio precisa ser cultivado à partir de pequenas coisas, pequenos detalhes, tais como a constante apreciação pelo cônjuge, a demonstração de carinho, de afeto.

- Na realidade é um constante vigiar para se manter integro, correto, autêntico. Reconhecer que o presente que Deus lhe deu que foi a (o) sua (seu) amada (o) deve ser valorizada (a) respeitada (o). Esta pessoa é parte de você. É parte de sua carne e não deve ser tratada (o) com desdém.

- Fidelidade é manter-se na linha, nos trilhos da vida. É ser transparente, comedido em suas ações. Mesmo nos pensamentos, a lascívia, a imoralidade precisa ser atacada de frente com a ajuda de Deus.

- O respeito de um para com o outro deve ser cultivado. Os filhos devem crescer neste ambiente de paz onde podem aprender pelo exemplo genuíno de seus pais e com isto serem pessoas maduras e seguras no seu proceder futuro na área sentimental.

O terceiro e último aspecto que eu gostaria de destacar, é o:

III. AMOR

- O amor é tudo em um relacionamento. Quem ama se dá.Quem ama perdoa. Quem ama pede perdão. É Cortez, é gentil. O amor é abrangente. Ele é capaz de integrar, de unir, de envolver, de resolver muitas questões de situações de conflito. Quando se ama se respeita. Quando se ama se é fiel, responsável.

- Em uma época onde a palavra de ordem é a globalização, eis aí a extensão e o fascino do amor.

- Só o genuíno amor pode fazer com que a durabilidade exista de fato em uma família.

- Só o amor pode enfrentar os maiores problemas, os maiores obstáculos que a vida nos apresenta. Sem ele não se respira, não se move neste mundo. Não se vive. Eu não me refiro somente a um amor paixão que está ligado constantemente a sexo. Estou me referindo a um amor de envolvimento, a um amor de amizade, de companheirismo, de compartilhamento.

- É um amor que sofre com o outro, que aprende com o outro.
- É o amor que se deixa conquistar, que não é vulnerável, que é permanente, que é bom e saudável.

- Portanto aí estão três princípios que se forem praticados no dia a dia no relacionamento conjugal fará diferença na soma dos anos.

- Agora não podemos nos esquecer que estas conquistas destes desafios que temos concernentes a responsabilidade, a fidelidade e ao amor, só terá validade, só terá o selo de qualidade se forem administrados por Deus diretamente. Deus é amor, é responsável e fiel. São alguns dos seus mais notáveis atributos. Somos a xerox de Deus. Somos a essência de Deus.

- Somos feitos a sua imagem e semelhança e fomos criados para vivermos exclusivamente para a sua glória e louvor. O que eu estou querendo dizer e passar pra você é que se o seu casamento não for fundamentado, alicerçado em Deus, dificilmente ele poderá subsistir. Deus precisa ser parte integrante dos relacionamentos.

- Uma família onde Deus não é Senhor, cada componente do mesmo estará em constante perigo, sem nenhuma proteção Espiritual.

- Serão pessoas egoístas, sem comprometimento com o genuíno amor, com comportamentos e hábitos duvidosos. Amado (a) internauta.

- Você quer ter um relacionamento estável e duradouro em seu casamento?

- Pense um pouco e reflita: Esses princípios que destacamos hoje estão presentes diariamente em sua família?
- Deus é o principal motivador em seu lar? Você o tem convidado para fazer parte de suas vida?
- Você teria respostas coerentes a estas perguntas? Lembre-se: Nunca é tarde para colocar estes princípios em evidência em sua vida.

- Você pode começar a partir de hoje a desenvolver o seu relacionamento conjugal através de suas ações, pensamentos, através do diálogo praticando a responsabilidade, a fidelidade e o amor. Deus, neste dia está presente para abençoá-la (o) e ensiná-la (o) na medida que você o convidar para ser Senhor de sua vida. Deus os abençoe tremendamente a sua vida em família...




AUTOR E FONTE: Pr.Nélson R. Gouvêa.
www ministeriocomfamilias.com.br





=====================
====================
===================
==================
===================
====================
=====================