quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012



VENCENDO A INVEJA

“O amor não é invejoso.” – 1 Coríntios 13.4



“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Pv 14.30




- Os gregos antigos contam a história de um atleta veloz que chegou em segundo lugar. Ele estava ali, ofegante, cansado, enquanto a multidão aplaudia o vencedor. Ele ficou ali, enquanto traziam a coroa do vencedor e os demais prêmios. Precisou ficar no local enquanto se faziam discursos em homenagem ao primeiro lugar. E na volta para casa, teve que ouvir o nome do vencedor de todos que encontrava. O vitorioso teve uma grande estátua erguida em sua homenagem no centro da cidade. O 2º colocado tinha que vê-la todos os dias e começou a se achar um perdedor. A inveja e o ciúme passaram a tomar conta de sua alma e ele já não conseguia fazer mais nada no dia-a-dia. Toda noite, quando perdia o sono, ele ia até a estátua do vencedor. Ali ele talhava umas lascas de pedra do alicerce. A cada noite, a grande escultura de mármore ficava mais fraca. Até que um dia ele tirou mais uma lasca, e a imponente imagem do atleta caiu sobre o homem com a talhadeira, matando-o na hora. O atleta foi esmagado pela imagem do homem que desprezava. Alguns dizem que o homem não morreu naquela hora, mas vinha morrendo aos poucos.

- A INVEJA anda de braços dados com o CIÚME.

INVEJA: É o comportamento típico do “eu não tenho”, é a pessoa que se ressente de todos os que têm algo que ela não possui. É silenciosa e sinistra, pronta para se alegrar com o infortúnio dos outros.

CIÚME: Refere-se a possuir algo e viver com medo de perder. Está sempre a procura de um novo rival. Longe de ser benigno e sutil, é grosseiro e cruel.
- A inveja não é necessariamente querer para nós mesmos, mas simplesmente querer que seja tirado do outro.

- A Bíblia nos ensina a chorar com os que choram e sorrir com os que celebram. A inveja e o ciúme fazem justamente o contrário: Alegra-se com o sofrimento dos outros e sofre quando os outros estão dançando de alegria.

- A inveja destrói a confiança entre as pessoas, desfaz casamentos e acaba com grandes amizades.

- A pessoa invejosa tem problemas emocionais não tratados como baixa auto-estima, insegurança e inadequação. Ela sempre acha que a vida lhe deve mais do que ela tem recebido(seja carinho, afeto, dinheiro e bens materiais). Assume o papel de vítima com freqüência e sente-se inferiorizada em relação às demais pessoas.

- A inveja se isola porque transforma todos ao redor em potenciais inimigos.

A INVEJA DESTRÓI RELACIONAMENTOS...

1) CAUSANDO CONFLITOS

Tg 4.1 (NTLH) “De onde vem as lutas e as brigas entre vocês? Vem dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês”.

- Por causa da inveja muitos casamentos e amizades acabam.

- Por causa da inveja muitas brigas, agressões e até morte acontecem.

2 - INCITANDO RESSENTIMENTOS

Tito 3.3 “...Nossas vidas estavam cheias de rancor e inveja. Odiávamos aos outros e os outros nos odiavam”.

- A inveja é o caminho mais curto para o ressentimento. Ela sempre, sempre causa amargura. Nós nos ressentimos de outras pessoas porque temos inveja de seu sucesso.

Tiago 3.16 “Por onde você encontra inveja ... ali você encontra desordem e toda sorte de mal praticado.”

- A inveja conduz a outros pecados. Produz fofoca, roubo, adultério, assassinato.


- Os irmãos de José o invejaram e o venderam como escravo. Quando Saul invejou Davi, ele tentou matá-lo.

3) ACABANDO COM A AUTOESTIMA

Pv 14.30 “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.”

- A inveja é para sua alma como o câncer é para seu corpo.

- Vai comer você vivo se você não prestar atenção. Vai atormentar você e consumi-lo. Quando você sente inveja isso produz ressentimento. E isso vai crescendo e crescendo até você ficar obcecado com a competição. Você fica tão obcecado que termina deprimido.

- Você não pode ser feliz e invejoso ao mesmo tempo. Um dos grandes segredos da felicidade é aprender a como eliminar a inveja de sua vida.

PARA VENCER A INVEJA...

I. NÃO TENTE MUDAR SUAS CIRCUNSTÂNCIAS.

“Eles têm mais dinheiro do que nós, daí farei de tudo para ter mais do que eles.”

- O único problema é que quando você chega a determinado nível haverá sempre um próximo. Se você estiver motivado pela inveja, você irá se desgastar tremendamente porque sempre haverá um nível mais alto a conquistar.

II. NÃO TENTE MUDAR SEUS SENTIMENTOS.

“Eu vou me forçar duramente para não ter inveja. Vou dar duro para não ter esse sentimento”

- Você simplesmente não pode forçar um sentimento; isso não funciona.

- Deus diz que o caminho para não ter inveja é pela mudança de sua perspectiva. O modo como você vê a situação é o modo como você negocia com a inveja.

III. NÃO SE COMPARE AOS OUTROS

“Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar (...) agem sem entendimento”. 2 Co 10.12

“Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisará se comparar com outra pessoa”. Gl 6.4 (BV)

- Somente podemos comparar coisas, nunca pessoas, porque absolutamente ninguém é igual neste mundo. Deus não nos fez em série, somos seres de formação exclusiva e única.

- Toda inveja começa quando nos comparamos com os outros.

- Se você não fizer isso, você não vai ter inveja. “Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar (...) agem sem entendimento”. 2 Co 10.12

- Deus nos diz que é estupidez nos compararmos com os outros. É pura tolice! Todos nós somos diferentes. Comparação é a raiz da inveja.

Gálatas 6.4 diz: “Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisará se comparar com outra pessoa”. (BV)

- INVEJA É UMA ESCOLHA. Todas as vezes que você sente inveja é porque você escolheu senti-la.

- Embora faça você miserável, mas foi você que escolheu. Você escolhe fazer comparações.

IV. RECONHEÇA SUA SINGULARIDADE

Sl 139.13 “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga de minha mãe”.

- A inveja é uma expressão de inferioridade. Quando eu fico inseguro, eu sinto inveja. É sempre causada pela minha baixa auto-estima.

- Quando alguém tem baixa auto-estima – uma criança, esposa, empregado, quem quer que seja – não importa o quanto de amor ou quanta atenção você possa dar. Não vai ser suficiente. Porque no momento em que você desvia sua atenção, essa pessoa sente inveja.

-Como posso lidar com essa insegurança? A Bíblia diz que você deve se ver como Deus o vê.

Salmo 139.13 diz, Deus diz eu fiz você como um todo; você tem gens exclusivos..

- Reconheça sua singularidade!!! Deus diz, “Eu não fiz apenas você singular, mas eu lhe dei um estilo de vida próprio.” Reconheça que você é único. Você não precisa invejar a ninguém. Você deve ser apenas tudo para o qual Deus lhe fez em primeiro lugar.

Salmo 139.16 diz, “Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que tinham sido criados para mim foram escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.”

V. SEJA GRATO COM O QUE VOCÊ JÁ TEM

Ec 6.9 “É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais”.

- Hoje no Brasil, de modo geral, o desejo de adquirir está fora de controle.

- Para superar a inveja nos relacionamentos, eu preciso me alegrar com as coisas que tenho. Em vez de focar a atenção no que não tenho, eu preciso ser agradecido com relação às coisas que possuo.

- Quando invejamos as pessoas, projetamos nossos problemas nelas como se elas fossem às culpadas.

Filipenses 4.11 diz, “...pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho.”

- Não é natural estar feliz, especialmente no Brasil. Fomos ensinados a estar descontentes. Isso é algo que você precisa aprender um processo educacional. Você precisa aprender isso.

- Uma das coisas que aprendi foi, “Já tenho hoje mais do que eu mereço.” E assim você. Nós já temos mais do que merecemos.

VI. DESENVOLVA O AMOR PELO PRÓXIMO

Por quê? Porque o “amor não é invejoso” - 1 Coríntios 13.4

“Ame o seu próximo como a si mesmo” Mt 22.39

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Rm 12.15

- Este verso é exatamente oposto à inveja.

- Inveja é se ressentir da bondade de Deus para com outras pessoas. Pode-se dizer, “Estou zangado contigo, Deus, porque o senhor está sendo bondoso com ele”.

- A base disso está numa crença errônea que diz: “Seu sucesso significa meu fracasso”. Isso não é verdade. “Seu prazer significa minha dor.” Isso não é verdade. Deus tem bondade suficiente para todo o mundo.

- Quando Deus está sendo bom com alguém, não significa que Ele estará sendo ruim com você. Ele tem bondade mais do que o suficiente para todos nós.

- Você responde a todos com amor. Você se concentra em agradar a Deus.

VII. MUDE SUA MENTE

“Mantenham os pensamentos nas coisas do alto, não nas coisas terrenas.” Cl 3.2

“Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim o seu futuro será brilhante". Pv 23.17,18 (LH)

“Mantenham os pensamentos nas coisas do alto, não nas coisas terrenas.” Cl 3.2

- Tente, a partir de hoje, ver a vida do ponto de vista de Deus. Reconheça que as coisas materiais são todas temporárias, não vão permanecer para sempre.

- Concentrem-se nas coisas que são de valor, coisas que vão durar pela eternidade.

- Se você já disse, “Eu vou adquirir isto como uma forma de ser feliz, de sobreviver. Na Bíblia, isso se chama idolatria. É quebrar o primeiro mandamento que diz, “Não terás outros deuses diante de mim”.

- Qualquer coisa que você diga “Eu vou ter isso para ser feliz”, esse é o seu deus.

- O fato é que só existe uma coisa que você deve ter como absoluto de sua vida para alcançar a eternidade. Você precisa ter uma relação pessoal com Jesus Cristo. Tudo o mais é secundário. Se algo toma o lugar disso, como alvo final e objetivo na vida, você está no caminho da inveja, porque isso pode ser tirado de você.

- A única coisa que não pode ser tirada de você é sua relação pessoal com Deus através de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

- Nesse momento, você sente inveja de alguém?

- Nesse momento, você está magoado com a inveja e ciúmes de alguém?

- Você quer arrepender-se dos seus pecados e libertar pessoas do seu jugo de inveja e ciúmes?

- O Caminho é só Jesus! Só com Ele você vencerá a inveja e outras doenças da alma!

“Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.” Jd 21

“O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.” 2 Ts 3.5

- Jesus te ama e quer te libertar de todo sentimento mau.

- Jesus também quer te dar a vida eterna.

- Receba Jesus como seu Salvador.


AUTOR E FONTE: Pr. Ricardo Aurino / PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM JACAREÍ / http://www.pibjacarei.com/esboco2009/esboco_11_07_2010.html




=
==
====
======
=========
============
==============
=================
==================
==================
==================


FALAR A VERDADE

“O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.” 1Co 13.6




INTRODUÇÃO

Pense nas seguintes cenas:

CENA 1 – o telefone toca. Alguém quer falar com o seu chefe. Ele manda dizer que não está.

CENA 2 – Você tem uma fortuna para pagar de Imposto de Renda. Aí o teu contador te oferece notas frias para que você pague menos imposto.

CENA 3 – Você recebe troco a mais na padaria. E você está precisando muito do dinheiro. Você devolve o troco?

CENA 4 – Você tem que tirar 10 na prova final para passar de ano. Aí alguém lhe passa o gabarito da prova.

CENA 5 – Você estaciona o carro e amassa o carro que já está estacionado. Você avisa o dono do carro?

CENA 6 – Alguém pergunta sua idade e você tem vergonha de dizer.

CENA 7 – Aquele vizinho chato pede algo emprestado. Ele sempre faz isso. Você diz que não tem ou que não deseja emprestar mais?

- Falar a verdade está fora de moda. Na televisão, os comerciais, filmes, novelas, etc. defendem as mentiras.

- Muitas vezes as pessoas torcem para a mocinha da novela ficar com o galâ. Mas na trama os dois já são casados.

- Pais são ridicularizados por filhos que mentem descaradamente.

- A mentira é vista como um mal necessário. Nos EUA foi realizada uma pesquisa sobre a honestidade das pessoas numa região da Califórnia. Eles publicaram o resultado através de um artigo chamado “Verdade ou Consequências”.

- 20% das pessoas afirmaram que ganhar mais dinheiro é motivo justificável para mentir.
- 25% disseram que podem mentir apenas para ter boa aparência.

- 30% disseram que mentiram no preenchimento do formulário de emprego.
- 46% conheciam um amigo que já enganou a esposa.

- 51% disseram que as pessoas não são hoje mais honestas do que eram há dez anos.

- Perto de 60% disseram que pode mentir para se livrar de uma situação de embaraço.

- Filhos mentem para os pais. Pais mentem para os filhos. Cônjuges mentem uns para os outros... e muitos agem como se isso fosse normal.

Mas a Bíblia é muito clara com relação à mentira:

- Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Êx 20.16

- Você precisa ter honestidade para conservar seus relacionamentos.

Ef 4:15 “Que as nossas vidas expressem amorosamente a verdade sobre tudo – falando a verdade, tratando com a verdade, vivendo em verdade.”
A desonestidade destrói os relacionamentos.
- Nenhum casamento pode lidar com desonestidades constantes sem entrar em falência.

- Hoje falaremos sobre “Como dizer a verdade uns aos outros.” Não é só a desonestidade que pode destruir uma relação, mas a verdade também destrói se não for dita de maneira correta. Deus nos dá quatro classificações na Bíblia.

- Quem mente adia a cura e a restauração. Alguns nunca são curados.

- Quem mente é escravo do Pai da Mentira.

- Quando você faz isso, estas são as quatro chaves para construir grandes relacionamentos.

COMO DIZER A VERDADE?

I. FALE A VERDADE COMPLETAMENTE

Pv 13.17 - “O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura".

O quanto honesto você é no seu casamento? No seu trabalho?Nos seus estudos?

- As pessoas me dizem: “não estamos fazendo nenhum progresso em nosso casamento. Qual é o problema? O problema é a verdade que não está sendo dita. Bons relacionamentos são assim. Construir confiança vem por falar a verdade. Confiança e verdade andam juntas. O modo de construir confiança é por falar a verdade.

- Se você não tem integridade todo o tempo, não tem integridade. Se mente apenas 10% do seu tempo, ainda assim você é mentiroso.

Provérbios 11.3 “... a falsidade do perverso levará à destruição.”

II. FALE A VERDADE DIRETAMENTE

Efésios 4.15 - “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

- Não faça rodeios, seja direto, nada de meias verdades. Dizê-las é o mesmo que mentir.

- Há duas maneiras de mentir: não falando claro no que você diz e não dizendo o que é o verdadeiro, esconder, ocultar, dissimular.

- A consequência mais grave do esconder a verdade é a superficialidade nos relacionamentos. Você não pode ser íntimo de uma pessoa escondendo a verdade.

- Por que escondemos a verdade? Porque somos covardes. Queremos evitar conflitos.

Provérbios 28.23 - “Corrija uma pessoa, e no futuro ela apreciará isso mais do que se você a tivesse elogiado.”

III. FALE A VERDADE COM AMOR

Efésios 4.15 - “Ao contrário, falando a verdade com espírito de amor.”

- Não fale com raiva, ressentimento, ira ou pressão, mas com amor.

Há dois fatos a respeito de ajudar as pessoas:

1º. - as pessoas mudam mais rápido e mais fácil quando a verdade é colocada em amor.

2º. - a verdade sem amor sofrerá resistências. Isso será apenas manipulação. Parece um ataque contra o qual devemos nos defender. Na maioria dos casamentos não há verdade porque se faz o jogo de ataque e defesa.

Efésios 4.29: “...mas usem apenas palavras boas, que ajudem os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam para que aquilo que vocês digam faça bem aos que ouvem.”

- Se você fizer para o benefício de alguém, isto é amor. Se fizer para o seu benefício, não é. Fale somente o que ajuda – algumas vezes a verdade fere, mas em longo prazo é benéfica.

IV. FALE A VERDADE DE FORMA ADEQUADA

Provérbios 12.18 - “As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar.”

- Muitas vezes na vida você vai se defrontar com um momento de dizer uma dura verdade.

- O relacionamento está indo por água a baixo. Assim você precisa compartilhar uma verdade dura demais.

- Geralmente quando nos defrontamos com uma situação dessas, nós mentimos e evitamos o confronto.

- Quando você precisa falar uma verdade dura, a resposta não é a fuga, é tato. Compartilhe a verdade de forma adequada, ou seja, é dizer as coisas sem fazer inimizade. Atacar o problema em vez de atacar a pessoa.

Como dizer a verdade de forma adequada?

1. PLANEJE BEM A SUA FALA

- Pense alto. Antes de falar a verdade com alguém, sabendo que se trata de uma coisa dura de ouvir, planeje sua apresentação. Precisamos ponderar antes de comunicar. Pense no todo. Você precisa fazer isso, especialmente na introdução, como falar de um assunto tão delicado.

2. ESCOLHA A HORA CERTA PARA FALAR. Ec. 8: 6

Ec 8.6 “Existe um tempo certo e um modo certo de fazer cada coisa.”

- Verdade + forma adequada + momento certo = bom relacionamento

- Quando você compartilha a verdade sem tato e hora apropriada, se você diz a verdade mesmo sendo dura e verdadeira, e você fala isso com a pessoa errada, de forma errada, no momento errado, com uma razão errada, há uma palavra para isso: Chamo a isso de fofoca.

1Jo 1.7: “Porém, se vivemos na luz(...)então estamos unidos uns com os outros.”

- Não estou dizendo que você está intencionalmente enganando as pessoas com mentiras, apenas digo que você não está revelando toda a verdade do que sente.

- O fato é: todas as relações se tornam mais sérias em estágios, em níveis diferentes. Chegam a um determinado nível e ampliam a sinceridade. Se não crescem, ficam na superfície, estagnadas, deterioradas.

Há apenas duas categorias de relacionamentos:

- Relacionamentos falsos e a verdadeiros.

- Qual é o tipo de relacionamento que você tem com seu marido, esposa, seu melhor amigo, sua noiva/noivo, amigos, colegas de trabalho, pessoas da igreja, pequenos grupos.

- A comunidade falsa é quando você funciona no superficial – você não vai fundo, comunica no nível superficial, não desfaz os mal entendidos – eles existem, mas você os coloca na prateleira, eles se resolvam por si. Você nunca procura resolver nada, fere os sentimentos e vai adiante.

- Você não enfrenta as suas dúvidas. Não revela os sentimentos verdadeiros.
- É uma falsa paz. Não adianta nada. Comunidade falsa deteriora a relação e eventualmente a destrói.

- O outro tipo de relacionamento que você pode ter é a verdadeira comunidade.

- Comunidade verdadeira caracteriza-se por união real – amizade genuína, honesta, aberta, íntima, vulnerabilidade e apoio, aceitação incondicional..

- A única forma de passar da falsa comunidade para a verdadeira é penetrar no túnel da verdade e sair do outro lado. Diga a verdade do modo como você realmente a sente, diga onde está lhe doendo.

- Com quem você está falhando em ser honesto?

- Quero desafiá-lo a arriscar durante esta semana e ser verdadeiro no que fala. Haja assim com as pessoas mais próximas de você.

- Não vai ser brincadeira. Pode haver alguém com temperamento violento, com feridas emocionais e ressentimentos, que pode lhe amedrontar.

Mas você será livre.

- Livre da opressão maligna. Deixamos de ser escravos do pecado e do Diabo.

- Livre das outras pessoas. Quem mente se torna refém de alguém que frequentemente o ameaça com as conseqüências de falar a verdade.

- Livre de nós mesmos. Quem vive na mentira vive também no medo.

CONCLUSÃO

- Alguns de vocês têm vivido em mentiras. Talvez me enganem, e também à sua família, a todos ao seu redor, talvez até a você mesmo.

- Deus sabe que você está vivendo uma mentira.

- Você pode ser perdoado agora e começar tudo de novo. Você pode começar sua vida por se sentir livre.

- Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

- Esse é o tipo de vida que Deus quer para você. Livre! Livre da ansiedade, tensão, estresse que vem da vida falsa! Você não precisa viver desse modo.

"A verdade é inconvertível, a malícia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim; lá está ela." - Winston Churchill

- Vamos atacar a raiz da mentira. A origem é o pecado.

- Você precisa se arrepender dos seus pecados.

- Você precisa do perdão de Deus.

- Você precisa do amor de Deus.

- Você precisa de uma nova vida.

- Receba Jesus em sua vida.


AUTOR E FONTE: Pr. Ricardo Aurino / PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM JACAREÍ / http://www.pibjacarei.com/esboco2009/esboco_08_08_2010.html





++++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++
+++++++++++++++++
+++++++++++++++++
+++++++++++++++++