O Segredo para 
uma vida de sucesso

 "E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. E chamou Faraó o nome de José Zafnate-Paneá, e deu-lhe por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de On; e saiu José por toda a terra do Egito. E José era da idade de trinta anos quando esteve diante da face de Faraó, rei do Egito. E saiu José da face de Faraó, e passou por toda a terra do Egito." (Gênesis 41: 44-46). 


INTRODUÇÃO. 

 - Com certeza, José é um dos bons exemplos Bíblicos de homens que retratam um excelente modelo de liderança. 

- Na verdade, quando estudamos um pouco mais a vida deste homem, encontramos também uma péssima administração familiar por parte de seu pai Jacó. José sofreu muito por ser o filho predileto de Jacó, isso despertou nos seus irmãos um espirito de inveja e ciúme. 

- José foi traído, e tirado à força do convívio de sua família por seus irmãos. Entretanto, isso não o motivou a amaldiçoar o seu Deus, antes, permaneceu firme na fé, mesmo em terra estranha e, finalmente, viu acontecer o mover de Deus em seu favor quando Deus o levantou como um modelo de líder bem-sucedido. 

Nesse tempo de sua vida, algumas lições foram fundamentais e é sobre essas lições que queremos falar. 

 1. A PRIMEIRA LIÇÃO. 

"E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu pois deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso tanto mais o aborreciam por seus sonhos e por suas palavras. E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho: e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos pois o invejavam: seu pai porém guardava este negócio no seu coração" (Gênesis 37: 6-11). 

 - Com certeza hoje fica mais fácil saber que Deus o havia escolhido para ser um grande líder. Faltou-lhe instrução, e por causa desta falta de instrutor, Deus assumiu esse lugar. 

- Para ser o primeiro, é necessário aprender ser o segundo. A sua estadia no Egito foi providenciado por Deus para que a vergonha e o sofrimento despertasse nele um espírito correto. 

 - O ensino triunfalista contamina a alma de muitos, e ensina que devemos ser sempre o primeiro, e isto promove no coração um espirito de disputa e poder. A proposta de Deus é que aprendamos a servir em vez de ser servido. 

 - O trabalhar de Deus na vida de José começou já na casa de Potifar. Serviu com fidelidade que seu amo o colocou por administrador de todas as suas riquezas (Gênesis 39: 1-4). 

- O fruto dessa semeadura não foi colhido de imediato, ao contrario foi provado ao ser a acusado injustamente de pecar contra a mulher de Potifar.

 - A prova foi dura, José foi levado à prisão e ali mais uma vez mostrou que sabia servir em vez de ser servido. Sua credibilidade alcançou um grau tão evidente que o carcereiro-mor o pôs por líder de tudo naquele lugar e, mesmo na condição de prisioneiro, ele serviu com integridade e desprendimento (Gênesis 39: 21-23). 

 - Faraó ficou impressionado com seu discernimento e sabedoria ao interpretar o sonho que lhe ofereceu o lugar de segundo homem em seu governo, José já estava bem treinado nisso. Submeteu-se a Faraó e administrou com destreza tudo o que lhe fora confiado. 

 - José havia aprendido que para ser servido era necessário primeiro aprender a servir. 

PRECISAMOS APRENDER A SERVIR E NÃO SER SERVIDO. 

 2. SEGUNDA LIÇÃO. 

"E chamou José o nome do primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai" (Gênesis 41: 51). 

 JOSÉ NÃO PERMITIU QUE O SEU PASSADO GOVERNASSE O SEU FUTURO. 

- A Bíblia nos conta que quando veio o tempo das vacas gordas, Deus começou a honrar toda a sua semeadura de anos, José teve seu primeiro filho e o chamou de: Manassés, e o seu significado mostrava o que estava dentro do seu coração. 

 - Esse homem tinha muitos argumentos na alma para não crer que as coisas acabariam bem. Tudo o que fizera até então havia se voltado contra ele mesmo. 

 - Tentou compartilhar uma visão com seus irmãos e colheu ódio e traição. Serviu com extrema fidelidade na casa de Potifar e acabou punido como vilão. 

 - Convenhamos, não era o curriculum adequado para um grande líder. Assumir o governo do Egito em nome de Faraó, correndo o risco de pagar com a própria vida se não fosse bem-sucedido, deve ter feito soar todos os alarmes na alma desse jovem de trinta anos à época. No entanto, José decidiu que o passado não seria determinante em seu futuro. Fez do nascimento de seu primeiro filho uma declaração profética e decidiu viver a vida olhando a frente. 

 - Não seremos nada aos olhos de Deus se não formos aprovados por Ele. É nas provações que declaramos quem somos. É nos momentos difíceis da vida que declaramos a Deus e ao mundo quem somos. Se suportamos, somos aprovados, mas se não suportamos, declaramos que não estamos preparados para receber o melhor de Deus em nossas vidas. 

 - Pedro havia passado por um bom tempo lançando as redes ao mar e não havia tido sucesso. Quando voltou teve um encontro com o Senhor Jesus. A primeira palavra de Jesus a esse homem foi: Volte e lance novamente as redes ao mar. O experiente pescador, não se prendeu ao passador de uma noite sem sucesso, mas sob a ordem de Jesus voltou ao mar, e por isso obteve sucesso (Lucas 5: 1-11). 

 3. TERCEIRA LIÇÃO. 

"Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (I Coríntios 2: 14). 

 - É importante discernir o tempo de Deus para cada propósito em nossa vida. Muitas vezes estamos ligados apenas no “chronos” (tempo natural) e não entendemos o “kairós” (tempo de Deus). 

 - É preciso ter sensibilidade espiritual para discernir os caminhos do Senhor e esta sensibilidade muitas vezes é desenvolvida em nós através dos problemas e lutas. 

 - Deus sabia que José precisava ser tratado na área do egoísmo e altivez e fez com que ele andasse pelo caminho de problemas e lutas. Foram 13 anos como escravo no Egito, e boa parte deles José passou no cárcere. Ali naquela terra estranha, de deuses estranhos, esse homem desenvolveu a percepção necessária para aproveitar a grande oportunidade de sua vida e tornar-se um grande líder. 

 - O homem de Deus não pode apenas viver o natural, mas precisava ter experiências no sobrenatural. A historia mostra o homem natural sendo incomodado com o sobrenatural. Faraó e os seus curandeiros não conseguia compreender e nem discernir o sobrenatural de Deus, dai José já aprovado por Deus entra em sena e age com poder diante daquele que se dizia ter o poder. 

 - Os especialistas em agricultura, meteorologia, a ciência natural, nada podia fazer, mas o sobrenatural de Deus traz a solução para um problema extremamente difícil. 

 - Todos os anos o Egito vivia os ciclos naturais de plantio e colheita, mas o Senhor estava por fazer algo além das medidas. José o homem de Deus, preparado por Deus discerniu esse tempo. 

 - O texto que estamos estudando (Gênesis 41: 44-46) hoje mostra José recebendo autoridade sobre todo o Egito, mas ao ser nomeado administrador de Faraó, ele não foi gozar do conforto de um palácio, mas “andou por toda a terra do Egito” (Gênesis 41: 46). Em outras palavras, muitos querem a chave do sucesso, mas não querem trabalhar, querem entrar no gozo sem trabalho. 

 - Há épocas em que semeamos e colhemos num nível natural, mas há momentos em que Deus libera uma unção sobrenatural de multiplicação e precisamos nos mover para não perdê-la. 

 4. QUARTA LIÇÃO. 

"E ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito, e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas cidades o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade. Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração" (Gênesis 41: 48-49). 

 - Vacas gordas é sinal de investimento e não gozo. José nos ensina que durante os sete anos de abundância foram erguidos celeiros ao redor das cidades para guardar os grãos colhidos e foi isso que garantiu a abundância, mesmo no tempo da seca. 

 - Todo homem que permite o despertar de Deus em sua vida, ganha do Senhor o discernimento e por isso quando vier os dias maus, passara com a cabeça erguida porque soube administrar os bens que Deus colocou em suas mãos. 

 CONCLUSÃO. 

 - Não há como compreender o sobrenatural de Deus não participando das reuniões na Igreja. É com conhecimento que aprendemos a administrar tudo o que o Senhor tem nos dado. 

Quando o Senhor dá, é você que administra e não ele, mas um dia terá que prestar contas (Mateus 25: 14-30). 


 Escrito por Pr. Luis Antonio de Carvalho






++++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++
+++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem