DECÁLOGO DA 
CASA DE DEUS 

 “Escrevo-te estas coisas… para que… saibas como se deve proceder na CASA DE DEUS…” (1Tm. 3.14,15). 

 1. AO VIRES À CASA DE DEUS prepara o teu espírito, alma e corpo para a comunhão com Deus. Traja-te com sobriedade, discrição e decência, evitando os excessos da moda profana. Ao chegares junto ao Templo não fiqueis à entrada da porta, nas imediações ou salas em conversas que podem ser adiadas, pois isso é um mal exemplo; ao entrares limpa a soleira do calçado, não entres pisando com força e fazendo barulho que chame a atenção dos demais. (Ec 5.1) 

 2. QUANDO CHEGARES ATRASADO á reunião de culto, aguarda à porta se a Palavra de Deus estiver sendo lida ou se a congregação estiver em oração, e toma em teu coração a resolução de não te tornares um retardatário habitual. (Sl 119.19) 

 3. NUNCA TE ASSENTES nos últimos bancos, caso haja bancos vazios à frente; evita ficar mudando de um lugar para outro depois de te assentares e cuida para não ficares ao lado de alguém tagarela que te tentará a distração irreverente. (1 Co 14.40) 

 4. NUNCA ESPERES A REUNIÃO COMEÇAR para só então entrares no santuário; ao fazê-lo, ajoelha-te e adora o Senhor em oração e lê a sua Palavra, meditando humildemente, enquanto a reunião de culto não é iniciada (Ef. 6.17,18). 

 5. SE ÉS CASADO E TENS FILHOS PEQUENOS leva-os ao berçário da Igreja; se já andam e são barulhentos e inquietos, não os soltes para brincar pelo salão afora; senta-te o mais atrás possível para que, caso chorem, saias um pouco com eles lá fora, até se acalmarem e então volta ao teu lugar. (PV 22.6). 

 6. NÃO TE ASSENTES nas extremidades de um banco desocupado, de maneira a impedir a entrada de outras pessoas que ali queiram se assentar; evita olhar para trás quando alguém entrar. Seja participante da comunhão na casa de Deus. (Gn 19.26) 

7. PORTA-TE COM BONS MODOS E DECORO: Não apóies o braço sobre encostos do banco, não depedres com os pés o banco dianteiro, não te espreguices, não converses fora de hora, não leias durante a pregação ou quaisquer outras apresentações, não escrevas bilhetinhos, não cochiles, não mastigues chicletes, não fique entrando e saindo durante os “atos de culto”, não escores o pé na parede. Não estragues os utensílios da Casa de Deus. (Hab 2.20). 

 8. SEGUE A ORIENTAÇÃO DOS RECEPCIONISTAS da igreja, pois eles são “levitas” autorizados a cuidar da boa ordem na casa de Deus; mantenha-te em espírito de vigilância e oração em favor de todos, especialmente do mensageiro de Deus. (1 Ts 5.17; Lc 22.46). 

 9. PARTICIPA DE TODOS OS ATOS DE CULTO com interesse de aprender, receber e transmitir edificação espiritual aos teus irmãos; evita ter que sair antes do término da reunião de culto, especialmente durante a pregação, pois isso prejudica a ordem. (Mc 14.22-24) 

 10. EXERCITA-TE ESPIRITUALMENTE cultuando a Deus com teus dízimos e ofertas, cantando os hinos com entusiasmo e entendimento, louvando e adorando ao Senhor não só no Templo, mas aonde quer que estejas. Ao final da reunião, não te precipites a sair logo após a “benção apostólica”. Ora primeiro, cumprimenta teus irmãos e especialmente os visitantes, então retira-te calmamente. Deus te abençoe! “A minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO para todos os povos”. 


(Ap. Jota Moura Rocha)


++
+++
+++
++
++
++
++++++++++
++++++++++
++++++++++
++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem