Uma medalha 
que nada pode 
tirar de você 



 Introdução 


- No dia 5/8/12, na corrida dos 400m, o atleta Oscar Pistorius da África do Sul, correu para ganhar um prêmio que ninguém poderá tirar dele. 

- Ele é o primeiro atleta a correr com próteses nas duas pernas. 

- Ele é o único atleta a participar das Olimpídas de Verão e das Para-olimpíadas, por ser deficiente físico. Apesar de não ter ganhado medalha nessa corrida, Oscar obteve uma vitória memorável ao correr ao lado de homens fisicamente perfeitos e chegar ao fim da corrida. 

- Na vida existe uma vitória que é maior do que qualquer medalha que alguém possa receber. É uma medalha que ninguiém pode tirar de você, pois é uma vitória alcançada através do sangue do Senhor Jesus Cristo. 

- Leia o texto de Romanos 8.18-39. Aprendemos algumas lições importantes sobre a corrida espiritual em que todos nós estamos. Sim, todos nós! Mesmo aqueles que não creem em nada. 

Quais são essas lições, segundo aquilo que lemos em Romanos 8? 

 1. Nenhuma vitória vem fácil. 

- É preciso morrer para ser “mais que vencedor”. Paulo escreve: “Por amor a Ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro” (v.36). 

-  Os cristãos que leram essa carta pela primeira vez estavam vivendo um tempo de lutas e perseguições contra aigreja. 

- Ser um discípulo de Cristo era correr riscos, era enfrentar a morte todos os dias. Nós não estamos vivendo essa mesma realidade em nosso tempo ou em nosso país... ainda. 

- Porém há um outro tipo de morte que é preciso para ser vencedor. Um pouco antes nesse mesmo capítulo vemos que é preciso “fazer morrer os atos do corpo” (matar os desejos da carne e viver pelo Espírito) [v.13]. 

-  É preciso deixar morrer tudo aquilo que nos afasta de Deus. 

 2. Corrremos e lutamos contra um mundo de adversários humanos e não humanos 

-  Os adversários humanos são aqueles que querem roubar a sua alegria, que são injustos com você; aqueles que o abandonaram por causa da sua fé. 

- Aqueles que procurar derrubar e caluniam você o tempo todo. 

- Eu disse que temos adversários “não humanos” porque a Bíblia no ensina que lutamos contra “poderes da maldade” que operam naqueles que estão no erro. 

- No v. 38 ele fala dos poderes e dos demônios. Não podemos esquecer que a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os poderes espirituais da maldade (Ef 6.12). 

- Se permanecermos firmes, porém, receberemos uma vitória que ninguém poderá tirar de nós. 

 3. Temos uma ajuda externa precisosa. 

- Uma ajuda que vem “de cima” e está dentro de nós. 

- Um pouco antes nesse mesmo capítulo, Paulo disse “porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (v.14). 

- No versículo 26 ele afirma que o “Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos nem ao menos como orar”. 

- Essa ajuda “de cima” e que está dentro de nós não é como o “dopping” de um atleta. Uma “ajudinha”. 

- É dinamite pura, o poder do Espírito Santo; aquele que nos capacita a vencer a vitória que não é nossa, mas que é a vitória de Jesus por nós. 

 4. A medalha que nos aguarda ninguém pode tirar de nós, nem mesmo a morte. 

- Na verdade, a morte é que nos fará alcançar definitivamente essa medalha. 

- Medalhas materiais podem ser perdidas depois de ganhas. 

- A “medalha espiritual” da salvação não pode ser perdida. Essa medalha pode ser perdida apenas no sentido de “deixar de ganhar”, mas uma vez ganha, nada pode arrebatá-la de você. 

- Uma vez salvo, salvo para sempre. 

- Você deve se lembrar dos Jogos Olímpicos de Seul em 1988. Ben Johnson era o maior corredor dos 100 m rasos. Ao lado dele corria Carl Lewis Ele havia prometido a medalha de ouro no leito de morte do seu pai. No final da corrida Ben Johnson ficou em primeiro e Lewis em segundo. 

- O que foi que aconteceu? Um pouco depois foi comprovado o uso de dopping por Johnson e a medalha de ouro dele foi entregue a Lewis em uma cerimônia privada. 

- Quando a medalha é sua, ninguém a pode tirar de você 

 5. O prêmio é o amor de Deus por nós que se manifestou em Jesus Cristo. 

- O final de Romanos 8 é um poema sobre o amor de Deus por nós em Jesus Cristo. 

- Leia os versículos 37 a 39 novamente. “Nada será capaz de nos separar do amor de Deus” (39). 

-  É uma medalha que ninguém poderá tirar de você. Somos mais que vencedores. 

- O corredor sulafricano, Oscar, não ganhou uma medalha de ouro que em breve será superada por outros atletas. Ele ganhou um prêmio que ninguém tirará dele, o de ter chegado ao final de uma corrida, mesmo com suas limitações físicas, mesmo sem suas pernas de carne e osso. Essa é uma vitória que nada irá tirar dele. 

- Assim é o prêmio, a medalha, a vitória dos “mais que vencedores”, algo que não pode ser tirados deles. 

 Conclusão 

- Quero terminar deixando mais um versículo em que Paulo faz uso do esporte como comparação da “corrida” da vida cristã. 

- Ele diz: “...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. 

- Quem começa uma corrida deve parar de olhar para trás. 

- Deve colocar os olhos em Cristo, na linha de chegada. 

- Faça isso e você será um dos “mais que vencedores” a coguir a medalha que nada poderá tirar de você. Amém! 


AUTOR: Davi Liepkan, pastor. 2012 © IBCNO



###########
############
#############
##############
###############
################
#################
##################




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem