Olhe na Direção Certa, 
não perca o foco 
 na sua esperança 
em Cristo 

 Texto: Lm 3.20-26 

20 - Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. 21- Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23- Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. 24 - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. 


Introdução: 

- Todos nós somos formados por lembranças boas e ruins, isso é um processo natural na vida de cada ser humano, o grande problema é que temos uma capacidade incrível de valorizar e externar as lembranças ruins e de deixar de lado as lembranças que nos trazem esperança da vitória. 

-  É muito comum após as duas primeiras semanas, ou algum tempo depois de um novo Ano, ou novo trabalho, ou nova casa, começarmos a ver apenas os aspectos negativos da “NOVA” situação e indo desta forma trilhar o caminho da murmuração e do afastamento gradual de Deus. 

- Um JOVEM VEIO reclamar do seu serviço e eu o adverti mostrando a ele que a coisa não era tão ruim assim, mas após ter conversado com esse jovem percebi que eu também vinha fazendo o mesmo e também reclamava do serviço. 

Como entender isso? 

 1) NO INÍCIO ACHAMOS QUASE TUDO PERFEITO 

- No início de cada situação estamos tão maravilhados que nem percebemos os problemas e novos desafios que esta situação nos coloca à frente. 

- É tudo “LINDO” na maioria das vezes, e só com o passar do tempo vemos as dificuldades e problemas e quando isso acontece, normalmente damos lugar à murmuração: 

- ACHEI QUE ESTE EMPREGO ERA BOM. 

- ACHEI QUE ESTE PASTOR DARIA JEITO NESTE POVO E NESTA IGREJA. 

- ACHEI QUE ESTA ERA A MULHER IDEAL PARA EU CASAR. 

2) É MUITO MAIS FÁCIL MURMURAR DO QUE AGIR 

- Quando percebemos que as coisas não são assim tão perfeitas, acabamos em muitas situações colocando o lado bom de tudo isso de lado e preferimos vangloriar o lado ruim, é mais fácil falar mal do que tentar mudar: 

- É MAIS FÁCIL FALAR DOS ERROS DE MINHA ESPOSA DO QUE TENTAR AJUDÁ-LA; 

- É MAIS FÁCIL FALAR MAL DO CHEFE DO QUE REALIZAR O NOSSO SERVIÇO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL; 

- É MAIS FÁCIL MURMURAR CONTRA OS IRMÃOS E A IGREJA, PULAR DE GALHO EM GALHO DO QUE SE COLOCAR NA BRECHA. 

-Temos que pense bem antes de falar. Precisamos agir desta maneira, não podemos abrir a boca simplesmente para murmurar. 

- Lembrem-se a murmuração atrai maldição/abismo, e um abismo chama outro abismo. 

- Pv 29.20 - Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele” 

3) PORQUE DAMOS MAIOR VALOR AO NEGATIVO? 

a) O inimigo quer tirar o nosso foco daquilo que trará esperança, pois sabe que sem esperança já estamos derrotados; 

 b) Quando murmuramos damos vazão à nossa alma, nossas emoções ficam a flor da pele, e quando temos coerência no que falamos, recebemos o apoio de alguns que nos ouvem, dando-nos assim a atenção que nosso coração tanto almeja 

(Ex: Se o pastor não me visitar esta semana eu vou sair da igreja). Não temos que chamar a atenção de ninguém pelo tamanho de nossas feridas de alma, mas sim pelo tamanho do Nosso Deus e de sua presença em nossas vidas. Aleluia. Deus Fez o mundo em seis dias e disse que era bom mas ainda não estava acabado pois teve que recriar a terra e decidiu usar o homem a ser participante de sua criação 

 Ex - trigo Quando lemos o texto de (Lm 3.21), podemos dizer que o autor falou isso porque estava debaixo das bênçãos de Deus, mas a verdade é que ele vivia um dos momentos mais difíceis do povo de Israel, pois Jerusalém havia sido destruída por volta do ano de 586 A.C. e Israel estava cativo em Babilônia, mas a atitude dele era de não olhar para o lado ruim de tudo aquilo, não era de olhar para consequência desastrosa que estava sobre ele e a nação de Israel, mas ele queria lembrar de tudo que traria a ele esperança de que aquela situação iria se resolver, pois sua esperança estava depositada no Guarda de Israel. Aleluia. 

- Pare de murmurar, de olhar para trás (Há como era bom...), é tempo de olhar para frente, de marchar, de pisar no mar para que ele se abra, é tempo de trazer à lembrança as promessas do Senhor teu Deus. 

Você é mais que vencedor em Cristo Jesus. Amém 


Postado por Edenilson Rossi às 11:20


=======
========
=========
==========
===========




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem