quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O segredo do sucesso 


Tema: ESPERANÇA 

II Reis 6.8-23 


Introdução: 

- O rei da Síria combatia o povo de Israel e tinha muito mais condições de vencer. Contudo, toda vez que tentava uma emboscada para pegar o povo de Deus de surpresa, algo acontecia que eram preparados e fugiam a tempo. Foi aí que o rei da Síria procurou saber se alguém estava o traindo revelando seus projetos de guerra para os inimigos. Parecia que tudo o que o rei da Síria fazia não dava certo e tudo colaborava para o povo de Israel. 

- Em nossas vidas vivemos em muitas batalhas e precisamos buscar sucesso em todos os empreendimentos. 

- Em sua vida as coisas estão dando certo ou errado? Muitas pessoas estão como o rei da Síria, tudo o que faz dá errado. 

- Outros, semelhantes ao povo de Israel, veem seu caminho ser aberto por onde passar. 

Qual o segredo do sucesso? 

Vamos aprender com a experiência do povo de Deus como ter sucesso: 

 1 - Ouvir o que Deus fala: v.8-12 

- Quando o rei da Síria perguntou seus soldados se alguém estava contando seus planos de guerra, ficou sabendo que o profeta Eliseu recebia revelação de Deus sobre tudo o que projetava contra seu povo. 

- Deus revelava ao profeta primeiro para preparar seu povo, pois “certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7). 

- Para o rei da Síria isto era algo impossível, mas para Deus e para seu povo era algo natural. 

- Muitas pessoas sofrem por ouvir conselhos errados ou por ignorar bons conselhos. 

- Na verdade, se for ver tudo o que os outros dizem, não chegamos a lugar algum. 

- Mesmo assim podemos confiar em conselhos de servos de Deus sensíveis a ouvir ao Senhor. 

- O Espírito Santo revela a vontade de Deus ao nosso coração “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).

- Para ter sucesso é preciso primeiro ouvir a Deus. Ele é nosso conselheiro por excelência. Deus sabe de todas as coisas e pode ser nosso melhor orientador. Ele é o defensor principal que precisamos para vencer. 

- Quem não ouve a Deus, não alcança sucesso na vida. 

- O cristão deve procurar ouvir a voz de Deus todos os dias até que isto se torne algo natural em sua vida. 

- Você tem ouvido a Deus antes de tomar suas decisões? 
Para ter sucesso, primeiro ouça o que Deus diz! 

 2 - Ver o que Deus mostra: v.15-17 

- Quando o rei da Síria mandou seu exército prender Eliseu, o jovem Geasi, ao sair á porta ficou apavorado ao ver o número de soldados cercando a casa. Mas Eliseu já via os anjos de Deus acampados ao seu redor (Salmos 34.7). Então Eliseu pediu ao Senhor que abrisse os olhos de Geasi e este viu que um exército celestial os protegia. Depois Eliseu pediu ao Senhor para cegar os seus inimigos e mais tarde pediu a Deus para lhes devolver a visão. Geasi não conseguia enxergar com os olhos da fé. Por isso Eliseu ourou a Deus para lhe abrir a vista. Eliseu tinha uma visão espiritual tão aguçada que sabia que Deus pode abrir e fechar os olhos de quem quiser. Então pediu ao Senhor também para fechar os olhos de seus inimigos. 

- Em nossas batalhas, se formos olhar as dificuldades e barreiras, não conseguimos ir adiante.

- Precisamos pedir ao Senhor que “desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmos 119.37).

- Também precisamos pedir a Deus visão espiritual para enxergar sua vontade e perceber as possibilidades de vitória, pois “nós andamos por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7). 

-Se você é uma pessoa que vê muitas dificuldades, comece a pedir a Deus que lhe mostre a visão Dele para sua vida como Jesus mandou seus discípulos “erguei os olhos e vede” (João 4.35). 

- Sempre antes de cumprir uma promessa, Deus mandava homens com o Abraão e Moisés contemplar sua vontade. 

Você tem visto a vontade de Deus para sua vida? 
Para ter sucesso, contemple o que Deus mostra! 

 3 - Falar o que Deus ensina: v.18-22 

- Eliseu era um profeta de Deus e sabia que precisava falar apenas o que Deus colocasse em seus lábios. Se dissesse algo que Deus não ensinou, isso não daria certo, mas se obedecesse à Palavra de Deus seria bem sucedido. Por isso tudo o que Eliseu falava funcionava e o rei da Síria tinha todos os seus planos frustrados. 

- Tudo foi criado pela Palavra de Deus (Hebreus 11.3) então a Palavra do Senhor tem poder sobrenatural. 

- Devemos sempre “de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8). 

- O centurião creu no poder da Palavra de Jesus e com sua ordem o milagre aconteceu (Mateus 8.8). 

- Antes de dar uma resposta para alguém é importante procurar saber qual a orientação das Escrituras e lembrar de cumprir como Jesus ensinou “seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37). 

- Então devemos parar de reproduzir o que os outros dizem e até mesmo as próprias opiniões para declarar o Deus deseja para nossas vidas.

- Não importa o que os outros dizem e sim o que a Bíblia diz. 

Você tem dito o que Deu te ensina? 
Para ter sucesso, fale o que Deus ensina! 

 4 - Fazer o que Deus manda: v.23 

- Eliseu não fazia nada sem a ordem de Deus e quando o Senhor lhe orientava, seguia à risca tudo que era ordenado. Depois que já tinha ouvido o que Deus diz, visto o que mostrou e dito o que o Senhor ensinou, chegou a ora de fazer o que Deus manda. Se Eliseu fosse fazer sua vontade ou do rei de Israel, aproveitaria a oportunidade para se vingar de seus inimigos. Mas seguiu a ordem de Deus e não prejudicou os sírios. Pelo contrário, mandou servir alimento e água para eles e o rei de Israel foi mais longe preparando um banquete para seus inimigos. 

- Imagino os soldados sírios chegando em sua terra e contando tudo para seu rei. Desde que ficaram cegos e quando se abriram seus olhos já estavam no meio de Samaria, cercados pelo povo de Israel e ‘esbabacados’ com tudo. Depois ainda foram prestigiados com um banquete oferecido pelo rei. Deste modo a guerra acabou. 

Eliseu fez três coisas que Deus manda: 

- Perdoar: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” (Romanos 12.17). 

- Não vingar: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12.19).

 - Amar inimigos: “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça” (Romanos 12.20). 

- Muitas pessoas quando têm a oportunidade de pegar seus inimigos, não perdoam e se vingam.

-  Vingança não é só violência, quando você fala do próximo porque falou de você, isso também é vingar. 

- Outras pessoas, além de não perdoar, não fazem o bem para seus inimigos como demonstração de amor que Jesus ensinou (Mateus 5.44). 

- Se você quer prosperar em sua vida e ter sucesso, comece perdoando quem te ofendeu (Mateus 6.14), faça um propósito de nunca se vingar quando estiver por cima e ajudar mesmo quem te prejudicou quando você precisou de ajudar. 

- Você tem feito oque Deus manda ou se vinga? 
- Para ter sucesso, faça o que Deus manda! Deus tem a chave do Sucesso! 

CONCLUSÃO: 

O segredo do sucesso de Eliseu e do povo de Israel foi: 

 - ouvir o que Deus diz; 
 - ver o que Deus mostra; 
- falar o que Deus ensina; 
- fazer o que Deus manda.

-  O povo de Israel teve sucesso porque a vontade de Deus foi realizada. A guerra terminou em paz e mesmo sem combate saíram vitoriosos. Talvez eles mesmos nem entendessem, mas obedeceram e tiveram a vitória. 

- Como servos de Deus, certamente é da vontade de Deus que sejamos bem sucedidos, mas para isso precisamos fazer a coisa certa. 

- Não adianta nada confiar em Deus e fazer tudo errado, mas “confia no Senhor e faze o bem” (Salmos 37.3). 

- Como filhos de Deus, precisamos aprender a seguir a vontade de Deus por que “nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16). 

Você quer ser bem sucedido? 
Obedeça à vontade de Deus e tudo vai dar certo! 




Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


==============
=============
============
===========
==========


Nenhum comentário:

Postar um comentário