Mt 19.16 – 22 :: 

QUE BEM FAREI PARA
 ENTRAR NA VIDA ETERNA?



Abertura: 

- Esse é o questionamento de muitos,e em muitas vezes o meu. Realmente o que precisamos fazer para entrar na vida eterna, conquistar a tão sonhada salvação?

- Aprendo com Jesus que não se trata de “fazer”, mas sim de “ser”.

- Queremos, mas nem sempre querer é poder.

- Jesus, em específico nessa passagem, a luz da minha interpretação nos dá uma rápida aula, ou chame de ensinamento, a respeito de como conquistar a vida, como Ele mesmo descreve nesta passagem.

- Vamos ver abaixo alguns tópicos que separei e compartilhei na noite desse último domingo com a Igreja. São apenas os tópicos e não a mensagem transcrita, porém em breve disponibilizaremos além da mensagem transcrita, também os vídeos. AGUARDEM! 

Enquanto isso:
  1. versos 16 e 17 “bom mestre”; “Por que me chamas bom” :: Se queres a Vida, aprenda a Aceitar correção.
    1. Ser corrigido não é ser espezinhado, maltratado, ferido, humilhado...                        Quando tratamos aqui de correção falamos diretamente à possibilidade de um indivíduo tornar-se melhor.
    2. Correção tem como sinônimo: mudança em alguma obra para melhorá-la; aperfeiçoamento; qualidade do que é correto, do que se considera bem, do que está de acordo com as leis e com os bons costumes;
    3. No meu conceito, muitos que receberam de Deus o dom para serem mestres no ensino, perdem-se pelo meio do caminho, quando a correção deixa de ser para crescimento, e passa a ser uma forma de achacamento, mestres sem discípulos o que resulta em pastores sem ovelhas. O que não foi o caso de Jesus, o Mestre dos mestres, que embora portando uma dura palavra, sempre tinha como resultado discípulos.
    4. Porém quando um indivíduo não se dispõe a aceitar correção, dificilmente ele terá capacidade de encontrar um mestre verdadeiro para levá-lo a lugares que só não conseguirá chegar, infelizmente foi o caso desse rapaz da citação Bíblica, então se queres a vida, aprenda a aceitar correção.
    5. Pv. 19.20 - Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.

verso 17 “guardar os mandamentos” :: Cumprir com suas obrigações.
    1. Guardar os mandamentos significava muito mais do que apenas decorá-los, tratava-se de aprender, e no caso do Judeu, o quanto mais cedo possível, começar a cumprir com suas obrigações.
    2. Temos inúmeras obrigações que devem ser cumpridas, obrigações com a sociedade, com a família, amigos, chefes com seus subordinados, funcionários com seus chefes... e vai por aí.
    3. Nesse caso específico Jesus tratou dos mandamentos. Vamos dar uma olhada nos mandamentos:
1º - Não terás outros deuses diante de mim 
SOBRE ESSE VAMOS FALAR POR ÚLTIMO...


2º - Não farás para ti imagens de escultura. Se a Bíblia diz que não devemos fazer imagens, não faremos e ponto.


3º - Guardar o sábado. 
Implica muito mais do guardar um dia específico da semana, pois tem alguns que o guardam, mas não tiram um tempo para a família, para o crescimento...


4º - Honrar pai e mãe.
Primeiro mandamento com promessa, para viver mais precisamos honrar o s nossos pais. E o que dizer dos pais espirituais?


5º - Não matar
Qual o sentimento que você tem quando está assistindo um telejornal e passa um criminoso? Sinceramente, eu teria muito medo de ficar de frente de alguns “crentes” com uma arma na mão.


6º - Não adulterar.
Adulterar tem como sinônimo: DEGENERARESTRAGAR; se picanha com gordura faz mal a saúde consumida ao longo dos anos, porque comemos, adulterando o corpo do Espírito? Também tem como significado pecar contra a castidade, ou seja, manter-se puro. INTERNET QUANDO ESTÁ SÓ...


7º - Não furtar.
“GATO NET É ROUBO MEU CHAPA”!


8º - Não dirás falso testemunho contra o seu próximo. 
Acho que esse ponto podemos até pular, ninguém aqui faz isso, mas vamos fazer de conta que você conhece alguém que faz... diga pra essa pessoa que você conhece pensar duas vezes antes de fazer algum comentário a respeito de alguém, diga pra ela pensar antes de pegar o telefone e gastar uma grana, que poderia ser aplicada na oferta, pra falar o que não sabe de alguém que não conhece.


9º - Não desejar a mulher do próximo
Eita! A capa da playboy, não é sua meu amigo, e você minha amada, o galã da TV do cinema também não é seu, tira o olho.....

10º - Não cobiçar as coisas alheias. 
Qual é o seu sentimento quando o vizinho troca de carro? E quando pinta a casa? Melhor parar por aqui...


  1. verso 19 “amarás ao teu próximo como a ti mesmo” :: Valorizar a construção de relacionamentos

  1. verso 20 :: Não ser bom demais.
    1. Existem momentos na vida que precisamos aprender a “baixar a bola”.
    2. Tem crente que sabe tudo, é melhor em tudo... tem crente que é tão bom, que não precisa ir pro céu, já é perfeito.

  1. Verso 21 “vende tudo o que tens e dá aos pobres” :: Se queres a Vida, aprenda oferecer o melhor.
    1. Jesus vai de encontro ao que para aquele jovem era mais precioso, o que ele julgava ter de melhor, a sua riqueza, os seus bens materiais.
      1. V. 22 “retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades”.
    2. A Abraão Deus pediu seu único filho
    3. O que Deus tem pedido a você? Hoje o que você tem de mais precioso?
                       Seu tempo – “Eu não tenho tempo pra igreja”; Seu emprego – “Meu emprego não me permite ser um Cristão”; Seus amigos – “Futebol, cinema...”; Sua classe social – “Tenho muitos compromissos sociais, quase não sobra tempo pra igreja”. Eu uma vez ouvi isso de uma ovelha, não trato ser uma regra, mas Jeová está tratando com ele, hoje ele tem tempo de sobre para estar na igreja; Sua igreja. Não se escandalize, mas muitos estão trocando Cristo pela igreja, a igreja se tornou mais importante do que adorar a Deus.

Encerrar: Reconhecer Deus como maior tesouro!
  1. LEMBRAM-SE DO PRIMEIRO MANDAMENTO QUE FALARÍA-MOS POR ÚLTIMO? Chegou a hora.
  2. Se queremos a Vida, precisamos de uma vez por todas saber que não teremos outros deuses.
  3. Quando reconhecemos Deus como o único Deus, deixamos de nos preocupar com as demais coisas de forma desnecessária, passamos a saber que Ele é o provedor e que qualquer outra riqueza é inferior a que Ele tem preparada para nós (Jeremias 29:9), Ele é quem proverá para as nossas necessidades diárias (Mateus 6:24-34).
  4. Reconhecer Deus como único Deus, não é uma obrigação da parte dEle e a sua explicação é simples.
    1. Uma vez ouvi um ateu dizer que o nosso Deus era muito possessivo e ciumento, que ignorância, para ele e alguns outros que possam pensar assim a resposta é simples, é tão simples: Não existe outro Deus.
  5. Quando Ele nos deixa esse primeiro mandamento é como um pai que senta com o filho e explica à ele a paternidade.
  6. NÃO SOMOS FILHOS ADOTIVOS, SIM LEGÍTIMOS!
  7. Às vezes somos levados pelas circunstâncias a pensar que Deus está distante demais a ponto de nos ouvir e se comunicar, talvez por isso, procuramos formas de substituí-lo, Jó liberou algumas palavras, creio que pensando que estavam ao vento: “Fora do nosso alcance está o Todo-Poderoso...”, Deus então o respondeu: "Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento? Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá."Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.Quem marcou os limites das suas dimensões? Vai ver que você sabe! E quem estendeu sobre ela a linha e medir? E as suas bases, sobre o que foram postas? ..."Quem represou o mar pondo-lhe portas, quando ele irrompeu do ventre materno, quando o vesti de nuvens e em densas trevas o envolvi, quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras, quando eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não, aqui faço parar suas ondas orgulhosas? "Você já deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o seu lugar...? Em fim Jó entendeu e disse ao Senhor: "Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa!” (Jó 38 – 40 partes)

  1. Se queremos a Vida, precisamos reconhecer Deus como único Deus, pois outro não há, ou quem o ajudou a formar a terra e tudo que nela há, será que Deus pediu ajuda a algum deus para nos criar e soprar vida dentro de nós?

Quero orar com você, pois juntos iremos para a Vida Eterna, caminhando nesse plano de vida em aperfeiçoamento, como a luz da aurora até nos tornarmos dia perfeito.

Repita essas palavras: EU QUERO A VIDA E PARA ISSO ESTOU DISPOSTO A ACEITAR CORREÇÃO, CUMPRIR COM MINHAS OBRIGAÇÕES, VALORIZAR OS RELACIONAMENTOS, COMPREENDER QUE NÃO SOU BOM DEMAIS E OFERECER SEMPRE O MELHOR, POIS O MELHOR AOS MEUS OLHOS É INFERIOR AO MELHOR DE DEUS PARA A MINHA VIDA, POIS ELE NA QUALIDADE DE ÚNICO PAI, JAMAIS ME DARIA MENOS OU PIOR DO QUE EU PODERIA TER COM AS MINHAS PRÓPRIAS FORÇAS. AMÉM.


FONTE: http://igrejalevantai.com.br/noticia-ler/16-01-2012-que-bem-farei-para-entrar-na-vida-eterna-/31



====================
===================
==================
=================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem