UMA IGREJA SAUDÁVEL

 Texto: Efésios 1.3-4; 22-23 


 Introdução: 

-  A igreja é do Senhor Jesus, por isso a sua característica maior deve ser a profunda identificação com os valores do Reino. 

- Esta igreja não é identificada pela construção de prédios, ou por normas religiosas que seguem, e sim por ser edificada na palavra de Deus, vivendo em obediência àquilo que o Senhor nos ordena. 

-  Esta igreja do Senhor deve ser um modelo, um farol em meio às trevas que cercam a nossa sociedade, cada vez mais embrutecida: totalitária, violenta e amoral. 

- Homens e mulheres transformados pelo Espírito Santo que vivem em comunidade expressando a sua fé, por meio de relacionamentos saudáveis que glorificam o nome de Deus. 

-  Uma igreja saudável não se interessa por disputas ou interesses pessoais, não caminha pelo trilho da religiosidade institucional e não desassocia a sua vida espiritual da cotidiana. 

- Esta igreja produz crentes maduros que se envolvem com o Reino, tendo como meta abrir os olhos de muitos para o frescor da salvação em Cristo Jesus. 

- A saúde da igreja produz vidas comprometidas com a evangelização, os crentes saem de um estado de espera pela bênção, para um estado de ser a própria bênção do Senhor, e como brasas vivas espalham o poder de Deus por onde passam, deixando o rastro de bênção e cuidado que o Senhor nos oferece a cada dia. 

-  Quando nos aproximamos de Deus ocorre em nossas vidas uma metamorfose, uma mudança espiritual que me faz compreender que eu sou parte do corpo de Cristo, e a partir dessa visão eu me comprometo a proclamar o evangelho do Reino. 

- Evangelizar é divulgar as boas novas de que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, por isso não podemos ocultar o preço do discipulado. 

- Jesus continua a requerer de todos os que desejam segui-lo que se neguem a si mesmos, tomem a sua cruz e se identifiquem com a sua nova comunidade. 

- Uma igreja saudável promove resultados do Evangelho, e os resultados do Evangelho incluem a obediência a Cristo, a inserção no seio da igreja e o serviço fidedigno ao mundo. 

- A igreja de Cristo não corre atrás das suas necessidades e nem reivindica os seus direitos, mas serve ao Senhor com alegria em todo o tempo. 

 I – COMUNIDADE DE BÊNÇÃO (v.3) 

-  Uma das características de uma igreja saudável é a sua consciência da bênção, que não está simplesmente relacionada às conquistas materiais que este mundo pode nos oferecer, não está restrita a uma confiança neste mundo transitório, mas na convicção de que em Jesus Cristo nós somos abençoados. 

-  A bênção que compreende esta igreja saudável se relaciona a um Deus de amor, que entrega o seu único filho por amor aos pecadores como eu e você, dando o maior presente de todos os tempos que é a Salvação. 

- Por isso devemos entender que somos abençoados não pelas coisas que possuímos, ou pela saúde que gozamos, mas sim pela salvação em Cristo Jesus. 

- Por isso entendemos que a verdadeira igreja não precisa correr para receber a bênção, pois já a recebeu na cruz do calvário por um ato de amor como descreve a palavra:
 “...Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” (Ef 5.25b). 

- Somos uma comunidade de bênção, pois a condenação do pecado não tem domínio sobre nós, o diabo e o seu exército não pode nos alcançar, pois somos a igreja do Senhor:
 “E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades (inferno) não poderão vencê-la.” (Mt 16.18). 

-  Somos abençoados porque em Jesus Cristo somos conduzidos aos mais altos lugares, uma bênção duradoura e eterna, como afirma o autor bíblico: “...nas regiões celestiais em Cristo.”, trazendo a afirmação que as bênçãos destinada à igreja excede a qualquer bem material que esta terra possa oferecer. 

- Uma igreja saudável tem uma plena consciência do que é ser abençoado, e é a partir dessa visão que conseguimos entender qual é o nosso papel aqui nesta terra, pois enquanto muitos correm de lugar a lugar para encontrarem a bênção, a igreja saudável propaga a bênção entendendo que já recebeu-a no calvário. 

 II – COMUNIDADE SANTA (V.4) 

-  Não somos simplesmente uma igreja porque nos reunimos em um prédio, ou por nos vestirmos de uma forma especifica, ou por falarmos algumas palavras que nos caracterizam “crentes evangélicos”. 

- Uma igreja saudável é identificada por vidas transformadas que não permitem que o pecado as domine. 

- Esta visão de santidade ocorre desde o Antigo Testamento, ensinando que a vida com Deus deve ser uma atitude de purificação diária, não podemos ser uma igreja saudável nos relacionando com o pecado, não podemos admitir que a igreja do Senhor pactue com a sociedade em seus padrões deturpados e corrompidos. 

- O autor bíblico diz que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, não para sermos simplesmente um povo de se chama “evangélico”, mas nos chamou para sermos uma comunidade separada para glória de Deus, era isso também que o Senhor ensinou ao seu povo no Antigo Testamento: 
“Sereis santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos para serdes meus.” (Lv 20.26). 

- Uma igreja saudável não tem prazer nas coisas deste mundo, pelo contrário, o seu prazer está no Senhor que promove em nossas vidas uma ação completa do seu Espírito, nos conduzindo à santidade. 

- Uma comunidade Santa ataca o inferno com uma atitude irrepreensível, isso é, anda no caminho do Senhor em obediência. 

-  Esta comunidade Santa não abre brechas para o pecado, não permite que as conversas tolas se multipliquem, que a inveja, o orgulho, a ganância, a luxúria, a glutonaria, a mentira, o egoísmo tomem conta dela, pois ela tem o ideal de ser imitadora de Cristo (Ef 5.1). 

- Quando uma pessoa aceita a Jesus como Senhor e Salvador, a sua vida se transforma, agora a santidade cristã opõe-se aos costumes da sociedade vigente, essa é a palavra de Paulo aos crentes de Éfeso: 
“Portanto, digo e dou testemunho no Senhor que não andeis mais como andam os gentios, em pensamentos fúteis.” (Ef 5.17); comportamento promovido pelo pecado. 

- Se olharmos os capítulos quatro e cinco de Efésios conseguiremos entender a dimensão de sermos uma igreja santa, e uma igreja santa não permite que o Diabo tenha vitória, pois já venceu em Cristo Jesus. 

-  É esta santidade que nos caracteriza como igreja do senhor: imitadores de Deus como filhos amados, fugindo das armadilhas do pecado: 
“Mas a prostituição e todo o tipo de impureza ou cobiça nem sequer sejam mencionados entre vós, como convém a santos.” (Ef.5.3). 

-  Foi Deus que nos escolheu como o seu povo antes da fundação do mundo, para uma vida de santidade e identificação com a tua palavra, e se queremos ser uma igreja saudável devemos abandonar todo o pecado que nos acedia. 

 III – COMUNIDADE EDIFICADA EM CRISTO (vs. 22-23) 

- A igreja pertence a Cristo, isso quer dizer que é ele que dá as ordens para o seu povo. 

- Não podemos ser igrejas conduzidas por vontades humanas, por gostos pessoais, ou por modelos legalistas que sugerem mas não demonstram uma verdadeira espiritualidade. 

- O ministério da igreja de Cristo se relaciona com o poder de Deus em sua vida revelada em Jesus:
 “Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja” (Efésios 1.22).

- Jesus é o dono, o verdadeiro proprietário da igreja. O próprio Jesus Cristo edifica a igreja chamando o seu povo a si mesmo. Ele prometeu: “Edificarei a minha igreja.” (Mt 16.18). 

- Isso nos ensina que tudo depende de Deus, nós devemos seguir as suas ordens em obediência, Deus não quer que façamos nada novo, simplesmente quer que o sigamos onde ele já está realizando a sua obra.  

- A igreja não se desenvolve por influência humana, a glória não pode ser dada a homens, isso é referido pelo evangelista Lucas quando informa que o crescimento da igreja não se deu apenas pelo esforço humano, mas “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (At 2.47). 

- É ouvindo a palavra de Deus que esta comunidade é edificada, é permitindo que o Espírito Santo aja livremente em nossa vida que somos conduzidos a uma vida saudável e produtiva. Somente quando isso acontece é que somos preenchidos do vazio existencial que tenta nos dominar. 

- Quando deixamos Cristo ser a cabeça, o líder da igreja seremos bem sucedidos para sempre. Esta comunidade edificada em Cristo deve parar para ouvir a voz de Deus na correria deste século, pois somente quando paramos para ouvir Deus falar no barulho à nossa volta é que aprendemos a seguir os seus conselhos. 

- Essa foi a orientação no passado pelo patriarca Moisés: 
“No dia em que estiverdes diante do Senhor, vosso Deus, no Horebe, o Senhor me disse: Reúne este povo diante de mim, e eu farei ouvir as minhas palavras, e eles as aprenderão, para que me temam todos os dias que viverem na terra e as ensinem a seus filhos.” (Dt 4.10). 

- Uma comunidade edificada em Cristo tem o prazer em ouvir a voz de Deus no desejo de aprender as suas verdades e praticá-las no intuito de viver no temor do Senhor, que nos livra de todo o mal e alcança as nossas gerações com a sua bênção. 

 Conclusão: 

-  Uma igreja saudável tem as marcas do Reino na sua vida, ela é identificada por sua profunda aparência com Cristo, vivendo na proposta de ser uma bênção, deixando de lado a postura imatura de correr atrás da bênção, atrás dos benefícios, mas buscando com toda a intensidade a santidade no Senhor, fugindo de toda a forma de pecado. 

 Esta igreja não permite que homens e nem os seus pensamentos a dominem, pois quem edifica esta igreja é o Senhor, ele é o verdadeiro dono e o único capaz de preencher o vazio existencial da humanidade.



Escrito por Pr. Jozadaque - Qua, 27 de Junho de 2012 13:03 




++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem