UMA FAMÍLIA À 
PROVA DE FOGO 

Jó 1.1-3 


Introdução: falar de Jó, as qualidades: sincero, reto, temente e desviava-se do mal. 

 I - O QUE SUSTENTA O CASAMENTO. 

Não são os filhos

Quarto Mensageiro: 18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, 19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. 

· Sabe-se o que é você ter 10 filhos e morrerem todos de uma única vez. 

· Além disso, de forma inesperada. 

· A dor da perda de um filho imagine dez. 

· A solidão na casa, a ausência, o espaço vazio. Não é a condição financeira. 

· Perdeu tudo. 

Primeiro Mensageiro: 

 14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; 15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 

Segundo Mensageiro: 

16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. 

Terceiro Mensageiro: 

17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. 

 Não é a saúde

· Muitos abandonam o casamento porque o cônjuge adoeceu. 

7 Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. 8 E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. 

 Não é sexo.

 · Com esta doença, Jó jamais pensaria em sexo.

 · A mulher não queria nem se aproximar. 

· Estava no meio das cinzas. 

· Úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. 

 Não é a mulher sem sabedoria. 

· A mulher sábia edifica a sua casa. 

JÓ 2 9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. 10 Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em Tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. 

Não é a posição social

· Viver de aparências, para agradar a sociedade. Não são os amigos. 

· Conselheiros. 

11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. 

 II - O QUE VERDADEIRAMENTE SUSTENTA O CASAMENTO. 

A Fé 

Jó 1.20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. 21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. A Esperança Jó 19:25 Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 

 O Amor 

I CORÍNTIOS 13 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor nunca falha;... 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 

 Conclusão: 

· Deus tem um propósito em sua vida. 

· E no seu casamento também. 

· Por isso nunca deixe de acreditar num milagre de Deus. 

· Deus ainda é e sempre será o Deus dos milagres.

 Jó 42.1 ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. O resultado de quem crê no Senhor. 

· Benção de Deus. 

· Restituição do que tomaram de você. 

· Herança. 

· Longevidade. 

Jó 42.12 E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. 13 Também teve sete filhos e três filhas. 14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. 15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16 E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. 17 Então morreu Jó, velho e farto de dias. 



AUTOR:  Pr. Jorge Luiz Pereira de Souza


+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem