Deus sempre dá 
uma última chance 

  Lucas 13:6-9 - A parábola da figueira estéril 



INTRODUÇÃO: 

-  A figueira sempre teve um importante papel simbólico na Bíblia, podendo indicar o povo de Deus (Os 9:10) ou uma pessoa (Lc 3:9; Sl 1;1). 

- Uma árvore sem frutos geralmente aponta para os falsos religiosos (Jo 15;8,16), que apenas vivem a "religião das aparências", mas sem vida interior, ao passo que uma árvore com frutos simboliza alguém que pratica verdadeiramente os preceitos do Senhor (Sl 1). 

- Nesta parábola, o dono da vinha simboliza Deus, o vinhateiro simboliza Jesus e a figueira pode simbolizar, tanto uma nação, como também indivíduos que professam a fé em Deus. 

- A lição da parábola é clara: Os falsos religiosos às vezes estão na iminência de serem cortados, derribados, arrancados por Deus. 

 Vejamos, portanto, algumas verdades encontradas nessa parábola, ligadas à afirmação que acaba de ser feita. 

 I - Por diversas vezes os falsos religiosos estão na iminência de serem cortados por Deus. v 6,7 

 A - Por não produzirem frutos em suas vidas. v6 cfe. Is 5 1 - Frutos dignos de arrependimento - cfe. Mt 3:8 2 - Frutos para a santificação. cfe. Rom 6:22 3 - Frutos em boas obras - cfe Col 1:10 

 B - Porque já esgotaram a paciência de Deus - v. 7 

 C - Porque ocupam a terra (igreja, mundo, etc) inutilmente. v 7 cfe Jo 15:2,5,6. 

 Transição: 
Surge na parábola a figura do intercessor (vinhateiro). cfe. Is 53:12; Rom 8:34 

 II - Por diversas vezes os falsos religiosos escapam de serem cortados por causa da intercessão de Cristo  

A - Nesta intercessão Cristo pede mais um tempo para os falsos religiosos. v.8 

 B - Nesta intercessão Cristo se compromete em tratar e cuidar dos falsos religiosos 

 1 - Injetando-lhes mais adubo (renovo espiritual). 

 2 - Utilizando todos os recursos possíveis para que finalmente produzam frutos. 

 Conclusão: 

- Certamente o vinhateiro, no seu afã de tentar fazer a árvore dar fruto, escavará ao redor, colocará adubo, fixará melhor a raiz, etc. 

- Mas será que ela dará fruto depois do tempo determinado? 

- Tudo dependerá da própria árvore, pois o vinhateiro já fez a sua parte. Se der fruto viverá, caso contrário, será cortada e lançada ao fogo (v. 9). 

- O Senhor Jesus também age de forma semelhante com o seu povo. 

- Em relação a cada indivíduo, há aqueles que, depois de um certo tempo, deixam de viver o cristianismo vivo, alimentado pelo Espirito, e passam a ostentar uma religiosidade de aparências, morta em sua essência, sustentada sobre os escombros das liturgias engessadas, dos rituais mecânicos e das fórmulas confessionais. 

- O Senhor Jesus tem intercedido por aqueles que estão prestes a serem cortados da Videira Verdadeira, mas será que irão se arrepender e produzir frutos novamente? Somente o futuro dirá. 

- Será que você está nessa situação? 

Que os frutos apareçam na sua vida novamente para que você possa continuar a fazer parte do corpo de Cristo. 


 Autor: Cristiano Santana



##################
#################
################
###############
##############
#############





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem