Por que eu 
creio na Bíblia? 


- Eu creio na Bíblia porque ela é totalmente fiel e confiável quanto à sua origem, conteúdo e propósito. 

- Ela vem de Deus, revela Deus e chama o homem de volta para Deus. O homem não é o centro da Bíblia; Deus é. A Bíblia é o livro dos livros. 

- Concebida no céu, nascida na terra; inspirada pelo Espírito de Deus, escrita por homens santos de Deus; proclamada pela igreja, crida pelos eleitos e perseguida pelo mundo. 

- A Bíblia é o livro mais lido no mundo, mais amado no mundo e o mais perseguido no mundo. 

Destaco três verdades axiais sobre a Bíblia: 

 Em primeiro lugar, quanto à sua origem, afirmamos categoricamente que a Bíblia procede de Deus. 

- A Bíblia não foi concebida no coração do homem, mas no coração de Deus. 

- Não procede da terra, mas do céu. 
- Não é produto da lucubração humana, mas da revelação divina. 

- Muito embora homens santos foram chamados para escrever a Bíblia, e nesse processo Deus não anulou a personalidade deles nem desprezou o conhecimento deles, o conteúdo da Escritura é inerrante. 

- O próprio Deus revelou seu conteúdo e assistiu os escritores para que registrassem com fidelidade seu conteúdo. 

- A Bíblia não é palavra de homens, mas a Palavra de Deus. É digna de inteira confiança, pois é inerrante quanto a seu conteúdo, infalível quanto às suas profecias e suficiente quanto a seu conteúdo. 

 Em segundo lugar, quanto ao seu conteúdo, afirmamos confiadamente que a Bíblia fala sobre Deus e sua oferta de salvação. 

- Só conhecemos a Deus porque ele se revelou. Revelou-se de forma geral na obra da criação e de forma especial em sua Palavra. 

- É verdade que os céus proclamam a glória de Deus e toda a terra está cheia de sua bondade. 

- É verdade que podemos encontrar as digitais do criador em todo o vasto universo. 

- Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Porém, conhecemos acerca de seu plano redentor através das Escrituras. 

- A salvação é um plano eterno de Deus. Mesmo nos refolhos da eternidade, o Pai, o Filho e o Espírito, o Deus Triúno, planejou nossa salvação. Nesse plano, o Pai escolhe para si um povo e envia o Filho ao mundo para redimi-lo. 

- Jesus faz-se carne. Veste pele humana, vive entre os homens, cumpre cabalmente a lei, satisfaz a justiça divina e como nosso representante e substituto leva sobre si nossos pecados sobre a cruz e morre vicariamente, pagando nossa dívida e adquirindo para nós eterna redenção. 

- Completando a obra da salvação, o Espírito Santo aplica, de forma eficaz, a obra de Cristo no coração dos eleitos, de tal forma que aqueles que Deus predestina, também os chama e aqueles a quem chama, também os justifica e aos que justifica, também os glorifica. 

- É impossível, portanto, que aqueles que foram eleitos por Deus Pai, remidos pelo Deus Filho e regenerados e selados pelo Espírito Santo pereçam eternamente. 

- O mesmo Deus que começou a boa obra em nós, completá-la-á até o dia de Cristo Jesus. 

 Em terceiro lugar, quanto ao seu propósito, afirmamos indubitavelmente que a Bíblia visa a glória de Deus e a redenção do pecador. 

- A Bíblia não é um livro antropocêntrico; é teocêntrico. 

- Seu eixo central não é o homem, mas Deus. 

- Seu propósito não é exaltar o homem, mas promover a glória de Deus. Não é mostrar quão grande o homem é, mas quão gracioso é Deus. 

- A história da redenção é a mais bela história do mundo. 

- Fala de como Deus nos amou, estando nós mortos em nossos delitos e pecados. 
- Fala de como Deus nos resgatou estando nós prisioneiros no cativeiro do pecado. 
- Fala de como Deus nos libertou estando nós no império das trevas, na casa do valente, dominados pelo príncipe da potestade do ar. 

Nossa redenção tem como propósito maior a manifestação da glória de Deus e o nosso prazer nele. 

Concluo, portanto, com a conhecida afirmação de John Pipper: “Deus é tanto mais glorificado em nós, quanto mais nós nos deleitamos nele”. 


AUTOR: Rev. Hernandis Dias Lopes


++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem