O Primeiro Passo 
para Liberdade 

'Tenho visto como eles agem, mas eu os curarei e os guiarei; eu os consolarei. Nos lábios dos que choram colocarei palavras de louvor. A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe; eu os curarei'. Isaías 57:18-19 - NTLH 

-  Do que preciso ser restaurado? 

-  Compulsão pelo trabalho, pesar, divórcio, insegurança, jogo (apostas), compulsão por comida, culpa, abusos do passado, perfeccionismo, mentira, álcool / drogas, ódio / ira, vício sexual, hipocondria, procrastinação, compulsão por compras, medo/ ansiedade, co-dependência, mágoas, necessidade de controle, relacionamentos. 

 Passo 1: 

- Compreender que eu não sou Deus e admitir que sou incapaz de controlar a minha tendência de fazer coisas erradas e que a minha vida está incontrolável. 

 'Não me compreendo de modo algum, pois realmente quero fazer o que é correto, porém não consigo. Faço, sim, aquilo que não quero -- aquilo que eu odeio. Eu sei perfeitamente que o que estou fazendo está errado, e a minha consciência má prova que eu concordo com essas leis que estou quebrando. No entanto, não o posso evitar por mim mesmo, porque já não sou eu que estou fazendo. É o pecado dentro de mim, que é mais forte do que eu e me obriga a fazer estas coisas ruins”. Romanos 7:15-17 - BV 

 I. A causa do meu problema: minha natureza pecaminosa. 

-  Como é que nós brincamos de ser Deus: Negando nossa humanidade e tentando controlar tudo por razões egoístas. 

 II. As conseqüências 

 1. Medo (Adão) 

'...ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. Gênesis 3:10 - NVI 

 2. Frustração 

 'Parece um fato da vida que, quando quero fazer o que é correto, faço inevitavelmente o que está errado... contudo existe alguma coisa bem no meu íntimo, lá em minha natureza interior, que está em guerra com a minha mente e ganha a luta, fazendo-me escravo do pecado..”. Romanos 7:21,23 - BV 

 3. Fadiga 

 “De dia e de noite sentia a mão de Deus pesando sobre mim, fazendo com as minhas forças o que a seca faz com um pequeno riacho. O sofrimento continuou até que admiti minha culpa e confessei a Ti o meu pecado”. Salmo 32: 4-5 - BV 

 4. Fracasso 

 'Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”. Provérbios 28:13 - NTLH 

 III. A cura: Admita sua incapacidade 

-  Admitir que eu não sou Deus significa que eu sei quem eu sou: Incapaz de mudar meu passado Incapaz de controlar outras pessoas Incapaz de lidar com meus hábitos 

 '...Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Tiago 4:6 - NVI 

 Graça é o poder para mudar 


AUTOR:  Pastor José Maria de Souza.



++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem